• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa da Confederações

Fingolfin

Feitiço de Áquila
Daqui a pouco mais de 1 mês começa a Copa das Confederações. Se antes era um campeonato sem importancia e jogado pelos reservas de cada seleção atualmente tem virado um aperitivo para a Copa do Mundo. Parte dessa importancia foi ganha quando a FIFA decidiu que o campeonato seria jogado 1x a cada 4 anos, no local da Copa do Mundo.
O campeonato começa dia 14 de junho e os grupos são:

Grupo A

Africa do Sul
Iraque
Espanha
Nova Zelandia

Grupo B

Brasil
Egito
Estados Unidos
Itália

A chance maior é que veremos um Brasil x Itália na 1a fase e um Brasil x Espanha na final. Joel já convocou a seleção da África e deixou de fora Benni Mcarthy, astro sul-africano q joga no Blackburn mas vinha inventando contusões não comprovadas por médicos para não jogar amistosos pela seleção. Dunga convoca a seleção brasileira dia 21. Como antes da Copa tem os jogos contra Uruguai e Paraguai na eliminatórias o Brasil terá algum tempinho para se preparar.
A grande expectativa gira em torno da possível convocação do Gordo. Dunga já revelou que é a 1a vez que o Ronaldo tem uma boa sequencia de mais de 10 jogos desde 2006.Na imprensa roda a notícia que a CBF quer evitar a pressão pela convocação do Ronaldo como foi do Romário em 2002. A idéia é convocar ele logo pra se ele voltar bem a seleção ter um craque de volta ou se não render já queima ele logo e não deixa a decisão pra em cima da hora da Copa.
 
Última edição:
Como é feito a escolha dos grupos? É sorteio?
Para esse torneio acho que o melhor seria sempre colocar os campões da Copa América e Eurocopa no mesmo grupo. E o campeão mundial com o anfitrião no outro.
Campeão Asiático, africano, da oceania e da concacaf não importa muito. Poderia-se escolher para equilibrar em casos de anfitriões ridiculos como a África do Sul.


Já imagino Brasil enfrentando a África do Sul do papai Joel.
Vai ser engraçado.
 
O grupo escolhido por sorteio sim. Creio eu que o Campeão do Mundo e o Anfitrião são os cabeças de chave. Em 2005 Brasil e Alemanha eram e a Grécia, campeã européia caiu no grupo do Brasil.
 
Essa copa aos poucos demorou, mas melhorou um pouco em importância.. porque no começo era só uma ou duas seleções top que polarizavam a disputa... agora pelo menos são três. Na ultima edição foram Argentina, Brasil e Alemanha e nessa será Brasil, Itália e Espanha..
Dos 8 participantes o ideal seria que 4 fossem seleções top... aí teríamos as duas semi-finais e mais a final em alto nível.
Pra mim deveria ter 12 seleções pra pelo menos ter mais um europeu e mais um sulamericano.. aí seria uma previa bem legal da Copa.
Deveria ser no papel o torneio mais importante depois da Copa do mundo já que participam todos os campeões continentais, mais o atual campeão mundial e o pais sede.. mas pra isso rolar teria que ter alguma ligação com a Copa do Mundo.... poderia sei lá quem sabe valer uma vaga antecipada pra Copa do mundo e aí o pais que ganha-la beneficia o seu continente abrindo uma vaga pra outros paises na disputa. Seria uma forma indireta de aumentar a importância de se ganhar a Copa América que dá ao campeão o direito de disputar esse torneio.
 
Última edição:
não faria muita diferença. O Brasil é um q já tá classificado. Itália e Espanha praticamente estão tb.

Qto a termos 4 times de elite, só qdo 1 deles for sede. O problema da alemanha é q o campeão europeu daquela época era a Grécia.
 
Não faria diferença pra essas 3 seleções, mas praqueles que estão disputando as eliminatórias principalmente na Europa que é a mais dificil de todas uma vaga a mais faz... e muito... Só ver o grupo 1 que tem Dinamarca, Hungria, Portugal e Suécia. Só é certo que o campeão do grupo tem vaga garantida. O 2° disputa uma repescagem e ainda assim dependendo do indice técnico.
Seria melhor uma vaguinha exta na Copa das Confederações do que ficar dando vaga fixa pra cada continente que só facilita a entrada de seleções fracas.... na última Copa tivemos Togo, Trinidad, Angola, Tunisia que só vieram pra passear e levar goleada nisso deixamos de ver pelo menos 1 ou 2 seleções europeias intermediárias ou tradicionais que poderiam fazer um papel bem melhor...
 
Mas a politica da FIFA é a de democratização do futebol. Colocar seleções fracas na copa ajuda que elas não sejam tão fracas no futuro. Vide evolução dos EUA e das seleções africanas e até um pouco da Australiana, Japão e Coreia.

Isso, além de tornar o futebol mais lucrativo (qto maior sucesso maior audiencia e mercado) ainda ajuda a perpetuação politica da FIFA, afinal, grandes seleções são umas 8 enquanto seleções ruins são as demais 190. É melhor conseguir votos de 150 desconhecidas doq das 40 principais.
 
Geralmente não gosto muito da idéia de tentar valorizar uma competição transformando-a apenas num atalho ou estepe de outra competição.
Tem que dar tempo ao tempo. Deixar que a competição ganhe importância por si só e aí sim vire tradicional. Senão será eternamente apenas uma escada para a outra competição.
 
Mas a politica da FIFA é a de democratização do futebol. Colocar seleções fracas na copa ajuda que elas não sejam tão fracas no futuro. Vide evolução dos EUA e das seleções africanas e até um pouco da Australiana, Japão e Coreia.

Sim é muito lucrativo ter o Japão, Coréia, EUA e algumas outras seleções porque ajuda abrir novos mercados... mas evolução mesmo..... ainda é muito discutivel.
A Coréia e o Japão que são os dois melhores da Ásia ainda não foram capazes de passar da 1a fase jogando uma copa fora da Ásia. EUA tá no mesmo patamar do México... são seleções que raramente uma vez ou outra consegue fazer uma boa campanha até as quartas.... mas nas edições seguintes voltam ao seu normal.. ficando na 1a fase ou no maximo nas oitavas como tem sido quase sempre com o México. O futebol africano por ser a proxima Copa lá talvez finalmente uma seleção de lá chegue nas semifinais.... mas pra provar que evoluiu de verdade terá mostrar isso nas proximas. Na ultima na Alemanha a participação deles foi muito ruim.
A Austrália é um pais esforçado que preferiu disputar com os asiáticos por que o nivel do futebol da Oceania é baixo demais... terá que mostrar nas proximas que é capaz de sempre se classificar agora num nivel de concorrência continental maior.
 
É, mas vc ter os EUA indo as vezes nas quartas já é um grande avanço. E ainda perdeu roubado pra alemanha. No ano seguinte, não fez feio, mas caiu num grupo muito difícil com Itália, Gana e Rep. Checa.

E a Coréia já vem subindo de produção há algum tempo e já é figurinha carimbada na copa. Hoje tem jogadores como o Park jogando no principal time do mundo.

A África não deu certo ainda pela total desestruturação do futebol e vaidade exarcebada dos jogadores que jogam na Europa.
 
O que ajuda também a Coréia marcar presença constante é que na Ásia falta adversário de mesmo nivel só tendo como principais concorrentes o Japão, a Árabia e só agora a Austrália. Se Israel e Turquia não disputassem pela Europa aí ficaria bem mais dificil pra eles.
O interessante tá sendo a eliminatórias desse ano.... eu tava olhando a tabela esses dias... se terminasse hoje teríamos Japão, Austrália e pela primeira vez as duas Coréias e a unica vez que a Coréia do Norte participou mandou bem ganhando da Itália na 1a fase e caindo nas quartas-de-final de virada de 5x3 pra Portugal de Eusébio depois de estar vencendo eles de 3x0!!.... foi bem mais histórico do que seu vizinho do Sul em 2002 que pra chegar longe dependeu muito da arbitragem.
 
Última edição:
Devem se classificar Brasil, Italia, Espanha e Africa do Sul.

Se a final for mesmo Brasil X Espanha, vai ser um grande jogo. Muita gente diz que a Espanha é favorita pra copa (duvido), e o Brasil é sempre favorito.
 
Com certeza a chance da Espanha perder é maior doq a dela ganhar. Mas isso vale pra qq outro time tb.

O São Paulo até uns 4 anos atrás era conhecido como time amarelão, fazia a melhor campanha e perdia no final.
Depois que ganhou a libertadores de 2005 emplacou 3 brasileiros seguidos.

Oq eu quero dizer é q a Espanha é sim uma das favoritas. Junto com Argentina, Inglaterra, Brasil, itália, Alemanha. Desses, se tivesse de dizer os 3 mais favoritos eu diria Espanha, Inglaterra e Argentina, q são os 3 melhores times em qualidade de jogadores. Isso não quer dizer que serão os 3 melhores a jogar na copa.

O Brasil tb ficou 24 anos sem ganhar a copa. Poderia ser amarelão. Acontece q a geração nossa tá acostumado a ver o título de 94, o vice de 98 e o título de 2002. Nem sabia oq acontecia na copa depois q o Brasil perdia como nessa de 2006.
 
Tem que dar tempo ao tempo. Deixar que a competição ganhe importância por si só e aí sim vire tradicional. Senão será eternamente apenas uma escada para a outra competição.
Mas não seria uma competição, qualquer, seria a Copa do Mundo. Seria muito bom se realmente valesse uma vaga e abrisse espaço pra outra seleção do continente, mas ae teria que mudar muito da estrutura de acesso ao Mundial.

Imagine, Itália e Espanha estão disputando as Eliminatórias da Copa desde 2008, vários jogos difíceis, ae chega agora, no meio da coisa e uma delas conquista a Copa das Confederações. Ia distorcer as Eliminatórias, então acaba por não ser uma boa idéia (Ainda).
 
Mas não seria uma competição, qualquer, seria a Copa do Mundo. Seria muito bom se realmente valesse uma vaga e abrisse espaço pra outra seleção do continente, mas ae teria que mudar muito da estrutura de acesso ao Mundial.

Imagine, Itália e Espanha estão disputando as Eliminatórias da Copa desde 2008, vários jogos difíceis, ae chega agora, no meio da coisa e uma delas conquista a Copa das Confederações. Ia distorcer as Eliminatórias, então acaba por não ser uma boa idéia (Ainda).
Entendo.
Só acho que é mais legal tentar curtir todas as competições por ela própria. Já tem as eliminatórias que é uma competição escada para a Copa.
Aqui no Brasil a gente tem meio esse problema. Na primeira rodada da Copa do Brasil nego já vem falando "Rumo a Toquio!". Copa do Brasil é uma competição legal pra se ganhar, assim como a Libertadores. Não gosto de ficar pensando que são apenas 2 degrauzinhos que servem unicamente para ir disputar o mundial.
 
Eu acho que a Copa das Confederações já atingiu o seu limite de importância.. até porque pra FIFA não interessa que ela cresça mais e venha a ser um torneio pra concorrer com a Copa do Mundo... tanto que ela mesmo já tratou de esvaziar o futebol nas Olimpiadas que até antes de 1930 era o mais importante.
Esse negócio de escada tem o seu valor.. porque mantém definido uma hierarquia entre as competições e o lado bom é que seria uma forma de diminuir um pouco as vagas pra Copa do Mundo fixas por continente que é o que tem deixado a Copa com um nivel mais baixo nos ultimos anos.. justamente por esse negócio de cotas fixas... só pra agradar as federações e o presidente ter muitos votos e conseguir se reeleger mais facilmente.
 
Na primeira rodada da Copa do Brasil nego já vem falando "Rumo a Toquio!". Copa do Brasil é uma competição legal pra se ganhar, assim como a Libertadores. Não gosto de ficar pensando que são apenas 2 degrauzinhos que servem unicamente para ir disputar o mundial.

Nossa... esse post vou guardar como exemplo clássico de torcedor de ex-time grande. FUSA vc deveria se envergonhar!!

Copa do Brasil só é disputada pq dá vaga pra Libertadores; seria ainda mais rídicula do que a Sulamericana, que aliás vivem, falando por ai que deveria, pra chamar atenção, dar vaga pra Libertadores.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo