1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Correio na Terra-média

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Lobelia SB, 6 Mar 2004.

1. Lobelia SB

Lobelia SB His name was Robert Paulson

Eu estou lendo SdA (de novo :D hhueue) e ontem eu fiquei pensando como era o sistema de correio na Terra-média porque no primeiro capitulo de SdA, Gandalf pergunta para Bilbo se ele realmente iria seguir com o plano de partir do Condado mas Gandalf tinha acabado de chegar. Como Gandalf ficou sabendo que Bilbo tinha exatamente aquele plano, de ir embora, naquele dia, naquela festa?????? :disgusti: :mrgreen:

2. Você já leu "o hobbit" ????

Tem coisas que ficam sub-entendidas... Acho que não está escrito, mas dá pra imaginar que bilbo contou para gandalf...

Mas acho que na terra-media tinha carteiro... um cara com uma bolsa de couro que levava as cartas até o seu destinatário...

Vamos colocar o tópico "O Hobbit, um livro excelente!!!!" acima de todos os outros!!!!

O HOBBIT É MUITO BOM!!!! :D :D :D :D

3. Nob

Nob Usuário

Acho que não existia carteiro... e sim pessoas que eram mandadas por outras para entregar cartas em um lugar longíquo.

4. Lobelia SB

já sim mas eu não lembro de nada relacionado a isso. Sei lá.. por exemplo .. seria meio impossivel porque Gandalf não tem casa e fica dificil acha-lo na Terra-Média :mrgreen:

5. ué... gandalf visitava o condado de vez em quando, eu imagino... :D

6. Lobelia SB

é.. mas pelo menos parece que ele não visitava o condando há um tempinho...

7. Amarante

Amarante Campeão do Interior Paulista

Centrando no assunto dos correios, não era as aves que exerciam essa função?? me corrijam se eu estiver errado...

não consigo imaginar "carteiros" na terra média... :o?:

8. MaxDirty

MaxDirty Firefox Enthusiast

jah penso um carteiro tento q entregar um carta lah na Terras Castanhas pra um primo em terceiro grau de um soldado de Gondor
    coitado do carteiro :(

9. Hendric

Hendric Usuário

Como cita no senhor dos anéis, quando gandalf fica em cima da torre de sarumam, ele converssa com um inseto pra chamar um pássaro e aí vai, então gandalf poderia ter descoberto através de animais...

10. Acho q havia sim um sistema de correio, pelo menos no condado. Bilbo por exemplo em sua festa de 111 anos mandou convites a todos nao acho q ele teria entregado todos os convites pessoalmente, pq ele ja estava mt atarefado com os preparativos em bolsao. Alem disso acho q me lembro q no SdA, quando fala dos condestaveis, tb tem uma parte sobre os kras do correio, parece q eles usavam um chapeu com uma pena...

11. MaxDirty

MaxDirty Firefox Enthusiast

ñ, esses eram os Condestaveis, a guarda do Condado
    o correio existia sim, mas so no Condado
    ou talvez nos grandes reinos, mas ai jah é so teoria
    de confirmado so no Condado :wink:

12. Acho que, no condado, tinha lah o seu sisteminha, e até podia ter alguém que entregasse os convites do Bilbo pra festa, mas gente, agente tah falando do GANDALF! Ele tinha os seus meios (misteriosos) de saber o que se passava pelo condado, com bilbo...além das aves, é claro.

13. Pandatur

Pandatur Usuário

A festa do Bilbo foi programada com muita antecedência. Tanto que vieram brinquedos de Valle e Erebor, para serem dados de presentes. E Gandalf sabia de tudo, afinal os fogos foram cortesia dele. Bilbo provavelmente tinha decidido partir bem antes da festa realmente ocorrer, e com certeza disse a Gandalf. Talvez a festa de 111 anos serviu para nada mais além de despedida de Bilbo.
    Ou seja, Gandalf não descobriu nada. Bilbo já havia lhe contado tudo beeem antes da festa.

E havia correio no Condado sim. Estou sem os livros, então não posso citar passagens nem nada, mas havia sim um sistema de correio.

14. Lobelia SB

pois é mas COMO ele contou???? :osigh: :grinlove:

15. Goba

Goba luszt

Não era a primeira vez que Gandalf visitava o Condado na ocasião da festa. Ele já havia visitado diversas vezes antes, até mesmo, da aventura de Bilbo narrada n'O Hobbit ocorrer, e já era amigo de Bilbo quando essa se deu parte. A relação de amizade entre Gandalf e Bilbo era antiga na época da festa inesperada. :wink:

16. Há o fato também de que Bilbo depois do ocorrido em O Hobbit, sempre visitava os elfos em Valfenda, portanto podia muito bem ter falado com Elrond, e este por sua vez já suspeitando de algo sobre o anel entrou em contato com Gandalf, pelos meios é que entraram em contato é que não posso afirmar, telepatia quem sabe. um mai e um alto efo como Elrond poderiam muito bem se comunicar assim... :evil:

17. Pandatur

Pandatur Usuário

Não sei se Bilbo visitava Valfenda não. Mas é bem mais simples imaginar o que talvez seja o mais lógico: Bilbo disse tudo a Gandalf quando estava organizando a festa, bem antes dela ocorrer. E, se não me engano, as visitas de Gandalf ao Condado eram bem mais freqüentes quando Bilbo estava lá. Só depois que Bilbo "sumiu" e o mago passou a pesquisar sobre o Anel, é que este demorou mais para ir até o Condado.

18. King of Gondor

King of Gondor Usuário

Não sei não, acho que ele ficou sabendo pelo próprio bilbo mesmo.

Bilbo afirma que ele tomou a decisão de partir à meses, portanto ele talvez estivesse pensando nisso há anos.

O Gandalf não deve ter deixado de ir visitar Bilbo por tanto tempo, tanto que ele comenta com bilbo "que bom vê-lo visível" (ou algo assim) , como se eles se encontrassem muitas vezes antes dessa vez.

Eu não me lembro de terem mencionado cartas no sda, ou no hobbit, etc... mas pode ser...

acho que esse é um ponto da história que fica guardado na imaginação de cada um, com carteiros, com aves-correio, ou por ter ouvido de alguém é o que devemos levar em consideração.... outro ponto indefinido nas histórias de tolkien

19. §Etuerpe§

§Etuerpe§ Usuário

mas carteiros são uma profissão antiga os mensageiros não é?????

20. seguinte pessoal: pag 26 do SdA:SdA

"Em breve os convites começaram a se espalhar, e o correio da Vila dos Hobbits ficou entupido, e choveram cartas no correio de Beirágua, e carteiros auxiliares voluntários foram requisitados. Em fluxo constante subiam a Colina, carregando centenas de variações polidas de 'Agradeço o convite e confirmo minha presença'."

bom, isso nao esclarece a pergunta do topico, mas mostra que existiam carteiros na TM... Agora, acho que isso esclarece:
    (página 25)
    "[falando de Gandalf] Connheciam-no de vista, embora ele aparecesse na Vila dos Hobbits de vez em quando e nunca ficasse por muito tempo"

junto com a conversa da pagina 26 entre Gandalf e Bilbo:

"[Gandalf:]-Quer dizer então que você pretende continuar com seu plano?
    [Bilbo]-Pretendo. Tomei a decisão há alguns meses, e não mudei de idéia"

bom, como a decisao eh de longa data, e gandalf visita o condado esporadicamente, bilbo contou a ele...

essa historia de gandalf conversando com mariposa e conversa telepatica entre elfos eh coisa do filme... no livro o radagast manda o Gwaihir pra Orthanc pq após notificar Gandalf de que Saruman queria falar com ele, Gandalf pede que Radagast mande notícias para Orthanc... Gwaihir vai lá sem pretenção alguma e salva gandalf... nada de conversas com mariposas =)

Compartilhar