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Controladores de Vôo em Greve

:think: Os que não são rentáveis deveriam ter suas atividades diminuídas, e de repente, ficarem mesmo sobre domínio do Estado. Seria como comparar as rodovias de MG com as de SP. Sim, deixar assim é uma *****, mas pelo menos melhora.
e porque você acha que iria melhorar só com privatização?
 
Sim, e ainda mesmo que supostamente melhorasse com privatização, não sería mais capital interno indo para o estrangeiro?...
 
Sim, e ainda mesmo que supostamente melhorasse com privatização, não sería mais capital interno indo para o estrangeiro?...

maluco, qual a diferença hoje em dia?

Sinceramente e sem hipocrisia, vc vê alguma diferença?

Se vc queria que fosse diferente, sugiro que vc pare de votar no PT ou no PSDB.
 
e porque você acha que iria melhorar só com privatização?
Um pensamento inconveniente o meu, mas penso que piorar n vai.

Sim, e ainda mesmo que supostamente melhorasse com privatização, não sería mais capital interno indo para o estrangeiro?...
Vc fala como se o Brasil pudesse ser auto-suficiente.
Quero ver isso acontecer, vai ser no dia que o Seu Barriga receber todos os aluguéis atrasados.

maluco, qual a diferença hoje em dia?

Sinceramente e sem hipocrisia, vc vê alguma diferença?

Se vc queria que fosse diferente, sugiro que vc pare de votar no PT ou no PSDB.
Acho que queriam um Evo Morales aqui no poder.
 
Privatizado acredito que pior não ficará.

Só sei que quem não tem competência não se estabelece. O governo nesse episódio queimou feio o filme.

Por enquanto a crise aparentemente está estancada, mas o tamanho da ferida que ficou é grande. Se ela abir será bem pior.
 
isso é o que você acha, mas não argumenta para me convencer que privatizar ajudaria a resolver o problema atual do brasil.
Empresas estatais são caracterizadas pelo monopólio. Monopólio não gera concorrência, concorrência gera melhora nos produtos e queda nos preços. Se privatizarmos, os cargos de controladores de vôo não serão mais públicos. Do jeito que estamos, nós estamos nas mãos dos controladores, qualquer grevezinha, qualquer deficiência, gera essa crise.
 
Empresas estatais são caracterizadas pelo monopólio. Monopólio não gera concorrência, concorrência gera melhora nos produtos e queda nos preços. Se privatizarmos, os cargos de controladores de vôo não serão mais públicos. Do jeito que estamos, nós estamos nas mãos dos controladores, qualquer grevezinha, qualquer deficiência, gera essa crise.
você entende que o espaço aéreo brasileiro não é um item de troca, muito menos é lucrativo, e sim um espaço de soberania e segurança nacional?
você propôs a pouco privatizar aeroportos. controle do espaço aéreo civil é outra história, e te garanto que ninguém em sã consciência vai ir na sua.

Qualquer país é dependente dos seus controladores. Países sérios pagam bons salários e oferecem uma ótima infra-estrutura para o trabalho dos mesmo. diferente da república das bananas

aeroporto != espaço aéreo.
 
maluco, qual a diferença hoje em dia?

Sinceramente e sem hipocrisia, vc vê alguma diferença?

Se vc queria que fosse diferente, sugiro que vc pare de votar no PT ou no PSDB.

Quem faria a diferença, em seu entendimento? Mas mesmo assim, eu não votei em nenhum dos dois que você citou... (apesar de que o voto é para um candidato, não para um partido...). :neutral:

Obs: países desenvolvidos também tentam evitar a privatização de suas empresas, sabe...
 
você entende que o espaço aéreo brasileiro não é um item de troca, muito menos é lucrativo, e sim um espaço de soberania e segurança nacional?
você propôs a pouco privatizar aeroportos. controle do espaço aéreo civil é outra história, e te garanto que ninguém em sã consciência vai ir na sua.

Qualquer país é dependente dos seus controladores. Países sérios pagam bons salários e oferecem uma ótima infra-estrutura para o trabalho dos mesmo. diferente da república das bananas

aeroporto != espaço aéreo.

Controle de espaço aéreo é feito pela Aeronáutica à partir de bases militares espalhadas pelo território nacional. Não de plataformas de embarque de civis. E isso só vai acontecer se o Brasil for atacado por outra nação.
De que adianta manter a máquina estatal cada vez mais inchada e deficitária sem investimentos? Se não desejam perder uma soberania do espaço aéreo comercial que só existe no papel, que invistam. COmprem novos aparelhos. Tragam pessoal capacitado em gerenciamento de aeroportos de outros países e aprendam. É tão complicado o intercâmbio?
 
Intercâmbio não significa privatização...

Eu escrevi SE não desejam perder a soberania sobre o espaço aéreo comercial, que invistam em equipamentos e tragam pessoal capacitado em gerenciamentos de aeroportos para aprenderem sobre eficiência.
 
Qualquer país é dependente dos seus controladores. Países sérios pagam bons salários e oferecem uma ótima infra-estrutura para o trabalho dos mesmo. diferente da república das bananas
Aí é que tá. Sou a favor de um plano B para a república das bananas, já que não pagamos bem. E IMO, a privatização parece ser uma alternativa. Se alguém tem uma outra idéia, ficaria mais do que feliz em lê-la.
 
Controle de espaço aéreo é feito pela Aeronáutica à partir de bases militares espalhadas pelo território nacional. Não de plataformas de embarque de civis. E isso só vai acontecer se o Brasil for atacado por outra nação.
De que adianta manter a máquina estatal cada vez mais inchada e deficitária sem investimentos? Se não desejam perder uma soberania do espaço aéreo comercial que só existe no papel, que invistam. COmprem novos aparelhos. Tragam pessoal capacitado em gerenciamento de aeroportos de outros países e aprendam. É tão complicado o intercâmbio?
que parte do espaço aéreo não é aeroporto você não pegou? além disso, você ignorou o fato do espaço aéreo ser item de soberania e segurança nacional.
que tal privatizar as policias?

Aí é que tá. Sou a favor de um plano B para a república das bananas, já que não pagamos bem. E IMO, a privatização parece ser uma alternativa. Se alguém tem uma outra idéia, ficaria mais do que feliz em lê-la.
e esse plano B é vender o espaço aéreo nacional?
 
que parte do espaço aéreo não é aeroporto você não pegou? além disso, você ignorou o fato do espaço aéreo ser item de soberania e segurança nacional.
que tal privatizar as policias?


e esse plano B é vender o espaço aéreo nacional?

Não ignorei. Tanto que disse que já há aeronaves militares patrulhando os céus brasileiros. Ou pensou que eu dei a idéia de ver céu do Brasil sobrevoado por caças 116 made in USA, como no Iraque, Mediterrâneo ou Guantanamo?

O espaço aéreo comercial é utilizado por empresas privadas, mas o controle é estatal. Se fosse questão de segurança nacional, como o apagão aéreo dos últimos meses, a aeronáutica não teria permitido a greve dos controladores. Não vejo o porquê de as empresas que fazem os vôos em todo o território não possam assumir o controle das rotas comerciais.
 
O espaço aéreo comercial é utilizado por empresas privadas, mas o controle é estatal.
não existe espaço aéreo comercial. qualquer pessoa que possui uma aeronave tem o direito de utiliza-lo desde que cumpra com as regras especificas para cada tipo de espaço aéreo (existem 6 tipos de espaço aéreo, sendo que existem 3 condições especiais).
no momento que você privatizar esse espaço, ele deixa de ser de domínio público e de uso irrestrito, e passa a ser algo exclusivo.
você paga taxas de utilização de todos os tipos de serviços prestados nos espaços aéreos, desde uso de frequencia e dos auxílios rádios, assim como você paga pelo serviço de controle.

Você está propondo o mesmo que privatizar os mares do brasil, só porque isso poderia evitar um problema. Alias, problema esse que não seria tão grave como ficou, se o país tivesse o controle aéreo cívil e o militar (cada um utilizado de uma forma particular).

Agora imagina a festa que seria privatizar todo o espaço aéreo brasileiro. seria um caos muito pior, porque isso poderia simplesmente impedir o direito de ir e vir, isso sem contar o encarecimento de tarifas.
ou você acha que as empresas que exploram o serviço de transporte aéreo (regular ou não), iam ficar caladas? ou mesmo você usuário do sistema (de alguma forma)

Se fosse questão de segurança nacional, como o apagão aéreo dos últimos meses, a aeronáutica não teria permitido a greve dos controladores. Não vejo o porquê de as empresas que fazem os vôos em todo o território não possam assumir o controle das rotas comerciais.
Não confunda segurança e soberania nacional com lucro.
a exploração desse serviço nem de longe vem a ser lucrativo, mesmo com as taxas.
assim como a mudanças que ocorreriam de região para região só pq empresa x investiu mais que a y?

o que gerou o apagão aéreo não foi permitir ou não uma greve, e sim uma falta de decisão firme do nosso presidente, que deu para trás com documento assinado por ele mesmo.

Você realmente acha que uma privatização teria evitado uma greve? ledo engano. a greve foi mais que um aviso do perigo atual, mas para mostrar a falta de tato do governo com questões sérias. A 6 meses a situação só piora, mas o problema é só com os controladores que teria sido contornado numa privatização.
 
será que agora vai?

A pedido de controladores, OAB decide intermediar crise

por Elaine Resende

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil irá intermediar as negociações entre controladores de vôo e governo para a solução da crise do setor aéreo do país. Segundo o presidente nacional da OAB, Cezar Britto, o pedido para que a entidade faça a mediação partiu dos controladores.

O compromisso de intermediar a crise foi confirmado em reunião da OAB com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Vôo e Associação Brasileira de Controladores de Tráfego Aéreo.

Com o novo canal de diálogo, os controladores querem retomar as conclusões do grupo de trabalho interministerial, instalado em novembro do ano passado, pelo ministro da Defesa, Waldir Pires. Para as entidades representativas, a crise não pode ser tratada como militar, mas sim como uma crise gerencial.

A categoria reclama da tecnologia disponível, dos vários regimes de trabalho e da sobrecarga do sistema. E avisa que o reajuste salarial não é a principal pauta.

Entre as propostas dos controladores estão a criação de um organismo civil autônomo, ainda que vinculado ao ministro da Defesa; o planejamento aberto que preveja as gestões pública e privada; a correção das distorções salariais; e a reformulação das carreiras; capacitação e novas contratações.

“Não vamos atuar como uma parte, mas como um membro da sociedade que tem legitimidade social e legitimidade política para buscar uma solução que beneficie a todos”, frisou Cezar Britto. Ele ressalvou ainda que, no papel de mediadora das negociações, a OAB vai procurar conversar com o Comando da Aeronáutica "de forma que o resultado das negociações seja importante para todos”.

Leia nota da OAB

O Conselho Federal da OAB, em nome da sociedade civil brasileira, após reunião com representantes dos controladores do tráfego aéreo – Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Vôo e Associação Brasileira de Controladores de Tráfego Aéreo -, aceitou o pedido para intermediar junto ao Estado brasileiro negociações para a solução da crise do setor aéreo.

O entendimento preliminar é de que a crise não é militar, mas gerencial. Dentro dela, a questão salarial é apenas um componente, mas não sua essência. Problemas estruturais antigos – sucateamento de equipamento, diversidade de regimes de trabalho, sobrecarga operacional – tornaram precário o funcionamento do setor, que, para sua normalização, exige mudanças profundas e imediatas.

A tentativa de politizar a crise ou associá-la a motins militares do passado, além de não espelhar a realidade, não contribui para o encaminhamento objetivo de soluções.

Como medidas iniciais, OAB e entidades representativas dos controladores do tráfego aéreo propõem recuperar conclusões de grupo de trabalho interministerial, instalado em novembro do ano passado, sob a coordenação do ministro da Defesa, Waldir Pires, de que constam, entre outras:

1. Criação de um organismo civil, subordinado ao Ministro da Defesa, com gestão própria, responsável pela gerência das operações aéreas da Aviação Civil no Espaço Aéreo Brasileiro e pela interatividade com os demais elos da atividade;

2. Obrigatoriedade de um planejamento conjunto entre as áreas afetas ao Sistema de Aviação Civil Brasileiro, evitando que volte a ocorrer hiato entre a gestão pública e a gestão privada;

3. Reformulação das carreiras, das suas respectivas remunerações, afetas ao controle do espaço aéreo brasileiro, de um modo adequado às necessidades do novo modelo institucional a ser adotado, corrigindo as distorções existentes;

4. Revisão e readequação da formação e capacitação dos profissionais ligados ao controle do espaço aéreo brasileiro, objetivando atender às necessidades do Sistema, prevendo o crescimento da aviação civil;

5. Contratação de profissionais para a área de controle do espaço aéreo brasileiro, que deverá adequar-se à nova estrutura sistêmico-operacional;

6. Estudar o redesenho do espaço aéreo brasileiro, no sentido de adequá-lo ao crescimento da aviação civil;

7. Auditoria técnica, independente e imediata, para avaliar os problemas e as necessidades do Sistema, relativas a pessoal, atualização tecnológica, infra-estrutura aeronáutica e aeroportuária;

8. Implementação de auditorias operacionais periódicas, com participação ativa dos operadores, visando a antecipar situações que possam levar o sistema a uma operação inadequada.


Fonte: Revista Consultor Jurídico, 10 de abril de 2007
 

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