• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Correção de Word para Quenya e Sindarin

Eu estava pensando em fazer essa pergunta no Línguas, mas acho que seria meio inadequada, além de ter ficado com vergonha. Mas lá vai: existe algum corretor ortográfico e gramático de Word para as línguas Quenya e Sindarin?
 
Não fique com vergonha, cara. 8-)

Eu acredito que não exista corretor ortográfico não. As línguas não são tão bem definidas como se pensa, e não existe nenhum livro unindo todas as regras de linguagem.

Isso eu digo baseado numa matéria do Deriel na Universo Fantástico de um tempo atrás. Mas posso estar enganado. :mrgreen:
 
Eu acredito que não exista corretor ortográfico não. As línguas não são tão bem definidas como se pensa, e não existe nenhum livro unindo todas as regras de linguagem.

O cara disse tudo.

Don`t fear the eyes of the Dark Lord
 
Gildor disse:
Não fique com vergonha, cara. 8-)

Eu acredito que não exista corretor ortográfico não. As línguas não são tão bem definidas como se pensa, e não existe nenhum livro unindo todas as regras de linguagem.

Isso eu digo baseado numa matéria do Deriel na Universo Fantástico de um tempo atrás. Mas posso estar enganado. :mrgreen:

Tá bom, então não vou ficar mais. :mrgreen:

Que pena, seria uma ferramenta valiosa. Tudo bem, o Word é um bug, o corretor nunca funciona direito, mas seria uma bela ajuda. Mas eu pensei que a gramática dessas línguas fosse mais bem definida, visto o curso de Quenya que eu andei dando uma olhadinha. :wink:
 
Meu amigo Fabio disse:
Empecilho 1- Incompletude. Tolkien não a terminou [gramática do Quenya] e sequer sabemos se tinha aintenção de realmente completá-la. Na prática só podemos intuí-la, num processo bastante semelhante a decifração de um código, deuma maneira rasa e cheia de dúvidas e achismos, uma vez que os exemplos e explicações deixados por Tolkien são poucos. Atualmente temos um razoável conhecimento das construções mais comuns do Quenya (logicamente as que possuem mais exemplos), o que nos permite alguma liberdade de criação no momento artesanal de construirmos sentenças e palavras, mas não temos, nem temos como vir a ter, com o material que dispomos, de uma "Gramática do Quenya".

(existem algumas tentativas nesse sentido, de estudiosos, mas todas esbarram nos mesmos problemas. Um dos mais conhecidos é o "Introduction to Elvish", de Jim Allan)

:mrgreen:
 
E quanto ao corretor ortográfico? Parece-me que temos uma lista bastante grande de palavras em Quenya. E ainda que não saibamos tudo sobe a gramática e as inflexões dessas palavras, será que não seria possível ao menos um corretor ortográfico?
 
Poderíamos mandar a sugestão pra Microsoft...

A microsoft mal da conta do windows... aeuaheuaeuhaue mas seria realmente algo interessante... quem sabe alguem do forum (ou fora dele) possa criar esse add-on... mas axo q seria algo meio dificil....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo