Eu já passei bastante tempo mestrando e jogando os jogos da linha World of Darkness, seguindo o sistema Storyteller ( Principalmente Vampire ) porém nas últimas sessões de jogo, ano passado, algo estava me desanimando. Era o próprio sistema, que desde então eu o rotulei de “chato” e “rolador excessivo de dados”.
“Rolador excessivo de dados?”,vocês podem perguntar. Como assim?
Meu primo foi quem havia definido isso incialmente. No Storyteller ( vou me refeir como ST agora ), apesar da regrinha de sucessos automáticos, quando você pede “Eu vou pular o muro!”, aí o narrador vai lá e te fala “Erm Esportes mais isso dá... Jogue 7 dados, dificuldade 6”
Mais por diabos? Uma ação tão simples como pular, rolando tantos dados você perde tempo desnecessariamente já que a premissa do sistema era para ser a interpretação.
Como solucionar isso? Qual é o sistema mais “fast and furious” e ao mesmo tempo, divertido que eu conheço? D20 é a solução, já que ele demonstrou ser flexível ao seu modo, e genérico para ambientar Call of Cthulhu, Star Wars e o recém-lançado D20 Modern. Todas as regras estão a disposição.
Então, resolvi trabalhar nessa possível conversão de sistemas e já tenho algo preparado... Mas como acho que várias cabeças juntas podem criar algo brilhante, decidi passo-a-passo, no momento da conversão ir introduzindo as diversas regras e características a serem adaptadas para ouvir a opinião de outros RPGistas...
...A começar pelo mais básico. Os Atributos/Habilidades, como queiram chamar. Certos Atributos no ST são auto explicativos ao converter ao d20 como no caso os físicos:
( por motivos de entendimento geral, achei melhor a partir de agora utilizar sempre o português )
Força = Força
Destreza = Destreza
Vigor = Constituição ( Depois vamos discutir a viabilidade desse Atributo para um morto-vivo, já que contraria o normal )
Nos Atributos Sociais do ST, vimos que o sistema dava bastante ênfase em criar “especializacões” do uso de uma capacidade social. A meu ver, Manipulação, Aparência e Carisma no d20 ocupam uma única característica; Carisma naturalmente.
Pessoas com Carisma mais baixo tendem a ser menos bonitas esteticamente, apesar disso não ser uma regra, visto que ela determina a capacidade de uma pessoa para se sociabilizar.
Agora aos Atributos Mentais. Inteligência = Inteligência, naturalmente. Percepção, a julgar como as perícias estão alinhadas no d20 está mais para Sabedoria. Raciocínio deixa dúvidas, já que, por exemplo, ficar em alerta está mais para Sabedoria ( relacionado aos sentidos, novamente ) enquanto em outras situações estão mais ligadas à Inteligência.
Bem, agora que eu opinei sobre as diretrizes gerais, vamos aos valores. Me baseando no que era considerado inferior à média humana e superior, eu bolei os seguintes valores na tabela:
Valor no Storyteller para Atributo / Valor no d20 para Habilidade
* 1-8
** 9-12
*** 13-14
**** 15-16
***** 17-18
Então vamos ver se funciona... Vamos tentar converter um personagem do ST para o d20 )
Um Gangrel na ambientação Dark Ages, que antes do Abraço era um caçador Germânico ( Godo ) ( 7/5/3 )
Atributos físicos primários, mentais secundários e sociais, terciários.
FOR ***
DES ****
CON ***
MAN **
CAR ***
APA *
PER ***
INT **
RAC ***
Considerando que ele seria robusto e ágil... Ordenei os valores da seguinte maneira:
FOR 13
DES 16
CON 14 ( Lembrem-se da minha observação sobre a viabilidade desse Atributo em nossas discussões posteriores )
Para os Atributos Sociais... Se fizermos uma média, ela será de 2 bolinhas. Mas como o seu forte era a característica bruta, decidi aumentar no mínimo possível.
CAR 13
Para os Mentais. Como foi considerado, ele é um caçador, seus sentidos precisam ser mais apurados... E sua Inteligência fica sendo, mediana.
SAB 14
INT 10
Agora vem a parte mais importante. Eu quero adotar o sistema de escolher Atributos comprando-os por pontos para a geração de personagens, seguindo a tradição do ST. Não quero utilizar o sistema de gerar aleatoriamente os Atributos para evitar os personagens apelões estilo D&D
Bem, o sistema oficial no d20 para você selecionar seus Atributos os comprando por “pontos” funciona da seguinte maneira. Você tem 25 ( personagem heróico ) pontos para comprar os Atributos desejados, porém você deve-os comprar de acordo com essa tabela ( todos Atributos começam em 8 )
Valor do Atributo - Custo em pontos
8 0
9 1
10 2
11 3
12 4
13 5
14 6
15 8
16 10
17 13
18 16
Agora vamos usar como exemplo o personagem que eu converti acima.
FOR 13 5 pontos
DES 16 10 pontos
CON 14 6 pontos
CAR 13 5 pontos
SAB 14 6 pontos
INT 10 2 pontos
Hmm o resultado da soma foram 34 pontos... 9 acima do recomendável para um personagem heróico. Em uma campanha mais difícil ( fonte: SW d20 Core Rulebook ) o recomendado são 28 pontos... Se compararmos um Membro ( 7/5/3 ) com um Mortal ( 6/4/3 ) vemos que suas capacidades estão realmente acima... Eu havia pensado na possibilidade, caso esse sistema seja adotado, de 33 pontos serem necessários para gerar um personagem no WoD ( Magos, Lupinos e Membros )
Agora, o fator da discussão. Vocês consideram esse sistema de “comprar Atributos por pontos” oficial apropriado? Quais seriam suas idéias?
Preciso da ajuda de vocês para tentar aperfeiçoar o trabalho que tenho feito. Postem suas opiniões, comentários e críticas sobre o assunto que terei prazer em ler. No momento que essa etapa da geração de Atributos for concluída, passarei para um tópico de cada vez ( Disciplinas, Habilidades, etc ) para que a nossa discussão seja eficiente.
“Rolador excessivo de dados?”,vocês podem perguntar. Como assim?
Meu primo foi quem havia definido isso incialmente. No Storyteller ( vou me refeir como ST agora ), apesar da regrinha de sucessos automáticos, quando você pede “Eu vou pular o muro!”, aí o narrador vai lá e te fala “Erm Esportes mais isso dá... Jogue 7 dados, dificuldade 6”
Mais por diabos? Uma ação tão simples como pular, rolando tantos dados você perde tempo desnecessariamente já que a premissa do sistema era para ser a interpretação.
Como solucionar isso? Qual é o sistema mais “fast and furious” e ao mesmo tempo, divertido que eu conheço? D20 é a solução, já que ele demonstrou ser flexível ao seu modo, e genérico para ambientar Call of Cthulhu, Star Wars e o recém-lançado D20 Modern. Todas as regras estão a disposição.
Então, resolvi trabalhar nessa possível conversão de sistemas e já tenho algo preparado... Mas como acho que várias cabeças juntas podem criar algo brilhante, decidi passo-a-passo, no momento da conversão ir introduzindo as diversas regras e características a serem adaptadas para ouvir a opinião de outros RPGistas...
...A começar pelo mais básico. Os Atributos/Habilidades, como queiram chamar. Certos Atributos no ST são auto explicativos ao converter ao d20 como no caso os físicos:
( por motivos de entendimento geral, achei melhor a partir de agora utilizar sempre o português )
Força = Força
Destreza = Destreza
Vigor = Constituição ( Depois vamos discutir a viabilidade desse Atributo para um morto-vivo, já que contraria o normal )
Nos Atributos Sociais do ST, vimos que o sistema dava bastante ênfase em criar “especializacões” do uso de uma capacidade social. A meu ver, Manipulação, Aparência e Carisma no d20 ocupam uma única característica; Carisma naturalmente.
Pessoas com Carisma mais baixo tendem a ser menos bonitas esteticamente, apesar disso não ser uma regra, visto que ela determina a capacidade de uma pessoa para se sociabilizar.
Agora aos Atributos Mentais. Inteligência = Inteligência, naturalmente. Percepção, a julgar como as perícias estão alinhadas no d20 está mais para Sabedoria. Raciocínio deixa dúvidas, já que, por exemplo, ficar em alerta está mais para Sabedoria ( relacionado aos sentidos, novamente ) enquanto em outras situações estão mais ligadas à Inteligência.
Bem, agora que eu opinei sobre as diretrizes gerais, vamos aos valores. Me baseando no que era considerado inferior à média humana e superior, eu bolei os seguintes valores na tabela:
Valor no Storyteller para Atributo / Valor no d20 para Habilidade
* 1-8
** 9-12
*** 13-14
**** 15-16
***** 17-18
Então vamos ver se funciona... Vamos tentar converter um personagem do ST para o d20 )
Um Gangrel na ambientação Dark Ages, que antes do Abraço era um caçador Germânico ( Godo ) ( 7/5/3 )
Atributos físicos primários, mentais secundários e sociais, terciários.
FOR ***
DES ****
CON ***
MAN **
CAR ***
APA *
PER ***
INT **
RAC ***
Considerando que ele seria robusto e ágil... Ordenei os valores da seguinte maneira:
FOR 13
DES 16
CON 14 ( Lembrem-se da minha observação sobre a viabilidade desse Atributo em nossas discussões posteriores )
Para os Atributos Sociais... Se fizermos uma média, ela será de 2 bolinhas. Mas como o seu forte era a característica bruta, decidi aumentar no mínimo possível.
CAR 13
Para os Mentais. Como foi considerado, ele é um caçador, seus sentidos precisam ser mais apurados... E sua Inteligência fica sendo, mediana.
SAB 14
INT 10
Agora vem a parte mais importante. Eu quero adotar o sistema de escolher Atributos comprando-os por pontos para a geração de personagens, seguindo a tradição do ST. Não quero utilizar o sistema de gerar aleatoriamente os Atributos para evitar os personagens apelões estilo D&D

Bem, o sistema oficial no d20 para você selecionar seus Atributos os comprando por “pontos” funciona da seguinte maneira. Você tem 25 ( personagem heróico ) pontos para comprar os Atributos desejados, porém você deve-os comprar de acordo com essa tabela ( todos Atributos começam em 8 )
Valor do Atributo - Custo em pontos
8 0
9 1
10 2
11 3
12 4
13 5
14 6
15 8
16 10
17 13
18 16
Agora vamos usar como exemplo o personagem que eu converti acima.
FOR 13 5 pontos
DES 16 10 pontos
CON 14 6 pontos
CAR 13 5 pontos
SAB 14 6 pontos
INT 10 2 pontos
Hmm o resultado da soma foram 34 pontos... 9 acima do recomendável para um personagem heróico. Em uma campanha mais difícil ( fonte: SW d20 Core Rulebook ) o recomendado são 28 pontos... Se compararmos um Membro ( 7/5/3 ) com um Mortal ( 6/4/3 ) vemos que suas capacidades estão realmente acima... Eu havia pensado na possibilidade, caso esse sistema seja adotado, de 33 pontos serem necessários para gerar um personagem no WoD ( Magos, Lupinos e Membros )
Agora, o fator da discussão. Vocês consideram esse sistema de “comprar Atributos por pontos” oficial apropriado? Quais seriam suas idéias?
Preciso da ajuda de vocês para tentar aperfeiçoar o trabalho que tenho feito. Postem suas opiniões, comentários e críticas sobre o assunto que terei prazer em ler. No momento que essa etapa da geração de Atributos for concluída, passarei para um tópico de cada vez ( Disciplinas, Habilidades, etc ) para que a nossa discussão seja eficiente.