• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Contos Inacabados

Os contos são uma leitura mais desgastante, arrastada... É mais uma compilação de fragmentos, com várias notas de rodapé e observações. A diferença é que o Silmarilion é mais direto, objetivo, coeso, e os Contos são, por assim dizer, inacabados. Mas são muito bons como um complemento pra obra, especialmente no que tange a história de Turin, a de Tuor, a de Numenor e a descrita em O Hobbit. Também elucida pontos sobre os Istari. Vale, mas é o tipo de livro q demora mais pra ler...
 
Letters para leitor Português

Amroth disse:
claro :) isto de ser português num fórum brasileiro não ajuda....
obrigado pela informação!

Tenta então o site da Foyles (www.foyles.co.uk), já que as Letters não tem edição em português mesmo... Mas dá uma olhadinha antes na FNAC, que às vezes tem... (comprei vários HoME na de Lisboa)

By the way, estive várias vezes em Aveiro, passei todo o primeiro semestre de 2001 aí...

Enerdhil 8-)
 
MAPAS DOS CONTOS INACABADOS

Eu li os Contos Inacabados naquela edição portuguesa da editora Europa-America, e pelo q vi esta edição nacional (eu não comprei) só possuiu um mapa no final, talvez eu esteja errado. Na edição da Europa-América há vários mapas, inclusive um da ilha de Númenor, será q cometeram esse grande erro? :o?: :(
 
Tem o mapa de Númenor no começo da segunda parte, sobre a SE. E o da TE, o básico, que mostra de Eriador a Mordor, mas é um pouco menor, não mostra Umbar, e algumas coisas diferentes, Lond Daer aparece, se não me engano.
 
Então eu estava enganado, ainda bem. Pois eu apenas passei o olho no livro em uma livraria e vi apenas um mapa no final...fico aliviado q não tenham deixado de fora os outros mapas, pois me amarro nessa lado geográfico de Tolkien :D .
 
mas q inferno! to sem dinheiro pra comprar :-(
enquanto isso, vou lendo O Monte dos Ventos Uivantes... hehhee
 
Bem, voltando ao começo do topico, eu realmente me espanto com Contos "ter chegado entre os mais vendidos". Como já foi mencionado, não é um livro pro "povão". Tipo o silma pode ser, de uma certa forma, ser considerado um "livro inacabado", já que não foi completado por Tolkien, porém, o Chris conseguiu deixar o livro "corrente". Digo "corrente" por que o Contos em muitas partes não consegue ser uma historia com começo meio e fim (dãaaaaa, é inacabada ^_^).
Quem não leu deve pensar da seguinte forma: Silmarillion "estava quase todo escrito" e faltava "revisar", aonde muita, muita coisa ia ter de ser mudada para ficar coerente com os outros textos Tolkienianos. Como Chris não podia "ler os pensamentos do papai defunto", ele acabou deixando muita coisa como estava, mesmo fazendo surgirem varias contradições com outros livros.
Já em Contos Inacabados, a coisa estava feia. Ao invez de tentar editar um livro que estava ainda "no esqueleto", Chris pegou um monte de textos que tem pouca (ou quase nenhuma) ligação entre si e fez um "apanhado" sobre varios assuntos diferentes.
Quando se pensa em "Inacabados", é de se esperar que eles estejam faltando o "final das historias", mas o problema aqui é que falta "o meio". Tipo, você vai lendo um treicho super empolgante quando... vem uma nota do Chris fazendo um comentario sobre as ideias "possiveis" de seu pai e pula mais pra frente.

Para por fim as minhas criticas, vale a pena dizer que quem apenas leu SDA e procura Contos Inacabados de Numeror e da Terra Media achando que vai encontrar um super livro ao nivel de SDA vai se sentir decepcionado, este é um livro apenas para aqueles que leram SDA, O Hobbit e Silmarillion.

Bem, deixando as criticas e partindo pros elogios, o livro tem seus altos e baixos (tipow, tem certos pontos em que as interrupções e "suposições" são tão grandes que chegaram a me incomodar) o livro traz grandes relatos. Os dois primeiros capitulos são expetaculares. A entrada de Tuor em Gondolin é fantastica.
Apensar de muitos dos que aqui postaram terem gostado muito da Historia da Galadriel, eu achei uma das partes mais "arf" do livro (rsrsrs por suas interrupções). :roll:
As partes qeu eu mais gosto (alem dos primeiros dois capitulos) são aquelas em que é contada a tradição de Isildur (o tumulo dele e talz) e aquela da "A esposa do Marinheiro".
 
Quando comprei o Silmarillion estava em dúvida entre este e o CI. Acabei optando pelo Silma principalmente pelo interesse em me aprofundar na história de Morgoth e as Silmarils. Acho que acertei na escolha já que a maioria por aqui disse que CI é pra quem já leu Hobbit, SDA e Silma. Cronologicamente os acontecimentos narrados em Silma são anteriores aos do CI, isso por si só já é motivo suficiente para eu ter acertado na escolha. A leitura é apaixonante, uma outa forma de narrativa, totalmente diferente de SDA e o Hobbit, e CI é diferente de todas as outras. Um outro motivo que me fez optar pelo Silma foi o grande número de notas de ródape, totalmente ausentes no Silma.
 
Draugmor Fëa-Dûr disse:
Bem, deixando as criticas e partindo pros elogios, o livro tem seus altos e baixos (tipow, tem certos pontos em que as interrupções e "suposições" são tão grandes que chegaram a me incomodar) o livro traz grandes relatos. Os dois primeiros capitulos são expetaculares. A entrada de Tuor em Gondolin é fantastica.
Apensar de muitos dos que aqui postaram terem gostado muito da Historia da Galadriel, eu achei uma das partes mais "arf" do livro (rsrsrs por suas interrupções). :roll:

Pois é, aí é que aparece a diferença de perfil entre os leitores. Para quem quer simplesmente novas histórias o livro pode ser frustrante, incômodo mesmo, em algumas partes, como a História de Galadriel e Celeborn. Mas pra quem quer fuçar, quer mais informação, o livro é todo legal.

Claro, eu teria preferido que o Christopher pusesse por exemplo a íntegra do "Rios e Colinas de Gondor" do Tolkien, com menos comentários, ao invés de colocar apenas alguns trechos. Mas como ficou, não me senti muito incomodada, não.
 
Eu gostei bastante do Contos....demorei bastante p/ ler, sempre parava p/ ler as notas ou consultar algum dos outros livros...
Achei os contos do Túrin e o Tuor maravilhosos mas acho q aprte q mais me chamou a atenção, q eu realmente gostei foi na parte sobre O desastre nos campos de Lís e depois as batalhas dos Vaus do Isen (gostei de saber o q acontecia em Rohah ao mesmo tempo q os pers. do ATD viajavam pelo mesmo território).
Como a Swanhild disse,
p/ quem quer fuçar, quer mais informação, o livro todo é legal
mas acho q o q incomodou um pouco foi sempre aquela parada no texto p/ apresentar alguma informação ou comentário no livro todo.
A história de Galadriel e o Celeborn, especificamente deles eu achei um pouco cansativa p/ falar a verdade e não chata. A mesma coisa eu achei no capítulo Cirion e Eorl e a Amizade entre Gondor e Rohan
 
eu fikei feliz com o Contos e curti bastante a história de Aldarion e Erendis.. e achei bem legla MSM a parte de Tuor e legal q ele se aprofundou mais na história do Túrin não? eu curti mesmo o livro apesar de ter capítlos realmente massantes
 
Swanhild disse:
Claro, eu teria preferido que o Christopher pusesse por exemplo a íntegra do "Rios e Colinas de Gondor" do Tolkien, com menos comentários, ao invés de colocar apenas alguns trechos. Mas como ficou, não me senti muito incomodada, não.

Por acaso existe uma versão completa da história? Pelo q sei Tolkien não terminou essas histórias ou estórias, como queiram. A não ser pelas q estão presentes no Silmarillion, q porém estão de forma narrativa e não romanceada como nos Contos Inacabados. Se Tolkien tivesse completado todas as histórias do Silmarillion de forma romanceada, teriamos vários livros correspondente em tamanho a um dos volumes de OSdA.

Quanto as notas de rodapé, acho q são muito úteis, parem de preguiça mental! As vezes eu sinto muita falta de notas em certas traduções de livros de autores em geral...
 
Na verdade, só gostaria de explicar uma coisa sobre as notas. Não é que eu não tenha gostado delas, é que muitas vezes elas confundem. Tipo, acho que todos que leram CI queriam se aprofundar mais nas obras de Tolkien, porem, algumas historias fazem vc ficar mais na duvida ainda, ao invez de lhe dar novas certezas.
Tipo, aonde eu senti mais isso foi justamente na parte da Galadriel. Até ter lido eu "achava" que conhecia a bunitinha. Mas me vi enganado. Algumas partes são brilhantes sim, e eu achei muito maneira a comparação feita entre ela e o fëanor, já que a maioria dos leitores devia achar que ela era ao nivel do Elrond (vai garota!! girl power pra vc 8-) ). Mas ao mesmo tempo, aquela incerteza de "aonde veio Celeborn, como eles se conheceram, quem cantou quem, quem é que manda na casa", me deixou frustrado. Vale lembrar: Eu ADOREI CI e as suas historias novas, e aprofundamento de historias antigas, mas as "incertezas" deixam vc um pouco frustrado. :o?:
 
Draugmor Fëa-Dûr disse:
Vale lembrar: Eu ADOREI CI e as suas historias novas, e aprofundamento de historias antigas, mas as "incertezas" deixam vc um pouco frustrado. :o?:

O título do livro é CONTOS INACABADOS, ou seja, as histórias são INACABADAS, as idéias de Tolkien são incompletas, INACABADAS, por isso não há certeza, elas são INcertas, INACABADAS... :D
 
Não se poderia esperar coesão e coerência em todos os momentos de uma obra monumental e grandiosa.... é impossível manter ordem para tudo isso.

Mas Silma Rlz! O contos é muito chato. :obiggraz:
 
O problema é que Contos é só para quem já leu as três obras e quer se aprofundar. HP é mais infantil, mais fácil por isso nunca sai da lista, pois agrada tanto adultos quanto crianças, mas não tem metade da profundidade que Contos tem. É difícil achar pessoas que gostem de ler algo que exija maior esforço mental, normalmente as pessoas na correria do dia a dia preferem ler algo mais leve, daí vão para histórias mais infantis, eu acho que é por isso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo