• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cotas raciais: a polêmica está de volta!

Ka Bral o Negro disse:
Eru disse:
Biologicamente não; mas socialmente sim.

Intelecto socialmente inferior? :|
Vc não sabia? É por isso que 'negros são excelentes em esportes'!

Isso não bate com a definição, Ka Bral. Alguém ser discriminado não implica em ser intelectualmente inferior em qualquer nível a não ser que aceite o estigma.


Eru disse:
Eu tb não mereço ser confundido com bandido todos os dias.

Não. E por causa de um erro se cria outro, que não concerta mas na prática só se soma e agrava o anterior?
É isso aí. Falem na minha, não apenas me olhem feio. Não entendeu ainda?

Não entendi até agora como se extrai disso uma justificativa racional que justifique as cotas.


Eru disse:
O assunto aqui não é apoio ao racismo, mas sim a contestação da validade da lei de cotas.
O assunto é racismo. Pois é isso que está levando às tais cotas. E o que mais?

Então se eu discutir futebol brasileiro eu obrigatoriamente vou ter que falar de Charles Miller?

E eu sinto em discordar de você: O que leva a pauta a discussão das cotas é uma fatalidade sócio-cultural e não étnica. Que mania feia de se fazer de coitado cara. Ainda mais numa terra onde tem descendente de africano em tudo que é canto.


Questianaram uma vez para mim se eu faço algo a respeito. Pois saibam que estou sempre realizando alguma coisa. 24h por dia. Até falar nesse tópico é 'alguma coisa'.

A igualdade não existe e nem nunca exstirá. Exceto na morte.

Bom, eu não quero ser igual aos outros, quero ser um sujeito de opiniões próprias, com minha individualidade respeitada dentro dos limites que me tornam capaz de viver em sociedade. Esse papo de igualdade é falácia de pseudo-esquerdista que não analisa as coisas do prisma do mundo real. Utopias são tão viáveis quanto árvores que plantam elefantes cor de rosa.

Mas eu concordo que discutir aqui não é perder tempo. Pelo contrário! Esse tópico é muito mais interessante do que qualquer coisa que vi. por exemplo, sendo postada no insônia nos últimos tempos... É um assunto atual, merecedor de atenção e que rende boa discussão. Sinceramente, eu quero mais é que a conversa flua sim. E viva a diferença porque é do confronto de idéias (dialética) que se produz algum pensamento que presta. :D Eu só estou esperando que alguém rebata meus argumentos sem recair no emocional e na auto-vitimação, e também não quero que concordem comigo pessoas que só concordam porque assumem uma postura direitista ortodoxa e que simplesmente defendem que pobre tem mais é que se fu***.. Creio que é possível desenvolvermos mais isso.
 
Na Constituição, diz que todo brasileiro tem direito a estudo...etc...Acho que é responsabilidade do governo fazer cumprir o que a Constituição diz.
Não é dando cota para afro-brasileiros, pq os ditos brancos se sentiram excluídos, e os negros subestimados.Na verdade, tem que acabar a exclusão social e todos serem vistos de maneira igual.Diferenciar só leva a exclusão.
 
[Modo Razão Fria e Desumana]

Eru disse:
Isso não bate com a definição, Ka Bral. Alguém ser discriminado não implica em ser intelectualmente inferior em qualquer nível a não ser que aceite o estigma.
As classes consideradas mais elevadas, pelo acesso privilegiado a estudos de qualidade, costumam depreciar a capacidade intelectual dos menos favorecidos economicamente.


Eru disse:
Eru disse:
Eu tb não mereço ser confundido com bandido todos os dias.

Não. E por causa de um erro se cria outro, que não concerta mas na prática só se soma e agrava o anterior?
É isso aí. Falem na minha, não apenas me olhem feio. Não entendeu ainda?

Não entendi até agora como se extrai disso uma justificativa racional que justifique as cotas.
Significa que os resquícios da histórica perversidade mostram-se presentes até os dias de hoje.


Eru disse:
Eru disse:
O assunto aqui não é apoio ao racismo, mas sim a contestação da validade da lei de cotas.
O assunto é racismo. Pois é isso que está levando às tais cotas. E o que mais?

Então se eu discutir futebol brasileiro eu obrigatoriamente vou ter que falar de Charles Miller?
A desigualdade que nos foi imposta é que nos levou a tão situação.

Eru disse:
E eu sinto em discordar de você: O que leva a pauta a discussão das cotas é uma fatalidade sócio-cultural e não étnica. Que mania feia de se fazer de coitado cara. Ainda mais numa terra onde tem descendente de africano em tudo que é canto.
A chamada 'fatalidade sócio-cultural' se mistura com a 'fatalidade étnica'. É que costuma-se associar negro a pobreza. Costuma-se ignorar a descendência africana, exceto quando conveniente. É por isso que há pessoas de pele clara declarando-se 'brancas' para usufruir do benefício de cotas.

Eru disse:
Questianaram uma vez para mim se eu faço algo a respeito. Pois saibam que estou sempre realizando alguma coisa. 24h por dia. Até falar nesse tópico é 'alguma coisa'.

A igualdade não existe e nem nunca exstirá. Exceto na morte.

Bom, eu não quero ser igual aos outros, quero ser um sujeito de opiniões próprias, com minha individualidade respeitada dentro dos limites que me tornam capaz de viver em sociedade. Esse papo de igualdade é falácia de pseudo-esquerdista que não analisa as coisas do prisma do mundo real. Utopias são tão viáveis quanto árvores que plantam elefantes cor de rosa.
'Igualdade' rreal seria por demais tediosa. O devido respeito à cultura alheia seria o ideal. Mas isso não ocorre em nosso mundo real. De onde surgiu a comparação com 'discurso pseu-esquerdista' não se sabe dizer, mas não é pertinente nesta questão qualquer caráter dos conhecidos movimentos 'direita e esquerda'.

Eru disse:
Mas eu concordo que discutir aqui não é perder tempo. Pelo contrário! Esse tópico é muito mais interessante do que qualquer coisa que vi. por exemplo, sendo postada no insônia nos últimos tempos... É um assunto atual, merecedor de atenção e que rende boa discussão. Sinceramente, eu quero mais é que a conversa flua sim. E viva a diferença porque é do confronto de idéias (dialética) que se produz algum pensamento que presta. :D Eu só estou esperando que alguém rebata meus argumentos sem recair no emocional e na auto-vitimação, e também não quero que concordem comigo pessoas que só concordam porque assumem uma postura direitista ortodoxa e que simplesmente defendem que pobre tem mais é que se fu***.. Creio que é possível desenvolvermos mais isso.
Aí está a discussão fria e lógica que desejava. Espero que esteja satisfeito agora.

[/Modo Razão Fria e Desumana]
 
As classes consideradas mais elevadas, pelo acesso privilegiado a estudos de qualidade, costumam depreciar a capacidade intelectual dos menos favorecidos economicamente.


As cotas são uma forma de legitimar essa idéia de incapacidade intelectual dos menos favorecidos economicamente.


Significa que os resquícios da histórica perversidade mostram-se presentes até os dias de hoje.

Continua não justificando a política de Cotas nem apresentando qualquer benefício que as torne válidas.


A desigualdade que nos foi imposta é que nos levou a tão situação.

A desigualdade não foi imposta só a vocês, Ka Bral. Você por exemplo foi muito mais favorecido que muita gente de pele muito mais clara que você. Estou me centrando nas Cotas e até agora você não apresentou um argumento válido pra implementação das mesmas. Rancor pra mim não e argumento válido quando se fala de educação.

E lá vamos nós pra holística de novo...


A chamada 'fatalidade sócio-cultural' se mistura com a 'fatalidade étnica'. É que costuma-se associar negro a pobreza.

Sim, em alguns casos isso acontece. Mas a tendência ao esmaecimento disso tem sido grande, sobretudo se considerarmos que a escravidão foi abolida a menos de 100 anos e nosso país é um país de pobres, sejam eles negros, brancos, índios, mestiços, etc. E Ka Bral, você é discriminado aqui no fórum? É excluído? Quem faz babaquices com você vale a pena ser notado? É como com os gays aqui do fórum cara, eles merecem um tratamento diferenciado? Não, eles devem ser tratados como iguais, apenas tendo algumas peculiaridades que lhes são próprias. E se alguém associa eles, quando não dão motivo (claro), a criaturas afetadas e dementes, esse alguém tem mais é que ser ignorado.


Costuma-se ignorar a descendência africana, exceto quando conveniente. É por isso que há pessoas de pele clara declarando-se 'brancas' para usufruir do benefício de cotas.

Tremendamente discutível isso. A branquização do mestiço na hora de se declarar não é mais tão válida assim cara, e, de qualquer forma, não estou aqui pra defender que o racismo acabou. Apenas pra argumentar que as Cotas são ridículas. Lembra da brincadeira do Café com Leite? Poisé, quem ganhava nas brincadeiras porque era "Café com Leite" não conseguia o respeito pleno do vencedor. E os negros vão aprender a viver com esse estigma, e não posso culpar quem imputá-lo a eles dentro desse contexto. Seria legitimar um racismo.


'Igualdade' rreal seria por demais tediosa. O devido respeito à cultura alheia seria o ideal. Mas isso não ocorre em nosso mundo real. De onde surgiu a comparação com 'discurso pseu-esquerdista' não se sabe dizer, mas não é pertinente nesta questão qualquer caráter dos conhecidos movimentos 'direita e esquerda'.

Simples, Ka Bral. A Lei de Cotas, que, queira você ou não, é o tema do tópico, é defendida por movimentos pseudo-esquerdistas que acreditam que com paliativos que não consertam um problema mas criam outro, por via de populismo rasteiro. É só ver quem apoia a medida: Beneficiários diretos preguiçosos e gente envolvida com partidos que adoram recitar Marx mas quando vão exercer o poder na prática peleguisam... Mas isso também, assim como racismo num sentido mais amplo, não é o tema do tópico.


Aí está a discussão fria e lógica que desejava. Espero que esteja satisfeito agora.

Você ainda está se deixando levar pelo emocional cara. Pra não ter conseguido se ater a proposta do tópico e insistir que a discussão é a metafísica do racismo e não a implementação da lei, assunto de cujo tratamento objetivo você tem se esquivado.
 
Eru disse:
As classes consideradas mais elevadas, pelo acesso privilegiado a estudos de qualidade, costumam depreciar a capacidade intelectual dos menos favorecidos economicamente.


As cotas são uma forma de legitimar essa idéia de incapacidade intelectual dos menos favorecidos economicamente.

Como legitimar algo que já foi legitimado?

(...)se considerarmos que a escravidão foi abolida a menos de 100 anos(...)

Oficialmente, foi há mais de cem anos. Verdadeiramente, ainda não foi abolida.
 
Como legitimar algo que já foi legitimado?

Ah, foi? Até segunda ordem não há nenhum instrumento legítimo que afirme na prática a incapacidade intelectual de alguém por credo, etnia ou qualquer outra variável. E pelo menos até onde sei a constituição até combate isso.

Sobre a segunda citação, se fui eu quem escreveu, falha de distração. Foi há uns 115 aninhos. :oops:
 
Estou com preguiça de ler o tópico inteiro, mas quero deixar registrada minha opinião.

A política de cotas só serve para aumentar o preconceito, a mensagem que ela passa é a seguinte (IMO): "Negros não têm capacidade de entrar em uma faculdade pública por mérito, são menos inteligentes e naturalmente preguiçosos, pois não gostam de estudar. Por isso precisam da reserva de vagas."
 
Eru disse:
Como legitimar algo que já foi legitimado?

Ah, foi? Até segunda ordem não há nenhum instrumento legítimo que afirme na prática a incapacidade intelectual de alguém por credo, etnia ou qualquer outra variável. E pelo menos até onde sei a constituição até combate isso.

Não há forma melhor de observar senão vendo a atitude de muitas pessoas que discriminam os mais pobres. Oficialmente (vou usar praticamente a mesma frase da abolição da escravatura), não foi legitimado, mas verdadeiramente sim.
 
Não há forma melhor de observar senão vendo a atitude de muitas pessoas que discriminam os mais pobres. Oficialmente (vou usar praticamente a mesma frase da abolição da escravatura), não foi legitimado, mas verdadeiramente sim.

O oficial é o legítimo. Se uma lei dá respaldo a inferioridade, aí vai ser legitimado de vez. Mas parece ser o que muitos querem, pelo menos grupos "negros" complexados e preguiçosos na defesa de seus direitos e políticos picaretas e sem visão.

Vocês não conseguem falar de Cotas, apenas fogem pra discussão de "se há ou não racismo no Brasil". :roll:
 
Eru disse:
Vocês não conseguem falar de Cotas, apenas fogem pra discussão de "se há ou não racismo no Brasil".
E vc, meu caro Eduardo, somente usa esse seu discurso 'pseudo-intelctual-racional-imparcial'. Já me cansei de vc e dessa discussão.

Pinta sua pele de preto pra ver como é!

Ah sim, agora arranje uma booooooooa explicação, e fale que fiz 'auto-vitimação' outra vez!

:x
 
E vc, meu caro Eduardo, somente usa esse seu discurso 'pseudo-intelctual-racional-imparcial'.

Emocional de novo, pendendo pro ofensivo. :roll:
Eu estava sendo objetivo na discussão, até ela descambar pro off-topic.


Já me cansei de vc e dessa discussão.

E continua participando dela.


Pinta sua pele de preto pra ver como é!

Eu seria processado por Hollywood, já que tem um filme dos anos 80 cujo tema é um personagem que faz exatamente isso... e curiosamente pra entrar numa faculdade beneficiado por uma lei de cotas. :roll:

E o que eu ganho pintando minha pele de preto? O que você ganharia pintando a sua pele de branco? Quanta bobagem...


Ah sim, agora arranje uma booooooooa explicação, e fale que fiz 'auto-vitimação' outra vez!

Fez sim... Ao dizer "Pinta sua pele de preto pra ver como é!" você fez exatamente isso. :|

E eu tenho que arrumar explicação para o que? :?
 
Ka Bral o Negro disse:
Pinta sua pele de preto pra ver como é!

:roll:

Desculpe Kabral, mas eu não entendi.

O que a cor da pele tem a ver com entrar para a faculdade? Por um acaso o fato da sua pele ser negra diminui sua capacidade intelectual? Se o Eru ficar com a pele negra se tornará menos inteligente e com isso entenderá a necessidade de cotas? Eu acho que não.

Já que estamos particularizando, meu cunhado é negro e fez duas faculdades públicas (biologia na UNICAMP e depois medicina na UFRJ). Ele se sente pessoalmente ofendido com essa política de cotas. Conseguiu entrar para essas faculdades com muito esforço e não vê com bons olhos isso de alguém entrar na faculdade sem mérito.
 
Eru disse:
Mas parece ser o que muitos querem, pelo menos grupos "negros" complexados e preguiçosos na defesa de seus direitos e políticos picaretas e sem visão.

Concordo com isso. Já é hora de mudar, não de ficar apenas em movimentos que, ironicamente, aumentam o racismo.

Vocês não conseguem falar de Cotas, apenas fogem pra discussão de "se há ou não racismo no Brasil".

Não existe uma forma de falar de cotas sem falar de racismo. Se não houvesse racismo no Brasil, certamente não haveria esse sistema de cotas.

Anigel disse:
O que a cor da pele tem a ver com entrar para a faculdade? Por um acaso o fato da sua pele ser negra diminui sua capacidade intelectual? Se o Eru ficar com a pele negra se tornará menos inteligente e com isso entenderá a necessidade de cotas? Eu acho que não.

Creio que ele estava falando das pessoas que crêem que negros e pobres têm um menor intelecto. Se o Eru ficar com a pele negra, não se tornará menos inteligente, mas pessoas pensariam que sim.
 
Não existe uma forma de falar de cotas sem falar de racismo. Se não houvesse racismo no Brasil, certamente não haveria esse sistema de cotas.

Você pode até falar de racismo, mas nunca torná-lo o centro da discussão, como tem sido feito. É uma questão que merece ser analisada conjecturando os resultados possíveis para uma ação dessas. O problema é que o assunto desenvolve pra questão muitas vezes do "eu sou vítima, chegou minha vez". E aí eu penso: Isso vai tornar essa vítima um bom profissional (ainda mais pensando assim)? E o nível da universidade, vai se manter o mesmo? E o mercado, como vai receber esses profissionais que entraram "de favor" na faculdade"?

Querem ver só uma coisa. Eu fiquei sabendo que os calouros de medicina do ano em que implementaram cotas na UERJ tinham duas camisetas pros novatos: Em uma os dizeres "Passei por mérito" e na outra "Passei por cotas". É racismo? Não, mas vamos concordar que é deveras humilhante, não? :| E que no final das contas isso alimenta ressentimentos das duas partes , particularmente dos alunos que foram lesados por essa política (basta ver quantos alunos ganharam direito a vaga na UERJ via liminares.

Bom, eu já estou saindo fora do meio universitário e estou na condição de poder dar um Hakuna Matata até, quem sabe um dia, ter algum filho vestibulando. Mas não consigo deixar de tentar analisar isso do ponto de vista de quem vê causas E consequências e não enxerga muitas boas consequências nisso tudo, apenas uma medida engana-bobo.
 
Eru disse:
Não existe uma forma de falar de cotas sem falar de racismo. Se não houvesse racismo no Brasil, certamente não haveria esse sistema de cotas.

Você pode até falar de racismo, mas nunca torná-lo o centro da discussão, como tem sido feito.

Você está tentando tornar outra coisa como o centro da discussão. Isso aqui:

Isso vai tornar essa vítima um bom profissional (ainda mais pensando assim)? E o nível da universidade, vai se manter o mesmo? E o mercado, como vai receber esses profissionais que entraram "de favor" na faculdade"?

E eu aprovo essa atitude. Mas, mesmo assim, o racismo deve ser discutido nesse assunto, assim como o que você disse aí em cima.

E, inclusive, o racismo é a razão para que isto aconteça. Eu não aprovo o sistema de cotas, mas também não aprovo o racismo (não vamos entrar na discussão de que o sistema de cotas aumenta o racismo) que acontece, sorrateiramente às vezes, mas acaba fazendo com que o governo tome decisões altamente discutíveis.
 
E, inclusive, o racismo é a razão para que isto aconteça.

Cara, eu só não concordo com isso. Se não ser que regressamos alguns séculos na história e vemos um passado colonial escravocrata, não encontraremos elo justificado entre A e B nesse caso específico. Porque se há um descompasso na renda maior entre afro-brasileiros, a raiz disso é histórica. Sim, teve um fundo de racismo lá atrás, nos tempos da escravidão, mas isso não justifica o atual estado das coisas. Nem creio que a manutenção de uma série de discrepâncias sociais tenha isso por base. E acho que, se há ainda algum resquício disso, devemos insistir na igualdade de direitos e condições, não numa condição diferenciada que a meu ver é até humilhante.
 
Eru disse:
E acho que, se há ainda algum resquício disso, devemos insistir na igualdade de direitos e condições, não numa condição diferenciada que a meu ver é até humilhante.

E o que ocasiona essa não-igualdade de direitos e condições? O racismo.
 
Nob disse:
Eru disse:
E acho que, se há ainda algum resquício disso, devemos insistir na igualdade de direitos e condições, não numa condição diferenciada que a meu ver é até humilhante.

E o que ocasiona essa não-igualdade de direitos e condições? O racismo.


É racismo separar algumas vagas para negros. Você está automaticamente excluindo outras etinias (índios, caucasianos, asiáticos, etc) e ao mesmo tempo dizendo que os negros são menos capazes que essas pessoas, pois precisam da reserva de vagas.
 
Eu sou contra. Tem que entrar quem tem um maior potencial (memo que a prova não avalie isso), seja ele branco, amerelo, preto, ou verde. Não se luta por igualdade querendo privilegios. Se fosse para os alunos de escola publica, e por um curto periodo de tempo, seria mais racional, mas mesmo assim isso só ia agravar a diferença entre as escolas publicas e as particulares e eu continuaria sendo contra.

obs: Aqui vai um exemplo que mostra como essa lei não faz sentido: Um aluno negro estuda na mesma escola, de um aluno branco. Os pais de ambos lutam para sustentar seus filhos. Ai o aluno negro tira uma nota menor que a do aluno branco, porém ele entra na faculdade e o branco acaba não entrando. Será que ele merecia mais ingressar na faculdade que o outro? :o?:
 
Anigel disse:
Nob disse:
Eru disse:
E acho que, se há ainda algum resquício disso, devemos insistir na igualdade de direitos e condições, não numa condição diferenciada que a meu ver é até humilhante.

E o que ocasiona essa não-igualdade de direitos e condições? O racismo.


É racismo separar algumas vagas para negros. Você está automaticamente excluindo outras etinias (índios, caucasianos, asiáticos, etc) e ao mesmo tempo dizendo que os negros são menos capazes que essas pessoas, pois precisam da reserva de vagas.

Quando eu disse algo contrário a isso? A não-igualdade de direitos e condições cria o racismo, e este faz com que exista o sistema de cotas. O sistema de cotas cria o racismo, e por aí vai.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo