1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Corpo físico de Sauron

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Ishtar Lillith, 3 Mar 2007.

  1. Ishtar Lillith

    Ishtar Lillith Usuário

    Gente, Sauron tinha algum corpo físico? Pq ele aparecia como a forma do "olho" ? E li em algum lugar que nas eras mais antigas ele tinha outras formas, tipo lobo e serpente, isso é correto? :think:
     
  2. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Sauron possuia corpo físico, um fána [como todo Maia], com forma, e além disso era passível de mutações. Ele pôde transformar-se em Lobisomem [Lobo-Sauron], ao apresentar-se contra Huan em Taur-in-Gaurhoth, ao ser preso pelas mandíbulas do Cão de Valinor, mudou sua forma para serpente, ainda não conseguindo se livrar, Lúthien o fez ceder o comando de sua torre para não perder seu corpo, após solto assume a forma de um vampiro a parte voando a gotejar sangue pelas feridas. Ele também foi visto numa forma agradável aos povos livres quando necessário, quando punha em prática o plano da forjadura do Um Anel, apareceu sob a forma de Annatar, Senhor dos Presentes (possivelmente um belo elfo).
    Após o cataclisma e fim de Númenor, Sauron, que é tragado pelas águas e abatido pela fúria do Único, é desnudo. Ele é mais uma vez incorporado, mas sem a possibilidade de forjar uma falsa beleza a vistas alheias.
    Após sua derrota na Batalha da Última Aliança em 3441 da Segunda Era, ele perde a habilidade de usar um fána distinto e corpóreo.

    Abraços.
     
    Última edição: 3 Mar 2007
  3. Tapio

    Tapio Usuário

    Sauron podia assumir uma forma corporal, como todos os Ainur, mas foi perdendo essa habilidade com o decorrer dos anos. Porque só se pode assumir uma forma imaginando essa mesma antes, e no pensamento de Sauron(e de seu mestre também) só tinha espaço para a escuridão. A partir disso ele não pode aparentar outra forma que não a de um senhor cruel e escuro, e nem isso depois de perder o anel. Em oportunidades anteriores, assumiu diversas formas, muitas vezes como lobisomem(o conceito de lobisomem segundo tolkien é outro), e algumas vezes como um senhor respeitável(Annatar).
    Se não ficou confuso, espero ter ajudado.


    mais uma coisa!
    o que eu disse é o que o Aracano disse, com algumas coisas a mais e outras a menos, mas na essência é igual.
     
  4. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Sim, assim como disse e bem lembrado, o caro amigo Tapio, a questão de Melkor e seu niilismo, a dissipação de seu poder a seus servos, e a crescente idéia de apenas destruir ou desfigurar Arda, faz com que Melkor perca a possibilidade de se materializar de forma bela, e Sauron, apesar das diferenças que tinha com relação a seu Mestre [de fato ele pregava o ateísmo como forma de manipular os menos favorecidos ou descontentes, mas em sua mente, diferente do puro niilismo de seus Mestre, cria em Melkor enquanto Divindade, e manteve o pensamento voltado de certa forma há uma vingança pessoal atrelada ao temor que sentia por Melkor].
    Seu domínio prático perdurou de forma mais decisiva na Segunda e Terceira Era, devido a esses quesitos secundários, mas que marcaram a diferença entre o Primeiro e Soberbo Senhor do Escuro, e do Segundo e Estratagista.
    Vejo que tomamos quase outro rumo, mas foi complementar, e interessante chegar nesse ponto, tanto para explicar sobre as formas, quanto a essência de Sauron.

    Abraços.
     
    Última edição: 3 Mar 2007
  5. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Quanto ao "olho": muita gente faz confusão com isso devido aos filmes, em que, achando necessário dar uma forma física ao principal vilão da história, Peter Jackson e a sua equipa de argumentistas o personificaram na forma de um grande olho. Isto não é o que acontece na obra. De facto, é mencionado várias vezes um "olho" que tudo vigiava, principalmente por Frodo, em situações de maior pressão. O que acontece é que esse "olho" não existia realmente, pelo menos como é retratado no filme - o "olho" era sim algo simbólico, que representava a capacidade do Senhor Escuro de tudo saber e tudo conseguir ver - o que se devia ao Palantir que possuía, em Barad-dûr. Quando Frodo diz sentir "um grande e flamejante olho" sobre si, estava na realidade e sentir a presença do Olho de Sauron, a Palantir, tentando vê-lo. Não havia realmente um olho de fogo, mas sim um olho através do qual Sauron via toda a Terra Média.

    Em vez desse olho, Sauron tinha uma forma física "normal", provavelmente horrível à vista, pois havia perdido desde o afundamento de Númenor a capacidade de adoptar uma forma agradável à vista, como havia feito enquanto Anatar.
     
  6. rafaellotr

    rafaellotr Usuário

    varias formas q loko
     
  7. A Arlequina

    A Arlequina Sumida e inconstante

    Foi bom enfatizar esse detalhe.Eu havia imaginado uma forma física bonita,mas decadente,mas todos os argumentos daqui me convenceram do contrário.
    Aliás,ele nem precisava exibir uma bela aparência,já que a forma que ele usava p/ dominar ,na época,era o medo,não a persuasão.
     
  8. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    E ele não tinha um dedo em uma das mãos (a direita).
     
  9. grlopez

    grlopez Usuário

    Tinha sim olho de fogo, não tome este caminho que isso é ponto pacífico. Que Sauron tinha a forma de um olho sempre atento.

    Agora me surge a dúvida pois sei que Sauron tinha forma física e ainda por cima uma forma física terrível e superior a de um homem. No entanto, sabemos que ele também estava deformado. Sabemos também do olho. Afinal o que que o cara era???
     
  10. Tapio

    Tapio Usuário

    Era um Maia!:beam:


    EDIT: a sério, leia o meu post e os do amigo Erutercáno aí em cima, e veja se conseguiu entender.
     
  11. Istui Gil-Eredh

    Istui Gil-Eredh Elder Elda

    Tipo, Erutercáno sou eu, no Orkut. O post é do Aracáno Elessar.
    Ele se confundiu, nada pessoal Aracáno, aliás, isto é Arauto do Rei, não?
     
  12. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Leia o tópico. :roll: Sauron era um maia que possuía um fána. O seu fána actual deveria ter uma forma semelhante à humana, com a particularidade de não ter um dedo na mão direita (o que é dito por Gollum). O olho não existia realmente, era simbólico (ou, de um certo ponto de vista, podemos considerar o olho como sendo o palantir de Barad-dûr).
     
  13. Loreley

    Loreley Desecration Smile

    Como o 10º falou, o olho era algo simbólico. Tolkien se baseu em lendas primitivas onde constavam deuses de um olho só, que eram capazes de enxergar tudo. Ele, na maioria das vezes, aparecia como olho, mais ele tinha corpo (e um dedo a menos)
     
  14. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche


    Aracáno é a forma quenya de "Rei Valoroso", sendo Ara- (rei; aran) e cánë "valoroso", com a desinência nominal -o. O equivalente ao sindarin Aragorn (ara- "rei" + gorn "valoroso").

    Abraços. =]
     
  15. Tapio

    Tapio Usuário

    Foi mal a confusão, é nisso que dá olhar muitas coisas ao mesmo tempo... acabei juntando o nick do Istimo no Orkut com seu nome, Aracáno, mil desculpas...:oops:
     
  16. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Por favor, não são necessárias desculpas.
    De forma alguma me ofendi, ou algo do tipo. Nem sequer havia reparado.
    Apenas respondi a questão sobre a o significado de Aracáno.
    Está tudo bem, e a discussão muito proveitosa. =]

    Abraços.
     
  17. Ishtar Lillith

    Ishtar Lillith Usuário

    Vlw pessoal, agora consegui entender certinho =)
     
  18. Lomion

    Lomion Usuário

    Ele como qualquer Maia tinha um corpo formado pela materia de q Arda e feita, mas com o passar dos seculos ele como Morgoth perdeu a capaciade de mudanção e de poder ficar invisivel, ficando limitado a ultima forma assumida que era a de uma armadura de batalha, e depois que Isildor lhe tirou o anel ele perdeu a forma e se restringiu a somente o olho que fica onde ainda haveria poderes antigos remanescentes de eras passadas que provavelmente facilitaram a criação de seu olho que mesmo assim levou um tempão pra se completar e ativar os espectros.
     
  19. Tapio

    Tapio Usuário

    Cara, lê o tópico... O 10º já explicitou o que pode ser tirado da obra, essa parada do Olho é metáfora...
     
  20. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    E, como disse a nossa cara Ishtar, ela já entendeu o assunto.

    Abraços.
     

Compartilhar