• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cosmos (Witold Gombrowicz)

Meia Palavra

Usuário
Um jovem aproveita as férias de verão para escapar das tensões cotidianas, que o colocavam em atrito direto com seus pais. Encontra no meio do caminho um outro jovem, seu conhecido, que também aproveita as férias, mas para escapar do chefe, a quem causa uma profunda irritação.

É com essa premissa inicialmente simples que o polonês- que viveu mais de 20 anos na Argentina e outros mais na França- Witold Gombrowicz constrói sua novela Cosmos. O livro, porém, não seria digno de Gombrowicz se essa história não sofresse reviravoltas inesperadas e não acabasse sendo totalmente distorcida por conta de fatos bizarros e não totalmente explicáveis, e nem totalmente entendíveis.

Os dois jovens- um protagonista sem nome e seu escudeiro indesejado, o irritador Fuks- partiram de Varsóvia e, em Zakopane- uma cidade nas montanhas no sul da Polônia, perto da fronteira com a República Tcheca- acabam tendo um encontro um tanto quanto insólito: um pardal enforcado, em uma altura impossível para uma criança, o que os leva a crer que deve ter sido obra de algum adulto, mas quem? Por quê?

[Continue a ler o artigo ...]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo