• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Copa América pode virar eliminatória para a Copa bienal em novo calendário

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ


Brasil e Argentina disputaram a final da Copa América 2021 - Reprodução/Flickr CBF

Brasil e Argentina disputaram a final da Copa América 2021 Imagem: Reprodução/Flickr CBF

No plano da Fifa de realizar a Copa do Mundo a cada dois anos, os torneios continentais como a Euro e a Copa América também seriam bienais, nos anos ímpares, e no caso da competição sul-americana serviria como eliminatória para o Mundial.

Ao pensar em transformar a Copa América em qualificatório, o que não ocorre hoje, a Fifa mira em Brasil e Argentina, países da elite do futebol que a entidade tenta convencer a apoiar o projeto de mudança no calendário.

Para a CBF e a AFA é importante que o calendário preveja espaço para amistosos, já que as duas confederações vendem por milhões de dólares para empresas os jogos não oficiais de suas seleções.

Na adequação de calendário que a Fifa propõe, as janelas para jogos de seleções não seriam mais realizadas em cinco meses por ano (março, junho, setembro, outubro e novembro), nove dias em cada, mas em no máximo dois meses, provavelmente em março e outubro, com mais dias seguidos, entre 15 e 20. Junho e julho seriam os meses da Copa e dos continentais.

Se Brasil e Argentina jogarem as Copas no meio do ano, e ainda precisarem disputar eliminatórias em março e outubro, não sobrariam datas para disputar amistosos e faturar alto. Mas se a Copa América servir também como qualificatório para o Mundial, março e outubro estarão livres para as federações ganharem dinheiro com seus times e jogadores milionários.

Principal opositora do plano de Copa Bienal, a Uefa (União Europeia de Futebol) corteja Brasil e Argentina porque sabe que a Fifa busca esse apoio. Como a coluna mostrou na sexta-feira, a união europeia sugeriu à Conmebol, que está alinhada contra a ideia de Copa bienal, incluir seleções sul-americanas na Liga das Nações, torneio criado em 2018 só com equipes da Europa. Desta maneira, Brasil e Argentina poderiam voltar a enfrentar europeus nas datas-Fifa, como pedem seus treinadores. A sugestão agradou.

A partir da Copa do Mundo 2026, que será nos EUA, México e Canadá e terá pela primeira vez 48 participantes, a Conmebol terá seis vagas diretas e ainda uma de repescagem. Atualmente são quatro diretas e uma quinta de repescagem contra rival de outro continente.

 
Mesmo que a Copa não seja a cada 2 anos, pra mim Copa América já deveria valer vaga pra Copa do Mundo há muito tempo. Demoraram demais pra pensar nisso :lol:

As eliminatórias são muito chatas, longas, não valem taça e nenhuma vantagem no sorteio da Copa pra quem termina na frente. Já passou do tempo disso ter sido extinto.
 
  • Curtir
Reactions: fcm

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo