1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"Contos Fantásticos do sec XIX"(Sel:Italo Calvino)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Ana Lovejoy, 11 Ago 2004.

  1. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Acho que o título já é bastante elucidativo, mas por via das dúvidas, vamos lá. Aqui, são escolhidos contos de 26 autores do século XIX, alguns bem conhecidos, outros não. Todos mostram o fantástico de diversas formas, seja o horror, o mistério, o cômico, o fantasmagórico...

    Dos nomes mais conhecidos temos: Balzac, Walter Scott, Nathaniel Hawthorne, Gogol, Poe, Andersen, Dickens, Guy de Maupassant, Robert Louis Stevenson, Henry James, Kipling e, é óbvio, H. G. Wells.

    Os nomes não tão conhecidos revelam-se agradáveis surpresas: Jan Potocki com seu História do Demoníaco Pacheco, por exemplo, é muito envolvente com sua narrativa assustadora.

    Acredito que a história mais cansativa (o que não significa que seja ruim, é apenas cansativa), é a de Balzac, chamada O Elixir da Longa Vida. Mesmo assim, ainda é interessante.

    Agora, excluindo Coração Denunciador (é Poe, e é uma das melhores histórias dele, então nem dá para comparar com os outros :obiggraz: ), a melhor que li sem sombra de dúvidas foi O Olho sem Pálpebra, de Philarète Chasles. Ela agrada tanto por passar várias cores do folclore escocês como pela própria história em si. É muito boa mesmo.

    Vale lembrar que cada conto tem nota introdutória de Italo Calvino, com breve apresentação do autor e explicação do conto. É um daqueles livros excelentes, ótimos para ler e reler sempre que der vontade.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Custa em média 30 reais, não é um preço absurdo para um livro tão bom. E acho que as livrarias deveriam me contratar logo para fazer comercial. :mrpurple:
     
  2. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Deveriam mesmo, pois me interessei. :mrgreen:
     
  3. Urratouro tûk

    Urratouro tûk Usuário

    Eu só li a metade mas até agora é um livro otimo.No começo são quase só historias de terror(que são realmente fantásticas) depois pelo que conseguir ver aparece historias um pouco mais variadas(a do nariz por exemplo é de humor).
    Tambem achei ótima, o jeito como eles falam do ciume como uma esposa sem palpebras.Eu como já disse só li até a metade mas até lá o melhor que eu achei foi o Sandman(homen de areia) o jeito de suspence e a historia que é meio obscura e você fica meio sem entender, o que acontece no final com o personagem principal.Na minha opinião é a melhor historia.
     
  4. Eu comprei o livro por causa desse tópico. :lol:

    Ainda não terminei, mas estou adorando. Os contos são super envolventes, eu fico super ansioso para chegar nas conclusões das histórias, mesmo que na maioria das vezes as coisas não fiquem 100% claras - algo que, como diz a introdução do Calvino, é inteiramente proposital. Aliás, um dos pontos fortes reside aí. :D

    Depois vejo se comento mais. :think:
     

Compartilhar