• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Contos da Mamãe Gansa ~ Charles Perrault

morphir

Usuário
Olá a todos, boa noite !
Eu sou novo no fórum e sou completamente viciado no ato de ler. Gostei muito de tudo por aqui e gostaria de compartilhar um sonho de consumo e, ao mesmo tempo, aprender com vocês.

Sou viciado em tudo que é da França, em parte, por possuir ancestrais franceses. Música, cinema, história, ocultismo... e o Charles Perrault é um dos franceses que ajudaram a construir a minha infância.
Perrault é considerado o pai da literatura infantil, pois até a sua época não existiam muitas histórias infantis registradas para crianças. Ele reuniu vários contos que eram populares passados de geração a geração e registrou em um livro que designou como "Contos da Mamãe Gansa". É nesse livro que se teve o primeiro registro de Cinderela, O Gato de Botas, O Pequeno Polegar, dentre tantos outros contos famosos onde, posteriormente, a Inglaterra ou os Estados Unidos (perdoe-me, não consigo recordar neste momento) veio a chamar de Fairy Tale (Conto de Fada). Os Irmãos Grimm criaram muito de suas versões baseados neste livro de Perrault.

A questão é: eu nunca consegui achar esse livro. Ele existe ? Sim ! Mas onde posso encontrá-lo ? Alguém possui o ebook ? Sou louco para ler a versão de Cinderela, o meu conto de fadas favorito, aos olhos de Perrault. Se alguém puder enviar o ebook, faria uma eterna criança romântica muito feliz !

Fica aí a dica. Espero não estar indo contra as regras do fórum, realmente gostaria de compartilhar e estou um pouco perdido por aqui no quesito postagens hehehe.

Com afeto,
Artur Fonseca Kirchenchtejn.

PS: Segue-se abaixo uma imagem do belíssimo manuscrito do livro supramencionado.

[align=center]
Puss-in-Boots-1695.jpg
[/align]

Há ilustrações magníficas feitas pelo Gustave Doré, um ilustrador brilhante que utiliza muito de hachura, uma técnica muito usada para ilustração até o meio do século XX. Técnica a qual sou apaixonado e tento sempre aperfeiçoar em meus desenhos =)
 
[align=justify]Morphir, eu tenho uma edição bem legal dos contos de Perrault que saiu pela Editora Itatiaia. Ela tem capa dura e tem as maravilhosas ilustrações do Gustave Doré, das quais tu falaste. Segundo consta na obra, ela é o volume 8 da Coleção Grandes Obras da Cultura Universal, que publicou, entre outros títulos, Dom Quixote, Fausto, Os Lusíadas e A Divina Comédia.
Recomendo, a edição é muito legal mesmo.[/align]
 
Só lembrando que compartilhar arquivos (o vulgo "dá uma olhada nesse link") não pode ser feito aqui. :timido:
 
Lucas_Deschain disse:
[align=justify]Morphir, eu tenho uma edição bem legal dos contos de Perrault que saiu pela Editora Itatiaia. Ela tem capa dura e tem as maravilhosas ilustrações do Gustave Doré, das quais tu falaste. Segundo consta na obra, ela é o volume 8 da Coleção Grandes Obras da Cultura Universal, que publicou, entre outros títulos, Dom Quixote, Fausto, Os Lusíadas e A Divina Comédia.
Recomendo, a edição é muito legal mesmo.[/align]

Que legal ! Gostaria muito de tê-la. Sabe algum sebo onde posso encontrá-lo ?

Liv disse:
Só lembrando que compartilhar arquivos (o vulgo "dá uma olhada nesse link") não pode ser feito aqui. :timido:

Ah ! Tudo bem. Eu não sabia, obrigado pela informação ! =~
 
[align=justify]Não sei exatamente em qual sebo, basta dar uma olhada na Estante Virtual pelo título Contos de Perrault e refinar a pesquisa por editora Itatiaia. Procure por livros com capa dura e ilustrados. [/align]
 
Obrigado pela dica ! Fiz essa busca que você me disse, encontrando 4 resultados ! Dois são de 1983 ou 1985, não lembro, e dois da de 1994.

Se não for abuso, você poderia me dizer se o que você tem é esse ? C Perrault / P. J. Stahl (prefácio)

Se sim, acho que vou comprar ! Só achei meio facadinha no peito pagar 40 reais + frete pra um livro infantil de sebo ! Mas tudo bem, quero muito ele ! =)
 
[align=justify]Vou dar uma olhada assim que chegar em casa morphir. Deve ser, as páginas da edição que tenho são mais grossas, é de colecionador, aquela para guardar para os filhos mesmo. Lembro que quando vi na exposição que um livreiro estava fazendo aqui na universidade, agarrei na hora e ninguém mais me tira. Posto aqui assim que verificar pra ti.[/align]
 
morphir disse:
Se não for abuso, você poderia me dizer se o que você tem é esse ? C Perrault / P. J. Stahl (prefácio)

[align=justify]A edição que encima a minha estante é justamente essa morphir. A introdução aos contos é do P.J.Stahl e a tradução é da Regina Regis Junqueira.[/align]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo