1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Apesar de meu livro favorito de tolkien ser a trilogia SdA (claro!), eu adorei os outros livros dele que eu li (Hobbit e Silmarillion - não me perguntem nada do último porque eu soh lembro quem foram feanor e felagund), mas ainda me pergunto se vale a pena ler contos inacabados...
    pq todo mundo que eu conheço que leu o livro (leia-se: 2 pessoas) disse q eh uma chatice justamente pelos contos serem....humm como posso dizer... INACABADOS! :lol:
    críticas?

2. Proview

Proview Go

Eu acho muito importante ler o CI, lá tem muita informação interessante...
    É chato, mas vale a pena ler...

Só uma coisa, se eu não me engano o nome Contos Inacabados é pq trata de contos que forma Inacabados pelo Silmarillion; mas no final dá no mesmo eu acho.

3. Mith

Mith This server is too busy!

Eu também ainda não tive a oportunidade de ler o CI, mas fizem que tem muita informação, e pela lida que eu dei lá (em Os Istari, é claro :mrgreen:) parece ser ótimo!

4. pelego

pelego Usuário

Que eu saiba, O silmarillion vem tudo de uma forma resumida.. e o Contos já traz uma coisa mais completa.. asssim, se vc ler o silma, na sequencia deve pegar e ler o C.I. pq dai vai tá com tudo fresquinho na memória!!!

5. Metz

Metz ...

Ele é um complemento para você saber mais sobre a história do mundo. Ele não é chato não tem umas histórias que eu achei muito legais nele, o problema é que ele é uma leitura dificil, por isso ele só é aconselhável aos fãs já iniciados (e realmente interessados no mundo tolkiniano).

6. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

exato... ele tem uma montanha de notas e apendices complementares que o enriquecem,por isso nem td mundo acaba gostanto ou tendo paciencia pra le-lo... mas eu adorei!! simplesmente d+!!
    eu aconselho a leiturA! :wink:

7. Anakruss

Anakruss Usuário

No proprio livro está escrito mais ou menos assim:
    se vc quizer apenas uma imagem superficial do mundo de tolkien entao nao vale perder tempo lendo CI, mas se vc tá afim se aprofundar e ser um 'expert" é bem aconselhável que leia!

8. Limaoz

Limaoz Usuário

Ae vale muito a pena mesmo....eu to lendo do gostando pacas....a cada dia q passa fico querendo ler ele mais...heheh é viciante....conta muita coisa legal mesmo.....

9. Anna Cwen

Anna Cwen Ourificada

Eu acho uma leitura interessante, mas posso sugerir algo para quem está na dúvida : como são contos independentes, não leia na ordem em eles aparecem no livro. o conto inicial, de como ulmo apareceu a túor, é muito longo e pode ser cansativo se seu interesse é mediano.

comece a ler o livro pela parte que fala dos Istari, dos palantir e tudo o que está mais diretamente ligado ao SdA, assim vc vai se acostumando ao ritmo deste livro, que é diferente dos outros por serem textos não terminados de Tolkien - ou seja, sem terem passado pelas infinitas revisões dele. aí, se seu interesse continuar - ou crescer, como foi o meu caso - passe para os contos mais longos u mais complexos, caso do túor e da estória de galadriel.

será que fui útil?? :mrgreen:

10. Metz

Metz ...

Annhh eu goste e achei uma das melhores histórias do livro. :obiggraz:

tá isso não importa.

Está escrito no CI:
    "Aqueles que apreciam o livro apenas como um 'romance heroico' e consideram os 'panoramas inexplicados' parte do efeito literário, desprezarão os apêndices, e farão muito bem" JRRTolkien.

Isso tbm vale pro CI. :wink:

11. Décimo

Décimo The Swanson Code

As histórias no livro são muito intressantes, pois acrescentam bastantes promenores curiosos às histórias de outros livros (principalmente do Silmarillion), das quais servem como uma espécie de suplemento. Gostei principalmente da narração do Gandalf sobre a sua visão dos factos narrados no Hobbit, e também da explicação sobre os Istari e os Palantir. Aconselho vivamente, não só para quem se quer tornar um "expert", mas para os fãs e intressados na obra. E além disso posso dizer que não achei o nada chato de ler.

12. Acredito que o CI seja um complemento para as pessoas que realmente amam o mundo de Tolkien....eu ainda não li pq não sobrou "tempo" pra eu compra-lo! :)

ate mais...

13. Edrahil

Edrahil Usuário

Eu estou lendo, e acho que vale a pena. Tem momentos que ele é chato, realmente, mas serve como um complemento a Silma e demais livros.

14. Anna Cwen

Anna Cwen Ourificada

eu não disse que não gostei, apenas que quem não estiver tão motivado provavelmente vai largar no meio; melhor começar 'se motivando' com textos mais curtos ou de interesse mais amplo, não? :wink:

15. vlw pelas dicas! :wink:
    deve ser como o silmarillion..... tinha partes q dava ateh vontade de pular, mas vc tinha q ler pra entender a historia.... em compensação tinha partes q eu nao conseguia parar de ler, principalmente (claro) as q falavam do feanor e do felagund :obiggraz:

16. Ettelen

Ettelen eu sou mesmo um

Entao...eu me considero uma nerd-fanática por Tolkien pq jah li todas as suas obras. Obviamente gostei de todas. Agora, se vc realmente quer entender o mundo da mitologia terra-mediana, eh importante ler os textos do CI e complementar com alguns outros textos. Ehhh...parece facil, mas eh mto mais complicado do q parece... :lol:

17. Décimo

Décimo The Swanson Code

Para a leitura do livro não se tornar tão chata, pode-se ler o livro de uma maneira diferente: ir lendo, não tudo de seguida, mas partes separadas. Por exemplo, você quer saber mais sobre Turin e Niniel, então lê a parte do livro que fala sobre eles; um tempo depois, queres ler sobre Galadriel e Celeborn, lê a parte do livro correspondente. Fica mais simples para quem acha chato ler tudo segido.

18. Anakruss

Anakruss Usuário

o que o torna chato as vezes sao aquelas consutas que vc tm q fazer nos complementos por aqueles numerozinhos....... :lol:
    irrita!

19. Felippe

Felippe Usuário

Eh mto bom, soh passei a gostar de mtas das hosrórias do silma depois d ler ele..
    sem contar os vários textos ótimos q aparecem nele.
    Inclusive há um pedaço q iria entrar no SdA, um relato d Frodo sobre o q Gandalf falou pra ele em Minas Tirith após a coroação de Aragorn.. mto bom.
    Eu to lendo e to gostanu mto.

20. Krebain

Krebain Banned

irrita mt.

É um excelente livro qndo voce já leu e releu o Silmarillion 10 vezes...

Compartilhar