Jacques Austerlitz
(Rodrigo)

Alguém jogou? É um dos jogos grátis da PlayStation Plus em fevereiro de 2021 (na edição deluxe, com as duas expansões).
Baixei só porque estava de graça. Pelos reviews, me parecia o tipo de jogo que eu detestaria: os checkpoints precisam ser ativados manualmente e são distantes uns dos outros, morre-se com muita facilidade, e a história parecia meio vazia e sem pé nem cabeça.
Agora, estou mais ou menos na metade, e acho que vai ser meu jogo preferido do PS4. Até leio as dezenas e dezenas de documentos que se vai achando ao longo da campanha (normalmente, nem ligo). O combate é extremamente satisfatório (ainda que a dificuldade seja frustrante até entender como lutar com cada tipo de inimigo e com ondas de inimigos que atacam de formas diferentes), e mesmo as batalhas em que eu morro três ou quatro vezes (e volto para um checkpoint a cinco minutos de distância) não me fazem largar o jogo.
A história é carregada de estranheza, lembra bastante David Lynch e um pouco de Matrix ou de Inception ou de Arrival, e, no que se propõe, o mundo de Control é super bem construído com as informações de fundo que vamos achando ao longo da campanha.
Os gráficos são pesados, e mesmo no PS4 Pro há engasgos. Certamente quem tiver um bom PC gamer ou um PS5 vai aproveitar mais. Mas o jogo é lindo e vale muito, mesmo em consoles da geração anterior.
Última edição: