1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Jean Thiago

Jean Thiago Usuário

q saruman foi corrompido pela cobiça naum eh novidade mas eh possivel dizer q Radagast foi corrompido pela natureza e Gandalf de certa forma pela erva dos hobbits?
    um abraço

2. Glorfindel

Glorfindel Usuário

Não corrompidos pois nada de mal foi feito a eles por este gosto. Gandalf gostava da erva mas isso não o fazia mal e Redagast tinha um amor pela natureza que também só ajudou. Ele ajudava os homens da floresta (beornings) e todos os animais da região.

Não creio que seja corrupção e sim um gosto.

3. fugitivo

fugitivo Usuário

Adoraçao, amor ... eh a palavra mais apropriada

4. DW

DW Usuário

só o Um Anel corrompe as pessoas

5. Glorfindel

Glorfindel Usuário

Tolkien mostra que o poder corrompe as pessoas. O um anel é a mesma coisa que poder.

6. Witch King

Witch King Usuário

Mas só as pessoas que realmente desejam poder são corrompidas, como Boromir, que queria poder para ajudar Gondor. Ele queria fazer o bem, mas o Anel corrompe para o mal. Para uma pessoa ser corrompida ela precisa fazer o mal, e nem Gandalf nem Radagast o fizeram.

7. Glorfindel

Glorfindel Usuário

Mas quando falamos de o UM falamos de corrupção de vontade. Gandalf usaria o anel para o bem se pudesse mas quando percebesse que não poderia podia ser tarde de mais. Imagina o Gandalf My....!! :wink:

8. Witch King

Witch King Usuário

Mas quem não deseja poder não é corromppido. Veja o exemplo do Bombadil por exemplo. Gandalf seria corrompido porque ele desejava, mesmo que só um pouco o Anel.

9. concordo.. amor é a palavra mais apropriada :D

10. Nerwen

Nerwen Usuário

O anel afetava a todos, em menor ou maior grau. Menor quanto mais firme for o portador... No caso do Boromir, o desespero o enfraqueceu, tornando-o menos resistente ao desejo do Um.
    E até Gandalf o receia, sendo um istar, seu poder seria incontrolável... Já Galadriel conseguiu resistir, acho que depende muito da firmeza de caráter do indivíduo...

11. Nerwen

Nerwen Usuário

Não acho que a erva dos hobbits tenha prejudicado Gandalf. Não sabemos com que propósito os istari foram enviados, de uma forma geral para combater Sauron e ajudar o povo da TM, mas cada um à sua maneira... Talvez a missão de Radagast (enviado por Yavanna) tenha sido justamente equilibrar o descaso do Saruman pelo meio ambiente...

12. Glorfindel

Glorfindel Usuário

Boromir foi corrompido por se encontrar numa situação bem mais dificil. Ele estava sofrendo pelo seu povo e sem esperança. Ele não desejava o poder para si e sim para salvar seu povo.

13. Nerwen

Nerwen Usuário

Exato, o desespero que me referi se deve ao fato do Boromir se sentir tão responsável pelos ataques e mortes em sua cidade. Além é claro, da pressão do pai, afinal ele era o primogênito, seu sucessor.
    Com certeza, sua intenção era salvar Gondor e seus habitantes, mas ele deixou a dúvida dominar sua mente e no final se desesperou, baixando sua resistência à atração do anel...

14. Glorfindel

Glorfindel Usuário

Isso aí, muitos acham que Boromir era um fraco ou sem nobreza, mas nele havia sim regência, nobreza e força o problema foi ter ficado sem esperanças.

15. acho que quando se perde a esperança o coração é tomado fácil o desespero pela queda era tamanho que Boromir abandonou suas orignes e cobiçou o anel sendo traiçoeiramente morto :grinlove:

16. Glorfindel

Glorfindel Usuário

É mas o mais importante, ele cobiçou o anel somente com a ídeia de salvar Gondor. Há nobreza no Boromir como há em Denethor (o problema que nesse último Sauron mesmo o destruiu). Acho sinceramente que a diferença de Faramir com Boromir está somente em um ter esperança e o outro não.

17. Não acho q o Gandalf tenha sido corrompido pela erva de maneira alguma!! Qnto a Sarumam, esse sem dúvida cobiçava o poder para ele.... Acho q a diferença entra Faramir e Boromir seria q Boromir estava sob uma grande pressão por parte do pai e do povo de Gondor, já Faramir era mais "sábio" e estava menos pressionado, já q Boromir era o sucessor... além de q Faramir era um "pupilo" de Gandalf e Gandalf passou para ele certa sabedoria e ponderação...

18. Bellcross

Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

Saruman foi realmente corrompido pelo poder... mas gandalf e radagast de forma alguma.

como disseram Radagast o Castanho amava tudo que era natural :roll: e gandalf curtia muito uma erva :roll: ... eles eram totalmente relax...
    Ja Saruman quando foi chamado por gandalf de O Branco ficou meio que enfurecido... ele disse a gandalf que ele era uma mago colorido, ou seja...
    Verde, Amarelo e Vermelho... Sera que isso tudo foi uma simples coincidencia ???

Conspiraçao na terra media !!
    Eh tudo culpa de Jah... quer dizer... Eru !!! :mrgreen:

19. °Arien°

°Arien° Usuário

Poxa eu não acho que o Boromir tenha sido corrompido, ele só fraquejou por um momento diante da presença do anel :| , mas continuou sendo a mesma pessoa depois disso (mesmo que não por muito tempo :) )

também não acho que ele tenha abandonado suas origens, ele queria proteger Gondor...

mas essa é só a minha opinião :wink:

20. Finarfin

Finarfin Usuário

É dito no Contos Inacabados que Radagast falhou pois apaixonou-se pelos muitos animais e aves que viviam na Terra-média, e abandonou os elfos e os homens para passar seus dias entre as criaturas selvagens.
    Mas naum acho que ele foi corrompido pela natureza, muito menos pelo mal, ele apenas se encantou com ela e deixou sua missão de lado.
    Já Gandalf, se nem o Anel e nem Saruman o corromperam, pq uma erva o faria???
    Ele apenas gostava de fumar um cachimbo, e qual o problema nisso, ou os magos naum podem se divertir e sentir prazer em algo???? E como ja foi dito, a erva naum o prejudicou em nada, exeto por Saruman descubrir que o Anel estava no Condado, mas isso faz parte ahuahau. Mas de qualquer forma, ele cumpriu a sua missão, o que atrapalhou naum foi a erva, foi a astucia de Saruman.

Compartilhar