• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Coxa vence primeira queda de braço contra Atlético e FPF

Ana Lovejoy

Administrador
Pelo menos por enquanto, o Coritiba não precisará ceder o seu estádio para o rival Atlético. A presidência do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PR) concedeu na noite de ontem liminar que fornece ao Alviverde um mandado de garantia impedindo o Furacão de mandar seus jogos no Couto Pereira.

Na decisão, Peterson Morosko, presidente do órgão, apoiado no artigo 88 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, alegou “abuso de poder” da Federação Paranaense de Futebol (FPF) por ter indicado o campo do Coxa sem a autorização do clube.

“Não resta dúvida de que a atitude do presidente da FPF viola os direitos de seu filiado e entidade impetrante”, afirmou o julgador na sentença.

Agora, a entidade que comanda o futebol no estado terá três dias para apresentar informações ao tapetão, esclarecendo o caso. Depois disso, o mandado será novamente julgado, num prazo de até 48 horas, podendo ser revogado. A decisão definitiva deve sair até quarta-feira.

De acordo com Morosko, a FPF distorceu o artigo de seu estatuto, que possibilita a entidade solicitar aos clubes filiados a cessão gratuita de seus estádios em casos fortuitos.

A alegação da FPF, em nota oficial, “é de que as obras da Arena para a Copa são de interesse do futebol curitibano, paranaense, nacional e internacional”, e por isso o Coritiba deveria emprestar sua casa.

“A cessão pode ocorrer quando a utilização for de interesse da Federação, mas não para sublocar para um terceiro interessado, durante todo o campeonato”, explicou Morosko, após dar razão aos alviverdes.

Definida a situação, quem veio à tona foi o presidente do Atlético, Mário Celso Petraglia. Pelo Twitter, o dirigente afirmou que está apenas seguindo os estatutos e os regulamentos da FPF. “Se pedíssemos ao CFC o estádio, não seríamos atendidos, assim evitamos o constrangimento recíproco e delegamos a decisão”, escreveu. “Se ninguém ceder seu estádio, pergunto: o CAP não disputará as competições? Como ficarão os outros clubes”, seguiu.

Conforme o TJD-PR, o Coritiba tem todos os argumentos legais que o protegem da obrigação de compartilhar sua praça esportiva. “Foi apresentado um laudo, elaborado por um engenheiro agrônomo, que garante que o gramado só pode ser utilizado uma vez por semana. Além disso, o clube refutou todos os outros itens que a Federação usa como argumento”, seguiu Morosko.

“O que me deixa incomodado é que, infelizmente, mais uma vez a morosidade das partes fez com que uma decisão que deveria ser das entidades caísse no colo dos tribunais”, fechou o presidente do Tribunal.

A FPF tem até quinta-feira para anunciar o estádio que o Atlético irá jogar contra o Londrina, domingo, às 19h30. Procurado pela reportagem, o presidente Hélio Cury não atendeu as ligações.

Durante à tarde, antes de saber da decisão judicial em favor do Coritiba, Cury garantiu que a situação seria resolvida até a próxima terça-feira. “A ideia é trabalhar sempre com o bom senso. Nós temos que sentar, criar um consenso para atender o futebol da melhor maneira possível”, afirmou.

fonte

****

é engraçado, lembro que falando do assunto com o fabio eu disse "Já pensou se o coxa decide não emprestar?" e o fabio "Não, certeza que empresta". Eu não sei bem quais foram os motivos (dizem que o gramado do estádio não aguentaria, mas vá saber), mas de tudo isso o que mais me aborreceu foi essa imposição da federação paranaense. que aliás, se tivesse cuidado do pinheirão e não simplesmente abandonado, agora poderia oferecer um canto para o atlético jogar sem toda essa dor de cabeça.

e outra, pq o atlético não quer o durival de britto (do paraná)? só serve o couto?

meu medo é que a fpf queira inventar algum tipo de punição doida pro coxa e ele fique de fora do paranaense.
 
O Coxa empresta sim, desde que o Atlético-PR pague o aluguel que o Coxa pedir. O que o Petraglia fez foi tentar um subterfúgio pra usar o Couto de graça. Sempre marginal mesmo.
 
Aliás, isso é coisa que nem o Eurico fez. Nem o Maracanã nunca saiu de graça quando o Vasco não podia usar São Januário. Não que eu saiba.
 
mas eu não sei se essa informação do deriel está correta. até onde eu fiquei sabendo, a fpf estava forçando o coxa a aceitar 30mil pelo aluguel do couto. então não é de graça. pode até não ser o valor que o coxa quer, mas não é de graça. é pilantragem demais querer de graça na marra, até para o petraglia.
 
O Coxa não pode se sujeitar a nenhuma pressão. Usou? Pague o aluguel.

attachment.php
 

Anexos

  • Pague.jpg
    Pague.jpg
    16,3 KB · Visualizações: 142
O Coxa tá certo. Por mim o Botafogo foi um cagão ao não ter mandado trancar o Engenhão na ultima rodada do Brasileiro ao ser expulso da sua própria casa pq a CBF queria Fla x Vasco no Engenhão.
 
+ sobre o caso:

Após o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PR) conceder o mandado de garantia ao Coritiba, impedindo o Atlético de jogar no Couto Pereira, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) terá que correr contra o tempo para indicar um novo estádio para o Furacão jogar durante o Campeonato Paranaense. O prazo final para a FPF homologar a primeira rodada do Estadual é quinta-feira.

Até lá, a entidade deve negociar com outros clubes a cessão de suas “casas”. Sem o Couto, o Rubro-Negro não deve encontrar outro abrigo em Curitiba. A Vila Capanema não possui os laudos mínimos da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar e o Eco-Estádio, do J. Malucelli, não pode ser utilizado para a estreia do Furacão, contra o Londrina, às 19h30, por não possuir sistema de iluminação para receber jogos noturnos.

A tendência, por enquanto, é que, pelo menos na primeira partida, o Atlético jogue em cidades próximas à capital paranaense. O estádio do Operário, em Ponta Grossa, e do Rio Branco, em Paranaguá, surgem como as opções mais viáveis.

Ainda nesta semana, o presidente da FPF, Hélio Cury, deve apresentar esclarecimentos ao TJD-PR sobre a indicação do Couto Pereira. Após a manifestação da entidade, o presidente do tribunal, Peterson Morosko, irá analisar novamente o mandado concedido ao Alviverde.

Além da liminar expedida pelo TJD-PR, a torcida organizada do Coritiba, Império Alviverde, promete entrar na Justiça hoje para impedir de maneira definitiva que o Atlético jogue no domínio coxa-branca. Ontem, em frente ao Alto da Glória, foram recolhidas assinaturas dos torcedores para serem incluídas na ação judicial. “A torcida fará sua parte. Está a cargo de nosso departamento jurídico. Temos de preservar o estádio e a federação não pode se meter”, disse o presidente da Império, Luiz Fernando Corrêa, o Papagaio.

A diretoria atleticana acompanha o caso à distância. Pelo twitter, o presidente Mário Celso Petraglia criticou as opiniões contrárias à indicação do Couto Pereira pelo Atlético. “Gente, serão 35 partidas no ano de 2012, não entendo a posição emocional e raivosa dos torcedores que não aceitam a indicação”, questionou o mandatário na rede social.
 
O Coxa tá certo. Por mim o Botafogo foi um cagão ao não ter mandado trancar o Engenhão na ultima rodada do Brasileiro ao ser expulso da sua própria casa pq a CBF queria Fla x Vasco no Engenhão.
Isso é verdade.
Mas o Botafogo tem menos autoridade sobre o Engenhão do que o Coritiba tem sobre o Couto Pereira, não? Ou o Vasco com São Januário.
O contrato de concessão do Engenhão tem 300 mil cláusulas de excessão até onde me lembro.
 
Engenhão é uma concessão. Você se sente responsável por aquilo, mas é uma sensação como se fosse dono de algo que lhe foi emprestado. Definitivamente não é a mesma coisa.
 
pronto, resolvido. pior é que tem atleticano bancando o coitado, que coxa tinha que emprestar e yadda yadda yadda. meu, eles já sabiam que estariam fazendo reforma no estádio nessa época. deveriam já ter se arrumado sobre isso antes.

E uma votação apertada - decidida no voto de minerva do presidente do tribunal, Peterson Morosko - o pleno TJD-PR decidiu que o Coritiba não é obrigado a alugar o Estádio Couto Pereira ao Atlético-PR. Por 4 votos a 3 os auditores mantiveram a decisão do próprio Morosko, que havia concedido uma liminar ao Coxa, na semana passada, contra uma determinação da Federação Paranaense de Futebol (FPF).

Assim, o local onde o Atlético irá mandar seus jogos no Paranaense segue indefinido. O time, que foi obrigado a jogar em Ponta Grossa, na estreia do campeonato, está impedido de usar a Arena da Baixada, fechada para as obras da Copa de 2014.

Ainda cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas a FPF não anunciou, por enquanto, se irá recorrer à instância superior.

Entenda o caso

O Couto Pereira foi indicado pelo Atlético-PR, último dia de prazo, na quarta-feira passada, para o mando de seus jogos no Paranaense. Em seguida, a FPF enviou um ofício ao Coritiba, determinando o empréstimo e estabelecendo o valor do aluguel em R$ 30 mil.

O Coritiba alegou dois motivos para recusar o aluguel: o estado do gramado - que passou por recente reforma, e não suportaria o excesso de jogos - e fato de a cessão do estádio ter que ser aprovada pelo Conselho Deliberativo.

O clube alviverde ingressou com um pedido de mandato de garantia, no TJD-PR, que concedeu uma liminar, desobrigando o clube de alugar o estádio. A decisão foi mantida pelo pleno do tribunal, nesta quarta-feira.

http://esporte.uol.com.br/futebol/c...o-aluguel-do-couto-pereira-ao-atletico-pr.htm
 
Ontem estive conversando com um amigo que é da Procuradoria do TJD do futebol paranaense, e ele me disse que o A FPF está certa. Ocorre que o regulamento da competição, que foi assinado por todos clubes e portanto tem caráter de lei para os mesmos, autoriza a FPF a determinar que o Coxa alugue o estádio pelo valor de R$ 30mil.

De qualquer forma:

Atlético jogará Campeonao Paranaense no Ecoestádio
http://www.gazetadopovo.com.br/espo...ico-jogara-Campeonao-Paranaense-no-Ecoestadio
 
Não sei se entendi direito Edra.
Existe uma regra diretamente dizendo que o Coxa teve emprestar o estádio ao Atl-PR?
 
Ontem estive conversando com um amigo que é da Procuradoria do TJD do futebol paranaense, e ele me disse que o A FPF está certa. Ocorre que o regulamento da competição, que foi assinado por todos clubes e portanto tem caráter de lei para os mesmos, autoriza a FPF a determinar que o Coxa alugue o estádio pelo valor de R$ 30mil.

esse teu amigo é atleticano? =P pq tipos, acabei de ler o regulamento e não tem nada disso lá, não. diz que o time sem estádio caso não tenha opção, tem que jogar onde a fpf indicar, mas não que a fpf pode escolher livremente onde indicar. >> http://www.federacaopr.com.br/pub/P...Divisao/RegulamentoParanaense1Divisao2012.pdf
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo