• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Controladores de Vôo em Greve

Na verdade, trens são melhores.

Concordo que em um país enorme feito o Brasil, deixar a maior parte do transporte por conta das rodovias é imbecil. Escoar produção agrícola e industrial por trem ou hidrovia faz muito mais sentido. E transporte de passageiros também. Mas isso não elimina de forma alguma a necessidade de um bom transporte aério. Ir de trem, se o trem for rápido e seguro, do Rio para São Paulo pode ser uma boa alternativa. Mas não funciona para ir de Porto Alegre para Recife. Mesmo em se tratando de destinos razoavelmente próximos, as vezes tempo é algo muito importante. Isso para não falar em viagens internacionais.

Eu sei que o fórum já desviou um pouco sobre a questão do tráfego aéreo, mas mesmo assim vou dar uma retomada...
A questão referente à aviação é de extrema importância, porém o transporte terrestre, que não é por acaso o mais utilizado do país vem sofrendo um descaso insuportável, principalmente por parte da mídia. Quem nunca pegou um busão às seis da manhã e quase ficou pendurado na porta??? Quem nunca se atrasou para o trabalho porque o ônibus não passou, ou estava tão lotado que sequer houve espaço para você???
Porque dá-se tanto destaque para os inconvenientes de uma elite tão ridícula em números quando todos os dias pessoas de todos os cantos do Brasil pagam o pato pelo descaso que sofrem???
São coisas que a gente gosta de pensar, mas falar a respeito é pura perda de tempo.....

Uma coisa é transporte urbano e outra bem diferente é transporte aéreo. Claro que temos problemas seríssimos no tarsnporte urbano, nas estradas, na falta de ferrovias, etc. Isso não diminui o problema do caos nos aeroportos. E se fosse só caos, já seria ruim, mas o pior mesmo é o perigo que é voar num país onde os controladores são mal pagos, tem uma carga de trabalho muito acima do recomendado, os radares são velhos e não cobrem todo o território e o governo não está nem aí para os investimentos que devia ter feito ao longo dos anos.

O país tem outros problemas que de tão batidos nós nem nos chocamos mais, como fome, miséria, filas nos hospitais, falta de acesso a educação. Todos merecem ser discutidos, mas não é por isso que algum tenha que ser deixado de lado em função dos outros. Tenho certeza que tem tópico para falar de tudo aqui na valinor.

E faz algum tempo já que não é mais só a elite que usa o transporte aéreo. Desde que o "low fare, low cost" entrou no mercado. Basta dar uma passada no aeroporto para ver como o público está mudando. E faz sentido. Exemplo: a Gol e a TAM fizeram promoções nos últimos dias. Era possível ir de BH para Salvador por R$ 100,00 mais a taxa de embarque (total de aproximadamente R$ 150,00). Ida e volta. Uma passagem de ônibus de ida apenas custa em torno de R$ 150,00. Quem tem condições de viajar de ônibus, tem condição de viajar de avião se souber comprar passagem na hora certa.

Não é perda de tempo falar sobre nada. Perda de tempo é quem fala, fica todo cheio de pose de ativista e não faz nada. Não digo que todo mundo tem que sair as ruas para protestar. É só não agir como se fosse.
 
Última edição:
Concordo que em um país enorme feito o Brasil, deixar a maior parte do transporte por conta das rodovias é imbecil. Escoar produção agrícola e industrial por trem ou hidrovia faz muito mais sentido. E transporte de passageiros também. Mas isso não elimina de forma alguma a necessidade de um bom transporte aério. Ir de trem, se o trem for rápido e seguro, do Rio para São Paulo pode ser uma boa alternativa. Mas não funciona para ir de Porto Alegre para Recife. Mesmo em se tratando de destinos razoavelmente próximos, as vezes tempo é algo muito importante. Isso para não falar em viagens internacionais.
Além do que, nós também, por acaso, não temos praticamente nenhuma ferrovia que preste, salvo em excessões como a da Vale.

De transporte de passageiros, nenhuma. Então, infelizmente, precisamos de aviões. E não só a "elite".

E sim, mesmo em países desenvolvidos como os Europeus, que têm trens que as vezes chegam em determinados locais maiss rápido do que aviões (que dependem do clima e das condições de tráfego aéreo pra chegar rápido) eles, os aviões, e o tráfego aéreo, são coisas de extrema importância para o funcionamento do país e sua soberania. Porque será.


Aliás, eu nem sei porque estou explicando isso. Me sinto como se estivesse explicando pra alguém porque a eletricidade foi uma descoberta importante. É surreal.


E faz algum tempo já que não é mais só a elite que usa o transporte aéreo. Desde que o "low fare, low cost" entrou no mercado. Basta dar uma passada no aeroporto para ver como o público está mudando. E faz sentido. Exemplo: a Gol e a TAM fizeram promoções nos últimos dias. Era possível ir de BH para Salvador por R$ 100,00 mais a taxa de embarque (total de aproximadamente R$ 150,00). Ida e volta. Uma passagem de ônibus de ida apenas custa em torno de R$ 150,00. Quem tem condições de viajar de ônibus, tem condição de viajar de avião se souber comprar passagem na hora certa.

Esse pessoal realmente tá por fora. Devem pensar que nego anda de avião tomando champanhe e discutindo o valor das ações da empresa. Ficam imaginando um avião cheio de executivos ricaços da "elite". Só pode.

O Sr. que morreu no aeroporto em Ctba, por exemplo. Devia ser dono de alguma empresa, devia explorar trabalhadores inocentes e se encher de caviar com o lucro conseguido graças a isso. Já foi tarde.

Se quem anda de avião é "elite", quem tem PC em casa também é. Mais ainda, até. Ou seja, todos que postam aqui. :)

Não é perda de tempo falar sobre nada. Perda de tempo é quem fala, fica todo cheio de pose de ativista e não faz nada. Não digo que todo mundo tem que sair as ruas para protestar. É só não agir como se fosse.

:joinha:

*assobia e aplaude*
 
Provavelmente o que ele quis dizer é que, digamos, 0,5% (e deve ser bem menos) da população usa avião com freqüência. A grande maioria da população brasileira tem problemas muito mais básicos do que a fila do avião. As pessoas não têm casa, não têm emprego, não comem direito, etc. É um sentimento muito estranho fazermos um exercício de imaginação por uns instantes e nos imaginarmos numa ocupação agrária no interior de algum estado, assistindo o William Bonner falando sobre o quanto as pessoas sofreram na fila do aeroporto. Claro que é um problemão e merece atenção, mas tem coisas ainda mais urgentes.
 
Engraçado que ninguém assume a culpa por todo esse caos. Do presidente ao ministro aéreo e passando vice fora da casinha, ninguém foi capaz de bater no peito e assumir o abacaxi. Um fica jogando pro outro. E os passageiros se jogando em cima do pessoal de check-in, como se fossem eles os mandantes.

Mas vamos lá! Os Jogos do Pan da Globo estão aí! Vamos mostrar ao mundo que podemos sediar qualquer joça esportiva. Verão a mágica que os governantes farão para os gringos.
 
Provavelmente o que ele quis dizer é que, digamos, 0,5% (e deve ser bem menos) da população usa avião com freqüência. A grande maioria da população brasileira tem problemas muito mais básicos do que a fila do avião. As pessoas não têm casa, não têm emprego, não comem direito, etc. É um sentimento muito estranho fazermos um exercício de imaginação por uns instantes e nos imaginarmos numa ocupação agrária no interior de algum estado, assistindo o William Bonner falando sobre o quanto as pessoas sofreram na fila do aeroporto. Claro que é um problemão e merece atenção, mas tem coisas ainda mais urgentes.

O caso é que um problema não impede que o outro seja discutido...e solucionado...

Não dá pra deixar o país parado enquanto se resolve o problema da fome, desigualdade, segurança, etc e tal. Até porque com a qualidade de políticos que temos, eu sinceramente duvido que isso se "resolva" um dia.

Além disso, o problema da Aeronáutica é mais fácil de resolver. Mais rápido, pelo menos. Mas o governo fica postergando, como faz com todos os outros problemas aí, diga-se de passsagem.
 
Última edição:
Concordo que tem que resolver esse problema, que ele é grave e tal, mas não é tão rápido assim resolve-lo, pois como já foi dito não é de um dia pro outro que se treina controladores de voo.
 
Concordo que tem que resolver esse problema, que ele é grave e tal, mas não é tão rápido assim resolve-lo, pois como já foi dito não é de um dia pro outro que se treina controladores de voo.

Sim. Desmilitarizar o setor é mais rápido que isso.

Mesmo com todas as questões burocráticas que regem o nosso país e tal.
 
Provavelmente o que ele quis dizer é que, digamos, 0,5% (e deve ser bem menos) da população usa avião com freqüência. A grande maioria da população brasileira tem problemas muito mais básicos do que a fila do avião. As pessoas não têm casa, não têm emprego, não comem direito, etc. É um sentimento muito estranho fazermos um exercício de imaginação por uns instantes e nos imaginarmos numa ocupação agrária no interior de algum estado, assistindo o William Bonner falando sobre o quanto as pessoas sofreram na fila do aeroporto. Claro que é um problemão e merece atenção, mas tem coisas ainda mais urgentes.


Eu sei disso. E tem coisa infinitamente mais idiota ganhando destaque no jornal, tipo a filha da Xuxa, as tendências do outono-inverno e por aí vai. Tem coisa mais urgente, sim. Essas coisas mais urgentes estão aí há anos, na verdade. Eu não acho que esses assuntos mais imporatntes vêm recebendo a atenção devida, mas não acho que é motivo pra deixar todo o resto esculhambar de vez. Por exemplo: tem gente com fome então vamos desviar todos os recursos do país para alimentar a população. Em pouco tempo tudo ia se tornar inviável e situação só ia piorar pq não iam investir na educação, na saúde, na manuetnção de estradas. Claro que isso é um extremo. Mas selecionar um grupo de prioridades não é algo fácil. E mesmo que seja feito, largar tudo que não é prioridade não dá.

Claro que a mídia manipula a atenção das pessoas. Até pq se todo dia só tivessem notícias de gente com fome em algum lugar e morrendo na fila do hospital em outro, ninguém ia assisitr mais TV ou comprar jornal e eles não iam ganhar mais dinheiro.

Anyway, já está repetitivo e eu acho que deu pra entender, né. :razz:
 
Sim. Desmilitarizar o setor é mais rápido que isso.

Mesmo com todas as questões burocráticas que regem o nosso país e tal.
Mesmo assim. Há civis prontos para serem controladores de voo?
 
Última edição:
Mesmo assim. Há civis prontos para serem controladores de voo?

Então, você não entendeu, na verdade a idéia é passar todos ou a maior parte dos controladores atuais (militares) para orgãos civis responsáveis pela operação dos aeroportos, como acontece em outros países.

E aí seria esperado um comprometimento maior com as normas e com as necessidades básicas desses operadores, ao invés de comprometimento única e exclusivamente com a própria imagem (que é o que acontece com a aeronáutica no comando hoje em dia).

Afinal, esse setor tá sendo relegado pelo governo há vários anos, e quem reclamava levava pito de coronel/major/whatever...uma hora a bomba explodiu.
 
Até ai eu entendi, só não entendi como isso irá reduzir a carga horária absurda que os controladores vêm trabalhando.
 
Na verdade, um controlador como o Paraíba Hi-Tech ou ou Alcarinollo podem explicar isso melhor do que eu, mas pelo que eu entendi a partir das informações que eles (+ o Omykron) me passaram é que em parte o problema da carga horária (e da quantidade de aviões que cada controlador cuida) é causado por descaso dos orgãos que cuidam desse setor.

Cheguei a ouvir uma história de um controlador que foi reclamar com o superior das condinções de trabalho e ouviu um "ah, vai arrumar uma namorada e me deixa em paz" dele. Tipo, wtf.

O caso é que contratar mais controladores não é a única solução. Essa é uma solução mais pra evitar "greves" e pra dar uma folga pra eles que permitam por profissionais pra fora do serviço se necessário (e pra parecer que o governo está fazendo algo). Em um orgão civil, os controladores passsam a ter direitos como qualquer trabalhador. E passam a ter suas opiniões ouvidas, já que até agora, quanto mais eles reclamavam, mais trabalho pegavam (ou então eram "afastados" do cargo...)

Mas sim, isso é só uma parte da solução...além disso são necessários investimentos em equipamentos (que funcionam mal em vários lugares, fazendo os pilotos terem que se entender em meio a interferências e coisas do tipo), e é claro, contratação de pessoal.

Mas só a desmilitarização já resolvia uma boa parte da insatisfação dos controladores, o que seria bom pra todo mundo.
 
Além do que, nós também, por acaso, não temos praticamente nenhuma ferrovia que preste, salvo em excessões como a da Vale.

De transporte de passageiros, nenhuma. Então, infelizmente, precisamos de aviões. E não só a "elite".
O Brasil não tem malha férrea porque sempre acharam que seria melhor investir o dinheiro do povo em estradas, já que trem não é era interessante para atrair grandes montadoras automotivas para o Brasil.

E sim, mesmo em países desenvolvidos como os Europeus, que têm trens que as vezes chegam em determinados locais maiss rápido do que aviões (que dependem do clima e das condições de tráfego aéreo pra chegar rápido) eles, os aviões, e o tráfego aéreo, são coisas de extrema importância para o funcionamento do país e sua soberania. Porque será.
mas a dinâmica dos países europeus passa longe da do Brasil. Principalmente do clima, que invibializa em boa parte do Brasil o uso de trens de alta velocidade devido a temperatura necessária para a operação dos mesmos. O custo seria elevado, já que no Brasil são poucas as regiões que tem temperaturas amenas que ajuda a reduzir o custo de trens de grande velocidade. Assim como a vontade politica e o atraso social que impede o uso de trens. Trens são melhores para transporte de cargas que pessoas, em grande maioria das situações.

Aliás, eu nem sei porque estou explicando isso. Me sinto como se estivesse explicando pra alguém porque a eletricidade foi uma descoberta importante. É surreal.
algumas vezes isso se faz necessário.

O Sr. que morreu no aeroporto em Ctba, por exemplo. Devia ser dono de alguma empresa, devia explorar trabalhadores inocentes e se encher de caviar com o lucro conseguido graças a isso. Já foi tarde.
Na verdade, esse senhor, conforme informações da família, era "obeso e sedentário, mas não tinha problemas de saúde" (eu também acho isso WTF d+, já que obesidade é uma doença crônica, de acordo com a OMS).

Sim. Desmilitarizar o setor é mais rápido que isso.

Mesmo com todas as questões burocráticas que regem o nosso país e tal.
Infelizmente, não é tão rápida quanto desejariamos, mas não é tão devagar quando poderia ser.
Ainda precisa ser feitos todos os tramites burocraticos, estipular preços (aka, taxas), salários e toda a estrutura a ser montada, em cada região do país.


Mesmo assim. Há civis prontos para serem controladores de voo?
assumir de imetiado? Não. Muito menos pessoal para tomar posições de controle de área, controle de aproximação.
existe um pequeno contigente nos serviços de aproximação, e em torre de controle, mas em operação radar, a grande maioria se não todos, apenas controle de aproximação.
 
Existe uma solução melhor a longo prazo tb.
Investimento. Investir em concursos para a formação de novos controladores de voos, compras de novos e melhores equipamentos, etc. O grande problema é que o governo não investiu onde deveria e está pagando o pato agora.
Não acho que a desmilitarização seja necessária. Seria o mais correto, mas necessário não é.
 
Existe uma solução melhor a longo prazo tb.
e qual seria?
Investimento. Investir em concursos para a formação de novos controladores de voos, compras de novos e melhores equipamentos, etc. O grande problema é que o governo não investiu onde deveria e está pagando o pato agora.
Não acho que a desmilitarização seja necessária. Seria o mais correto, mas necessário não é.
sorry baby, mas não é a solução não. Investimento no ATS (Sistema de Trafego Aéreo) é obrigatório. Ou melhor, não é, mas deveria. O problema é que soma a dança de poder dos governos mais recentes, desvio de fundos arrecadados para investir no ats para fazer caixa no superavit...
sabe, desmilitarizar o controle civil é o correto. Você desatrela um serviço que não tem nada haver com o mundo militar (que deveria focar apenas em supremacia e defesa aérea) e deixa que, os civis se virem com seus problemas, porém não retirar o poder de decisão final dos militares sobre o que pode ou não fazer com relação ao espaço aéreo brasileiro.

percebeu como a desmilitarização do controle aéreo não é todo o espaço aéreo brasileiro, e sim, apenas o controle do trafego aéreo civil?
em quase todos grandes países funciona assim. E o orgão internacional que dita as regras da aviação no mundo recomenda que seja assim.
 
e qual seria?

sorry baby, mas não é a solução não. Investimento no ATS (Sistema de Trafego Aéreo) é obrigatório. Ou melhor, não é, mas deveria. O problema é que soma a dança de poder dos governos mais recentes, desvio de fundos arrecadados para investir no ats para fazer caixa no superavit...
sabe, desmilitarizar o controle civil é o correto. Você desatrela um serviço que não tem nada haver com o mundo militar (que deveria focar apenas em supremacia e defesa aérea) e deixa que, os civis se virem com seus problemas, porém não retirar o poder de decisão final dos militares sobre o que pode ou não fazer com relação ao espaço aéreo brasileiro.

percebeu como a desmilitarização do controle aéreo não é todo o espaço aéreo brasileiro, e sim, apenas o controle do trafego aéreo civil?
em quase todos grandes países funciona assim. E o orgão internacional que dita as regras da aviação no mundo recomenda que seja assim.

Mas vc corroborou o que eu disse, deve haver investimento e aplicação correta dele. Se existe corrupção, tem que ter controle pra acabar com isso. Simples.
E eu deixei bem claro que eu achava que era correta a desmilitarização, pelos motivos que vc já disse. Só acho que os militares são perfeitamente capazes de lidar com isso. Eles não são piores que os civis. Por isso disse que não era exatamente necessária.
Sacou a diferença?
 
Mas vc corroborou o que eu disse, deve haver investimento e aplicação correta dele. Se existe corrupção, tem que ter controle pra acabar com isso. Simples.
E eu deixei bem claro que eu achava que era correta a desmilitarização, pelos motivos que vc já disse. Só acho que os militares são perfeitamente capazes de lidar com isso. Eles não são piores que os civis. Por isso disse que não era exatamente necessária.
Sacou a diferença?
mas ai é que tá. O fundo para investir existe, e por falta de tato do governo (e não é de hoje), parte desse fundo sempre faz caixa para o governo. Não é corrobar apenas, é saber que, por mais que exista caixa, não existe boa vontade política para liberar o mesmo, e visão militar de aceitar os avanços da sociedade.

O Brasil sofreu de 2 grandes males nos últimos 10 anos (para ser generoso), que foi o sucateamento dos equipamentos dos ctas (rádio, radar e outros) + falta de treinamento de operadores.
O primeiro, claro, poderia ter sido sanado antes mesmo do acidente da GOL e tal... o segundo não. Houve sim, falha do Comando da Aeronáutica, falha de todo o sistema que compõe a FAB no quesito controlador.
Hoje falta controlador e falta equipamento operacional.

Depois do que se mostrou a crise, a aeronáutica já disse que quer ficar longe a partir de agora do controle civil. Isso para evitar outras greves e motins dentro das forças armadas. De certa forma, isso foi certo, mas foi demorado de mais. Faltou tato do antigo comandante para falar e decidir isso (ou seria mais uma falta de informação dos oficias que mandam nos CINDACTAS).

Investimento nesse caso, não seria a solução, de longe, é um dever do estado e das FA. Nesse caso, uma revisão das necessidades do país, das prioridades sócio-economicas e um peso dos prós e contras neste jogo que botam vidas em jogo, não cabeças e postos (visados apenas pela estrutura militar atual, que concede cargos por tempo de serviço, não por qualidade do serviço prestado).
pegou a sutileza do assunto?


A decisão correta foi feita (desmilitarização), mas infelizmente ocorreu na pior situação possivel(esperaram a situação chegar a um ponto que apenas gerou perdas de ambos os lados).
Existe falha na atual estrutura da aeronáutica, e essa decisão tem mais interesse em coagir futuros motins do que, de fato aceitar que o controle civil não necessita de estar atrelada com o controle militar. Eu diria até que os militares estão esperando a hora de falar "e depois o problema era a gente..."

Alguns até ousam comparar o caso atual da greve dos CTAs com o caso ocorrido na década de 80 nos EUA (um absurdo tal comparação).

Não é de se esperar que, algo no futuro venha a acontecer com o Brasil que nem aconteceu com o Regan, mas eu ainda rezo para a nossa senhora do Loreto (padroeira da aviação) que nada disso venha a ocorrer (CUT tomando conta do controle aéreo brasileiro).
 
O maior problema a meu ver é um líder "heróico". O que temos é apenas um bando de gente igual a gente: espera que alguém faça alguma coisa, desde o presidente até os oficiais militares (e estes depois reclamam quando alguém faz o que devia fazer, mas não fez nada)

Um lider defensivo só fica se esquivando dos problemas. Um líder ofensivo só resolve problemas que aparecem. Um líder "heróico" sabe quais os problemas que vão surgir e já se precavém contra eles.

E metas... tipo, Tocantins que tinha a pior nota de ensino melhorou 200%. Não é ainda uma brastemp, mas melhorou por conta de estabelecer metas. A secretária (não sei se é integra, mas a frase é interessante) falou: "Ter mais dinheiro não faz diferença alguma se não souber gerenciar"

http://www.estado.com.br/editorias/2007/03/25/ger-1.93.7.20070325.8.1.xml

Então como isto insere-se neste problema? Como disse um colega disse antes, o problema é que NINGUÉM quer assumir essa birosca. E como definir metas no investimento se ninguém planeja nada?
 
Um dia o rojão estorou.

E sinceramente o Brasil MERECE por todo o desleixo histórico que levou a isso.

Igual o apagão elétrico de 2000-2001, INFELIZMENTE só assim pra esse país aprender e crescer.

Ir de trem, se o trem for rápido e seguro, do Rio para São Paulo pode ser uma boa alternativa. Mas não funciona para ir de Porto Alegre para Recife.

Se o Brasil não tivesse parado no tempo dos dinossauros em investimentos em trens de longa distância deixando virar sucata, com o potencial que temos, se tivéssemos um trem de razoável velocidade, não digo os 500Km/h de um TGV francês que se equipara a uma aviãozinho de pequeno porte e seria uma viagem razoavelmente rápida, mas um mínimo garantido de 100km/h de média te garanto que muitos brasileiros encarariam uma viagem de Porto Alegre a Recife numa boa. Basta apenas que o trem disponha do mínimo de conforto com cabines, vagão restaurante e tudo mais. Muito melhor e mais confortável que pegar um busão em rodovias esburacadas e risco considerável de acidentes.

Na Rússia que é bem maior que o Brasil, na ferrovia mais longa do mundo se viaja quase 10.000km de um extremo a outro (Moscow a Vladvostok) e aquele trem só não vai rápido por causa da neve.

E no resto na Europa viajar de trem é uma tradição. O português que vai visitar um amigo na França. Um Belga que vai visitar outro no sul da Alemanha e por aí vai.

Mas no Brasil Lamentavelmente essa tradição de viajar de trem sequer existe. Isso pra mim é mais triste que essa crise aérea, pois é algo que já dura há muitas décadas e nenhum governo dá a minima pra isso.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo