1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Copyleft, copyright, patentes etc

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por harmien, 27 Nov 2004.

1. harmien

harmien Usuário

Copyright é política que protege os velhos e já conhecidos direitos autorais, impedindo qualquer tipo de cópia ou utilização não-autorizada; segue na mesma linha das patentes de remédios e etc. Seguindo o sentido contrário, há o Copyleft - num trocadilho com o "right" - que extinguiria praticamente qualquer exigência. Não seria necessário citar autor, e acabariam-se as restrições quanto as reproduções: filmes, livros, todo tipo de obra. Atualmente, fica à cargo do autor optar.
    Blá-blá-blá, acho que vcs todos já sabem disso tudo, melhor pular pra parte da discussão. Mas e aí, os direitos autorais são realmente intrísecos à um desenvolvimento significativo? A idéia é a de que só funcionamos com estímulos. Quando digo estímulo, estou falando de grana. E, se realmente isso for verdade, assim se estagnará o desenvolvimento, se acabarmos com as patentes e direitos autorais? As patentes geram grana. Uma empresa, se tiver um projeto bem-sucedido, pode cobrar uma fortuna por um remédio com uma cura inédita. Pensem no dinheiro que geraria a cura para a Aids, na mão de uma só empresa. É, claro, pensem, por outro lado, nos milhares de africanos infectados, que caem como moscas. As patentes encheriam os bolsos daqueles que investiram pesadamente e trabalharam duro. As patentes restringem a cura aos ricos: praticamente nenhum daqueles africanos terá acesso. Mas sem a grana que geram, será que teríamos alcançado a tal cura?
    O direito de patente é legítimo?

Copyright X Copyleft
    Patente X Quebra de Patente

(alterado para: texto em tamanho legivel e que não cansa a vista para ler)

2. Ephemera

Ephemera Usuário

Na minha opinião existem casos e casos. Por exemplo, o copyright de um livro, tudo bem a meu ver, a pessoa teve o trabalho de escrever o livro, usou simplesmente sua imaginação e quer expor aquilo aos outros, estes outros são pessoas do mundo todo. O unico objetivo dela querer expor a sua obra a um bando de gente que ela sequer conhece é a obtenção de lucros, então é obvio que ela exija o copyright, neste caso eu acho que tudo bem.

O segundo caso é querer cobrar os direitos em cima de medicamentos, aí estão brincando com vidas, isso não é nem um pouco legal, mas infelizmente no mundo de hoje lidamos com situacoes como essa, eu caio pra traz toda vez que vejo alguem tomando um antibiotico de R$100,00, isso um simples antibiotico, imaginem então o preço de um remédio que acabaria com a AIDS! Este remédio, se um dia aparecer, pode ter certeza que estará restrito a uma minoria milionaria, pelo menos nos primeiros anos de sua existencia.

Mas como você disse no seu post harmien, as pessoas que inventaram estes remédios precisam reaver o dinheiro que gastaram com pesquisas para inventá-lo, e pode crer que não é pouco investimento que rola por traz disso não, sem o lucro posterior, ninguém arriscaria em investir nessas coisas.

3. Dark Light

Dark Light Eu mato quem for um

ã. harmien. documentos (ou qq outra coisa) "copylefted" ainda possuem exigencias sobre citar o autor, por exemplo. mas não é necessário pagar royalites (se escreve assim msm? :P) e não há nenhuma restrição de cópia/uso/etc. vc pode usar para o que quiser e como quiser, mas pode haver algumas exigencias como citar o autor :roll: (no fundo, um copyleft ainda é um copyright, só é mais ameno que as licensas normais :P )

olha.. eu acho que é possível o desenvolvimento continuar sem as tais patentes/copyright/etc. :think: basta que exista outro meio do povo ganhar $ em cima desse trabalho. um exemplo é esse tal de software livre, que o povim que criou esse tal de copyleft fez. mas bem, a verdade é que os programadores ganham menos com isso :?

4. harmien

harmien Usuário

É, o lance do software livre é bem interessante. Pena que não dá pra se estender até as patentes de medicamentos.

5. dermeister

dermeister Ent cara-de-pau

Compartilhar