• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Corrida

pelego

Usuário
Bom gurizada eu andei meio que fazendo uma pesquisa por cima a respeito do assunto, mas não encontrei nenhum outro tópico relevante. Sem contar que há um bom tempinho eu posto por aqui e nunca vi nada relacionado a corrida.

Criei o tópico para saber se há mais praticantes deste esporte. A corrida é sem sombra de dúvidas o esporte mais democrático que existe. Nela não há preconceito, você pode ser forte, fraco, gordo, magro, alto, baixo... Basta possuir um tênis adequado, camiseta e short. Claro que sempre é bom antes de praticar uma atividade física consultar um bom cardiologista para ver se tá tudo bem com o coração...

Mas eu quero saber se alguem aqui corre como eu, que estou treinando para uma maratona em 6 meses, treinamento 6 vezes na semana (2 dias de musculação para pegar mais resistência), ou se alguem aqui treina para emagrecer, se treina para quebrar seu recorde pessoal, se treina simplesmente para deixar rolar a endorfina, se tá pensando em começar a correr e não tem tempo ou se nunca correu na vida...

E se tiver alguem que treine vamos dizer os locais, por exemplo eu sei que em São Paulo o point é o parque do Ibirapuera, já no Rio ouvi falar no Jardim Botânico, a lagoa Rodrigo de Freitas...

E se tiver participantes deste esporte aqui, no futuro poderiamos também marcar em determinadas provas (a meia maratona do Rio, a da Corpore em SP, por exemplo) e correr junto...

A corrida acima de tudo estreita os laços de amizade e purifica a alma.

Espero que nem todos sejam sedentários aqui! Eu já fui por um tempinho e garanto que não foi nada bom para a minha preSSão...
 
Última edição:
Cara, muito longe de eu querer ser profissional, mas também longe de ser um total sedentário, o que mais faço todo dia é um misto de caminhada com corrida numa média baixa de + ou - 1 km por dia próximo aonde moro e no final de semana aí sim eu vou pra um espaço mais aberto (no meu caso Pq. Chico Mendes em São Caetano ou Celso Daniel em Santo André) e corro um pouco mais mas até hoje na casa de 5 Km. Uma vez ou outra passo um pouco a mais que isso.

Eu quero um dia ainda me condicionar melhor pra correr mais e pelo menos uma vez na vida correr uma São Silvestre. Prometi a mim mesmo que até antes de 2015 farei isso e vou cumprir.

No meu caso ando e corro porque gosto e sou muito disciplinado com o meu peso. Ficar entre 70Kg e 75Kg pra mim é o ideal e me sinto super bem e tenho conseguindo manter isso firme há mais de 15 anos.
 
Última edição:
Mas tá bom pelo menos não fica parado. Não comendo muita porcaria já mantém bem o peso.

Eu depois que parei com o futebol engordei bastante e só agora com a corrida to recuperando minha antiga forma.

Eu nunca corri a São Silvestre, e antes de começar a correr eu também prometi que um dia iria. Até iria esse ano, mas ter que ver hotel, passagens de avião, inscrição... tá muito em cima da hora eu acho. Ano que vem pretendo ir e com antecedência achar um hotel que não seja caro e de preferência não muito longe da largada.
 
Eu costumo correr ao ar livre nas férias da faculdade quando tenho mais tempo.

A UEG(Universidade Estadual de Goiás) tem uma pista de atletismo na frente do prédio onde eu moro, corro lá sempre que posso(ou seja, sempre que tenho tempo).

Na academia eu faço sempre esteira antes de puxar ferro, consegui correr 10km em 40 minutos, mas o professor disse que a esteira só poderia estar com problemas de marcação porque é um tempo semi-profissional.

Enfim, sou entusiasta, mas não me considero um corredor. =]
 
Última edição:
Ano que vem pretendo ir e com antecedência achar um hotel que não seja caro e de preferência não muito longe da largada.

Sampa é tranquilo, pois você tem opções de hospedagem farta pra todos os bolsos e quanto a distância você pode até se hospedar numa pousada no bairro do Ipiranga sem se preocupar porque perto da largada tem Metrô e você chega rápido a Av. Paulista em poucos minutos.
 
É realmente as vezes parece que não é tão complicado.

Kurt disse:
Na academia eu faço sempre esteira antes de puxar ferro, consegui correr 10km em 40 minutos, mas o professor disse que a esteira só poderia estar com problemas de marcação porque é um tempo semi-profissional.

Eu até me esqueci de comentar a respeito da esteira no post inicial. Digamos que existe em certos corredores (eu nunca me encontrei com um desses) de que correr na esteira não é correr. Ora é a mesma coisa. A esteira é ótima para treinar velocidade. E se vc fez esse ótimo tempo (10 k em 40 min), provavelmente se fosse na rua subiria um pouco já que na esteira não tem vento, chuva, sol nas costas, terreno irregular, subida, descida... é realmente mais fácil mas também é um ótimo treinamento.
 
A esteira é excelente quando não se pode praticar externamente e simular situações onde é preciso ter uma velocidade ou até correr numa inclinação constante.

Mas eu procuro não ficar bitolado nela.

Atualmente com a tecnologia algumas academias profissionais de custo elevado que já tem aquela câmara pressurizada onde a pessoa entra dentro e pode simular uma corrida como se estivesse na altitude da Bolívia, do México, do Quênia. Já foi o tempo que precisva ter que viajar pra esses lugares para treinar nessas condições climáticas.
 
Última edição:
Aproveitando pra escrever um pouco mais sobre a São Silvestre.

Os organizadores cogitam pra a partir da próxima edição (não a atual) tirar a chegada da corrida da Av. Paulista e levar pro Ibirapuera e pra assim permitir um maior número de inscritos.

Lá é um lugar bem mais espaçoso e amplo e fica bem melhor pra galera se encontrar. Achei essa modificação (se ocorrer) será muito benvinda.
 
Eu tennho várias novidades:

Quem organiza a prova é uma tal de YesCon. Que também organiza a meia do Rio e a Volta da Pampulha, que no Brasil são as principais provas de rua. E também são as únicas transmitidas em tv aberta.

A coisa chegou a tal ponto que a reclamação dos corredores é tremenda. A yescon não respeita mais o corredor, se preocupa apenas em faze uma prova para a TV. Ela já tem o contrato e o corredor que se f...

Coisas que estão erradas: Deviam fazer a largada por pace. Na São Silvestre, mais de 20 mil corredores e a grande maioria quer só participar, mas tem muitos que querem fazer tempo. Para fazer tempo precisa largar na frente, mas para largar na frente tem que chegar sei lá, de manhã na largada, pegar o dia inteiro um sol na cabeça. Se não for elite, não tem como.

Largada por pace bastaria o corredor comprovar que correu alguma outra prova em determinado tempo. Ele largaria na frente do grande público e não atrapalharia ninguem.

Outra coisa: este ano a yescon entregou a medalha ANTECIPADAMENTE junto com o Kit da corrida. Em todas as provas do mundo se recebe medalha depois da corrida. Dizem que foi por causa da dispersão. Balela. A Maratona de Nova York vai 40 mil inscritos e no final todos recebem a medalha.

Vai ter muita gente boicotando a prova por causa disso. MAs isso nãoquer dizer que nao va encher, já que a grande maioria dos corredores nem sabe disso e só quer se divertir.
 
Outra coisa: este ano a yescon entregou a medalha ANTECIPADAMENTE junto com o Kit da corrida. Em todas as provas do mundo se recebe medalha depois da corrida. Dizem que foi por causa da dispersão. Balela. A Maratona de Nova York vai 40 mil inscritos e no final todos recebem a medalha.

Vai ter muita gente boicotando a prova por causa disso. MAs isso nãoquer dizer que nao va encher, já que a grande maioria dos corredores nem sabe disso e só quer se divertir.

Menos mal que farão isso apenas esse ano. Não é o certo mas..

É que a Av. Paulista já não comporta mais receber a chegada porque a festa do Reveillon que também ocorre lá a cada ano que passa vem atraindo cada vez mais gente e o espaço pras pessoas que concluem a corrida dispersarem encolheu totalmente.

Levando a chegada pro Ibirapuera que é bastante espaçoso toda a logística da corrida vai melhorar bastante, pena que não foi possível implantar ainda esse ano.
 
Furia da Cidade disse:
Menos mal que farão isso apenas esse ano. Não é o certo mas..

É que a Av. Paulista já não comporta mais receber a chegada porque a festa do Reveillon que também ocorre lá a cada ano que passa vem atraindo cada vez mais gente e o espaço pras pessoas que concluem a corrida dispersarem encolheu totalmente.

Sim mas então que a corrida aconteça de manhã, sei lá. Largada as 4 ou 5 da tarde, um calor horrível, ter que aguentar fedor de xixi, gente suada parada no olho do sol.. é realmente um martírio correr essa prova já to achando.. ainda bem que não fui fazer minha estréia este ano, quem sabe nas próximas edições eles corrijam esses erros.
 
Pra você ter uma idéia eu sou fã dos tempos que essa corrida era disputada a noite. Em termos de desempenho nem se compara correr num horário bem mais fresco. Já na parte da tarde a necessidade de reidratação durante o trajeto é imensa.

Pra variar como sempre a Globo influenciou muito nisso alegando que a corrida ser tornava inviável pra ser transmitida na sua grade noturna de programação e aí a largada foi pras 17 hs e as mulheres sofrendo ainda mais tendo que largar as 15hs.

Eu também fico satisfeito em não ter estreado esse ano. Assim que essa mudança pro Ibirapuera for confirmada aí sim vou me organizar.
 
Última edição:
Bom voltando ao tópico das corridas..

Como eu disse lá no primeiro post, meu treinamento era para uma maratona.

Quero dizer que estou inscrito para a Maratona de Porto Alegre que será realizada dia 22/05. Sem sombra de dúvidas é o maior desafio a qual já me propus.
Melhorei bastante meu tempo nas distancias inferiores, mas ultimamente troquei os treinos de velocidade pelos longos de resistência justamente por causa da maratona.

O engraçado é que lá no primeiro post eu disse que treinava 6 vezes por semanas.. e era verdade. Assim que comecei com o treino para a maratona em si meus treinos não passam mais de 4 vezes na semana, as vezes 3.

Não sei se vou a São Silvestre esse ano, quando eu for eu quero estar voando para chegar bem na foto, mas para quem quiser corre-la agora é um bom momento para iniciar o treinamento.

PS: mudei a foto por 2 motivos, primeiro pq minha foto do Lost misteriosamente sumiu.
E agora coloquei a da minha cadela Sophia que ontem nos deixou depois de mais de 14 anos de convivência. Quem tem um animal sabe como é difícil. É uma pequena homenagem.
 
Última edição:
Bom voltando ao tópico das corridas..

Como eu disse lá no primeiro post, meu treinamento era para uma maratona.

Quero dizer que estou inscrito para a Maratona de Porto Alegre que será realizada dia 22/05. Sem sombra de dúvidas é o maior desafio a qual já me propus.
.

Você já tem uma idéia mais ou menos de como é o traçado dessa prova?

Logicamente quando falo de traçado pra um piloto de automóvel o mais importante são as retas e curvas, mas pra nós atletas os declives e aclives, pois sabendo disso antes assim você se programa pra melhor enfrenta-los

E na São Silvestre o que faz uma enorme diferença é isso. Mesmo com muitos avisos muita gente sai com tudo na largada com bastante descida a favor e depois não tem gás pra chegar até o fim.
 
Fúria da Cidade disse:
Você já tem uma idéia mais ou menos de como é o traçado dessa prova?

Logicamente quando falo de traçado pra um piloto de automóvel o mais importante são as retas e curvas, mas pra nós atletas os declives e aclives, pois sabendo disso antes assim você se programa pra melhor enfrenta-los

Mas no caso as curvas são também importantes para quem tenta quebrar seu recorde pessoal já que perde velocidade nesses pontos se não souber usar bem a tangencia.

Mas eu conheço o percurso mais ou menos, o que eu sei e até recebi por e-mail hoje da organização é que o percurso é 98% plano (já desconfiava disso já que todo mundo diz que essa é a melhor maratona do Brasil, tanto pelo clima como pelo percurso em si. No final do ano se eu estiver bem eu talvez corra a de Curitiba mas lá é cheio de subidas). Então percurso 98% plano, 7 pontos de hidratação especial, 13 de água, prova oficial da CBAt (ou seja, se eu estivesse bem preparado e fizesse uma prova abaixo de 3:10 conseguiria este ano minha vaga para correr a Maratona de Boston, ondde só entram os mais rápidos e por qualificação, ano que vem vou treinar para conseguir isto), medalha para quem completar a prova em até 5:30 e camiseta para todos..

Pelos meus cálculos, eu que só penso em terminar e completar minha primeira maratona, devo terminar a prova entre 4:20 e 4:30. Se lá pelo km 30 eu estiver bem ai posso até baixar esse tempo. Mas correr maratona abaixo de 3:30 ai só para o ano que vem mesmo.
 
Ressuscitando meu querido tópico sobre corridas.

Isso daqui é o que tenho de mais próximo de um blog.

Primeiro para contar que fiz minha primeira maratona. Foi um sofrimento, mas fiz. Em segundo, quase acertei o tempo segundo meu post acima: estava projetando entre 4:20 e 4:30 e finalizei em 4:33.

Mas agora minha meta é outra: vou me dedicar as corridas mais rápidas: 10 km. E vou ficar bom nesta distância. Muito bom, diga-se de passagem. Poucos são os amadores que correm abaixo de 40 minutos nessa distância, eu pretendo com muito treino chegar a 35 minutos.

E também para dizer que minha próxima grande corrida este ano é a mais famosa do Brasil: sim, irei a São Paulo no ultimo dia do ano correr a São Silvestre. Se mais alguem tem vontade de participar da prova, agora é um momento ideal para começar o treinamento.
 
E também para dizer que minha próxima grande corrida este ano é a mais famosa do Brasil: sim, irei a São Paulo no ultimo dia do ano correr a São Silvestre. Se mais alguem tem vontade de participar da prova, agora é um momento ideal para começar o treinamento.

Boa sorte na S. Silveste!

Eu mudei de endereço a pouco tempo e ainda estou tendo que ocupar muito do meu tempo livre pra me ajeitar. Não estou focando a SS desse ano, mas a do ano que vem passa a ser uma meta que poderei traçar porque aqui no interior onde estou agora é muito bom pra correr, caminhar e pedalar e pretendo manter uma regularidade desde o inicio do ano.

Não sou de assistir o Fantástico, mas ontem cheguei a mudar o canal do controle remoto pra ver a bela reportagem do Claiton Conservani na Maratona na Antártida. Que prova fantástica! E um brasileiro venceu tanto a maratona quanto a supermaratona de 100km disputada em temperaturas médias sempre abaixo de -10°C!

É um desafio e tanto correr em climas tão adversos e sinceramente se eu aceitasse um desafio desses e me desse o direito de optar entre correr no calor extremo ou frio extremo eu iria preferir o frio, eu me adapto bem mais ao frio que ao calor.
 
Bom ontem aqui onde moro a temperatura estava em -2. Hoje eu sai na rua agora pelas 7 da manha para alimentar uns cachorros e voltei com os dedos congelados, isso que estava somente 0º. Com esse tempo o melhor horário para treinar é perto do meio dia. Se bem que para quem quer correr em Nova York tem que se acostumar com temperaturas baixas (eu sou acostumado, mas não tao frio..).

Eu não vejo muita tv, mas ouvi falar dessa série do Fantástico e estou procurando para baixar..

E essa tua participação na SS, acho que é mais fácil o Inter ser campeão brasileiro do que tu correr essa prova.. faz anos que vem adiando.. basta separar de início meia hora do teu dia para dar uns trotes, depois vai aumentando gradativamente. Não tem erro.
 
Olha o coloradinho com esperança ali.. hehe j/k

Falando do tópico, em 2008, com 94Kg e pouca disposição comecei a correr e fazer uma dieta.. de 2008 até o final de 2009 me foquei bastante na corrida pra emagrecer, foi qdo bati nos 70Kg, mas o meu treino tava mais ou menos assim: 1 hora eu levava pra fazer cerca de 7km. Daí como decidi ganhar massa magra e tava na academia, parei um pouco de correr tão frequentemente, 5x por semana (sempre corri na rua) e hoje faço 5km em menos de 30 minutos, mas sem ambição, sem foco em performance. Então, continuo correndo para o "cardio" mas normalmente é corrida leve, 60% da freq. cardíaca, mais pra queimar gordura do que pra trabalhar em performace (que o ideal seria 70% ou um pouquinho mais). Alguns atletas e modelos de fitness curtem fazer corridas diferentes com HIIT (Hight Intensity Interval Training) onde correm com intervalos de alta intensidade (duh) mas não tem muito uma fórmula.
Não sou nenhum profissional, mas estou falando de corrida com outro enfoque que é o de puramente emagrecer, ao invés de performance por gostar de correr.

O bom é que o amador (ou seja, todos nós! haha) pode aliar uma pequena competição de 5k ou 10k pra ter uma meta de performance e emagrecer no processo!

Mas não sei se quem vai correr uma São Silvestre conseguiria conciliar hipertrofia por exemplo com seu treinamento e obter bons resultados..
 
E essa tua participação na SS, acho que é mais fácil o Inter ser campeão brasileiro do que tu correr essa prova.. faz anos que vem adiando.. basta separar de início meia hora do teu dia para dar uns trotes, depois vai aumentando gradativamente. Não tem erro.

Eu postei aqui mesmo que firmei a SS até 2015, mas do ano passado pra cá já melhorei minhas metas intermediárias.

Ano passado eu tava alternando caminhada/corrida na faixa de 1km por dia e 5km só no final de semana. Agora nesse primeiro semestre de 2011 já corro diariamente sem caminhar 3km. Até a metade do mês finalmente terminando o rescaldo da minha mudança pro interior, agora sim morando colado aonde trabalho sobrará aquilo que sempre faltou que é tempo livre e aí já vou me condicionar pra correr 5 km por dia e aí é só aumentar aos poucos.

Mas o fato de eu vir adiando nem é tanto pelo condicionamento a correr distâncias cada vez maiores e sim me adaptar melhor a condição climática da SS que é no verão, com muito calor e praticamente sem vento, pois aquela região onde a prova acontece é muito abafado.

Eu admito que sempre fui um fujão de correr no calor, pois mesmo no verão estou super habituado a acordar bem cedo ainda antes do sol nascer quando a temperatura está mais fria. Vou ter que finalmente largar essa frescura de lado e correr mais vezes no calor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo