• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Contagem Estranha

Valindor

Usuário
Ontem enquanto lia aos Contos Inacabados acabei deparando com essa oração:

"Da balsa, Morwen os observou passando em silêncio e então de repente soltou um grito, apontando para o último da companhia que passava.
- De onde veio ele? - perguntou - Três vezes dez de vocês vieram a mim. Três vezes dez e um vocês chegaram a margem!" Contos Inacabados, A Viagem de Morwen e Nienor a Nargothrond, pag 123;

Eu fiquei em duvida - e estranhei - quanto ao jeito q Morwen usou para contar as pessoas: "Três vezes dez e um vocês chegaram a margem"...eu sei q pareçe uma pergunta boba mas já vi isso em outros lugares do livro...alguem poderia me explicar o pq esse tipo de contagem?

Se já existe tópico semelhante peço aos moderadores q deixem pelo menos alguen postar a resposta a minha duvida ou me digam onde eu posso encontrar a resposta...depois se sintam a vontade para trancar...
 
Eu nao me lembro de um sistema de contagem diferente. Isso pode ser apenas uma maneira mais poetica de dizer 30 :D , pra fazer uma frase bonita...
 
Hm...eu já li isso em algum lugar também...na hora pensei que devia ser alguma expressao típica da época medieval....hm...se for 31, nao vejo o porque de falar edssa forma...mas quem sabe se fosse 3x (10 + 1)...e se refira a 33...hm...idade de Cristo...hm...referencia bíblica....huahuahau, com certeza não tem nada a ver....mas, eu viajo muito.. ^^

Bom, mas realmente não sei o porque...(para que que eu respondi entao :oops: !?)
 
KADU disse:
Eu nao me lembro de um sistema de contagem diferente. Isso pode ser apenas uma maneira mais poetica de dizer 30 :D , pra fazer uma frase bonita...

Isso é provavel...afinal...os contos do silma e do Contos Inacabados sempre tem seu lado poético e tals....
 
Mithrellas disse:
Hm...eu já li isso em algum lugar também...na hora pensei que devia ser alguma expressao típica da época medieval....hm...se for 31, nao vejo o porque de falar edssa forma...mas quem sabe se fosse 3x (10 + 1)...e se refira a 33...hm...idade de Cristo...hm...referencia bíblica....huahuahau, com certeza não tem nada a ver....mas, eu viajo muito.. ^^

É, realmente viaja ;)

Essa forma de contagem é muito comum em outras línguas. Em inglês, por exemplo, temos a palavra "threescore", que significa "three+score" ou seja "três-vinte" ou em português, sessenta. Em francês também são comuns estas contruções.

São heranças antigas de quando não existiam palavras pra definiar números "grandes", que eram, então, formados dessa forma.

Naquele trecho ficamos sabemos que eles não tinham nomes (provavelmente) pra números acima de 10 ;)
 
Isso foi usado na Biblia, algumas vezes... Numa delas se dizia o numero 7 x 77 ( um numero simbólico para representar o infinito) , mas quanto a obra de Tolkien eu não tenho idéia, talvez possa ter alguma coisa a ver...
 
Relgal disse:
Isso foi usado na Biblia, algumas vezes... Numa delas se dizia o numero 7 x 77 ( um numero simbólico para representar o infinito) , mas quanto a obra de Tolkien eu não tenho idéia, talvez possa ter alguma coisa a ver...
Acho a opção mais provavél.
Tolkien deve ter escrito se baseando em contagem biblica...sei lá
 
Deriel disse:
Mithrellas disse:
Hm...eu já li isso em algum lugar também...na hora pensei que devia ser alguma expressao típica da época medieval....hm...se for 31, nao vejo o porque de falar edssa forma...mas quem sabe se fosse 3x (10 + 1)...e se refira a 33...hm...idade de Cristo...hm...referencia bíblica....huahuahau, com certeza não tem nada a ver....mas, eu viajo muito.. ^^

É, realmente viaja ;)

Essa forma de contagem é muito comum em outras línguas. Em inglês, por exemplo, temos a palavra "threescore", que significa "three+score" ou seja "três-vinte" ou em português, sessenta. Em francês também são comuns estas contruções.

Voce não precisava concordar ¬¬

É..quando eu fazia aula de frances era assim mesmo, a partir do...hm...20 acho (para verem como eu aprendi muito!), era tudo 20 + 10 +1, por exemplo, para falar o 31...seilá, nao lembro a partir de que numero, mas era assim...mas aindda acho minha ideia biblica legal ^^...hm...isso lembra minha ideia iluminista...hm...huahuahuahua

Okok, eu viajo, mas diz se não da para rir com isso? hehehehe :roll:
 
Estão invertendo causa e consequência! A Bíblia utiliza a mesma forma raica de numeração algumas vezes? sim. É por causa disso que Tolkien usava? não!

Ele era um medievalista, vive enchendo de arcaismos nas obras... a influência direta da Bíblia na obra é mínima (apesar da idéia generalizada de que é o contrário). As obras pagãs como Beowulf e os Eddas influenciaram substancialmente mais.
 
Não disse que Tokien usava por ser biblica...
Disse que poderia ter algo a ver e tem!!!
As duas formas de numeração são arcaicas então tem algo a ver certo???
 
É uma afirmação perigosa. "A Morte de Arthur",´obra francesa do século XII também usa o mesmo "estilo" mas não tem mais nada em comum. Centenas de milhares de outras obras também... não é exagero dizer que elas são parecidas?
 
Sim, milhares de outras obras tem isso...
Eu não quis dizer que Tolkien se baseou na Binlia...
Eu quis dizer que ele se baseou em alguma coisa antiga e usei a Biblia somente como exemplo... :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo