• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copyleft, copyright, patentes etc

harmien

Usuário
Copyright é política que protege os velhos e já conhecidos direitos autorais, impedindo qualquer tipo de cópia ou utilização não-autorizada; segue na mesma linha das patentes de remédios e etc. Seguindo o sentido contrário, há o Copyleft - num trocadilho com o "right" - que extinguiria praticamente qualquer exigência. Não seria necessário citar autor, e acabariam-se as restrições quanto as reproduções: filmes, livros, todo tipo de obra. Atualmente, fica à cargo do autor optar.
Blá-blá-blá, acho que vcs todos já sabem disso tudo, melhor pular pra parte da discussão. Mas e aí, os direitos autorais são realmente intrísecos à um desenvolvimento significativo? A idéia é a de que só funcionamos com estímulos. Quando digo estímulo, estou falando de grana. E, se realmente isso for verdade, assim se estagnará o desenvolvimento, se acabarmos com as patentes e direitos autorais? As patentes geram grana. Uma empresa, se tiver um projeto bem-sucedido, pode cobrar uma fortuna por um remédio com uma cura inédita. Pensem no dinheiro que geraria a cura para a Aids, na mão de uma só empresa. É, claro, pensem, por outro lado, nos milhares de africanos infectados, que caem como moscas. As patentes encheriam os bolsos daqueles que investiram pesadamente e trabalharam duro. As patentes restringem a cura aos ricos: praticamente nenhum daqueles africanos terá acesso. Mas sem a grana que geram, será que teríamos alcançado a tal cura?
O direito de patente é legítimo?

Copyright X Copyleft
Patente X Quebra de Patente



(alterado para: texto em tamanho legivel e que não cansa a vista para ler)
 
Na minha opinião existem casos e casos. Por exemplo, o copyright de um livro, tudo bem a meu ver, a pessoa teve o trabalho de escrever o livro, usou simplesmente sua imaginação e quer expor aquilo aos outros, estes outros são pessoas do mundo todo. O unico objetivo dela querer expor a sua obra a um bando de gente que ela sequer conhece é a obtenção de lucros, então é obvio que ela exija o copyright, neste caso eu acho que tudo bem.

O segundo caso é querer cobrar os direitos em cima de medicamentos, aí estão brincando com vidas, isso não é nem um pouco legal, mas infelizmente no mundo de hoje lidamos com situacoes como essa, eu caio pra traz toda vez que vejo alguem tomando um antibiotico de R$100,00, isso um simples antibiotico, imaginem então o preço de um remédio que acabaria com a AIDS! Este remédio, se um dia aparecer, pode ter certeza que estará restrito a uma minoria milionaria, pelo menos nos primeiros anos de sua existencia.

Mas como você disse no seu post harmien, as pessoas que inventaram estes remédios precisam reaver o dinheiro que gastaram com pesquisas para inventá-lo, e pode crer que não é pouco investimento que rola por traz disso não, sem o lucro posterior, ninguém arriscaria em investir nessas coisas.
 
ã. harmien. documentos (ou qq outra coisa) "copylefted" ainda possuem exigencias sobre citar o autor, por exemplo. mas não é necessário pagar royalites (se escreve assim msm? :P) e não há nenhuma restrição de cópia/uso/etc. vc pode usar para o que quiser e como quiser, mas pode haver algumas exigencias como citar o autor :roll: (no fundo, um copyleft ainda é um copyright, só é mais ameno que as licensas normais :P )

olha.. eu acho que é possível o desenvolvimento continuar sem as tais patentes/copyright/etc. :think: basta que exista outro meio do povo ganhar $ em cima desse trabalho. um exemplo é esse tal de software livre, que o povim que criou esse tal de copyleft fez. mas bem, a verdade é que os programadores ganham menos com isso :?
 
Dark Light disse:
olha.. eu acho que é possível o desenvolvimento continuar sem as tais patentes/copyright/etc. :think: basta que exista outro meio do povo ganhar $ em cima desse trabalho. um exemplo é esse tal de software livre, que o povim que criou esse tal de copyleft fez. mas bem, a verdade é que os programadores ganham menos com isso :?

É, o lance do software livre é bem interessante. Pena que não dá pra se estender até as patentes de medicamentos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo