• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Contos Clássicos de Vampiro (Byron, Stocker e outros)

Clara

Perplecta
Usuário Premium
attachment.php


Contos Clássicos de Vampiros - Byron, Stocker e outros.

Resolvi ler todos os livros sobre vampiros que estivessem ao meu alcance e comecei por este, de contos e poesias sobre os dentuços.

Publicado pela editora hedra (garantia de bons títulos e traduções, além do preço bem em conta :sim: ) essa coletânea traz uma introdução bem bacana escrita por Alexander Meireles da Silva (pesquisador e professor de Língua Inglesa e Literatura da Universidade Federal de Goiás) sobre as histórias de vampiros, desde a antiguidade até os dias de hoje, passando inclusive pelo teatro e o cinema.

Também tem comentários e a história de cada um dos contos e poesias incluídos na coletânea. Esses comentários estão no começo de cada história mas eu achei melhor ler cada um deles depois da leitura do conto, fica mais legal descobrir as coisas por nós mesmos e depois ler a opinião de um "especialista".

Bem, o livro, como diz o título, traz os relatos clássicos do mundo vampiresco, não apenas contos mas também poesias (de Goethe, Samuel Taylor Coleridge e Gottfried A. Burger) e um relato do ateniense Flávio Filóstrato "Vida de Apolônio de Tiana" sobre como Apolônio, no século I da Era Cristã, desmascarou uma vampira que queria se alimentar de um jovem.

Outra história bacana é a de Lord Byron: "Trecho de Um Romance", criada naquela famosa noite chuvosa em que Mary Shelley escreveu "Frankenstein".

Uma pena que Lord Byron não tenha terminado a história (parece que Mary Shelley foi a única a se entusiasmar e ir até o fim com a competição) porque ela é muito boa, tão boa que serviu de inspiração para o médico de Lord Byron, John Polidori, escrever sua mais famosa história "O Vampiro", a primeira em língua inglesa sobre o tema e na qual o monstro aparece tal como conhecemos hoje: sedutor e aristocrático e que inspirou inclusive o Drácula de Bram Stoker.
 
essas edições da hedra realmente merecem atenção. pipocou um monte de coletânea de contos em domínio público, mas o legal da hedra é que eles sempre conseguem dar uma diferenciada, fugindo do óbvio. :sim:
 
Comprei hoje essa coletânea. Na livraria, eu já tinha parado para ler a história do Byron e do Francis Crawford, ambas muitíssimo boas. Aí acabei comprando e levando o livro pra casa.

Vou ficar de olho nos títulos da Hedra. Merecem atenção, realmente. :sim:
 
alguém poderia citar quais contos aparecem no livro? peço isso pra comparar com outro q eu tenho aqui no mesmo estilo, porém + antigo (13 dos melhores contos de vampiros da literatura universal), e ver se compensa ter os 2.
 
Os contos são:

Trecho de um romance - Lord Byron
O Vampiro - John Polidori
O hóspede de Drácula - Bram Stoker
Porque o sangue é vida - Francis Marion Crawford
A morta amorosa - Théophile Gautier
A tumba de Sarah - F.G. Loring
Um episódio da história da catedral - M.R. James

Apêndice com:

Vida de Apolônio de Tiana (trecho) - Filóstrato
O vampiro - Heinrich A Ossenfelder (poema)
Lenore - Gottfried A Burger (poema)
A noiva de Corinto - J. W. Goethe (poema)
Christabel - Samuel Taylor Coleridge (poema)
 
='s

os q aparecem nos 2 livros são:

Clara disse:
O hóspede de Drácula - Bram Stocker
Porque o sangue é vida - Francis Marion Crawford
A morta amorosa - Théophile Gautier (q no meu aparece como a morta apaixonada)

interessante o livro trazer contos no título e poesias no interior.
 
RE: ='s

JLM disse:
interessante o livro trazer contos no título e poesias no interior.

As poesias (todas do século XVIII) e o relato de Filóstrato (século I) aparecem no apêndice, talvez porque os organizadores queiram mostrar que essas obras foram as fontes de inspiração para os autores dos contos, todos escritos no século XIX. :sim:
 
vi esse na livraria ontem e fiquei com vontade de adquirir!
não tenho nada da Hedra mas já ouvi falar muito bem da qualidade da editora.

já tinha ouvido falar do conto 'A morta amorosa', do Théophile Gautier e lembro que fiquei com muita vontade de conhecer! colocarei na minha lista de leituras futuras!
 
O livro é realmente legal, mas para mim, só compensou pelo conto do Gautier, que é realmente genial, e pelos apêndices. Não sei, acho que já li coisas de vampiros demais e acabei ficando meio enjoada. :~

Em termos históricos, o livro O Vampiro Antes de Drácula é mais completo (mordo a mim mesma se não tiver servido de fonte pra esse livro, mesmo se não declarada) e tem uma seleção de contos mais interessante.

O conto "Por que o sangue é vida" me deu calafrios, ele é legal também, por mais previsível que seja. Vou comentar os três primeiros no tópico do Vampiro Antes de Drácula.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo