• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Convertendo o Storyteller para d20

Bem, agora continuarei, me desculpem pela demora, andei atolado, com minhas idéias nessa hipotética conversão.

As Habilidades tem uma importância fundamental no sistema Storyteller. Uma das primeiras qualidades que atraem mestres ao sistema, na minha opinião, é a adaptabilidade das ações. Combinando um Atributo com uma Habilidade específica, podemos caracterizar o gesto ou ação que um determinado personagem faz.

No sistema d20, o fato de cada skill estar condicionada á um Atributo tente a facilitar as coisas. Porém como determinar qual Habilidade do Storyteller corresponde a qual Skill no d20?

Antes de eu começar, seguindo o que eu comentei, algumas observações:

Usando Skills com Atributos diferentes

Essa questão já foi comentada desde o D&D, com alguns exemplos específicos. Intimidação sendo condicionada a Carisma gerou revoltas com alguns exemplos práticos: "Um Half-Orc com aparência bestial é menos intimidador do que um simples Gnomo Camponês". Para que isso seja resolvido, simplesmente condicione Intimidação á Força, permanentemente, nesse caso a Skill só será utilizada para intimidar á partir de feitos que exijam força brutal, ou simplesmente utilizar o Ability Modifier necessário de acordo com a situação.

Habilidades Secundárias X D&D X d20 Modern X Call of Cthulhu d20

Até que ponto uma coisa pode ser considerada como uma Skill nova? Esse é um dilema de vários sistemas de RPGs. Enquanto temos Esportes no ST ( uma habilidade bastante geral ), com Habilidades secundárias mas específicas como Escalar e Natação, o d20 fragmenta totalmente isso. Da mesma maneira, o d20 Modern tenta "desespecificar" o que se diz respeito à certas skills para evitar skills desnecessárias. Eu não considerei isso legal em certas skills, como as Crafts, que ficaram exageradamente generalizadas, portanto colocarei minhas opiniões pessoais.

Eu não tenho Vampire 3ºEdição em português, portanto eu tentarei traduzir da maneira que foi traduzido pela Devir, me apoiando nas edições anteriores em português. Nesse post só analisarei as 30 Habilidades "Genéricas" de Vampire.

Prontidão:
Quase sempre condicionada á Percepção. Utilização dos sentidos. Definitivamente, Listen, Spot e Search.

Esportes:
O d20 especifica cada ação física. Para isso, temos Climb, Swim, Jump e um feat, Run. Ações ainda mais específicas são testes de Força.

Briga:
Habilidades de Combates são Feats no d20. Exemplo de Feats de Combate Desarmado no d20 Modern: Brawl, Combat Martial Arts e Improved Combat Martial Arts.

Esquiva:
Novamente, substituídos por Feats.

Empatia:
Empatia é uma Habilidade com grande importância em qualquer campanha de Vampire. Como não é uma ação muito explorada no d20, o mais próximo que temos é Sense Motive, que é específico como Sentir Dissimulação. Minha opinião pessoal é que devemos renomear Sense Motive para Empathy, ampliando o campo de uso dessa skill.

Expressão:
Nas edições anteriores de Vampire, pelo que me lembro, essa Habilidade era mais específica, dividida em Representação e mais outra. Bem, lendo a descrição da skill, eu chego aos substitutos específicos: Poesia, artes literárias e atuação teatral como explorados podem ser representados por Craft(Writing), Perform(Act), Perform(Stand-Up) e talvez outras.

Intimidação:
Puramente Intimidate. Leia comentários.

Liderança:
Outro campo não muito explorado no d20. Habilidade de motivar, fazer discursos à uma platéia. O feat "Leadership" de D&D foi criado devido às características heróicas do AD&D, na qual tínhamos os "seguidores". O d20 Modern não explora isso dessa maneira. Temos a reputação e a habilidade especial do Charismatic Hero, de inspirar indivíduos.
O que restar disso fica por conta de Diplomacy.

Manha:
Creio que isso seja basicamente Gather Infomation. Knowledge(streetwise) também pode servir.

Lábia:
Um dos grandes favoritos. Bluff e mais o Fast-Talk do Charismatic Hero.

Empatia com Animais
Handle Animal seria oficialmente; porém devido ao Animalismo e a maneira como os membros podem se relacionar / modificar comportamentos de animais, Animal Empathy é bem utilizado.

Ofícios
Para cada área específica, uma skill diferente é utilizada. Porém, me deparei com algumas insatisfações no d20 Modern, simplesmente porque eles generalizaram os grupos de skills. Por exemplo, Craft(Mechanical) engloba as habilidades de criar desde um motor de um automóvel até um fuzil de assalto, o que não me soou muito interessante. Creio que isso fica critério pessoal, "até que ponto algo pode ser considerado uma Skill", já que no próprio ST a Habilidade era bastante geral.

Condução
Drive, sem comentários.

Etiqueta
Ponto interessante, outro campo não explorado pelo sistema d20. Não achei viável criar um Knowledge baseado nisso, pois é algo distinto. Alguém se habilita?

Armas de Fogo
Feats referentes ao uso de armas de fogo.

Armas Brancas
Idem acima. Habilidades de combate são substituídas por feats.

Performance
Fácilmente traduzido. Algumas das áreas de Perform que são cuidadas pelo d20 Modern são: (Act), (Dance), (Keyboards), (Percussion Instruments), (Stand Up). Hmm, se os malditos são tão específicos com as áreas de Perform, porque não o mesmo com as Crafts?

Segurança
Incluiria Disable Device e Craft(Mechanical) & (Electronic).

Furtividade
Hide & Move Silently.

Sobrevivência
Wilderness Lore vira Survival no d20 Modern, e segundo o que eu li, na edição revisada do D&D, o mesmo acontecerá...

Acadêmico
Muito generalizado no Storyteller, as ciências humanas são demonstradas por Theology & Philosophy, Behavioral Sciences, Art e outros possíveis.

Computador
Computer Use.

Finanças
Knowledge(Business).

Investigação
Considerando o papel que algo como essa Skill teria em um ambiente contemporâneo, o d20 Modern tem uma Skill específica que anda de mãos dadas com Search: Investigate

Lei
Knowledge(Civics)

Linguística
Cada língua se apresenta como um investimento diferente, essa abstração do ST fica fora do contexto.

Medicina
O d20 Modern dá o Treat Injury e o Knowledge(Pharmaceutical), sendo que existe os feats Medical Expert e Surgery. Porém o Treat Injury dá uma impressão de fazer trabalhos improvisados...

Ocultismo
Uma Skill essencial em um ambiente Punk Gótico. O d20 Modern tem para isso a Skill Knowledge(Arcane Lore) porém creio que se renomearmor como no CoC para Knowledge(Occult) fica mais apropriado e familiar.

Política
Knowledge(Civics) e (Current Events)

Ciência
Eu pessoalmente já não gostava da generalização do Storyteller... Mas vai lá, a Skill geral do d20 Modern é Knowledge(Physical Sciences)

Por enquanto é isso... Nos próximos posts, acrescentarei as super-específicas Habilidades Secundárias. Feedback is welcome![/i]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo