• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Corrida

Agora é oficial

CET anuncia que Corrida de São Silvestre terá local de chegada alterado

A chegada será próximo ao Parque do Ibirapuera

Mais uma tradição que se perde, embora eu reconheça que a AV. Paulista já chegou mesmo no topo da saturação não conseguindo mais comportar tanta gente por causa da festa do Reveillon que vem ganhando público cada vez maior.

Com isso termina aquela enorme dificuldade de fazer a longa subida da Brigadeiro já que um pouco antes começa o novo trajeto quebrando em mais da metade o trecho mais dificil da prova que geralmente define o vencedor.
 
Agora é oficial

CET anuncia que Corrida de São Silvestre terá local de chegada alterado

A chegada será próximo ao Parque do Ibirapuera

Mais uma tradição que se perde, embora eu reconheça que a AV. Paulista já chegou mesmo no topo da saturação não conseguindo mais comportar tanta gente por causa da festa do Reveillon que vem ganhando público cada vez maior.

Com isso termina aquela enorme dificuldade de fazer a longa subida da Brigadeiro já que um pouco antes começa o novo trajeto quebrando em mais da metade o trecho mais dificil da prova que geralmente define o vencedor.

Mas mudanças as vezes vem para o melhor. Por exemplo, a maratona de Nova York, que mudou seu trajeto e hoje é uma das mais concorridas do mundo. A SS tem muito o que melhorar. É a nossa principal prova. Talvez estas mudanças tragam benefícios para o corredor,já que esta é uma daquelas provas que dá mais atenção a patrocinadora (globo) e se esquece de quem realmente faz toda a festa: o torcedor comum, aquele que sofre, que pega calor no último dia do ano, a tarde, por simples capricho da TV.

Eu não vou este ano na SS. Já decidi isto. Tenho atividades profissionais para me centralizar e não poderei treinar como queria. E também preciso de mais tempo. Não sei se já disse aqui, mas quando for correr a SS quero fazer a prova em menos de 1 hora. E pra isso é preciso muito treinamento.
 
Sim eu acredito que agora todos poderão baixar e melhorar seus tempos e fisicamente se desgastar menos, pois os 4Km finais da prova é a parte mais desafiadora e muito provavelmente agora teremos chegadas mais emocionantes.

Como não sou nem semi-profissional no ano que eu fizer minha estréia por causa do fator temperatura, já vou me dar por contente se conseguir completar entre 1:30 min e no máximo 2:00 hs.
 
Agora com a primavera chegando é uma das melhores épocas para começar a praticar algum esporte.


Eu já mudei o meu planejamento várias vezes. O que é certo é que correr a São Silvestre este ano não. Vou começar um emprego novo agora e não poderei ir, sem contar que o fator principal é que ainda nao me encontro na minha melhor forma. Para ir a SP pretendo estar bem.

Mas fica a dica. Quem quiser melhorar a saúde, melhor época no ano não há.
 
E tá chegando a hora da São Silvestre

Depois de analisar bastante a mudança de traçado era mais que necessária. Nisso foi possivel ampliar de 15 mil pra 25 mil o número de participantes.

Ainda assim pela grandeza e a história da corrida acho que tá longe do que considero o ideal, pois eu sinceramente espero que contiune havendo ampliação ano após ano, que tenha 30 mil, 50 mil até chegar nos 100 mil porque a São Silvestre é uma corrida que já tá próxima do centenário, tem muito mais tempo de existência e tradição que a superestimada Maratona de NY :disgusti: e aínda assim tem menos participação e menos visibilidade internacional que ela, o que acho injusto e lamentável..

Tomara que isso finalmente mude a partir de agora porque.. porra.. a São Silvestre é tradição acima de tudo. Não existe no mundo nada igual.
 
Última edição:
Na realidade 9 horas ainda é complicado visto que em dezembro já é calor. Mas como é horário de verão talvez ajude. Incrivel que a Globo tenha aceitado esta mudança. Sobre o percurso não posso opinar pois não entendo nada.
 
Sim com o horário de verão na prática é como correr as 8 da manhã.

A cidade num dia de calor de verão fica muito abafada mesmo é durante a tarde. Na parte da manhã é bem melhor e dá pra correr bem.

A questão nem é tanto da Globo mandar ou não e sim do evento "Reveillon na Paulista" ter crescido seguidamente ano após ano, mobilizando muita gente a ponto de se tornar muito mais rentável ao turismo da cidade do que a São Silvestre.

Mesmo quando a corrida saiu do período noturno pra ocorrer no período da tarde, houve um crescimento muito grande de quem se desloca pra Paulista 4 ou 5 horas antes do Reveillon começar e isso atrapalhava a dispersão de quem tá completando a São Silvestre.

Ano passado mudaram o trajeto pro Parque do Ibirapuera, mas aí veio a pressão forte da TV Gazeta que é a idealizadora do evento reclamando que matou a tradição da chegada.

De qualquer maneira isso me anima pra eu poder correr ela no período do dia que eu realmente desejava. Que continue assim.
 
Ainda existem corredores nestas bandas de Arda? Alguma dica pra uma iniciante que "vai começar segunda-feira"?
 
^^^^^
Bem, se as minhas aulas no sábado e sexta não tivessem zoado minha rotina eu ainda estaria exercitando com corridas leves. Minha programação era de corredor de fim de semana:

-Um banho antes de começar a corrida pra começar refrescado e relaxado.
-Caminhada de aquecimento até o local da corrida ou até conseguir algum avermelhamento nas pernas (1000 ou 2000 metros). Também é bom quando se caminha até as pernas formigarem (é sinal da circulação irrigando os membros e isso é bom pra nutrir e limpar o organismo)
-5 minutos de alongamento em todas as articulações do corpo (eu também balançava as mãos e os pés como naqueles "movimentos de descarrego" hehehe
-Procurava encontrar o ritmo ideal em que a velocidade ficasse entre a caminhada mais rápida e a corrida mais lenta em que eu não ficava ofegante ou extenuado a cada passada. Nesse ritmo eu chegava a cobrir uns 12-15 km(sem intervalo), mas não comecei com uma distância tão grande, foi devagar. O primeiro e segundo mês eu completava apenas 5km em cada sábado e fui aumentando 1km a cada mês até chegar nos 10. Para mulher deve ser menos. (se eu fosse mulher tentaria uns 2 ou 3km)
-No fim (durava 1-2h) eu voltava e tomava outro banho pra tirar o suor.

Aprendi o seguinte:

Massagear a musculatura em volta de um osso ajuda a relaxar a postura ruim de membros e diminui a dor (tende a voltar ao lugar por diminuir a tensão).
Corridas longas tendem a "arrancar o couro" de partes sensíveis como pés e pernas então atenção com a roupa a ser usada (algo leve e próprio pra exercício, pra homem valia até colocar durex nos mamilos por causa do atrito com a camisa).
As reentrâncias também sofrem atrito como entre os dedos e se exagerar os calos aparecem rápido (acho que tem uns produtos que deixam os dedos dos pés mais lisos dentro do sapato na hora de correr, mas nunca usei).

Mas são memórias de um amador, não leve muito a sério, é só que achei de mais legal de descobrir foi o meu ritmo de atividade física e que cada pessoa tem (nunca imaginei que seria capaz de fazer corrida light por mais de 10Km em todo terreno, subida, descida, terra, asfalto, sem parar). De certa forma é uma maneira da pessoa aprender a conhecer a própria energia vital (talvez a té disciplinando).

Recomendo procurar um profissional pra se informar na hora de saber como parar de se exercitar (se for parar) pra não ter aquele impacto no organismo (parar de uma vez pode deixar o corpo mais frágil do que estava antes então recomendaria parar gradualmente e aos poucos).
 
Última edição:
  • Curtir
Reactions: Pim
@Pim que tipo de pista você tem em mente começar a correr: rua (cimento/asfalto), na praia, chão de terra batido?

Dependendo do piso, pode exigir uma atenção ligeiramente maior, mas de resto o cuidado inicial com o alongamento e alimentação são sempre essenciais e começar numa faixa de horário que você se sinta plenamente bem e consiga fazer disso um hábito, pois cada um tem um desempenho melhor num determinado período do dia. O meu ideal pra corrida é pela manhã logo ao amanhecer.
 
Tô pensando em correr no calçadão da praia. Sou mais vespertina, acho que meu melhor seria no final da tarde, quando chego do hospital, mas é questão de testar até acertar.
 
Tem apps de celular que ajudam a começar, com alguns treinamentos para iniciante. Ex: runtastic, runkeeper
Mas o princípio é sempre o mesmo: vc começa caminhando, 5 min de caminhada, 1 min de corrida, 5 min de caminhada, 2 min de corrida, e assim por diante.
 
  • Curtir
Reactions: Pim
Correr na praia é legal e sempre que possível adoro fazer descalço, mas como só tenho possibilidade de fazer lá poucas vezes por mês, lá eu faço num ritmo diferente porque a areia tem um impacto diferente nas articulações e se não mudo em função disso o desgaste físico se torna maior.
 
Tô pensando em começar a correr. Alguma dica pra noob aqui?

Dicas de ex-atleta:

1. Já correu antes com regularidade? Se nunca, comece caminhando. Depois, alterne caminhada e trote. Quando seu corpo se acostumar, vc conseguirá trotar distâncias mais longas. Quando o trote ficar fácil, aumente a velocidade e o tempo de duração... Quando der por si, já estará correndo a ritmo de maratonista.

2. Ir caminhando ao local da corrida, (se o trajeto até lá for superior a 15 minutos) já te deixa preparada para correr, e deixa o alongamento inicial mais rápido e fácil - o que não dispensa alongar muuuito bem depois de correr, relaxando e sem tempo marcado, pra evitar acúmulo de ácido lático e dores musculares no dia seguinte.

3. Respire pelo nariz e solte pela boca. Teu corpo dará o compasso.

4. Preste atenção no seu tipo de pisada, e no desenho da planta do seu pé. Saber se tem uma pisada supinada ou pronada ajudará a comprar o tênis mais adequado e evitará canelite, e dores nos joelhos e pés.

Só isso! E pára com isso de correr com garrafinha 'pra se manter hidratado', é besteira.
Beba água moderadamente antes ou bastante depois de correr, pois se beber durante a corrida, além de quebrar teu ritmo de pisada/respiração, poderá se engasgar (experiência própria). :lol:

Hoje eu corro moderadamente, e sem muita regularidade. Pra quem corria todo santo dia, tá horrívi de ver, até cai peça na hora de alongar. XD
 
Última edição por um moderador:
  • Curtir
Reactions: Pim
Boas dicas do Fúria sobre escolher horário, terreno e alimentação (leve). O nascer e pôr do sol são horários com temperatura mais agradável pra correr. Além disso a paisagem fica mais bonita com as cores do amanhecer e anoitecer. O nascer do sol é melhor porque tem a vantagem de que é um horário em que existe menor movimento e é mais tranqüilo em relação ao trânsito (além da pessoa estar descansada depois de dormir), tipo na hora que o povo sai pra comprar pão às 5:30-6:00 hs. Infelizimente o pôr do sol cai justo na hora do rush.

Eu às vezes olhava o tempo no relógio (relógio comum) mas não era minha prioridade (não era para provas de concurso apesar de na época conseguir fazer os 2km em 12 min) porque desde que eu estivesse sempre correndo sem sentir dor ou esforço opressivo já estava bom. Pessoalmente ficava monitorando o organismo pra evitar o que na medicina oriental chamam de ferimentos do "fogo e do gelo". Exemplos de ferimentos de fogo são atividades que produzem ferimentos ou sintomas que aumentam a temperatura tipo contusão, inflamação, etc... Exemplos de ferimentos do gelo são o que produzem o contrário e esfriam o corpo tipo colapso circulatório, hemorragia, intoxicação... Ficando longe dos excessos estava bom, ou seja, um ritmo que eu consiga manter sem me "destruir". XD
 
Nossa, esse tópico ainda existe :p , parece que foi em outra vida que abri ele, hehehehe.

Naquela época eu treinava forte, hoje dou umas corridinhas de leve apenas :)
 
Se alguém aí for um dia correr na São Silvestre ou numa maratona, para ter lembrança inesquecível na vida não esqueça de tirar foto e colocar aqui (para fins de incentivo XD)...
 
Pra muita gente nova que diz se cansar fácil...
Ela bateu recorde ao correr 5 km em 25 minutos. Sua idade: 80 anos


  • libby-james-corredora-veterana-recordista-dos-5-km-1476751880458_615x300.jpg

    Libby James, de 80 anos, correu os 5 km em 5min14
Aos 80 anos, completar uma prova de corrida de 5 km não é fácil. E se o tempo final for inferior a 26 minutos, o feito torna-se ainda mais impressionante. Pois a norte-americana Libby James fez história neste mês. Além de terminar a prova, ela destruiu o recorde nacional da categoria 80-84 anos.
A marca anterior, que perdurava desde 1989, era de Anne Clarke: 29min23. Libby não tomou conhecimento desses números. No Syracuse Festival of Races, em Syracuse, ela fez os 5 km em incríveis 25min14, superando o recorde em mais de quatro minutos.

O ritmo médio de sua prova foi de 5min02, algo difícil para muito atleta amador bem treinado. Libby James, no entanto, não é uma atleta qualquer. Na verdade, os organizadores já esperavam a queda do recorde.

Isso porque Libby já havia corrido recentemente abaixo dos 25min30, mas quando ainda estava na categoria 75-79 anos. Bater o recorde da faixa de 80-84 anos, então, era questão de tempo.

O feito da norte-americana foi a cereja do bolo em um dia marcado por números históricos. No mesmo evento, em intervalo inferior a 1h, outros três recordes de veteranos foram derrubados nos 5 km.

Kathryn Martin, por exemplo, bateu o recorde nacional e o mundial da categoria 65-69 anos ao completar a prova em 19min57. Brian Pilcher, de 60 anos e detentor do recorde de 55-59 anos, fez história em sua nova categoria até 64 anos, correndo os 5 km em 16min39.
O dia histórico foi completado por Tom Bernhard. Aos 65 anos, ele correu para 17min32, batendo o recorde anterior de 18min12. E Bernhard poderia ter ido ainda melhor se não tivesse caído na reta final.
 
Atropelado, triatleta fez o mais difícil para voltar a competir

Documentário mostra saga de Tim Don, que correu 6 meses após acidente
Sérgio Xavier Filho
São Paulo

Quem não é do ramo do triatlo talvez nem o conheça. Tim Don tem nome de ator pornô, mas é celebridade esportiva, um atleta monstruoso.
Em 2017, o britânico estraçalhou o recorde mundial do Ironman na etapa de Florianópolis. Conseguiu 7h40min24 nos 3,8 km de natação, 180 km de bicicleta e 42 km correndo. Foi quatro minutos mais rápido que o recorde anterior.

O melhor ano da vida de Tim Don também foi o pior. Em outubro, na véspera do Ironman de Kona, no Havaí, foi atropelado quando treinava de bicicleta. Poderia ter morrido, poderia ter ficado paraplégico. Teve a chamada “fratura do carrasco”, a ruptura da vértebra C2 que costuma ser vista em quem morre enforcado.

O retorno de Tim Don
Sua história poderia ter terminado, mas foi aí que começou a história do documentário “The Man with the Halo” já disponível no YouTube. São 28 minutos de angústia, emoção... e torcida. Não há como não torcer para um sujeito que rapidamente faz a escolha que a maioria de nós não faria.
Logo após o acidente, Tim Don é transportado do Havaí para Denver, no Colorado. Lá escuta do médico que teria basicamente duas opções.

Uma cirurgia poderia fundir a vértebra e permitir uma vida quase normal depois. Haveria alguma limitação na amplitude do pescoço e a carreira de atleta profissional precisaria ser interrompida. Nada tão dramático, já que ele estava na beirada dos 40 anos.

A alternativa seria bem mais penosa. Don poderia se submeter ao “halo” do título do documentário.

“É uma experiência miserável, mas é a melhor opção para uma recuperação completa sem limitações a longo prazo. Você pega pinos de titânio e enrosca-os no crânio, dois na frente e dois na parte de trás, e os prende a barras de metal, que prendem a um busto que você usa por três meses e não pode tirar. É tortura pura. Mas funciona”, explica o médico Brian Koster.

O filme mostra a obstinação de um atleta que poderia fazer o mais fácil e abandonar a carreira ainda como recordista do Ironman. Tim queria mais vitórias e um novo recorde. Fixou uma meta maluca, algo entre o improvável e o impossível: em abril de 2018, apenas seis meses após o acidente, queria correr a Maratona de Boston e ainda terminar abaixo das 3h.

O documentário conta a história do dia do acidente até o dia da Maratona de Boston. Para dar uma dose a mais de drama, uma frente fria quase cancelou a Maratona de Boston. Com frio, chuva, sofrimento, as performances de atletas da elite e amadores foram derrubadas na prova. E Tim? Bem, um único spoiler: não perca de vista que ele tem o dom de sofrer. Terminou a prova em 2h49min, onze minutos melhor do que a meta.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo