• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Corrupção na Obra

Diz-se em SDA que o coração dos homens é facilmente corrompido. Mas de certa forma, o dos elfos tbém é. Um claro exemplo é Fëanor, que se apegou tanto às Silmarils a ponto de gerar conflitos familiares. Além do mais, muitos dos eldar tiveram seus corações e mentes corrompidos pelas mentiras instigadas por Melkor.
Gostaria de saber da opinião de vcs...
 
Mas é muito mais dificil se corromper um elfo que um homem.

Exércitos inteiros de homens lutaram ao lado de Morgoth e depois Sauron enquanto nunca um elfo chegou a servir o Senhor do Escuro.
 
com exceção desse caso aí desse maeglin (q eu esqueci quem eh), nenhum elfo chegou realmente a servir, sem contar com os q foram dformados e se tornaram orcs... mas já foram influenciados negativamente, sofrendo mentiras q os tornaram até mesmo cruéis, o q nao quer dizer necessariamente q eles passaram a servir a morgoth
 
mas já foram influenciados negativamente, sofrendo mentiras q os tornaram até mesmo cruéis, o q nao quer dizer necessariamente q eles passaram a servir a morgoth
E esse foi Feanor....
Mas acho que os homens são mais facéis de se corromperem que os outros porque o sentimento de ganancia, poder e etc... falam mais alto no coração deles...
 
Vejam só o que Tolkien fala:
"Sua tentativa de dominar a estrutura de Eä, e de Arda em particular, e alterar os desígnios de Eru (que regiam todas as atividades dos Valar fiéis), introduziu o mal, ou uma tendência à aberração a partir do desígnio, em toda a matéria física Foi por esta razão, sem dúvida, que ele foi totalmente bem sucedido com os homens, mas apenas parcialmente com os elfos (que permaneceram como um povo "não caído"). Seu poder foi exercido sobre a matéria e através dela. Mas os fëar dos homens eram por natureza mais fracos no controle de seus hröar, diferente do que acontecia no caso dos elfos. Os elfos como indivíduos poderiam ser seduzidos a um tipo de "melkorismo" menor: desejando serem seus próprios mestres em Arda e possuírem as coisas a seu próprio modo levando, em casos extremos, à uma rebelião contra a tutela dos Valar; mas ninguém jamais ficou a serviço ou tornou-se leal ao próprio Melkor, nem jamais negou a existência e a supremacia absoluta de Eru.

Comentário do Athrabeth Finrod ah Andreth
 
Sim, Proview. No caso de Maeglin inclusive, se não me engano ele serviu a Melkor apenas para se livrar de Tuor e conseguir ficar com Idril (não me recordo se Morgoth lhe prometeu reinar sobre Gondolin).
Foi apenas um "trabalho de freelancer" por assim dizer. :P
Maeglin não era leal ou desejava ser servo de Morgoth, mas para conseguir o que desejava ele resolveu ajudar o Senhor do Escuro.
 
E tb, no caso de Fëanor, não se pode dizer que ele foi corrompido, lógico que o mal de Morgoth influenciou suas decisões, mas ele agiu por Arrogância e amor extremo à própria obra, e isso coube então asos desígnios e teias que Melkor havia traçado. Lógico que Fëanor decaiu muito, mas nunca se tornou realmente mau, cometeu maldades, sem dúvida, mas não acredito que seu coração tenha se tornado negro.
 
Concordo com vc Panda...

Maeglin foi uma grande exemplo de melkorismo menor e, nesse coso, para cumprir seu desejo (e livrar a cara) ele acabou dando uma "maozinha" (só para não começar a esculhambar com ele) a Melkor.
Diferente de Fëanor que mesmo tendo feito o que fez, acabou por prejudicar Melkor mais do que ajudar...
 
Fëanor nunca foi corrompido. Ele nuca conseguiu foi dominar os ímpetos e sentimentos que a chama imperecível lhe proporcionava - ele era pequeno para seu próprio poder. Daí ele cometeu maldades, e coisas impensadas... e foi dominado por amor-próprio, e pelo sentimento de Honra, a partir das cagadas e atos também cabeça dura de todos, desde Finwë à Manwë (um bando de bundão, se querem minha opinião).
Maeglin era um corrupto idiota! Eu odeio ele... :disgusti:
A gente percebe que talvez a questão do tópico não se baseia no corrompimento dos indivíduos, mas o poder de corrompimento dos Senhores do Escuro... :P
 
ele era pequeno para seu próprio poder. Daí ele cometeu maldades, e coisas impensadas...

Só não se esqueça que todo mal vêm de Melkor, logo as maldades cometidas por Fëanor, não existiriam se Morgoth não tivesse desfiguerado Arda e conspurcado sua "carne", logo podemos dizer que todos em Arda tem um lado corrompido por morgoth.
 
ñ acho q Fëanor fez "maldades", ele era egoista e tudo mais mas nunca tento fazer mal a tantas pessoas como melkor
 
Entre outras coisas, com certeza a queima dos barcos foi um ato de maldade (mas uma maldade fruto de loucura e desconfiança).
No entanto não se compara Fëanor com melkor, pois qualquer outro ser (mesmo Sauron) nunca chegou ou chegará a se igualar em maldades a Melkor.
 
Imrahil de Dol Amroth disse:
Fëanor nunca foi corrompido. Ele nuca conseguiu foi dominar os ímpetos e sentimentos que a chama imperecível lhe proporcionava - ele era pequeno para seu próprio poder. Daí ele cometeu maldades, e coisas impensadas... e foi dominado por amor-próprio, e pelo sentimento de Honra, a partir das cagadas e atos também cabeça dura de todos, desde Finwë à Manwë (um bando de bundão, se querem minha opinião).
A gente percebe que talvez a questão do tópico não se baseia no corrompimento dos indivíduos, mas o poder de corrompimento dos Senhores do Escuro... :P

Não sei se concorde. Fëanor foi corrompido sim, de certa forma, por Melkor. Ele acabou por, mesmo que incoscientemente, servir os intentos do Senhor Escuro, através das suas acções, sendo assim possível apreender as Silmarils e causar o declínio dos primogénitos de Iluvatar.

Sim, Fëanor tinha um grande poder, mas poder não é sinónimo de sabedoria nem de sensatez, e estas características eram quase ausentes em Fëanor, que era impulsivo e insensato; no entanto, mesmo alguém assim tem capacidade para, se quiser, controlar as suas acções e agir melhor em mometos que exigem concentração e frieza, algo que Fëanor não fez. Ele, seguindo as palavras engadoras de Morgoth, deixo-se levar pelo seu ódio e amor próprio, seguindo em meio caminho o mal, seguindo o caminho que ele considerava melhor para ele mesmo.

Quanto a Finwë e Manwë, fizeram aquilo que poderiam fazer em tal situação, tendo em vista as acções de Fëanor; no entanto, mesmo assim o Vala e o Elfo não sabiam, mesmo com a sua sabedoria, como desviar Fënaor daqueles caminhos sem usar meios que fossem contra as suas crenças, algo a que não estavam dispostos. Sim, cometeram erros, como qualquer um comete. Mais erros do que outras pessoas? É normal. Manwë principalmente, era o ser que, acima de qualquer outro em Arda, tomava as decisões mais difíceis, e mais importantes, e por isso um erro seu parece sempre grave, mas é algo que tem de ser perdoado. Outro qualquer no seu lugar cometeria os mesmos erros, talvez, ou outros do mesmo nível. Manwë pensava bem no que fazia, acoselhava-se com Eru, pensava no melhor para Arda e os seres que nela habitavam. Os seus erros devem ser vistos tendo em conta este prisma.

Quanto à sua última frase, não percebo o que quer dizer. O corrompimento pelos Senhores Escuros implica o corrompimento de induviduos.
 
O 10º membro da Sociedade disse:
Quanto a Finwë e Manwë, fizeram aquilo que poderiam fazer em tal situação, tendo em vista as acções de Fëanor; no entanto, mesmo assim o Vala e o Elfo não sabiam, mesmo com a sua sabedoria, como desviar Fënaor daqueles caminhos sem usar meios que fossem contra as suas crenças, algo a que não estavam dispostos. Sim, cometeram erros, como qualquer um comete. Mais erros do que outras pessoas? É normal

Finwe jamais iria contrariar e repreender seu amado filho.
E, mesmo assim, ele acabou não vendo as maiores cagadas de seu filho, que foram feitas após Finwe ser assassinado por Melkor.

Não, Fëanor não foi corrompido. Foi enganado, e isso é diferente. Ele nunca enveredou pelo caminho do mal. Apenas cometeu atos maus em virtude de sua loucura e fúria.
 
Eu discordo em parte de você 10º.
Corrompido foi uma palavra muito forte. Como eu postei lá em cima Fëanor, foi um exemplode melkorsimo menor, ele desacatou ordem dos valar (insultando-os) e tomou atitudes malignas, mas nunca se afastou de Erú, apenas seguie incosequentemente seu próprio desejo.

É fácil ir contra Morgoth e não houve elfo que mais não gostava e Morgoth que F6eanor (que demostrou isso ao bater a porta na cara de Morgoth em Formenos), no entanto Fëanor teve amigos e parentes e deles não é fácil ir contra. E foi através deles que Fëanor deu ouvidos as mentiras de Melkor.

Acho que o Silmarillion deixa claro que Finwë poderia ter dado uma criação melhor ao seu filho. E no capítulo Do Sol e da Lua e a Ocultação de Valinor, Manwë culpa Morgoth de ter desviado Fëanor para tomar as piores atitudes, ou seja, não digo q Fëanor foi sábio, mas não foi sua própria arrogancia que o levou a fazer tudo o que fez. O assassinato de Finwë, o roubo das Silmarilli e as mentiras espalhadas por Melkor foram o suficiente para esquetar além do limite de qualquer ser vivo a cabeça do maior dos elfos.

E, só para concluir, embora o fatricídio e a queima dos barcos tenham sido "idéia" de Fëanor, muitos Noldor tavam envolvidos, e todos são igualmente culpados.

acho q só.
 
Pandatur Parmandil disse:
Sim, Proview. No caso de Maeglin inclusive, se não me engano ele serviu a Melkor apenas para se livrar de Tuor e conseguir ficar com Idril (não me recordo se Morgoth lhe prometeu reinar sobre Gondolin).
Foi apenas um "trabalho de freelancer" por assim dizer. :P
Maeglin não era leal ou desejava ser servo de Morgoth, mas para conseguir o que desejava ele resolveu ajudar o Senhor do Escuro.
Posso estar enganado, mas ele não sofreu torturas também?
 
Não. Só psicológica, mas mesmo assim pouca.

Morgoth disse que se ele o levasse a Gondolin ele polparia sua vida e deixaria ele casar com Idril.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo