• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Contos Inacabados: escrito por Tolkien, sim ou não?

Status
Fechado para novas mensagens.

Láthspell

Usuário
Sabu disse:
Não li "Contos Inacabados" e não tenho tanta certeza de que o mesmo foi realmente escrito por Tolkien...

Bueno...

Me apropriei do comentário do meu colega Sabu, em outro tópico, para fazer esta indagação.

Já se cogitou, existe mesmo a possibilidade de não ter sido Tolkien quem escreveu o livro Contos Inacabados? :o?:
 
Espero naum estar dando uma de louco (isso não é dificil)

Já cheguei a ler que Christopher juntou o materia não organisado pelo seu pai, e assim como em Silmarilion, ele os juntou, mas tb completou alguns deles. Não saberia citar qual foi deles, mas que foi coisa minima isso foi. O grande mérito ainda continua sendo de JRR Tolkien.

...agora, se falei besteira, tenho a desculpa de que li algo assim a quase 2 anos atras, com o lançamento de Silmarilion ainda, onde Contos Inacabados só existia em numa versão Lusitana.
 
Squall Leonhart disse:
Espero naum estar dando uma de louco (isso não é dificil)

Já cheguei a ler que Christopher juntou o materia não organisado pelo seu pai, e assim como em Silmarilion, ele os juntou, mas tb completou alguns deles. Não saberia citar qual foi deles, mas que foi coisa minima isso foi. O grande mérito ainda continua sendo de JRR Tolkien.

Sim, essa é a versão oficial. Que, aliás, é a que eu tenho como verdadeira...

Só que fiquei intrigado com o comentário que quotei, do Sabu. Por isso vim perguntar aqui...
 
Eu tenho edições não tão velhas como aquelas de capa mole, com desenhos "toscos".

Respondendo à sua pergunta: Tolkien escreveu anotações pra ajudá-lo a levar a escritura do Hobbit e o Senhor dos Anéis. Não era de sua intenção (pelo menos até a sua morte) escrever O Silmarillion e Contos Inacabados.

Essas edições que possuo são da europa-américa (não são essas do Brasil que comparadas às da EA, são lixo) e possuem lugares onde você pode ver o que são anotações de John e o que são anotações de Christopher (Tolkien). A diferença é que as letras são particularmente menores onde a autoria é do primogênito de Tolkien. Isso vem explicado no início do livro também. Você pode ver que quando Tolkien fala é no mesmo estilo que ele escreve no Silmarillion. Já nas letras menores, é uma explicação como se fosse vinda de um professor.

:D
 
É verdade... eu tenho a versão da Europa América(que infelizmente tem a capa muito frágil :-( ) e o livro inteiro é separado pelo que é tolkien que escreveu e oq foi o Christopher q escreveu.... Eu nunca vi a versão da Martins Fontes, mas sempre supus que fosse igual.
 
Eu considero como do Tolkien pois eu tenho a versão da Martins Fontes e elea deixa claro onde o chistopher em narrativcas como "neste conto o meu pai não deixou muito claro...", mas eu não acho que ele complementou nenhuma história.
 
Meu caro,
Não tenho muita experiencia nas obras de Tolkien pois admiro-as a apenas 3 anos mas posso compartlhar meu pouco conhecimento:
Li em uma revista (dragão brasil) que o Livro Contos Inacabados de Numenor e Terra-Média foi escrito em grande parte por Tolkien ou seja, ele comesou a escreve-lo, e então muitos anos depois seu filho Cristopher acabou de escrever muitos contos que seu pai não havia terminado.
Portanto esse livro seria uma autoria de Tolkien pois ele começou a escreve-lo.
 
O que o Christopher fez, no Contos, foi juntar textos, editar, e comentar. Mas a autoria é de J.R.R. Tolkien.

N'O Silmarillion ele havia dito que só tinha coletado e editado, também, mas se intrometeu um pouquinho também. Nesse texto ele faz um mea culpa: http://www.valinor.com.br/kb.php?mode=article&k=838&o=1

A propósito, Tolkien queria ver o seuSilmarillion publicado em vida, sim, muito antes de imaginar um Senhor dos Anéis.
 
Bom, Contos Inacabados naum tem oq contestar... Foi J. R. R. Tolkien que ESCREVEU, inventou, teve as idéias, etc... como naum seria ele?? :o?: Está certo que foi Cristopher q EDITOU o livro... Mas nada disso trasporta a autoria do livro para ele...
 
Quanto a autoria do Contos, isso vem explicito na capa da edição da Martins Fontes:
Escrito por J.R.R. Tolkien
Editado por Christopher Tolkien
O Tolkien queria sim que O Silmarillion fosse publicado, ainda por cima que O Silmarillion é mais antigo que o SDA e até mesmo que O Hobbit, alguns textos remotam a 1917, então é lógico que, se ele tivesse tido tempo, ele teria completado O Silmarillion e não seria Contos Inacabados, seria Acabados mesmo, porque não duvido que ele não tivesse previsão de terminar seus textos...

FLW

Fëanor
 
Como o Maglor falou, o Cristopher apenas juntou estes vários contos os editou e colocou comentários, fica muito claro isso no livro, ele não criou coisa alguma. Ele somente fez uma versão que pudesse ser publicada e entendida pelos leitores.
 
ah qual eh, os carinha da familia tolkien sao autus "apegado" as obras do professor, vcs axam q um deles seria tao nojento a ponto de publicar uma coisa dele dizendo q era o original do pai? :eek:
 
E no contos da Martins Fontes, as partes com comentários e/ou modificaçoes de Christopher sao diferenciadas do original escrito por Tolkien.
 
Dagnir Glaurunga disse:
ah qual eh, os carinha da familia tolkien sao autus "apegado" as obras do professor, vcs axam q um deles seria tao nojento a ponto de publicar uma coisa dele dizendo q era o original do pai? :eek:

A maldade e a ganância impera neste mundo, meu caro...

Não digo que é o caso da família de Tolkien. Aliás, isso deve ser apenas um pensamento do Sabu, sem nada que o afiancie. Se tivesse algum embasamento, alguém já teria postado.
 
Não joguem pedras, por favor :lol:

A minha dúvida é se o filho resolveu por conta própria explicar alguns fatos inexplicados como "Por que Gandalf escolheu Bilbo dentre todos os Hobbits?", dentre outros.

Alguém aí disse que eu preciso provar o que estou dizendo...ora bolas, quando a gente levanta uma questão, a intenção é justamente discutí-la e, além do mais, a minha opinião é somente o que eu penso...se alguém não concorda basta dizer os motivos, mas se alguém não gosta, cest la vie...
 
Sabu disse:
Não joguem pedras, por favor :lol:

A minha dúvida é se o filho resolveu por conta própria explicar alguns fatos inexplicados como "Por que Gandalf escolheu Bilbo dentre todos os Hobbits?", dentre outros.

Alguém aí disse que eu preciso provar o que estou dizendo...ora bolas, quando a gente levanta uma questão, a intenção é justamente discutí-la e, além do mais, a minha opinião é somente o que eu penso...se alguém não concorda basta dizer os motivos, mas se alguém não gosta, cest la vie...

E porque não o próprio Tolkien não faria isto, meu caro Sabu?
 
Bem,
Não que eu queira desmerer o CT, mas acho que ele não conseguiria fazer textos com a qualidade igual a de seu pai...
Portanto, acho que ele não iria fazer textos de autoria própria e colocar como feitos por seu pai, além do mais, ele amava demais o Tolkien para fazer isso...
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo