• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Contaminação atinge 95% dos jalecos médicos

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Um dos micro-organismos identificados é uma bactéria que causa infecção hospitalar

jaleco-medicos-m-20100923.jpg

Em vez de proteger o usuário, o jaleco médico - indicado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como equipamento de proteção individual para os profissionais do setor - pode ser fonte de contaminação. É o que indica um estudo realizado por alunas da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), campus de Sorocaba, e divulgada nesta quarta-feira (22). Das amostras analisadas, 95,83% estavam contaminadas.

Entre os micro-organismos identificados nos jalecos está o Staphilococcus aureus, bactéria considerada um dos principais agentes de infecção hospitalar. A pesquisa foi realizada pelas alunas Fernanda Dias e Débora Jukemura, sob orientação da professora Maria Elisa Zuliani Maluf.

A proposta surgiu após a constatação de que alunos e residentes do hospital-escola do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, da rede estadual de saúde, saíam para o almoço em bares e restaurantes sem tirar o jaleco.

O objetivo foi comparar a microbiota - conjunto de micro-organismos que habitam um ecossistema - existente nos jalecos, sobretudo na região do punho e na pele dessas pessoas, com a dos não usuários.

Foram avaliados 96 estudantes de Medicina, distribuídos nos seis anos da graduação, que atuam na enfermaria de clínica médica do hospital. A metade usava jalecos de mangas longas e a outra metade não.


Fernanda Dias explica a altíssima taxa de contaminação verificada a partir da análise.
Essa elevada taxa de contaminação pode estar relacionada ao contato direto com os pacientes, aliada ao fato de os micro-organismos poderem permanecer entre dez e 98 dias em tecidos, como algodão e poliéster.
A PUC-SP pretende aprofundar os estudos para encaminhá-los à OMS.

Fonte
 
Eles morrem de orgulho de desfilar com aquel joça para cima e para baixo como se fossem a última bolacha do pacote. Uma verdaeira porcaria. No hospital da PUC aqui em POA até almoçar com aquilo eles almoçam. Nota Zero em microbiologia e saúde pública. Na época da facul eu tinha dois e lavava um todo o dia enquanto o outro estava sendo usado.
 
É que a vaidade é maior que o compromisso com outrem, né Éomer... :P

Eu confesso que não lavo meu jaleco diariamente, mas é muito mais fácil eu pegar alguma bactéria dos pacientes do que o contrário. Dizem que todo profissional da saúde tem o bacilo da Tuberculose e o da Hanseníase encubado!
 
Eu tenho na minha familia minha irmã que é medica veterinária e mesmo tendo muito mais contato com animais do que pessoas eu percebo que ela lava e troca com frequência de jaleco. Pelo menos isso a USP onde ela se formou ensinou bem.
 
É que a vaidade é maior que o compromisso com outrem, né Éomer... :P

Eu confesso que não lavo meu jaleco diariamente, mas é muito mais fácil eu pegar alguma bactéria dos pacientes do que o contrário. Dizem que todo profissional da saúde tem o bacilo da Tuberculose e o da Hanseníase encubado!

Então eu não quero ficar perto de médico nenhum.
 
Ah, não seja drástico... Quase todo mundo tem os vírus incubados, mas só desenvolve a doença quem tem predisposição genética, imunodeficiência ou que entra em contato com uma grande carga viral de alguém em período de transmissibilidade.
 
O problema que eu vejo é que tem gente que infelizmente acha que por ser estudante de medicina vai ficar mais cool se demonstrar isso daí andando de jaleco para cima e para baixo. Tá faltando um pouco de noção de sáude pública sim.
 
Jalecos limpinhos ou nada de sair com eles! Higiene!

Esse hábito é muito prejudicial: o jaleco é usado como proteção e por isso, é o que mais fica contaminado com vírus e bactérias (além do sapato, porque em um ambiente como o hospital pode estar sujeito a pisar em vômito de paciente, etc.). Então me respondam: Como o sujeito desfila por aí com o avental na hora da merenda (ergh, justo na hora que tem que ser mais chatinho com higiene?) se já estudou tanto sobre doenças patológicas e proliferação de micróbios?

Só pode ser aquele exibicionismo bobo que faz derreter os miolos de qualquer um. E ele só fazem isso para dizer: olha eu sou médico! Ou a pessoa se esqueceu de tirar, mas essa razão não faz com que a situação fique menos grave. Que displicência!

Olha, eu vou prometer uma coisa para vocês: Se eu conseguir me formar nessa área, nunca vou deixar de tirar meu jaleco quando sair no meio do expediente, seja por qualquer motivo. Se for para me exibir (mesmo não sendo muito disso) vou achar outros meios, certo? Guardem minhas palavras!
 
Re: Jalecos limpinhos ou nada de sair com eles! Higiene!

Esse hábito é muito prejudicial: o jaleco é usado como proteção e por isso, é o que mais fica contaminado com vírus e bactérias (além do sapato, porque em um ambiente como o hospital pode estar sujeito a pisar em vômito de paciente, etc.). Então me respondam: Como o sujeito desfila por aí com o avental na hora da merenda (ergh, justo na hora que tem que ser mais chatinho com higiene?) se já estudou tanto sobre doenças patológicas e proliferação de micróbios?

Só pode ser aquele exibicionismo bobo que faz derreter os miolos de qualquer um. E ele só fazem isso para dizer: olha eu sou médico! Ou a pessoa se esqueceu de tirar, mas essa razão não faz com que a situação fique menos grave. Que displicência!

Olha, eu vou prometer uma coisa para vocês: Se eu conseguir me formar nessa área, nunca vou deixar de tirar meu jaleco quando sair no meio do expediente, seja por qualquer motivo. Se for para me exibir (mesmo não sendo muito disso) vou achar outros meios, certo? Guardem minhas palavras!

Eu vou ficar de olho.
 
Sinceramente é nojento né, no mínimo que eles deveria fazer é só vestir o jaleco realmente quando entrar no quarto do paciente, sou a favor também de uns negoço plastico pra colocar nas sola dos sapatos, já que se caminha pra todo canto do hospital e até mesmo sanitários u.u
 
Tu tá em que ano, lisseminte? Quer cursar o que?

Eu estou no último ano do colegial e quero fazer esta área de medicina desde criancinha :mrgreen:. Quero fazer uma especialidade, mas ainda não sei bem o quê. Meus pais dizem que eu me daria bem como psiquiatra, mas eu realmente não tenho a miníma idéia do que escolher dentro de medicina. Mesmo. Enfim...
 
Quero fazer uma especialidade, mas ainda não sei bem o quê. Meus pais dizem que eu me daria bem como psiquiatra, mas eu realmente não tenho a miníma idéia do que escolher dentro de medicina. Mesmo. Enfim...

Sei que é difícil ouvir isso, mas te dou um conselho: deixe pra escolher a área só quando tiver na faculdade e passar por todas as especialidades. A prática é muito diferente do que imaginamos que ela será. :yep:

Eu mesma entrei querendo Cirurgia, depois fui pra Cardio, aí no 4º ano tive certeza quer seria Psiquiatria, e agora, no 5º, tô em dúvida entre Psiquiatria e Pediatria... Ou seja, a gente muda o tempo todo, e não é incomum ir pra áreas antagônicas. :hihihi:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo