• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Contos inacabados! O que é?

Um

Usuário
Eu ainda não li nenhuma obra de tolkien.. mas já fiz o pedido de algumas, entre elas o Silmarillion, Hobbit e a trilogia. Isso foi recomendado pelos meus amigos. Mas acabei de ver um outro livro de tolkien com o nome de Contos Inacabados. Eu queria saber do que se trata o livro, em que periodo ele se passa e se vale a pena ler...
 
Re: Contos inacabados!

Este livro contém a única história que sobreviveu das longas eras de Númenor antes de sua queda, e tudo o que se conhece sobre temas como os Cinco Magos, os Palantíri ou a lenda de Amroth. Escrevendo acerca dos Apêndices de O Senhor dos Anéis, J.R.R.Tolkien disse em 1955: "Aqueles que apreciam o livro apenas como 'romance heróico' e consideram os 'panoramas inexplicados' parte do efeito literário, desprezarão os Apêndices, e farão muito bem." Contos Inacabados destina-se àqueles que, ao contrário, ainda não exploraram suficientemente a Terra-média, suas línguas, suas lendas, sua política e seus reis. Christopher Tolkien editou e apresenta a coleção. Também redesenhou o mapa de O Senhor dos Anéis em escala maior e reproduziu o único mapa deNúmenor.
 
Re: Contos inacabados!

A Faerie explicou muito bem, Um. Se após ler O Hobbit, O Senhor dos Aneis e O Silmarillion você ainda quiser saber algo mais sobre as histórias da Terra-Média, o "Contos Inacabados" será um livro muito bem vindo. O livro é composto literalmente por contos inacabados. São histórias que Tolkien começou a escrever mas, por motivos diversos, não acabou. A "incompletude" de cada conto varia: alguns são apenas esboços outros estão mais completos. A leitura do "Contos" é "mais pesada", IMO, pois frequentemente você precisa interrompê-la para ler alguma nota.

Enfim, se você ler o SdA, O Hobbit e o Silma e ainda quiser mais (provavelmente você quererá! :mrgreen: ) não deixe de ler o "Contos".
 
Re: Contos inacabados!

Exato, leia os outros livros antes, depois você decide por essa obra. Infelizmente o preço dele é alto em comparação aos outros, mas mesmo assim vale a pena.
 
Re: Contos inacabados!

Já explicaram muito bem aí pra cima. Mas vale reassaltar que o livro possui contos interessantes, incluindo trechos de SdA que não foram publicados junto com o volume original e histórias que complementam muitas passagens do Silma que ficam inexplicadas.
 
Contos Inacabados é muito bom, vale a pena ser lido e relido muitas e muitas vezes.
Mas aconselho que só leia se realmente tiver interesse em saber mais sobre as obras de Tolkien, caso contrário pode se tornar uma leitura um tanto cansativa. /fato
 
Eu já comprei a coletanea inteira. ^^ (silmallion, contos incabados, hobbit e a trilogia) me aconselharam também a ler na ordem que escrevi.

O silma já chegou e já terminei a história de numenor.. ou seja, quase terminando o livro. o.0 e achei muito bom!!

no começo tava meio fadonho por se paracer muito com a blibia.. mas depois que começa a falar feanor.. beren e luthien.. turin.. potz.. eu fiquei mlk por ler. Valeu cada centavo gasto no livro ^^
 
Última edição:
Não leia nessa ordem. Se ler Contos Inacabados ANTES de O Hobbit ou SdA, vai ficar confuso. Essa é a ordem cronológica, mas nem por isso a mais aconselhavel.

Sugiro que você leia primeiro Hobbit, SdA e o Silma. Por último os Contos Inacabados. Vai se confundir menos.
 
Me disseram que contos inacabados são as história dentro do periodo de numenor.. e já que o livro trata especificamente dessa epoca, acho melhor ler apos o silma.

assim tudo vai se encaixar perfeito.. eu acho :S
 
Os Contos é dividido em partes. A Primeira parte conta mais detalhadamente as histórias de Tuor e Túrin. Com vários trechos não ditos no Silma.

A segunda parte é basicamente sobre Númenor.

Já a Terceira parte são histórias da Terceira Era, mais relacionadas ao SdA e o Hobbit, como a Busca de Erebor, a caçada do Anel, ou a chegada dos Eorlingas para auxiliar o regente Cirion.

O que você pode fazer é ler as duas primeiras partes, já que leu o Silma. O restante guarda para depois que ler SdA/Hobbit. :)
 
Não sabia dessa separação do "contos"...

vou fazer o que você sugeriu.. ^^
 
CAramba!!! O livro chegou ontem e você já leu mais da metade do Silma?????? O.O
 
Na verdade não. O silma chegou dia 29 e terminei de ler ele hoje, dia 8/11

O restante ta a caminho \o/
Ah, tá! Que susto!

Mas você deveria ter lido O Hobbit e SdA primeiro. Acho que é mais gostoso ler SdA sem saber dos fatos do mundo antigo. Dá um gostinho extra de veracidade, de mitos e segredos. Te desperta mais a curiosidade.

Mas se fosse você, faria como o Neithan disse, lendo só as duas primeiras partes dos Contos, ou pulando direto para O Hobbit e SdA e só depois leria os Contos.

E bem-vindo ao mundo tolkieniano e, consequentemente, à Valinor!!! :D
 
Exato, leia os outros livros antes, depois você decide por essa obra. Infelizmente o preço dele é alto em comparação aos outros, mas mesmo assim vale a pena.

Vá na Estante virtual (www.estantevirtual.com.br) talvez você ache por um preço legal.

Não leia nessa ordem. Se ler Contos Inacabados ANTES de O Hobbit ou SdA, vai ficar confuso. Essa é a ordem cronológica, mas nem por isso a mais aconselhavel.

Sugiro que você leia primeiro Hobbit, SdA e o Silma. Por último os Contos Inacabados. Vai se confundir menos.

Isso, é mais interessante assim.
 
Com relação a ordem de leitura, concordo que o mais interessante é

O Hobbit
O Senhor dos Aneis
O Silmarillion
Contos Inacabados

Mesmo não seguindo a ordem cronológica, fica muito mais interessante a leitura.

Tanto que no momento estou lendo As cartas de Tolkien e As aventuras de Tom Bombadil, para so depois ler Os filhos de Húrin.
 
Bem lembrado, McLucz!!

Um, se você curtir mesmo e ainda quiser mais mesmo depois de ter lido Os Contos, então leia as Cartas! Mas isso é coisa de quem quer se aprofundar mesmo, não só nas obras, mas também na vida de Tolkien!
 
Os livros chegaram ontem o/

E hoje mesmo começo com o hobbit.

vou deixar os contos por ultimo
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo