• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cordel do Fogo Encantado

Goba

luszt
Porque não falar em teatro? Que tal uma peça musical? É... um musical que une literatura de cordel à samba e ritmo nordestinos. E que tal descobrir que isso existe, e que o Naná Vasconcelos (é, ele) deu apoio pra essa banda gravar seu primeiro álbum?

Ótimo, podemos começar a falar de Cordel do Fogo Encantado. :D

O grupo em si começou a trabalhar em 1997, mas foi só em 2001 com o apoio do Naná que eles gravaram seu primeiro CD, que a banda define como "a invocação para um dia líquido." O principal compositor (e vocalista) Lirinha (Lira Paes) utiliza-se vastamente das tradicionais literaturas de cordel nordestinas, usando trechos de poesias já compostas desse estilo e também de ditos populares, com autores tão conhecidos como o do saci.

É forte a participação da percursão nas músicas, que não diminui a participação do violão e muito menos a participação chocante dos vocais. Os temas rondam a mística nordestina, e transitam de mitologia a crítica social ácida com muita naturalidade.

Vale notar o quão estrondosa é a banda ao vivo. A energia de Lirinha é única para os shows, que acabam se tornando teatrais, unida a virtuosidade dos músicos, o que causa uma real transcedência dos limites musicais do show. Psicodélico é uma adjetivo modesto (e importado demais) pra definir a banda ao vivo.

Cordel do Fogo Encantado é:

Lira Paes – voz e pandeiro.
Clayton Barros – violão e voz.
Emerson Calado – percussão e voz.
Nego Henrique – percussão e voz.
Rafa Almeida – percussão e voz.

Espero que gostem desse circo sem futuro. :wink:
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    18,3 KB · Visualizações: 43
  • 15.jpg
    15.jpg
    44,1 KB · Visualizações: 52
  • Cordel_DVD_113.jpg
    Cordel_DVD_113.jpg
    41,5 KB · Visualizações: 66
Eu vi um show deles em Santo André a algumas semanas e...

FODA


Algo assim fora desse planeta!!!

E eles vão lançar MTV Apresenta Cordel do Fogo Encantado e mostra tudo que a banda faz no palco desde seus grandes cenários até as maquiagens improvisadas.

Simplesmente foda.

Não vou indicar músicas, puxem TODAS.
 
Mullets, eles já lançaram o DVD, tá disponível em um monte de site de compra já. :wink:

E é difícil indicar qual álbum é melhor que o outro, quais músicas devem ser puladas. Colocar a mão em ambos os álbuns e ouvi-los de cabo a rabo algumas boas vezes seria o mínimo a se recomendar. :mrgreen:
 
eu vi um show deles aqui em recife no carnaval do ano passado, muito bom.

esse ano eles tocam denovo no reveillon, talvez dê pra eu assistir.

é brutal como a banda evoluiu desde o show que eu vi em fev. de 2004 pra o de out. de 2005 em são paulo.
 
Eu gostei de "Chover".

Claro, meu interesse em uma versão orquestrada de "Chover" foi evidente desde a primeira vez que a ouvi...
 
A falta de organização em um festival daqui me fez perder um show deles. Mas um dia eu consigo ver ao vivo, por que no cd eles já são muito bons.
 
Acabei de voltar de um show deles, o primeiro que eu vi ao vivo (outros era só gravações). Tenho dito uma coisa: quem ainda não os viu em palco, arranje alguma maneira de vê-los. Foi o melhor show de banda nacional que eu já fui, e está entre os melhores espetáculos que eu já vi. Vão atrás, sério. Depois eu faço uma análise mais completa.
 
lembro de um festival de inverno que fui lá em garanhuns, o primeiro show "grande" deles, e nem cd tinham gravado.
quando anuciaram a banda, todo mundo saiu do lugar, mas ainda bem que eu fiquei, porque desde aqueles tempos a banda era boa, e lirinha sempre muito simpático (e louco).
agora está muito melhor, com muito mais arranjos, e nunca mais tocaram em Recife =~
 
Sempre ouvi falar do Lirinha, que ele é um ótimo compositor e tlaz, mas não sabia da existencia dessa banda. Vou ver se arrumo um cd para comprar.
 
Eu nem cheguei a ouvir CD, nada antes. Minha vizinha me enchia o saco pra ver essa banda e pra minha grata surpresa foi bem interessante.

Editado pela Moderação: Pirataria nom pode!
 
Última edição por um moderador:
eu fui ver um show deles no circo voador apenas tendo ouvido falar.

quando me descolaram um ingresso eu perguntei 'essa banda toca o q'?

é simplesmente mágico.

E no começo de tudo, já se fazia o Som!!
 
...a primeira vez que os ví foi há 2 anos, em um festival de bonecos em minha cidade. O show foi maravilhoso, no meio de uma praça, onde ele desceu do palco pra recitar poesias e fazia com que as pessoas tb recitassem suas poesias.... :joy:
foi uma loucura...

Talvez o mais marcante foi a música "chover" sendo cantada literalmente debaixo de chuva! :grinlove:

De lá pra cá, o Lirinha já veio algumas vezes... na última, deu workshop sobre Cultura Regional, com Ariano Suassuna. :joy: perfeito!

...sou fã das músicas, mas não há uma tão perfeita quanto Testamento da Ira. :cerva:

...alguém aí conhece O Teatro Mágico???
 
E lançou CD novo. :mrgreen:

O trabalho novo chama-se Transfiguração, foi lançado 15/09 e, segundo a banda, é mais focado na parte musical do que na parte cênica, elementos que compõem o Cordel do Fogo Encantado. E isso representa uma grande mudança no que é o Cordel, que sempre foi centrado em fazer músicais à partir da parte cênica, se dando mais importante à reação da platéia com a parte teatral. Agora a coisa parece estar diferente.

O site, além de estar com uma prévia do que será a cara nova dele, conta com três músicas desse novo álbum, as três com subtítulos que remetem à livros, tanto nacionais como internacionais (como no subtítulo O Barão nas Árvores, que remete à Ítalo Calvino).

Se tudo der certo minha cópia desse CD chega em não muito tempo.

Enfim, recomendado. :D
 
é legal o novo cd. é diferente, mas ainda é nitidamente cordel.

como bem definiu uma guria que conheço : 'fudeu, esse cara tá nitidamente apaixonado. porra"
 
É, eu gostei do CD novo também. Eles abriram um espaço maior pra música, o que ficou muito interessante, na maior parte das músicas. E a força do Cordel tá lá ainda.

Tonho Hammond disse:
como bem definiu uma guria que conheço : 'fudeu, esse cara tá nitidamente apaixonado. porra"

:lol: Boa definição mesmo.
 
poxa... sera que a unik pessoa que nunk foi em um show deles sou eu :(

aaaa... mas eu ja vi o dvd heehe... \\o
muuuito bom, precisamos de mais bandas assim... com cultura pra mostrar e mostrar bem mostrado.
 
Ouví o cd novo... Transfiguração ...achei tão estranho no início, mas como já foi dito, não deixa de ser Cordel... a essência continua nas batidas, nas rimas... só sentí falta da euforia que retratava a miséria e "causos nordestinos". Mas nesse cd eles souberam retratar a paixão como em nenhum outro!!! :cerva:

resumindo: tá lindo!!!

"vou, vou pregar na parede um pedaço de céu que você me mandou" - Lirinha

Goba...vc conhece PLAP [Pedro Luis e a Parede] ou O Teatro Mágico? ...talvez vc tb goste. ;)
 
Última edição:
Pedro Luis eu conheço.
Teatro Mágico eu tô começando a conhecer, mas já me recomendaram bem.

Valeu pelas dicas. :D
 
a) Quem Diabos é Naná?
b) Sim, é muuuito bom, interessante, diferente, mixamente original :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo