• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa Sulamericana 2006

Mas pode passar 100 anos que enquanto for apenas um torneio caça-niquel misturando times de camisa com outros inexpressivos continuará sem sal e sem graça.


Sim, boa é a CONMEBOL né....que, tirando um ou outro, nem TIMES GRANDES haviam...e só haviam GRANDES CLASSICOS do naipe de ATL MINEIRO X ROSARIO CENTRAL (Esse era o GRANDE JOGO da conmebol) e PENAROL X EXPRESSINHO DO SAO PAULO....hahahahaha...FAZ-ME RIR...

E é OBVIO que eu acompanhava futebol na época...e é FATO que só o ATL MINEIRO, o ROSARIO CENTRAL e TALVEZ o LANUS que levavam publico pra esse torneio...talvez pq não estivessesm, a nivel nacinal, disputando mais nada MESMO>>.então não custava nada ganhar o torneio...

E concordo com o FUSA...vc é muito ELITISTA...

Quer dizer que o CERTO é fazer um CLUBE DO BOLINHA (O presidente do Internacional uma vez falou que a SUPERCOPA era o "CLUBE DO BOLINHA" da américa do sul e eu MORRI DE RIR...pq É VERDADE...hehehe :lol: ) com classificação baseada apenas na LIBERTADORES, sem dar NUNCA a chance de médios times CRESCEREM e GANHAREM EXPERIÊCIA INTERNACIONAL?? É ISSO que você defende?

Tudo bem, como vc mesmo diz, pode ESPERNEAR, SAPATEAR, MOSTAR O GUINESS BOOK PRO PAPA...mas eu NAO CONCORDO com a criação de MAIS UM "Clube do BOLINHA"

Assim como está, com regras CLARAS de classificação e ABERTO Á TODOS está ótimo.

Você é o atual campeão do seu PAIS? VEM PRA SUL AMERICANA.
Você teve apenas uma classificação RAZOAVEL no seu pais? VEM PRA SUL AMERICANA!
Você é o ATUAL CAMPEÃO DO TORNEIO? ENTAO VEM DE NOVO!
Você é um clube CONVIDADO da CONCACAF? ENTÂO VEM TAMBÉM!

Assim está EXCELENTE!

Ninguem quer mais ver pela MILESIMA VEZ COLO COLO X CRUZEIRO e Sâo Paulo X BOCA JUNIORS, e OLIMPIA X PENAROL e outras SAUDOSICES SEM SENTIDO do CLUBE DO BOLINHA...........
 
Quer dizer que o CERTO é fazer um CLUBE DO BOLINHA (O presidente do Internacional uma vez falou que a SUPERCOPA era o "CLUBE DO BOLINHA" da américa do sul e eu MORRI DE RIR...pq É VERDADE...hehehe :lol: ) com classificação baseada apenas na LIBERTADORES, sem dar NUNCA a chance de médios times CRESCEREM e GANHAREM EXPERIÊCIA INTERNACIONAL?? É ISSO que você defende?

É por essas e outras que durante décadas vcs mereceram o rótulo de "Interegional" vendo durante décadas o Grêmio com um espaço enorme na midia jogando APENAS os maiores classicos do continente enquanto o Inter era um desconhecido time do Paraguay como disse o pres. do Boca ao enfrenta-los pela primeira vez. :lol:

E quem reclama de elite é no minimo hipócrita porque temos 3 divisões de elite no campeonato brasileiro com suas devidas cotas de transmissão.

Eu sou da opinião que o futebol sulamericano aplicando critério técnico poderia muito bem ter divisões, E no caso da Supercopa já expliquei que não defendo o critério de ser apenas campeões pois o Peñarol, o Independiente e o Olimpia hoje tão caindo aos pedaços mas usando um ranking técnico como já expliquei e quem estiver mal, saí dessa "elite" e disputa a série B que no caso seria essa sulamericana. Quem ganhar ela vai pra Supercopa no ano seguinte. Fico claro agora?

Leia direito o que escrevi nessa analise e veja aonde existe clube do bolinha quando defendo um critério técnico pros dois torneios. Seria um baita atrativo e todo clube seja campeão ou não da libertadores faria de tudo pra se manter nessa elite.

Quando comentei daquele amistoso Peñarol x Flamengo é justamente isso que não quero numa Supercopa. Uma pelada de "luxo" com times decadentes e estádio completamente vazio. Nunca vi a Globo pagar um mico tão grande como esse.
 
Última edição:
"É por essas e outras que durante décadas vcs mereceram o rótulo de "Interegional" vendo durante décadas o Grêmio com um espaço enorme na midia jogando APENAS os maiores classicos do continente enquanto o Inter era um desconhecido time do Paraguay como disse o pres. do Boca ao enfrenta-los pela primeira vez. "

Ele não desiste nunca...mas eu MENOS AINDA...

Em primeiro lugar, essa do presidente do BOCA é LENDA, o cara JAMAIS disse isso...não existe em NENHUM LUGAR um audio disso, ou texto, ou COISA NENHUMA...não sei DE ONDE os gremistas tiraram essa...

AH...agora ele começou o ATAQUE GRATUITO...agora ele começou com INTERREGIONAL e não sei o que...não tá conseguindo manter o foco na DISCUSSÃO filho?

Você está criando CLUBE DO BOLINHA SIM (e não adianta ficar BRABINHO chamado o Inter de regional filho...o PEQUENO TIME REGIONAL do Inter calou a boca do PODEROSO SAO PAULO no seu "templo sagrado"...mas não ia SER GOLEADA? Não ia ser facil? hummm pois é...mas deixa pra lá...não tem a ver com o que estamos discutindo mesmo...e eu também não vou lhe ensinar sobre história do futebol brasileiro...era só o que me faltava...)

Quando você propoem DIVIDIR os clubes entre COPA CONMEBOL e SUPER COPA você está criando o CLUBE DO BOLINHA de novo...e, vou dizer mais uma vez, não adianta ficar brabinho pq ninguem quer ver o SÃO PAULO JOGANDO COM O FALIDO DO OLIMPIA PELA TAL SUPER COPA...isso ENCHEU O SACO. ERAM SEMPRE OS MESMOS JOGOS...SATURA, entende?

E outra coisa...o Internacional não deve nada pra clubes CAQUETICOS como o Argentinos Juniors, o Nacional de Medelín, o VELEZ SARSFIELD e o COLO COLO...só pra citar alguns que disputavam a "poderosa" super copa...o Internacional, em termos de estrutura, patrimônio, HISTÓRIA é maior que TODOS ESSES AI que eu citei e que eram do "clube do bolinha"...

Entenda simplesmente que NAO É JUSTO você fazer um torneio so pra "queridinhos" ..."Ai, você não ganhou a libertadores...você é feio...não quero brincar com você...UIIII"

QUE COISA MAIS APATETADA, com TODO O RESPEITO...

PS: O Grêmio não é, nunca foi e NUNCA SERÁ maior que o Internacional... (e a recíproca é verdadeira, claro. Os dois clubes são DEPENDENTES entre si, e um não EXISTIRIA sem o outro...esse seu cometário sobre as décadas passadas do Inter, portanto, simplesmente NAO FAZ SENTIDO).
 
Sem querer intrometer nem nada, mas Sazan não me pareceu em nenhum momento que o Fúria estava apelando e saindo do rumo da discussão. Muito menos fazendo um ataque gratuito.

E eu nem conheço o Fúria, e até não gosto muito de São Paulinos por causa de um ou outro membro desse fórum (não é ele, diga-se de passagem).
 
Eu só puxei essa do regional porque essa declaração do presidente do Inter é digna de torcedor de time regional que pensa pequeno, desdenhando um torneio que financeiramente era aquilo que todos sonhavam e que ninguém conseguiu repetir coisa melhor. Era só ver que enquanto a Supercopa existia o Flamengo bem ou mal ainda conseguia se manter e pagar suas contas. Depois coincidência ou não tá nesse limbo que todos conhecem.

E eu expus claramente no texto que não defendo elitização pura e simples e sim 2 torneios com critério técnico, mas o gênio da lâmpada Shazan continua achando que defendo clube fechado do bolinha, então não digo mais nada, hehe. Cada um que fique com a sua opinião

Só digo uma coisa, se ousar entrar nessa comunidade do Orkut dos campeões da Libertadores e ousar falar uma sílaba mal da Supercopa a comunidade inteira descerá com RAZÃO o sarrafo em cima de ti, hehehe.

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2459626

Retomando o tópico o Nacional eliminou o Boca :joy: e Atlético penou mas passou pelo River :roll: .

Pela minha infância em Curitiba lá eu sou Coxa então torcer pelo CAP como unico brasileiro vivo no torneio não dá. Prefiro o Nacional, pois torço demais que o futebol uruguaio se reerga e volte conquistar titulos, além de que uma final de Recopa entre Nacional e Inter seria a revanche de 80.
 
Bom, a MINHA OPINIÃO é que a supercopa era vantajosa mas os seus CRITERIOS DE CLASSIFICAÇÂO eram ALTAMENTE DISCUTIVEIS.


Se a "COMUNIDADE DO ORKUT DO CLUBE DO BOLINHA" não concorda com isso, não é problema meu. AZAR O DELES....é simplesmente a MINHA OPINIÃO...na SUA OPINIÂO e na OPINIÃO DELES, eu estou errado...tudo bem, respeito, mas CONTINUO com a MINHA opinião.

E ele FAZ SIM um ataque gratuíto quando DESVALORIZA o Internacional só porque eu NÃO CONCORDO COM ELE...fazer o que...Internacional, aliás, que NADA TEM A VER com essa discussão...eu só citei a declaração do pres. do Inter como exemplo...

AH! e é SAZAN, sem H...
 
Eu sou da opinião que o futebol sulamericano aplicando critério técnico poderia muito bem ter divisões, E no caso da Supercopa já expliquei que não defendo o critério de ser apenas campeões pois o Peñarol, o Independiente e o Olimpia hoje tão caindo aos pedaços mas usando um ranking técnico como já expliquei e quem estiver mal, saí dessa "elite" e disputa a série B que no caso seria essa sulamericana. Quem ganhar ela vai pra Supercopa no ano seguinte. Fico claro agora?
Vc então defende uma competição literalmente igual à Libertadores?
"Times não necessariamente campeões dela, mas que estão bem no momento". Isso é a Libertadores, oras.
E a Sul-Americana seria a série C na América do Sul e não a B segundo esse seu critério. E que a mataria lentamente já que teria que disputar a televisão contra essa nova SuperCopa (e todos sabemos que sem cota de televisão, competição nenhuma por aqui sobrevive).

Ah, e segundo aquela coisa que vc disse de 5 anos na Libertadores. O Olimpia taria nessa nova Supercopa já que não há muitos clubes por aqui que consigam manter grande regularidade. E aquele titulo em 2002 já serviria pra colocá-lo entre as cabeças.



Leia direito o que escrevi nessa analise e veja aonde existe clube do bolinha quando defendo um critério técnico pros dois torneios. Seria um baita atrativo e todo clube seja campeão ou não da libertadores faria de tudo pra se manter nessa elite.
Mas já existe uma divisão de "elite" por merecimento. Que é a Libertadores.
O que se poderia fazer, e aí é um caso a se estudar, é o campeão da Sul-Americana poder participar da Libertadores do ano seguinte.
Não vejo a necessidade de bagunçar o calendário criando-se mais uma competição totalmente igual à Libertadores. Ou uma elite por convite.
 
Fusa, os dois torneios que citei são pro 2° semestre e sem vaga pro Mundial. São competições pros times manterem o intercâmbio internacional com outros paises jogando clássicos importantes, ter renda, público e ganhar dinheiro coisa que os campeonatos nacionais dos seus paises não dão tanto. Quando a Supercopa e Copa Conmebol foram criadas era essa a intenção e vinha funcionando bem. Só erraram quando permitiram que os clubes disputassem as duas gerando aquela overdose de jogos.

O que mataria a Libertadores é se de repente o Mundial for ampliado e derem vaga pro campeão de outro torneio o que deixaria ela esvaziada. Por isso que ela sempre será a mais importante e mais nobre. Libertadores é e sempre será o caminho pra se chegar ao Mundial e não pra ser "serie A".

Quanto ao critério técnico pros outros torneios é obvio que sempre haverá algum time irregular, mas isso faz parte. É só olhar o nosso campeonato nacional de pontos corridos que o atual "campeão" brasileiro hoje tá lá embaixo e nos anos anteriores não vinha fazendo grande coisa. Em copas do mundo a mesma coisa. Uma seleção campeã do mundo do nada pode ficar ausente na edição seguinte.

E Sazammmm! Nada contra o Inter. Aliás desde que comecei a participar aqui sempre declarei que no Sul prefiro o Inter que o Grêmio, mas nunca deixei de citar que o que sempre ferrava seu clube era a filosofia de seus dirigentes de sempre pensar pequeno que é coisa de time regional. Agora que finalmente perdeu a virgindade internacional e se estruturou reconheço que isso acabou e espero que continue assim.
 
Última edição:
Fusa, os dois torneios que citei são pro 2° semestre e sem vaga pro Mundial. São competições pros times manterem o intercâmbio internacional com outros paises jogando clássicos importantes, ter renda, público e ganhar dinheiro coisa que os campeonatos nacionais dos seus paises não dão tanto. Quando a Supercopa e Copa Conmebol foram criadas era essa a intenção e vinha funcionando bem. Só erraram quando permitiram que os clubes disputassem as duas gerando aquela overdose de jogos.

O que mataria a Libertadores é se de repente o Mundial for ampliado e derem vaga pro campeão de outro torneio o que deixaria ela esvaziada. Por isso que ela sempre será a mais importante e mais nobre. Libertadores é e sempre será o caminho pra se chegar ao Mundial e não pra ser "serie A".
Eu não estou entendendo o seu reciocínio.

Seria que nem ter uma primeira divisão do Brasileirão sem nenhum objetivo a não ser "se manter na elite" e outro campeonato pra classificar todos os times para a Libertadores.
Não faz sentido.

E esse torneio teria que ser em pontos corridos com rebaixamento e promoção.
Senão a decisão de quem sairia e quem entraria acabaria tão obscura qto o critério de escolha de cabeças de chave da FIFA na Copa.
 
O que mataria a Libertadores é se de repente o Mundial for ampliado e derem vaga pro campeão de outro torneio o que deixaria ela esvaziada.

Não mataria a Libertadores simplesmente porque a Libertadores é mais importante que o Mundial.
 
Eu já não acho que seja assim.

Tanto que é só ver que ninguem nunca diz: "Rumo ao titulo das Américas". Mas sempre se diz: "Rumo à Tóquio".
A Libertadores não passa de uma eliminatórias para o Mundial para a maioria das pessoas (infelizmente, na minha opinião). Só que como só o vencedor se classifica (ao contrário das eliminatórias de seleções), a classificação necessariamente vem junto com o titulo.
 
Enquanto os europeus encararem o Mundial como um torneio amistoso de luxo que só serve pra atrapalhar o calendário deles (vide Liverpool ano passado, que 3 meses antes tava querendo dar pra trás porque ia ser prejudicado na Copa da Inglaterra), eu vou continuar considerando a Libertadores como o máximo que um time sulamericano pode alcançar.

Não que eu despreze o Mundial, mas acho besteira isso de encarar Tokyo (na verdade, Yokohama) como o grande centro do futebol interclubes internacional e negligenciar um título importante como Campeonato Brasileiro por causa de um jogo por causa de um jogo contra um time europeu que ta lá mais por obrigação do que por qualquer outro motivo.
 
A Sulamericana devia ser disputada juntamente com a Libertadores, como na Copa da UEFA.

Pronto.

Libertadores é o Sundae, o Mundial é apenas a cereja.
 
Última edição:
Enquanto os europeus encararem o Mundial como um torneio amistoso de luxo que só serve pra atrapalhar o calendário deles (vide Liverpool ano passado, que 3 meses antes tava querendo dar pra trás porque ia ser prejudicado na Copa da Inglaterra), eu vou continuar considerando a Libertadores como o máximo que um time sulamericano pode alcançar.

Não que eu despreze o Mundial, mas acho besteira isso de encarar Tokyo (na verdade, Yokohama) como o grande centro do futebol interclubes internacional e negligenciar um título importante como Campeonato Brasileiro por causa de um jogo por causa de um jogo contra um time europeu que ta lá mais por obrigação do que por qualquer outro motivo.
Concordo contigo (na verdade em parte. Eu acho as 2 competições igualmente importantes).
Mas não é o q ocorre.

Se a vaga do mundial for para mais outro sul-americano que não apenas o campeão da Libertadores, ela perderá muita força sim. Pra maior parte das pessoas.



A Sulamericana devia ser disputada juntamente com a Libertadores, como na Copa da UEFA.
Se for pra ser igual à Europa, as 2 competições (Libertadores e Sul-Americana) deveriam ser espalhada pela temporada inteira em vez de apenas meio ano.
 
Última edição:
Eu não estou entendendo o seu reciocínio.

Seria que nem ter uma primeira divisão do Brasileirão sem nenhum objetivo a não ser "se manter na elite" e outro campeonato pra classificar todos os times para a Libertadores.
Não faz sentido.

E esse torneio teria que ser em pontos corridos com rebaixamento e promoção.
Senão a decisão de quem sairia e quem entraria acabaria tão obscura qto o critério de escolha de cabeças de chave da FIFA na Copa.

Como vc mesmo disse em outro post, poderia-se pensar numa vaga pra Libertadores pra que essa sulamericana não fique algo morto que não leva a lugar algum e assim aquele time que ficou em 11° do brasileiro se quiser chegar ao mundial terá que passar por um degrau a mais. O que não dá (se o mundial vier a ser ampliado) é valer vaga direta porque senão ninguém precisará mais ficar entre os 4 melhores do brasileiro disputando um torneio teoricamente mais fraco.

Só que esses torneios de 2° semestre que foram bons de renda e público nos anos 90 (vide que o seu Flamengo não passou nem metade do aperto financeiro que passa hoje) se fazem necessários de alguma maneira. Hoje infelizmente a Libertadores sozinha não enche o bolso de ninguém.

Eu tomo como maior exemplo o Cruzeiro. Desde aquela libertadores de 76 o Cruzeiro ficou 15 anos sem ganhar nada de importante, nos anos 80 foi um zero a esquerda, completamente sumido da midia. Em minas o galo mineiro reinava absoluto até então.

Eis que logo que quando surgiu a Supercopa na época ninguém sabia que rumo esse torneio ia tomar e o Cruzeiro de inicio foi o unico brasileiro que acreditou no sucesso e com o time que tinha logo de cara chegou em 3 finais, com média de público absurda de mais de 70mil perdendo uma final e ganhando duas seguidas e com as cotas de TV e a premiação conseguiu depois de muito tempo terminar um ano em superávit financeiro que permitiu conseguir melhores patrocinios fazer melhores contratações e nisso deu até sorte de pegar o Ronaldo em inicio de carreira bem baratinho no S. Cristóvão e aí eles começaram aquela boa sequência de títulos de Copa do Brasil, Sul-Minas, Libertadores, etc.

Quando morei em BH em 2000 os Perrelas declararam publicamente numa mesa redonda local de lá que o que foi decisivo pro Cruzeiro voltar a ser novamente um time vencedor foi a Supercopa. Eles são taxativos em dizer que sem esse torneio o Cruzeiro continuaria ainda no limbo.
 
Última edição:
Então mas é disso que eu falei antes.

É um torneio pra alavancar clubes que não estavam merecendo e deixando o resto dos clubes, que mereceriam mais, no limbo (já que a Sul-Americana se tornaria um campeonato com 0,1% da importancia que tem hj e, provavelmente, caminharia para a extinção).

Se o Cruzeiro tava no limbo, não era por acaso. Assim como não é por acaso que hj em dia o Mengão tá no limbo.



O que falta pra gente é saber vender nossa mercadoria melhor e não ter dirigentes ladrões no comando (como milhões e milhões que sumiram qdo o Edmundo dos Santos Silva tava na presidencia do Mengão).
E não dá pra vender o campeonato se a cada 5 anos muda-se tudo e os próprios clubes desvalorizam o torneio. Isso é burrice pura da parte deles.

A FIFA teve que esperar até 54 pra Copa passar a ser algo realmente importante.
 
Engraçado que o FUSA resumiu TUDO o que eu disse.
TALVEZ ele tenha se expresssado MELHOR do que eu, mas o que eu QUIS DIZER é EXATAMENTE o que ele disse...

A discussão REAL nem é sobre a importância da Supercopa, mas sim que NÂO FAZ SENTIDO comparar a SUL AMERICANA (Que, para desesperos de muitos está COMEÇANDO A DAR CERTO...tudo bem, ta ENGATINHANDO ainda, mas tá melhorando a CADA ANO que passa...) com a FALIDA e RUDIMENTAR COPA CONMEBOL...esse é o ponto.

E que também os critérios de classificação da SUPERCOPA eram, no mínimo, QUESTIONÁVEIS. Pra dizer O MINIMO. Tudo bem, a competição é otima, é um sucesso, é maravilhosa, é recorde de publico, tudo bem, tudo bem, é EXCELENTE pra QUEM ESTA NELA, mas pra quem FICA OLHANDO não. É isso que eu quis dizer. A Supercopa não tinha um critério JUSTO na minha opinião.
O Amigo Fúria discorda dessa minha opinião, tudo bem, mas é o que EU acho.

Sobre o Inter...olha, realmente o Inter viveu um período GRAVISSIMO na sua hitória nos ultimos 10 ou 15 anos...o Internacional, se continuasse naquela BARCA FURADA com aqueles DIRIGENTES INCOMPETENTES, FATALMENTE estaria na SEGUNDA DIVISAO hoje (sim, pq era QUESTAO DE TEMPO pro inter cair com aquela mentalidade que imperava)

Não era nada de MENTALIDADE REGIONAL, até BEM PELO CONTRARIO. Por MANIA DE GRANDEZA EXAGERADA que o Inter QUASE FOI A INSOLVENCIA FINANCEIRA, pq trazia quatro ou cinco jogadores à peso de OURO, pagava salários ALTISSIMOS pra esses 5 ou 5, completava o resto do time com uma GURIZADA das categorias de base e com BRUCUTUS vindos do Interior do Paraná, São PAulo e Nordeste. REsultado? O Inter tinha uma folha de pagamento ENORME, os CRAQUES DE PESO (Na maioria jogadores em FIM DE CARREIRA que OUTRORA já haviam brilhado, "vulgos MEDALHÕES"
) não jogavam NADA, o Inter não conseguia formar um TIME DESCENTE, não ganhava NADA e só brigava PRA NÃO CAIR...

Foi quando o FERNANDO MIRANDA assumiu que a filosofia COMEÇOU A MUDAR...lógico que a curto prazo o resultado foi horrível, pq o Inter começou a trazer jogadores BARATINHOS e RUINS. Mas, no longo prazo, depois com Fernando Carvalho, o Inter passou a ter uma política de FUTEBOl COMEDIDA E AJUSTADA com a realidade do clube, o que acabou dando os resultados agora...aquela declaração do PAULO ROGÉRIO AMORETTY (Pres. do Inter na época em que era disputada a SUPERCOPA) é apenas uma OPINIÃO DELE sobre o torneio (da qual COMPARTILHO, diga-se) e nada tem a ver com rivalidade regionais e etc...o Fernando Carvalho já afirmou ser a favor da SUPERCOPA...isso, portanto, não é um pensamento DO CLUBE...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo