• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cosac - O Fim

DiegoMP

Usuário
A editora Cosac Naify, famosa por seus livros de arte, deve fechar nos próximos dias. A informação foi dada pelo seu fundador, o editor Charles Cosac, em entrevista ao jornal "O Estado de S.Paulo" na tarde desta segunda (30).
O diretor financeiro da Cosac Naify, Dione Oliveira, confirmou à Folha o fechamento da editora. Ele disse que a empresa não fecha imediatamente.
"A Cosac Naify vai honrar seus compromissos com clientes e fornecedores", disse o diretor, acrescentando que se houve livros selecionados nos editais de compra do governo, eles também serão entregues.

Fonte: List-it - Porque o Estadão egoísta não me deixou copiar a notícia.

Para ler a notícia mais completinha é só ver aqui.
 
Consumismo acabou. Nunca mais hei de comprar livros em vão...

Anyway, Cosac deu lições importantes durante sua trajetória. Ensinou por exemplo que o ramo de livros de luxo pode ter apelo e estruturação competitiva, de mercado. Ensinou também que a editoração é algo infinitamente além de uma capa bonita ou mandar ligarem as máquinas. É uma arte, quase, cuidadosamente planejada tendo em vista as características de um livro e o público alvo. Em muitos casos, a editoração do livro parece que virava até uma fonte semântica, como no caso do Bartleby deles.
 
eu já escutava papo sobre crise na cosac e possibilidade de fechar as portas há uns três anos para mais, só que como virava o ano e ela continuava publicando, achei que era só meio que boato mesmo. por isso a notícia foi uma (triste) surpresa.

tem um livro do arthur que coloquei como dedicatória "esse é seu primeiro cosac naify" :~~
 
Agora vou ter de pensar aqui o que eu realmente preciso da Cosac tendo em vista que não sabemos o que será feito do catálogo deles.

(Eu já devia ter suspeitado dessa crise quando eles cederam os direitos de publicação de Paulo Emílio Salles Gomes para a Companhia das Letras.)
 
Porra, fui ver na Amazon agora... E o Novelas Exemplares, que tava 30 e poucos antes, subiu pra 64... Só não comprei pq deu zica no cartão de crédito esse dias.... </3
 
triste. Pra mim essa é a melhor editora do país, o capricho que eles tem com os livros eram demais.
Mas com a concorrência acirrada de PDF, E-book, e editoras que não capricham tanto a missão deles era difícil.
Pelo menos eu tenho uns 5 exemplares pra posteridade.
 
Notícia extremamente triste, a Cosac era a única editora que unia catálogo diferente e de clássicos com qualidade de luxo.Logo agora que eu tava esperançoso de ver Dickens completo em luxo,Tolstoi e etc.
 
Rapaz, abalo maior no meu mundinho literário só senti o dia que o Meia Palavra se foi. :sad:

Como a Anica disse, também já tinha ouvido que andava meio mau das pernas, mas entra ano sai ano e tava viva, né.

Lembro do Pips comentando algumas coisas sobre isso, há uns 3 anos, acho. Daí até rolou aquela tentativa de livro de bolso, um pouco mais acessível e tal, uma pena não terem superados a má fase.
Maiores considerações a partir de amanhã, tô afogado em prova e seminários ainda.

Nota triste: a prosa do mundo em novo formato vai ficar pela metade? :?
 
Carta de Charles Cosac aos leitores

Meus Queridos Amigos,

Eu gostaria muitíssimo de agradecer a todos as tantas manifestações de solidariedade acerca do fim das atividades da Cosac Naify, quase dezenove anos depois. Eu fico, em verdade, comovido quando constato que nossas iniciativas não foram em vão e essa certeza somente os senhores, leitores e amigos dessa editora, podem me dar. Muito obrigado.

Ao meu ver, uma editora deve existir exclusivamente para alimentar um projeto cultural e quando eu senti o projeto Cosac Naify ameaçado, eu julguei que seria o momento correto para cessarmos nossas atividades. Como o fiz. Dessa maneira, eu perpetuo um sonho belíssimo do qual tantos participaram e ajudaram a construir.

Eu sinto que tenho uma dívida enorme para com todos os senhores que lerem essa carta e, inclusive, para com minha própria editora através da qual eu os conheci e os senhores me conheceram também. Foi ótimo trabalhar na Cosac Naify todos esses anos e eu não poderia pensar em momentos mais felizes. Eu amo e agradeço igualmente à cidade de São Paulo, que me recebeu de braços abertos desde que a adotei como lar, há quase vinte anos.

Por fim, eu peço que saibam, que além de gratidão eu senti muito orgulho, prazer e alegria de trabalhar para os senhores todos esses anos.

Com sinceridade, o afeto e a paz que sempre luto para ter em mim.

Charles
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo