1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Copa do Nordeste 2013

Tópico em 'Esportes' iniciado por Fúria da cidade, 5 Jan 2013.

  1. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Unico regional entre estados que ainda se mantém firme no calendário abre a temporada dos times nordestinos.

    E nesse ano tá recebendo uma injeção maior de investimento na TV aberta, a Esporte Interativo, que embora ainda esteja bem longe de ser uma emissora de grande importância no mercado, ela conseguiu fechar parcerias com alguns canais a cabo pra transmitir num sistema parecido ao ppv, procurando assim tornar mais rentável ainda mais a visibilidade dos times nordestinos em nível nacional coisa que seria impossível com aqueles estaduaizinhos de merda que é a eterna e insistente preferência da Globo.

    Achei interessante a pretensão da Esporte Interativo em Sampa de almejar esse ano conseguir médias de audiência de 2 a 4 pontos, indices a principio modestos, mas que já seriam suficientes pra começar a incomodar a Band e levando em conta que a Grande SP é o maior quintal do Nordeste fora do Nordeste, se pegarmos apenas a Zona Leste de Sampa isso é mais que verdadeiro.

    Seria bem legal ver alguns barzinhos da ZL com as TVs sintonizada num Sport x Vitória, Bahia x Nautico pra assim de forma democratica contrabalancear a eterna lavagem cerebral que a Globo fez no povo nordestino impondo jogos do eixo rio-sp durante décadas.

    Nada mais justo essa oportunidade de maior visibilidade nacional pros times nordestinos. Embora eu acho limitada a qualidade das transmissões do EI, tomara que ocorra uma evolução e continue melhorando.

    Eriadan, Paraiba, Lyvio e demais o que esperam desse campeonato, não apenas pelo campeonato em si, mas também pela maior projeção em nivel nacional que os times do Nordeste terão?
     
  2. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Copa do Nordeste é uma bênção! Finalmente esse ano ela volta a ser jogada com os times mandando o que têm de melhor, já que os estaduais foram adaptados: Bahia e Vitória, por exemplo, já entram nas semi-finais do Baianinho - sim, é um diminutivo depreciativo: não prepara time nenhum para nada, nem mesmo os times menores do interior da Bahia para as Séries C e D.

    O Nordestão sempre foi um dos meus campeonatos favoritos, por causa dos vários jogos entre rivais (e não só o BaVi pega fogo, como o próprio duelo entre os leões rubro-negros) e porque - caindo na realidade do torcedor nordestino - é um campeonato de valor que meu time disputa com chances reais de ser campeão. Somos os únicos penta, a propósito. :assobio: Que venha nosso hexa!
     
  3. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    Esse Nordestão é interessante mesmo. Ótima oportunidade para os nordestinos terem visibilidade ao menos em sua região, que, se não rivaliza nem de perto em conquistas com o Centro-Sul, tem uma tradição do mesmo porte, com seus clássicos BaVi, entre os três do Recife, os dois de Fortaleza, o clássico de Natal, dentre outros.

    E o interessante é que há times tradicionais também fora das capitais, como os de Feira, os de Campina Grande e o ASA.

    Acho o torneio bem interessante e, se passar nos canais-padrão da TV paga, espero assistir uns jogos.
     
  4. Jeff Donizetti

    Jeff Donizetti Quid est veritas?

    Não devo acompanhar essa copa NE (talvez a final), mas gosto muito desse tipo de campeonato regional. Aliás, que falta faz um Rio-São Paulo, :roll:milhões de vezes mais interessante que paulistinhas ou copinhas rio/guanabara...
     
  5. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Do que eu vi quem tiver assinatura da Claro poderá ver todos os jogos.

    Mas de qualquer maneira a visibilidade será nacional já está garantida porque o EI está acessível na banda C2 que é a mais amplamente utilizada nas parabólicas analógicas comuns. Então quem tem está garantido.
     
  6. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Invejinha. Podiam fazer um Paulista com 12, 10 clubes, e recriar o Rio-São Paulo. D=
     
  7. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Eu não curto Rio-SP.
    Não tem tradição dos estaduais e se for pra fazer um campeonato pra sempre enfrentar SP, Palmeiras, Corinthians, Santos, Vasco, Flu, Fla, Bota, que seja no brasileirão. Não precisa de mais outro.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  8. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Com os 4 grandes de SP e os 4 grandes do RJ, o Rio-SP dava uma combinação alta de clássicos e pra TV era bem mais atraente que os estaduais isoladamente.

    O problema é que nenhum dos dois estados jamais vão querer abrir mão eternamente dos seus estaduais. Em 2002 tentou-se fazer essa tentativa, mas aí o Rio acabou rompendo com o combinado e inventaram de jogar o "Caixão 2002" em meio a Copa do Mundo mais por causa do Fluminense que não queria passar o ano do seu centenário sem ganhar nenhum título.
     
  9. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Se é pra fazer um campeonato convitão só com grandes, faz logo um Rio-SP-Minas-RS com os 12 grandes.
     
  10. Comoa não tem tradição? O Rio-São Paulo foi disputado regularmente desde 1950, ao todo 27 edições, e foi o embrião do Brasileirão, pois o nome oficial do Rio-São Paulo era Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que foi expandido a partir de 1967. A Portuguesa chegou a cogitar o reconhecimento dos Rio-São Paulo como Brasileiros (ela foi bicampeã), o que não difere muito de considerar torneios América do Sul x Europa como Mundiais.
     
  11. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Então.
    Foi um embrião pro brasileirão. Hoje temos o brasileirão, pra que ressucitar o Rio-SP?
    15 anos de regularidade nem se compara com 100.
     
  12. Paraíba Hi-Tech

    Paraíba Hi-Tech Cabra Arretado

    A Copa do Nordeste nasceu de uma carência, mas pode se transformar em um exemplo a ser seguido.

    A carência é causada pelos estaduais.
    Se no eixo Rio-Sampa os estaduais já são deficitários, imaginem como é no RN ou em AL.
    O Nordestão vai dar uma aliviada a esses times porque é muito mais interessante ver um jogo contra Bahia, Ceará ou Sport do que contra Baraúnas ou Alecrim, por exemplo.

    E o molde de classificação ainda agrada aqueles que defendem ferrenhamente os estaduais, pois a porta de acesso para o Nordestão são os estaduais.

    Um exemplo prático: Por ter sido o 4.° colocado do Pernambucano 2012, o Náutico não disputará a edição 2013 da Copa do Nordeste.
    Enquanto Sport, Santa Cruz e Salgueiro jogarão contra times como Fortaleza, Vitória e CRB, o Náutico estará disputando a 1.ª fase do estadual contra times como Belo Jardim, Chã Grande e Serra Talhada.

    É lógico que o Nordestão tende a ser mais rentável financeiramente e ninguém vai querer ficar de fora.
    Portanto, niguém vai querer ficar em 4.° lugar no estadual.
    O resultado, por tabela, é um aquecimento do próprio estadual em si.

    Esse é o exemplo que poderia ser seguido pela maioria das regiões.
    Na minha opinião, o único estado que conta com uma competição relativamente atrativa e justificável nos moldes atuais é São Paulo.
    Nos demais estados, é necessário reformular.
    A Copa do Nordeste não é a fórmula infalível a ser seguida cegamente, mas é uma tentativa de mudança que pode dar certo e merece ser vista.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
    • LOL LOL x 1
  13. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Não fosse o fato de ser muito dispendioso pra pequenos times do sertão e agreste viajarem por todo o Nordeste (pois lá as grandes forças estão todas na Zona da Mata), um campeonato do Nordeste com divisão de acesso seria muito mais interessante.
     
  14. Paraíba Hi-Tech

    Paraíba Hi-Tech Cabra Arretado

    É justamente por causa disso que você citou que o acesso se dá pelos estaduais.

    Os favoritos às vagas acabam sendo os times grandes da capital, mas as surpresas podem acontecer.
    Esse ano o Salgueiro desbancou o Náutico. Em anos recentes, outros times do interior como Porto, Central e Ypiranga têm tirado casquinhas chegando até ao vice-campeonato.
    Uma oportunidade de jogar o Nordestão, pra clubes como esses, é única e pode se converter no surgimento de uma nova referência regional em um tempo relativamente curto.
    O modelo é o mesmo da Copa do Brasil, sem a interferência do ranking da CBF.
    É um modelo interessante por premiar o bom desempenho no ano anterior.
     
  15. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    Campeonato oficial a convite devia, na boa, ser algo proibido pela FIFA a todas as federações que lhe são integrantes. O modelo tem que ser aberto e fazer prevalecer a máxima de Collor: "Quem não tem competência que não se estabeleça".
     
  16. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Paraíba Hi-Tech é como eu: não perde NENHUMA oportunidade para alfinetar o rival. :lol:
     
    • LOL LOL x 2
  17. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Quanto ao torneio tomara que seja mais uma vez decidido entre pernambucanos e baianos, que sempre dá uma final boa.
     
  18. Paraíba Hi-Tech

    Paraíba Hi-Tech Cabra Arretado

    Fato: zoe um rival sempre que puder, pois ele não vai perder a chance de te zoar quando teu time estiver na merda!
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  19. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Principalmente nós torcedores nordestinos, que vamos do inferno ao céu e do céu ao inferno numa frequência impressionante!
     
  20. Sim, exato. Foi como disse Andrés Sanchez um pouco depois de começar a reformulação no Corinthians: "quem riu, riu, quem não riu, não vai rir mais".
     

Compartilhar