• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2014 no Nordeste

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Saiu no Jornal do Brasil deste domingo 23/07/06, já começando a ser vendido no sábado a noite, um caderno especial sobre a Copa de 2014, que provavelmente será disputada no Brasil. Ou melhor não exatamente. O JB teve acesso aos planos da CBF. E o Plano A já foi batido o martelo.. A Copa 2014 não será totalmente no Brasil e sim no nordeste!!!
A escolha foi feita em base do grande crescimento do turismo, menor índice de violência urbana e de outras coisas mais, além da grande quantidade de aeroportos e de portos marítimos, além de uma extensa rede de hotelaria.

Recentemente, Ricardo Teixeira presidente da CBF, havia anunciado que o Maracanã está fora dos estádios sedes. Tal declaração assustou o povo brasileiro. Agora sabemos o verdadeiro motivo de o Maracanã estar fora da Copa 2014. Já que Rio de Janeiro e São Paulo está fora.

Caso haja dificuldades do Nordeste em se adaptar em tempo hábil, a competição acontecerá não na capital, mas no interior paulista. Este é o Plano B da CBF.

Serão ao todo 10 estádios. 8 oficiais e 2 de reserva.

Os 8 oficiais já foram anunciados. São eles:
1- Castelão, em São Luís (MA), 80 mil lugares
2- Castelão , em Fortaleza (CE), 68 mil lugares
3- Machadão, em Natal (RN), 45 mil lugares
4- Ilha do Retiro, em Recife (PE), 45 mil lugares (FOTO)
5- Arruda, em Recife (PE), 60 mil lugares
6- Rei Pelé, em Maceió (AL), 30 mil lugares
7- Fonte Nova, em Salvador (BA), 66 mil lugares
8- Barradão, em Salvador (BA), 32 mil lugares
 
Porque o nordeste?

Vamos tentar entender

As Copas sempre acontecem no MEIO do ano quando é VERÃO no hemisfério norte e como no Sul e Sudeste faz frio, isso na teoria favoreceria mais os europeus.

Depois teria o fator TORCIDA já que nestas regiões principalmente no Sul estão as maiores colônias de alemães, italianos, além do fator fronteira que favoreceria muito mais os argentinos que viriam de carro. Só aí estou falando das torcidas de 3 das maiores forças futebolisticas do mundo.

Por outro lado no Nordeste diminui também o tempo de vôo entre o Brasil e a Europa. Talvez levaram em conta isso também.

No Nordeste nesta época do ano é semelhante ao verão Europeu, não há grandes colônias européias, os argentinos pra chegarem lá só de avião e manteria o padrão de uma Copa "quente" e em termos de torcida mais favorável ao Brasil, já que o público de lá prestigia bastante.

Os pontos negativos obviamente são os estádios e no Nordeste isso é muito precário.
 
Quanto à qualidade dos estádios, eu não me preocupo. Seja onde for a Copa, sem dúvida o pessoal vai investir e reformar, afinal, é Copa do Mundo. Os estádios ficarão adequados.

Agora .. o que eu duvido um pouco que aconteça é a utilização de dois estádios em uma mesma cidade. Ainda não vi isso acontecer em nenhuma Copa que presenciei.
 
mas parece q isso vai acontecer na africa do sul, se naum me engano tem 2 ou 3 cidades com dois estadios diferentes... e, em 98, aconteceu algo bem parecido, jaq teve jogo em paris e em st dennis, sendo q st dennis e meio suburbio de paris, (nunca fui la,mas pelo q li a respeito,e como se fosse caxiasou noa iguaçu em relaçao ao rio)...

bom eu acho ridicula a ideia de uma copa so no nordeste... acho q tira a ideia de unidade de um pais inteiro organizando uma copa... tudo bem q o brasil e enorme, mas na copa dos EUA teve jogos por todo o pais sem problemas...
 
Por mim pode ser no Nordeste, acho que isso é só uma solução para tentarem se livrar das organizadas que com certeza vão querer assistir a Copa, onde quer que ela esteja no Brasil.

Só vendo para crer que será uma coisa unida aqui dentro.
 
Na Copa dos Estados Unidos eles fizeram uma coisa legal, que poderia ser feita aqui, que foi distribuir os jogos de um grupo para cidades próximas (ou mais ou menos próxima). O Brasil por exemplo jogou só na faixa Oeste na primeira fase.

E mesmo que o Estados Unidos tenha tamanho equiparável ao Brasil, se deixássemos de fora só a região Norte do país pra Copa, território ficaria suficientemente compacto.

Não acredito na teoria das organizadas. Ingresso de Copa do Mundo é exorbitantemente caro, e a maior parte do público será formada de pessoas de classe alta e turistas.

Mas claro. As torcidas vão estar também fora dos estádios (seja na Fonte Nova, Pacaembu, Castelão ou Maraca). Mas o Brasil nunca teve esse problema com sua torcida nacional, e sim com as torcidas organizadas de clubes.

Enfim, acho que o Campeonato Brasileiro e os Estaduais são muito mais propensos a porradaria do que a Copa do Mundo.
 
Última edição:
Sei lá. Concordo com o The Lonly Bard.
Pode até ser que a maioria dos jogos e, talvez, os mais importantes sejam levados para o Nordeste para tentar dar uma incrementada naquela região. Já que um evento desse porte é o único real incentivo para o governo dar uma investida por lá e não ficarem apenas nos discursos como vem acontecendo há tantos anos.
Mas não pode também isolar a Copa apenas lá pro nordeste por politicagem e querer fazer agradinho para a população.
A Alemanha que é a Alemanha não ficou pensando nessas politicagens bobas e colocou apenas 1 estádio na antiga Alemanha Oriental pq era a única que teria reais condições de comportar a Copa. Se o governo de lá fosse brasileiro, capaz de terem feito toda a copa naquele lado alemão pra fazer uma pseudo-imagem de pensarem no social.

E o plano B é concentrar ainda mais a Copa para um único estado? E ainda assim sem utilizar os melhores estádios como Morumbi e Pacaembu?

Num sei não.
Isso tá me cheirando a vontade de superfaturar obras e tudo mais.
Seria muito mais fácil convencer a população brasileira no geral que há necessidade de 200 milhões, em vez de apenas uns 80, para reformar um estádio lá no Nordeste do que algum das capitais do sul-sudeste.

E esse negócio de clima, proximidade de outros países, etc, é tudo relativo demais. A Copa na Argentina foi feita em diversas cidades próximas do Brasil, inclusive a final, e nem por isso fez muita diferença.



Bom. Se realmente for assim, que realmente sirva para dar uma levantada na região nordeste e não sirva apenas para encher os bolsos dos dirigentes e governadores.
 
Varatar disse:
Não acredito na teoria das organizadas. Ingresso de Copa do Mundo é exorbitantemente caro, e a maior parte do público será formada de pessoas de classe alta e turistas.

Mesmo que os ingressos estejam caros, ainda acho que vai rolar um incentivo com certeza. E como você mesmo citou: as torcidas estarão do lado de fora dos estádios.
 
Olha o que tá pegando aí talvez seja o problema de deslocamento por todo o Brasil e por isso estão optando por uma copa "regionalizada". Ao contrário dos EUA, não temos linhas de trens de viagem que atravessam o país e as rodovias são péssimas. Sobra apenas o avião e viagens longas encarecem mais.

No Nordeste várias capitais como Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Aracaju são bem proximas uma das outras, permitindo facil deslocamento de automovel.Talvez isso que esteja pesando nesta decisão.

Ainda assim o ideal é que se houvesse uma linha de trem de viagem eficiente interligando essas capitais, pois nas Copas que vemos por aí esse é um dos meios de locomação mais usados pelo baixo custo da passagem. Aí sim a região se benefciaria com o retorno que a Copa trará e o Nordeste é uma região que carece muito de investimento.

Uma copa em que as pessoas se deslocam apenas de avião é totalmente inviável.
 
Última edição:
Isso é verdade.
Mas a seleção brasileira viajou pra caramba de avião nessa Copa. Mesmo a Alemanha sendo do tamanho de um São Paulo da vida. E o resto dos deslocamentos eram mais usando aqueles ônibus personalizados.

E por pior que as rodovias daqui do sul-sudeste sejam, com toda certeza são melhores que no Nordeste.
 
No Nordeste várias capitais como Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Aracaju são bem proximas uma das outras, permitindo facil deslocamento de automovel.Talvez isso que esteja pesando nesta decisão.
Mas as estradas são igualmente ruins...

Uma copa em que as pessoas se deslocam apenas de avião é totalmente inviável.
Mas o Brasil não tem infra-estrutura/dinheiro pra custear trens de passeio...
 
Há um tempo atrás eu tinha lido uma reportagem falando que a final da copa seria aqui em Minas. Pode até ser propaganda enganosa, não lembro se o jornal era daqui, mas sei que falaram que o Aécio sentou com o Ricardo Teixeira e eles resolveram isso, e de quebra ainda falaram que o Aécio tem grandes chances de ser presidente em 2014.
O Mineirão tem um estacionamento bem grande, e acho que essa é uma das exigências pros estádios da copa, 20 mil lugares senão me engano. Por isso falaram que o Mineirão tava mais perto de ser usado numa futura copa do que maioria dos outros
 
tb pensei nisso, furia, como o princiapl argumento...mas como ja falaram ai em cima, as reformas estruturais terao q ser grandes, independente de onde serao os jogos...
 
FÚRIA Da Cidade disse:
No Nordeste várias capitais como Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Aracaju são bem proximas uma das outras, permitindo facil deslocamento de automovel.Talvez isso que esteja pesando nesta decisão.
Acho que esse é o ponto. Porém, acho que seria legal se as cinco regiões tivessem jogos. Mas não vejo mal algum concentrar a maioria no NE.
 
As Copas sempre acontecem no MEIO do ano quando é VERÃO no hemisfério norte e como no Sul e Sudeste faz frio, isso na teoria favoreceria mais os europeus.

Acho que só favoreceria teoricamente. As temperaturas médias no sul e no sudeste no inverno não são tão frias que favoreçam ou prejudiquem alguem. Não é todo dia que São Paulo chega a 5º, por exemplo. E a tendência é que os invernos fiquem cada vez mais quentes. Além de que a maioria dos jogadores do Brasil jogam na Europa (a menos que mude algo até lá).

Na Copa dos Estados Unidos eles fizeram uma coisa legal, que poderia ser feita aqui, que foi distribuir os jogos de um grupo para cidades próximas (ou mais ou menos próxima). O Brasil por exemplo jogou só na faixa Oeste na primeira fase.

A copa dos EUA foi a mais desorganizada que eu vi (não que tenham sido muitas :mrgreen: ). A Itália jogou uma semi final em NY e 3 dias depois tava na final em LA num calor de quase 40º. Os jogos eram ao meio dia, e isso levou a absurdos como uma partida entre Alemanha 3x2 Coréia disputadas em Dallas a 45º.
Aliás, isso é outra coisa a se pensar. Os horários dos jogos são pensados pra atender as TVs européias, ou seja, teriamos jogos por volta das 2 da tarde no nordeste. Se não estiver chovendo (o que é bem comum nessa época do ano no litoral) vai estar um calor filho da puta.

E os estádios do NE, pelo menos os que eu conheço, só teriam condições de receber uma copa fizessem uma reforma do nível da que fizeram no Olímpico de Berlim e se derrubassem os prédios em volta pra construir estacionamento. Ou seja: sairia menos caro construirem estádios novos em áreas de expansão da cidade.

E por último: puta que pariu, 2 sedes em Salvador e nenhuma em Aracaju? Vai tomar no CUH!! :lol:
 
Última edição:
Pra mim não deveria ser apenas no Nordeste não. Os estádios de lá podem ser grandes, mas não tem uma estrutura decente (pelo o que eu ouvi ). Além disso, ainda tem o negócio da tradição: Uma Copa brasileira sem jogos no Mineirão, Morumbi, Maracanã pra mim não faz sentido.

Uma final de Copa do Mundo no Maraca seria glorioso. Pode até ser improvável, mas com certeza glorioso...
 
Última edição:
Outra coisa que eu reparei agora:

Os 8 oficiais já foram anunciados. São eles:
1- Castelão, em São Luís (MA), 80 mil lugares
2- Castelão , em Fortaleza (CE), 68 mil lugares
3- Machadão, em Natal (RN), 45 mil lugares
4- Ilha do Retiro, em Recife (PE), 45 mil lugares (FOTO)
5- Arruda, em Recife (PE), 60 mil lugares
6- Rei Pelé, em Maceió (AL), 30 mil lugares
7- Fonte Nova, em Salvador (BA), 66 mil lugares
8- Barradão, em Salvador (BA), 32 mil lugares

A FIFA exige que os estádios pra copa tenham capacidade mínima de 30 mil pessoas. Se fizessem todas as adaptações necessárias pra uma copa do mundo nesses estádios, com certeza estádios como o Barradão, o Rei Pelé e o Machadão (que não cabe 45 mil nem aqui e nem em Natal) estariam abaixo dessas especificações. Só como exemplo, o Westfalen Stadion (sei lá como se escreve essa desgraça) teve a capacidade reduzida de 80 pra 65 mil ao ser adaptado pra copa do mundo, isso porque ele já estava bem mais próximo das exigências da FIFA do que os estádios do NE.
 
? disse:
A copa dos EUA foi a mais desorganizada que eu vi (não que tenham sido muitas :mrgreen: ).
Foi de fato a mais desorganizada dos últimos tempos, principalmente por causa dos horários. Mas esse lance dos grupos foi muito bom, e bem adequado para um país muito grande. Das oitavas pra lá tudo bem, foi ruim mesmo.
 
Meu irmão, isso é uma idéia imbecill de um jornalista imbecil para tentarem achar um furo de reportagem para o Jornal do Brasil, que desde que pôs na capa em 88 que Collor e Brizola fariam o segundo turno, não acerta uma.

essa idéia é inviável, impossível e ignóbil.
 
Ecthelion disse:
Mas o Brasil não tem infra-estrutura/dinheiro pra custear trens de passeio...

Curioso que na época aurea do Café no século XIX se investiu pacas em ferrovias de longa distância como nunca se fez. Investir nisso é mais em conta que rodovias ou recuperar as que existem. O Brasil é um dos paises mais atrasados nisso. Até a Bolivia tem uma malha maior que a nossa.

Depois com o tempo nossos trens foram sucateando e hoje não dá nem pra fazer uma simples viagem entre Rio-SP.

O Brasil é uma negação em ferrovias. Não precisa ser trem bala, mas dava pra ter linhas decentes.

No caso do NE uma linha que interligasse todas as capitais litorâneas viabilizaria em muito esse projeto.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo