• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Copa do Brasil em 2013 terá times da libertadores !!

[F*U*S*A*|KåMµ§]

Who will define me?
[size=+1]Copa do Brasil muda em 2013 e terá times que disputarem a Libertadores[/size]


É só a justiça apertar o hómi (RT) que ele escarreia por cagaço algo de bom pro futebol brasileiro.
Foi assim no inicio dos anos 2000 quando instituiu os pontos corridos depois de uns anos sendo perseguido por CPIs, e agora que ele tá sendo alvo novamente ele vem com essa.

A copa do Brasil vai até novembro e terá a volta dos times da Libertadores.
O critério pra sul-americana será semelhante ao da copa uefa e CL. Os melhores times do brasileirão anterior que for eliminado precocemente da Copa do Brasil serão remanejados para a sul-americana.
Apesar de parecer meio exdruxulo, todos os melhores times passam a ter 3 chances de libertadores. Seja pela copa do Brasil, brasileirão e a própria Libertadores, ou seja pela copa do brasil, brasileirão e sul-americana.


E os times que estão na Libertadores entrarão em fases posteriores.
O que faz todo o sentido. Em vez de serem "punidos" de não participarem da copa do brasil, os melhores times do brasil são premiados de entrarem em fase mais a frente.


O que acharam?
 
Acho que enfim, já demorou demais. Mas acho que eles não precisariam nem de entrar em fase posterior. Não precisamos copiar a Europa nisso, o modelo não nos diz respeito. Uma das coisas mais interessantes é quando o time grande vai lá dar alegria no interior do Amazonas e meter 7 a 0.
 
O problema é conciliar calendários.
Se o time fosse jogar Libertadores E Copa do Brasil, ficaria completamente saturado. Pior ainda quando começasse o brasileirão.
 
Mais que justo, e o Cruzeiro foi um dos grandes prejudicados até hoje onde ficou praticamente 5 anos sem disputar a competição.

O ideal era reduzir o calendário das bostas dos estaduais para um mês apenas tipo num formato de copas (se assim puder) fazendo dois ou três grupos e assim classificam-se para as quartas ou semi-finais duma vez.
 
Eu sou a favor deles disputarem a competição desde o início, igual aos demais. Não gosto muito dessa história dos times na Libertadores entrarem direto nas quartas de finais devido o fato de estarem disputando uma final da Libertadores, por exemplo.

Gosto mais quando a chance é igual para todos e eles que resolvam o calendário para encaixar as duas competições.
 
É OBVIO que só fizeram isso porque o Andrés Sanchez que tem o rabo preso com a CBF reclamou muito quando o time dele foi elminado pelo Tolima e ficou sem nenhum torneio importante pra disputar. :lol:

De um lado é bom pra Copa do Brasil que não fica tão esvaziada de times importantes que foram muito bem no ano anterior e o SPFC chegou a ficar 8 anos sem disputa-la, mas o ruim é que a maldita cultura dos estaduais longos ainda prevalece, então se esses torneios não fossem tão longos, daria pra disputar melhor mais um torneio sem grandes problemas.

Outra coisa que eu imaginei é que o RT deixou isso pra 2013 já esperando a definição se haverá a criação ou não de dois novos estados a partir do Pará, pois se isso acontecer de qualquer maneira a tabela da Copa do Brasil poderia ser mexida.
 
Última edição:
Não há motivo, de longe sequer, para o Brasil utilizar o paradigma europeu. Da mesma forma que não temos condições de, por exemplo, disputar uma final em uma partida, em campo neutro, por razões logísticas e de tamanho de torcidas, parece absurda, não faz sentido destruir o federativismo numa das poucas categorias em que ele é exercido de fato neste País: o esporte.

Uma das coisas mais bonitas da Copa BR é ver os grandes indo, na primeira e na segunda rodada, para os grotões do Brasil, e aquilo servindo de grande evento para aquela cidade, além de dar oportunidade para vários clubes se firmarem, mesmo que momentaneamente, no cenário nacional. Foi ótimo ver Criciúma, Juventude campeões. Mesmo o Sport campeão. O Brasiliense, que seja do Luís Estêvão, chegando numa final. Querem minar uma competição que sempre serviu o propósito louvável da descentralização.

Acho tão louvável a inclusão dos times da Liberta quanto execrável a sua adição em fase posterior. Resolveram fazer tudo pela concentração, talvez porque fique mais barato e lucrativo transmitir um campeonato com menos equipe. MG e RS que fiquem espertos, o tapete já está sendo puxado. Sobrando só 8, daí os 3 ou 4 paulistas e cariocas que estiverem menos bem-estruturados terão tudo para rodar.

EDIT: Que coloquem os times reservas nas primeiras fases. Não é tão fácil assim?
 
EDIT: Que coloquem os times reservas nas primeiras fases. Não é tão fácil assim?
Com o calendário atual não é fácil assim. Esses jogos da Libertadores iriam coincidir com os da Copa do Brasil e não tem como um mesmo time jogar dois jogos ao mesmo tempo. Mesmo que seja um jogo na terça e outro na quinta, seria puxado demais, ainda mais pelas viagens longas.

Fato que o calendário atual das competições não permite isso. Isso mudaria apenas se os estaduais forem extintos, algo que muitos são contra. Assim daria tempo para os times disputarem desde o início as duas competições, como acontece na Europa, por exemplo.

Eu não gosto dessa história de entrar time nas finais e pegar o campeonato já começado. Fica claro que eles querem apenas clássicos nas finais, para tornar a competição mais rentável apenas. Será uma pena para os clubes menores, que terão que passar pelos grandes no começo, no meio e no fim, algo realmente difícil de se acontecer.
 
Os clubes muito pequenos vivem exclusivamente da renda com os controntos contra os grandes.

Se fizerem uma tabela dirigida sem esses confrontos complica ainda mais pra eles.
 
Com o calendário atual não é fácil assim. Esses jogos da Libertadores iriam coincidir com os da Copa do Brasil e não tem como um mesmo time jogar dois jogos ao mesmo tempo. Mesmo que seja um jogo na terça e outro na quinta, seria puxado demais, ainda mais pelas viagens longas.

Fato que o calendário atual das competições não permite isso. Isso mudaria apenas se os estaduais forem extintos, algo que muitos são contra. Assim daria tempo para os times disputarem desde o início as duas competições, como acontece na Europa, por exemplo.

Eu não gosto dessa história de entrar time nas finais e pegar o campeonato já começado. Fica claro que eles querem apenas clássicos nas finais, para tornar a competição mais rentável apenas. Será uma pena para os clubes menores, que terão que passar pelos grandes no começo, no meio e no fim, algo realmente difícil de se acontecer.

Mas dá para não coincidir se o calendário for esticado ao máximo possível, ex.: de Fevereiro a Dezembro. O grande problema é que os outros países teriam que ter competições em copa também, para dar força à proposta. A Europa (e acho que nisso dá para se espelhar) consegue. Por que a CONMEBOL nao o daria conta? A questão de haver uma final no término da temporada já esquenta o clima para uma Supercopa também, a ser o primeiro evento da temporada esportiva do ano seguinte.
 
Pois é, essa coisa de chegar nas quartas é meio escroto mesmo. Parece a taça brasil de antigamente. Até acho justo esses caras não participarem das fases iniciais, onde se vc ganhar de 2 a 0 na casa do adversário já elimina, mas depois disso tem q jogar normalmente.

Outra coisa q quero ver como funciona é a questão da sulamericana.
 
Ajudaria muito se a Copa Sul-Americana fosse disputada em paralelo com a Libertadores, sem times em comum. Não gostei dessa de entrar time lá na frente, mas o fato de todos poderem disputar novamente é um bom começo.
 
Mas dá para não coincidir se o calendário for esticado ao máximo possível, ex.: de Fevereiro a Dezembro. O grande problema é que os outros países teriam que ter competições em copa também, para dar força à proposta. A Europa (e acho que nisso dá para se espelhar) consegue. Por que a CONMEBOL nao o daria conta? A questão de haver uma final no término da temporada já esquenta o clima para uma Supercopa também, a ser o primeiro evento da temporada esportiva do ano seguinte.
A conmebol não mudaria seu calendário, pois teria que alterar o calendário dos demais países sul-americanos e daria uma confusão isso.

Mesmo que o calendário da Copa do Brasil ficasse de fevereiro até dezembro, como sugeriu ou até menor, ficaríamos com uma pausa grande da competição por causa da Libertadores e depois Sul-Americana.

Na Europa dá certo pelo fato de não terem estaduais que tomam tempo. Uma proposta seria diminuir os jogos dos estaduais, que em São Paulo, por exemplo, eu acho muito jogo. São 20 clubes que jogam entre si na primeira fase, sendo depois mais quartas, semis e final.
 
É simples, Estaduais e Nacional, quase todos os jogos, nos fins de semana. As federações estaduais com torneios muito longos que se ajustem. Daí, é plenamente possível compatibilizar com a Libertadores.

EDIT.: Conforme este link da Wikipedia, metade das federações sul-americanas já tem competições de Copa. Não custaria nada extender a novidade a todas, ou países menores, como Bolívia e Paraguai terem copas em comum. Dá para encaixar.

EDIT 2: Ah, e perfeito, Olórin. A Libertadores em comum com a Sul-Americana, e também se extendendo pelo ano. É loucura fazer desse jeito, em 6 meses.
 
Última edição:
Não há motivo, de longe sequer, para o Brasil utilizar o paradigma europeu. Da mesma forma que não temos condições de, por exemplo, disputar uma final em uma partida, em campo neutro, por razões logísticas e de tamanho de torcidas, parece absurda, não faz sentido destruir o federativismo numa das poucas categorias em que ele é exercido de fato neste País: o esporte.

Uma das coisas mais bonitas da Copa BR é ver os grandes indo, na primeira e na segunda rodada, para os grotões do Brasil, e aquilo servindo de grande evento para aquela cidade, além de dar oportunidade para vários clubes se firmarem, mesmo que momentaneamente, no cenário nacional. Foi ótimo ver Criciúma, Juventude campeões. Mesmo o Sport campeão. O Brasiliense, que seja do Luís Estêvão, chegando numa final. Querem minar uma competição que sempre serviu o propósito louvável da descentralização.

Acho tão louvável a inclusão dos times da Liberta quanto execrável a sua adição em fase posterior. Resolveram fazer tudo pela concentração, talvez porque fique mais barato e lucrativo transmitir um campeonato com menos equipe. MG e RS que fiquem espertos, o tapete já está sendo puxado. Sobrando só 8, daí os 3 ou 4 paulistas e cariocas que estiverem menos bem-estruturados terão tudo para rodar.

EDIT: Que coloquem os times reservas nas primeiras fases. Não é tão fácil assim?
Mas parte desse propósito é feita pelos estaduais.
Não é um jogo pela copa do brasil que sustenta esses times. Senão fica meio que uma politica de pão e circo, leva um grande pra lá 1 a cada 5 anos e fiquemos felizes.



Com o calendário atual não é fácil assim. Esses jogos da Libertadores iriam coincidir com os da Copa do Brasil e não tem como um mesmo time jogar dois jogos ao mesmo tempo. Mesmo que seja um jogo na terça e outro na quinta, seria puxado demais, ainda mais pelas viagens longas.
E nem pode. Mesmo sendo reserva ou não, tem que ter um tempo minimo.
Antigamente já se jogou terça, quinta e domingo, várias semanas seguidas.
Eu, particularmente, não acho isso bom.



Mas dá para não coincidir se o calendário for esticado ao máximo possível, ex.: de Fevereiro a Dezembro. O grande problema é que os outros países teriam que ter competições em copa também, para dar força à proposta. A Europa (e acho que nisso dá para se espelhar) consegue. Por que a CONMEBOL nao o daria conta? A questão de haver uma final no término da temporada já esquenta o clima para uma Supercopa também, a ser o primeiro evento da temporada esportiva do ano seguinte.
Isso eu concordo.
O ideal eram todas as copas serem esticadas. Problema é que a conmebol não vai fazer isso. Não por nós, mas pelos demais países sul-americanos.
E a conmebol não pode interferir em como cada confederação vai gerir o próprio futebol. Ela apenas pede pra que os países indiquem seus escolhidos para irem pra sua competição.
O primeiro passo era não ter coincidencia de equipes na libertadores e na sul-americana. Mas também entendo os países que não conseguem enviar nem sequer 1 representante decente pra Libertadores, quiçá um pior pra sul-americana. O futebol sul-americano ficaria assim de fato praticamente todo dominado pelo Brasil, coisa que a conmebol briga pra não ocorrer. Na Libertadores já perdi a conta de finais consecutivas que os brasileiros fizeram e pegando os ultimos 20 anos, estamos na final em praticamente todas. Poderia ocorrer semelhante na sul-americana, pois os times de "segundo escalão" do Brasil são superiores aos dos demais países. E a discrepancia do segundo escalão brasileiro pro segundo escalão dos demais é ainda BEM maior que o do primeiro escalão brasileiro pro primeiro dos demais.
 
Outra coisa que foi anunciada paralelamente com a Copa do Brasil, foi a volta da Copa do Nordeste agora novamente organizada com o apoio total da CBF prometendo no papel dar mais visibilidade e dinheiro pros clubes participantes.

Sinceramente eu pensei que seria pra substituir de vez os estaduaizinhos deficitários de lá, mas ainda será um torneio curto e que logo em seguida começara os estaduais.

Eu da opinião que só fazendo um Nordestão forte com divisões de acesso e descenso é que a coisa melhora de vez, pois os clássicos entre baianos, cearenses e pernambucanos são o ponto alto da competição.
 
Podiam criar um Nordestão com 20 clubes, sendo dois grupos de 10.

Cada time joga entre si, os quatro primeiros colocados de cada grupo classificam-se para as quartas de finais, semifinais e final.

Os três últimos de cada grupo são rebaixados pra segunda divisão do Nordestão sendo que o anti-penúltimo de cada grupo tem direito de fazer uma repescagem com o terceiro e quarto colocado da segunda divisão, sendo que estes últimos tem o direito de dois resultados iguais.

Daria mais emoção, mais público, mais dinheiro rolando.
 
Seria excelente pros tradicionais nordestinos.
Mas certamente mataria de vez qualquer outro time nordestino fora Sport, Nautico, Santa, Bahia, Vitoria, Fortaleza, Ceará, ABC, etc.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo