1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

controle populacional do elfos

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Srta. Pippin, 27 Ago 2007.

  1. Srta. Pippin

    Srta. Pippin Usuário

    eu estava lendo meu sda quando derepente me vem um questionamento: os elfos são imortais certo? então eles não morrem de causas naturais certo? mas eles são ferteis, por isso podem ter filhos.
    sendo assim, se os elfos so fazem nascer mas nao morrem, como é que a TM não é superlotada deles?:think:
     
  2. Melimë Úndomiel

    Melimë Úndomiel Just freak out, let it go!!!

    XD boa pergunta....tambem nao sei
     
  3. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Sendo imortais, o ciclo de vida dos elfos era consideravelmente mais longo. Logo, eles demoravam muito mais para atingir a maturidade e ter filhos. Além disso, o processo de acasalamento poderia demorar um longo tempo. Por isso, creio que a Terra-Média não era superlotada, pois poderia demorar talvez uma centena de anos até que se fizesse uma nova geração.

    Além disso, sempre houve um bom controle da população de elfos por fatores externos, como as guerras (que sempre existiram) e as migrações para Aman.

    Abraços.
     
  4. Jedi Solo

    Jedi Solo The Greatest Jedi

    Concordo com o que Aldamar disse. Os Elfos demoravam bastante para atingir a maturidade. No Narn I Chîn Húrin (Filhos de Húrin, a história de Túrin e Nienor) tem uma passagem onde dizem que a primeira filha de Morwen, Lalaith, é bonita como uma jovem Elfa; porém é menos duradouro. Isso indica que os Elfos demoravam para crescer, atingir a maturidade, etc.

    E também como Aldamar disse: as Guerras foram motivo suficiente para controlar a população dos Eldar. Apenas no Dagor Bragollach e no Nirnaeth Arnoediad morreram milhares e milhares.
     
  5. Melimë Úndomiel

    Melimë Úndomiel Just freak out, let it go!!!

    Agora eu entendi, annon le!!!
     
  6. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Tem um tempão que eu não leio esse texto, mas tenho quase certeza que o que você quer saber está nele:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Tem algumas coisas nele que foram revistas por Tolkien, mas a explicação que deram sobre os filhos dos elfos está aí. Eles tinham muitos poucos filhos, porque cada filha consumia um pouco da essência dos pais. A gente pode inclusive perceber que só os elfos mais antigos tinham "muitos" filhos. E o elfo que a gente sabe que teve mais filhos foi justamente o Fëanor, que era o "espírito de fogo".
     
  7. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Apenas complementando meu post anterior.

    Abraços.
     
  8. Denethor II

    Denethor II Pontífice Inquisidor de Gondor

    De alguma forma, pelos elfos terem vida perene na terra e sua forca vital passar lentamente a ficar cansada com o tempo - assim como refere-se Galadriel a Frodo, parte da vida acaba sendo passada com os filhos. Caso assim eh visto quando a mae de Feanor morre, pois em um unico filho toda sua forca foi colocada. Pelo vigor de Feanor e pelas bencaos da terra dos valar, ele prosperou e teve 7 filhos, o que provavelmente na terra dos rohirim (citadamente em Contos Inacabados) devia ser algo comum, visto a populacao ter crescido rapidamente no Norte, a ponto das terras ficarem pequenas para seu sustento.
    Os homens eram tao vivos e cheios do fogo (da criacao?) que ter filhos nao lhes era problema, ao contrario, a casa em que esse fogo morava passava, mas provavelmente o fogo em si nao se distinguia, assim como o de feanor - talvez o mais humano dos elfos - nao se desfez.
     
  9. Srta. Pippin

    Srta. Pippin Usuário

    valeu pelas respostas gente!!!
    agora eu entendi:D
     
  10. Tuor

    Tuor Usuário

    Poxa, questão interessante. Nunca tinha pensado nisso. Mas é basicamente o que disseram: eles demoravam a amadurecer e poder fazer...enfim. E tem o fato de que eles se controlavam com relação a filhos. Tanto é que só se vê eles tendo 1, ou 2 filhos [à exceção de Fëanor, que fez 7!]. Tem o fato de as guerras matarem muitos...
     
  11. Luciano_Celegorm

    Luciano_Celegorm Usuário

    Porque eram elfos. Logo, não muito propensos a relações sexuais. eheh
    Brinks 182.

    Mas assino embaixo do que já foi dito: guerras e a demora pra maturidade. Fora as migrações deles né?
     
  12. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    Ou porque eles têm a incrível habilidade de fazer lig-lig e só terem os filhos se quiserem :lol:
     
  13. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Penso que os Eldar pois:
    Dificilmente tinham muitos filhos (fora Fëanor, que era era fogoso até nisso pelo jeito), e todos que tiveram mais do que dois ou três filhos, estes nasceram em Amam, na TM, não nasciam muitos;
    Na PE, guerreavam com Melkor,e todos os reinso dos Noldor cairam, como exceção das fozes do Sirion;
    Na SE Eregion foi devastada, e Lindon foi atacada, e seu povo foi diminuind..no final de SE, GIl-Galad aumentou e muito seu poder, ou seja: sem guerras, os elfos foram aumentando...mas: Tivemos última aliança, onde muitos elfos pereceram.
    Na TE, manteram apenas Lorien, Valfenda (uma fortaleza, com no máximo mil elfos penso eu) e Lindon, e foram saindo de lá vários, enquant nasciam poucos. S´na Floresta das Trevas, eles cresciam (teoricamente). Mas Saurom voltu (cara chato!) e guerreou contra Thranduil na floresta das Trevas, contra Lorien também..no fim da TE, eles partiam, pois cm o fim de Saurm, os avaria pderiam ir se quisessem para Amam.

    Lembrando que: Os noldor e os Sindar partiam para Amam frequentemente.
     
  14. Varnon

    Varnon Cavaleiro de Dol Amroth

    O pessoal já explicou tudo praticamente. Vale lembrar que a prática do sexo pelos elfos parece ser uma coisa extremamente nobre e cheia de rituais, não sendo tão frequente como para os seres humanos, pois os elfos tem milhares de anos para praticá-lo enquanto os homens possuem pouco tempo para acasalar.
     
  15. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Os noldor, por serem mais propensos a trabalhos manuais e mais bélicos, por obra de Melkor, tinham poucos ou nenhum filho, como Finrod Felagund. Mas os teleri e os sindar da T-m tinham muitos filhos, sim. Os vanyar, por serem mais... contemplativos, é que tinham poucos.
     
  16. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Elring, acho que isso dependia muito de qual elfo. É claro que pode-se obter um padrão, mas como você mesmo disse, entre os Noldor há elfos famosos que não tiveram filhos e até mesmo Fëanor, que teve a maior prole que se tem notícia.

    Mas é fato que a reprodução dos elfos era muito mais cheia de cerimoniais e significado, principalmente porque os elfos somente tinham um parceiro por toda sua vida, diferente dos humanos.

    Abraços.
     
  17. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Sim..mas mal sabem eles...:hihihi:

    Depende muito mesmo. Fëano teve sete filhos, Finarfin teve quatro ou cinco, isso é relativo...Cirdan, teve quantos filhos? Um sindar! (aliás, não li nunca sobre uma companheira dele)

    Isso também é relativo. O pai de Fëanor, Finwë, casou-se duas vezes (o que causou a cisão entre os filhos dele), assim como ele, outros elfos devem ter seguido esse caminho.
     
  18. noght

    noght Cão Ninja

    A guerra era um controle populacional, de fato, mas não me lembro de ver elfAs nas guerras, o que me leva a crer que devem haver muuuito mais elfas do que elfos(o que não deixa de ser muito bom =P)
     
  19. Radagasth

    Radagasth Banned

    No Silmarillion existe tanto relato de elfos que você se perde. As vezes eu espero um pouco e recobro a conciência, pois são tantos nomes de filhos, reis e linhagens. Fëanor, por exemplo foi o que teve mais filhos.
    Mas acredito eu (assim como disse um amigo acima), que os elfos por serem quase imortais, demoram a crecer também, então, receio eu que eles demorem para atigir a idade adulta, e assim poderem ter filhos.:think:
     
  20. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Exatamente Radagasth... leia aquele texto citado ali em cima: Leis e Costumes dos Eldar...

    É ótimo e muito esclarecedor...

    Abraços.
     

Compartilhar