• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cotas Raciais

Você é a favor de Cotas "Raciais"?


  • Total de votantes
    47
Olórion, você foi citado pq essa conversa começou no Diário. Você comentou algo como "você vão começar a discutir esse assunto no diário?", e então pedi desculpas, pois tinha sido um post meu que levou a conversa por esse caminho.

Quanto às reivindicações e bandeiras, entendo o seu ponto de vista, mas eles abordam essas bandeiras (fim do vestibular, fim da reitoria, etc) como reivindicações. Não mostram planos de como a coisa pode acontecer a longo prazo, não há uma proposta concreta. Só querem que aconteça, tipo I want it all, and I want it now!

Especialmente essa última eleição do DCE foi ridícula! Ficaram tentando colocar medo nas pessoas com um discurso do tipo "se vocês não votarem na gente, a chapa de direita vai ganhar" Como se houvesse nesse mundo alguma chapa que concorre ao DCE que seja de direita... kkkkkk Mas bom, deixa pra lá, o assunto já está tomando outro rumo, e é capaz do meu post ser realocado novamente.

Nossa, nem lembrava mais disso. Relaxa, como disseram não há por que pedir desculpas. =)

Sobre o que acontece sobre reivindicações e bandeiras, é exatamente a "salada" que falei. Mas, por outro lado, é muito complexo elaborar um plano de longo prazo para uma bandeira. De certa forma, diria que é o mesmo que planejar uma revolução. Imagine o tanto de transformações sociais necessárias para possibilitar algo como ensino público superior universal. Mas, por outro lado, entendo quem chega numa assembleia da USP e propõe fim do vestibular. Mesmo sabendo que é algo inviável para o momento, é algo que motiva uma mobilização contínua.

diário é livre, cada um fala o que quiser. nesse sentido, não tem pq pedir desculpas para ninguém. toda a mecânica do diário está justamente em alguém postar algo aleatório sobre a rotina e outras pessoas ficarem dando pitaco sobre isso. check.

problema é que temos um tópico sobre o assunto numa área apropriada para a discussão sobre o assunto - talvez disso a reclamação do olórin. eu de minha parte convidaria as pessoas que começaram a conversa para postarem nesse tópico com um smile sorridente no fim e buenas, mas cada um é cada um e olórin chegou primeiro, fazer o que. eu dei um gostei para o post dele porque como usuária o que eu vejo é: po, tem um tópico sobre cotas largado lá no generalidades, por que não trazer a conversa para cá se ela vai acabar se perdendo e/ou acabando rapidamente lá?

porém, minha postura como admin é deixá-los conversar livremente onde quiserem, e sentindo que a coisa vai render (ou que está completamente fora da proposta do tópico) eu movo as mensagens para o lugar apropriado ou dou um toque para alguém da moderação mover. fiz isso com essa conversa sobre cotas (o que foi ótimo, porque tenho certeza que lá no diário o assunto já teria morrido entre relatos sobre tirar virgindade de alguém e como tratar furúnculo), fiz isso sobre a conversa com adaptações literárias para o cinema no literatura (o que também rendeu uma boa conversa).

enfim, malkyn, não tinha motivo para pedir desculpas, você estava seguindo a mecânica natural lá do diário, só. e nenhum usuário tem que ter medo de postar, seja onde for. postou errado, tem como mover para o lugar certo. não é o fim do mundo. fim do mundo é parar de postar. seriously, já contei pra vcs da história do carinha que tinha um fórum sobre um assunto, acho que era buffy, e só ele postava lá? 'magina deriel sozinhão postando aqui. virge.

Na verdade não foi bem isso, foi uma trollagem de certa forma, porque esse assunto de cotas é deveras polêmico, demanda e gera MUITA discussão, aí quando vi lá só pensei: "PQP, sério que vai começar uma discussão de cotas no Diário?"
Mas sinceramente, nem estava lembrando mais disso. Ademais, já me contemplou com sua fala, Joy. ^^
 
diário é livre, cada um fala o que quiser. nesse sentido, não tem pq pedir desculpas para ninguém. toda a mecânica do diário está justamente em alguém postar algo aleatório sobre a rotina e outras pessoas ficarem dando pitaco sobre isso. check.

problema é que temos um tópico sobre o assunto numa área apropriada para a discussão sobre o assunto - talvez disso a reclamação do olórin. eu de minha parte convidaria as pessoas que começaram a conversa para postarem nesse tópico com um smile sorridente no fim e buenas, mas cada um é cada um e olórin chegou primeiro, fazer o que. eu dei um gostei para o post dele porque como usuária o que eu vejo é: po, tem um tópico sobre cotas largado lá no generalidades, por que não trazer a conversa para cá se ela vai acabar se perdendo e/ou acabando rapidamente lá?

porém, minha postura como admin é deixá-los conversar livremente onde quiserem, e sentindo que a coisa vai render (ou que está completamente fora da proposta do tópico) eu movo as mensagens para o lugar apropriado ou dou um toque para alguém da moderação mover. fiz isso com essa conversa sobre cotas (o que foi ótimo, porque tenho certeza que lá no diário o assunto já teria morrido entre relatos sobre tirar virgindade de alguém e como tratar furúnculo), fiz isso sobre a conversa com adaptações literárias para o cinema no literatura (o que também rendeu uma boa conversa).

enfim, malkyn, não tinha motivo para pedir desculpas, você estava seguindo a mecânica natural lá do diário, só. e nenhum usuário tem que ter medo de postar, seja onde for. postou errado, tem como mover para o lugar certo. não é o fim do mundo. fim do mundo é parar de postar. seriously, já contei pra vcs da história do carinha que tinha um fórum sobre um assunto, acho que era buffy, e só ele postava lá? 'magina deriel sozinhão postando aqui. virge.

Não deixo de achar que você está certa, mas não concordo com alguns pontos.

Acho que a conversa sobre cotas propriamente dita já tinha morrido, tanto é que acabamos falando sobre eleições do DCE, que acabaria até entrando em outros assuntos políticos, como vestibular e reitoria, o que já descaracterizou o tópico.

Outra é que, na verdade, assim que os posts foram movidos, a conversa morreu em ambos os tópicos. Ela foi ressuscitada agora pq o Olórion percebeu que o nome dele tinha sido citado.

Na verdade acho bem complicado só falar de tal assunto em tal tópico. É como se eu estivesse no bar, e começasse a conversar sobre algo dito na aula, aí, se a conversa render, eu tenho que mover todas as pessoas envolvidas na conversa pra sala de aula, pq bar não é o melhor lugar pra debater aquilo... E a cerveja, onde fica?!

Desculpe se fui insistente, mas confesso que ter meus posts movidos realmente me chateou. E desculpa pelas desculpas.
 
Na verdade acho bem complicado só falar de tal assunto em tal tópico. É como se eu estivesse no bar, e começasse a conversar sobre algo dito na aula, aí, se a conversa render, eu tenho que mover todas as pessoas envolvidas na conversa pra sala de aula, pq bar não é o melhor lugar pra debater aquilo... E a cerveja, onde fica?!

sim, é complicado. que bom que o xenforo continua dando alerta para as pessoas envolvidas na conversa, né? ou seja: ao invés de abrir tópico x para conferir resposta, elas abrirão y. e continuarão normalmente, só que dessa vez no lugar apropriado para a discussão, sem que outros posts falando sobre aleatoriedades que nada tem a ver com o assunto atrapalhem o debate.

além disso, eu entendo o caráter social do diário, mas acho que se todo mundo só postar sobre todos os assuntos no diário (num esquema "estamos todo numa mesa de bar", como você disse), não precisa de toda uma estrutura como o fórum valinor, com fóruns, subfóruns, tópicos e afins: basta alguém criar um post no facebook dizendo "este é o diário" e aí as pessoas postam aleatoriamente, como fazem no tópico aqui do fórum.

eu acho que o que difere um fórum de discussão de uma conversa no facebook é que aqui temos justamente as ferramentas e a estrutura para que assuntos mais polêmicos possam ser debatidos de forma organizada. então entendo sua visão (o social, o "mesa de bar"), só não entendo a chateação pelos posts movidos. entenderia se alguém da moderação/administração tivesse dado uma bronca, ou simplesmente apagado seus posts, mas não foi o caso - a conversa só foi movida para o lugar mais apropriado, assim como já foi feito em um outro momento em que toda uma discussão sobre astrologia começou a tomar páginas e páginas do diário, por exemplo.
 
diário é livre, cada um fala o que quiser. nesse sentido, não tem pq pedir desculpas para ninguém. toda a mecânica do diário está justamente em alguém postar algo aleatório sobre a rotina e outras pessoas ficarem dando pitaco sobre isso. check.

problema é que temos um tópico sobre o assunto numa área apropriada para a discussão sobre o assunto - talvez disso a reclamação do olórin. eu de minha parte convidaria as pessoas que começaram a conversa para postarem nesse tópico com um smile sorridente no fim e buenas, mas cada um é cada um e olórin chegou primeiro, fazer o que. eu dei um gostei para o post dele porque como usuária o que eu vejo é: po, tem um tópico sobre cotas largado lá no generalidades, por que não trazer a conversa para cá se ela vai acabar se perdendo e/ou acabando rapidamente lá?

porém, minha postura como admin é deixá-los conversar livremente onde quiserem, e sentindo que a coisa vai render (ou que está completamente fora da proposta do tópico) eu movo as mensagens para o lugar apropriado ou dou um toque para alguém da moderação mover. fiz isso com essa conversa sobre cotas (o que foi ótimo, porque tenho certeza que lá no diário o assunto já teria morrido entre relatos sobre tirar virgindade de alguém e como tratar furúnculo), fiz isso sobre a conversa com adaptações literárias para o cinema no literatura (o que também rendeu uma boa conversa).

enfim, malkyn, não tinha motivo para pedir desculpas, você estava seguindo a mecânica natural lá do diário, só. e nenhum usuário tem que ter medo de postar, seja onde for. postou errado, tem como mover para o lugar certo. não é o fim do mundo. fim do mundo é parar de postar. seriously, já contei pra vcs da história do carinha que tinha um fórum sobre um assunto, acho que era buffy, e só ele postava lá? 'magina deriel sozinhão postando aqui. virge.
O fórum ainda existe?
.Põe o endereço!
:lol:
 
Enfim.

O Olórin falou de ensino superior público universal. Nem imagino quanto isso deva custar. Existe em algum lugar do mundo?
 
Acho que essa notícia não foi postada ainda por aqui: Cotistas tiveram notas próximas às dos não cotistas na Unesp

Na vídeo-aula Justice, de Harvard (que já postei tantas vezes que até perdeu a graça), é feita uma pergunta parecida com essa situação: Duas pessoas tiram a mesma nota. Uma é negra e a outra é branca. É justo privilegiar a pessoa negra?

Em hipótese alguma. Isso é racismo em sua forma mais pura e clara. Para esse tipo de desempate devem ser usados critérios de formação acadêmica e/ou sócio-econômicos.
 
Em hipótese alguma. Isso é racismo em sua forma mais pura e clara. Para esse tipo de desempate devem ser usados critérios de formação acadêmica e/ou sócio-econômicos.

E se a faculdade argumentar que o corpo discente deve refletir a diversidade da sociedade?

Essa é uma das perguntas feitas na vídeo-aula. Uma resposta bem interessante é que parece reducionismo definir raça como o único critério de diversidade.
 
Sobre isso do corpo discente refletir a diversidade da sociedade, acho uma bobagem. Acredito em mérito, quem estudou e foi melhor colocado passa.
Agora no caso de haver empate eu sou radicalmente contra usar raça como critério de desempate simplesmente porque raça não significa abslutamente nada em relação a aprendizado acadêmico. Pessoas de qualquer raça, se submetidas à mesma experiência acadêmica, à mesma formação, são totalmente capazes de obter os mesmos resultados, por isso me parece racista privelegiar alguém pela cor de pele.
Outros critérios menos injustos devem ser utilizados.
 
Sobre isso do corpo discente refletir a diversidade da sociedade, acho uma bobagem. Acredito em mérito, quem estudou e foi melhor colocado passa.

Mas aí você está ignorando o fato de que as notas não necessariamente refletem o potencial dos alunos, já que alguns estudaram em escolhas (muito) melhores do que outros.
 
Sim, mas eu me referia unicamente a menção de o corpo discente ter que obrigatoriamente representara diversidade da sociedade.

A respeito de desempate, que sejam utilizados critérios acadêmicos e sócio econômicos, e se devem haver cotas que seja para estudantes de escola pública.
Muito mais correto e justo com estudantes brancos submetidos a mesma formação que negros que tem preferência só por serem negros.
 
Isso significa que a educação é gratuita, não universal. A questão é: Onde, no mundo, o ensino superior gratuito tem vaga para todo mundo?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo