• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Contato (Contact, EUA, 1997)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    5

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
top54.jpg

Sinopse: Baseado no livro homônimo de Carl Sagan, conta a história de uma astrônoma (Jodie Foster) que descobre um sinal de rádio inteligente vindo do Espaço. Desvendando o sinal, ela e outros cientistas descobrem que aquilo são instruções para a construção de uma enorme máquina, que os possibilitaria o contato com as formas de vida extra-terrestres.

Direção: Robert Zemeckis

Elenco: David Morse, Jodie Foster, Matthew McConaughey, Tom Skerritt, James Woods, Angela Bassett

Trailer

IMDb
 
Última edição:
Ah! Adoro esse filme! Achei incrível como todo ele é instigante e prazeroso de assistir em cada minuto. E adoro as sequências em que eles começam a captar os sinais, aqueles sons todos... e o final *_*
 
Taí um filme que eu tinha visto há muitos yahrens, ainda no tempo do VHS, e que voltou para a minha lista depois das notícias tristes sobre o radiotelescópio de Arecibo ... acabei revendo anteontem e o tópico sobre o ceticismo de dois gumes foi o incentivo definitivo para eu caçar esse tópico.

Acabei revendo uma forma bem mais crítica, mas é surpreendente como o filme envelheceu bem. Até os efeitos especiais mais datados acabam funcionando direito no contexto -- como aquele da Ellie vendo a si mesma nas cenas do wormhole. Exige um pouco de esforço na imaginação, mas é exatamente o que se espera no caso da distorção de um espaço tridimensional sobre uma quarta dimensão. E usar cenas de TV para disfarçar a CG incipiente da época sempre funciona.

Um curiosidade boba que eu definitivamente não pegaria lá trás é que o indicativo de radioamadora dela (W9GFO) é válido para os EUA... eu fui atrás de algum easter egg e pistas indicam que o plano original era usar W9GFZ em homenagem a a um pioneiro da radioastronomia. Mas como na época da produção esse indicativo já era usado por uma estação do National Radio Astronomy Observatory, supostamente pela mesma razão, acabaram mudando para W9GFO, que pertencia a um silent key até ser liberado para o dono atual, que pegou por causa do filme mesmo. Não sei se o livro tem alguma outra piada com isso, nunca li :shame:
 
Taí um bom filme pra rever mesmo. Daqueles que eu vi só na época que assistia à televisão e depois nunca mais... Por alguma razão, não nos assedia a memória, querendo ser revisto. Hehe. Tenho curiosidade de também ler o livro do Sagan. Este ano quero voltar a ver mais filmes e menos séries, mas, por outro lado, tenho me decepcionado bastaste com filmes recentes e/ou escolhido muito a esmo o que vejo: acho que vou priorizar filmes conhecidos que nunca vi de novo. Nunca tive como hábito o ver um filme mais de uma vez...
 
Esse filme é realmente muito bom, assisti a alguns anos atras e merece ser reassistido, tanto que quero adquiri-lo em alguma plataforma de streaming.

Tirando Arecibo, acho que o tema de radioastronomia tende a entrar em foco nos proximos anos novamente, principalmente pela descoberta de alguns sinais de radio que foram identificados por alguns telescopios, vindo de um planeta que possivelmente pode ser habitavel, sem nenhum padrão que conhecemos.


Com certeza esse filme é obrigatorio para quem gosta da area.
 
Última edição:

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo