• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Considerações sobre o filme-Galera do ForumValinor

Eu sei exatamente do que você está falando, Ungoliant, pois me senti do mesmo jeito. Isso que você falou das emoções serem "vendidas" também foi a minha impressão. Eu não quero parecer um daqueles nerds que ficam contando os erros, por favor, não me entendam mal, eu não me importo nem um pouco com mudanças na história, mas todos os personagens me pareceram meio superficiais. Sei lá se foi porque todos têm poucas falas, eu não sei o que foi. Como eu disse, acho que vou ter que ver de novo pra decidir se gostei ou não. Mas, tendo visto uma vez, posso dizer do que gostei e do que não gostei.

Do que eu não gostei:

- Não fica claro no começo que Sam é um empregado de Frodo, o que é falho para entender a relação entre os dois. Sam não tem muita profundidade, mas isso não é culpa do ator, e sim de Peter Jackson.

- A parte de Caradhras é muito resumida. No livro, é uma das passagens mais bem-escritas e no filme mal dá pra perceber que o Legolas está andando sobre a neve. Podiam ter cortado essa cena completamente.

- Assim que eles chegam em Bri o filme fica rápido demais. Aliás, Bri é mostrada com demasiada escuridão e não tem Hobbits.

- Pomposidade exagerada, o que torna tudo ridículo de vez em quando. Aliás, o exagero é mato nesse filme.

- Lórien... bem, não tem o que dizer que já não tenha sido dito. Cadê a glória, a luz? Celeborn consegue estragar o papel com uma fala. Haldir tem uma puta cara de viado. A cena de Galadriel tentada pelo poder do anel é RIDÍCULA. O barco dela parece um pedalinho.

- A maquiagem está meio artificial. Parece que a qualquer momento os Orcs vão falar sem mexer a boca (o que eu acho que realmente acontece certa hora).

- As cenas de batalha estão muito emboladas. Na maioria das vezes eu não entendia nada do que estava acontecendo.

- Os cenários, apesar de bonitos, São obviamente cenários. Não parece que alguém mora ali. Orthanc (por dentro) parece feita de plástico.

- A passagem de tempo é confusa.

- Close do anel - close do anel - close do anel - close do anel...

Do que eu gostei:

- Gollum está animal, perfeito.

- A cena em que Arwen salva Frodo dos espectros foi o que mais me empolgou no filme todo...

- ... salvo aquelas cenas do começo, melhor parte do filme. O flash back, onde Elrond vê Isildur tomado pelo poder do anel na montanha da perdição também é bem legal. Gostei de Elrond no "passado", mas não dele no "presente".

- O sotaque meio indefinido de Pippin é hilário.

- As tomadas "aéreas" da transformação de Orthanc são ótimas.

- A trilha sonora é boa, principalmente nas partes de suspense. Na parte "épica" nem tanto.

- O trailer do Homem-Aranha é do cacete.



(Insert Signature Here)
 
Hmmm...vocês sabem qual foi a cena que mais me surpreendeu?

Bem, foi quando o Gollum "BAIXOU" no Bilbo em Valfenda e ele fez aquela cara para pegar o anel que estava com Frodo...bom, foi divertido pelo menos...heheheheh


Glaurung, o urulóki
 
quote:
Hmmm...vocês sabem qual foi a cena que mais me surpreendeu?

Bem, foi quando o Gollum "BAIXOU" no Bilbo em Valfenda e ele fez aquela cara para pegar o anel que estava com Frodo...bom, foi divertido pelo menos...heheheheh


Glaurung, o urulóki



Eu achei essa cena um tanto exagerada. Aliás, os maiores pecados desse filme foram em relação ao excesso, e não à falta.

"...eu sou aquele que caminha em sonhos..."
 
quote:

Eu achei essa cena um tanto exagerada. Aliás, os maiores pecados desse filme foram em relação ao excesso, e não à falta.

"...eu sou aquele que caminha em sonhos..."


É, principalmente o Bilbollum(ou Golilbo) e a Nazladriel (ou Galazgul)

Glaurung, o urulóki


Edited by - Glaurung on 02 January 2002 16:33:36
 
quote:
quote:

Eu achei essa cena um tanto exagerada. Aliás, os maiores pecados desse filme foram em relação ao excesso, e não à falta.

"...eu sou aquele que caminha em sonhos..."


É, principalmente o Bilbollum(ou Golilbo) e a Nazladriel (ou Galazgul)

Glaurung, o urulóki


Edited by - Glaurung on 02 January 2002 16:33:36

A Galadriel naquela hora parecia o Mun Rá dos Thundercats quando tá se transformando. Eu queria rir se não fosse triste.

"...eu sou aquele que caminha em sonhos..."
 
quote:
A Galadriel naquela hora parecia o Mun Rá dos Thundercats quando tá se transformando. Eu queria rir se não fosse triste.

"...eu sou aquele que caminha em sonhos..."


HAAHHAH podes crerr Munnn rááá!!!
Igualzinho!

Mas tem tanta coisa pessoal...
Eu parei pra pensar e de repente eu percebi que... Eu tava querendo ver o livro nas telas... e isso seria impossivel com menos que 6 horas de filme
!!
PJ fez o q pode! ele está de parabens pelo seu esforço

O irmão do Gollum
A diferença q eu so gatão e papo todas..

Eae Preciosa, quer tc?

"Quem dá aos pobres tem que pagar o Motel"
 
Sei lá, faltaram tantas coisas no filme, apesar da perfeita ambientação e dos efeitos visuais impecáveis(Levando em consideração q seria pedir muito 400 pags em 3 hs de pelicúla, como eu disse anteriormente)...

É quase inaceitável naum termos TOM BOMBADIL E GLORFINDEL p/ aumentar o papel de uma "estrelinha"!!!!

*Fortune smiled on you*
 
BLZ!
O filme é muito bom, bem feito, prende a atenção, é diversão garantida, entretanto, pra quem leu o livro falta bastante coisa e muitas partes são contadas muito brevemente na tela. Agora adaptar o roteiro para "aumentar" o papel da Liv Tyler foi a pior coisa que o Peter Jackson poderia ter feito. Sem sentido mesmo. Deveria deixar como estava que ia ser melhor.
 
Parece mesmo que a galera não curtiu a transformação da Galadriel...
tá, foi meio exagerada...mas eu curti :)
Até onde eu sei, este filme não teve aquela exibição teste para o público, que antecede o lançamento das grandes produções. Ele foi mostrado para o pessoal da New Line, e eles ficaram tão satisfeitos que decidiram lança-lo do jeito que estava. Acredito que se fosse feito, quem sabe eles nao teriam cortado alguns exageros como Bilbo e Galadriel se transformando. Algumas cenas, como a de Sam se afogando, ficaram muito longas.
Os cortes para que o filme ficasse "apenas" com 3 horas foram bem feitos, mas Lorien pagou o pato. Uma das cenas que vimos nos trailers era a dos presentes de Galadriel. Mas no filme apenas Frodo recebe algo, e é mostrado meio que em Flashback.
Mesmo assim a minha opiniao continua a mesma. Filmaço!
Vamos ver As Duas Torres e O Retorno do Rei, que segundo PJ, seriam um melhor que o outro. Mas vamos nos preparar para mais mudanças :)

----------------------------------------------------------------------------------------------------
"Bards you are, Bards you will be and Bards you have always been..."
Blind Guardian
 
Realmente muita coisa faltou...ou foi exagerada
mas gente

A maravilha eh o LIVRO
e naum eh obrigatorio q o filme seja igual!!

Eae Preciosa, quer tc?


"Quem dá aos pobres tem que pagar o Motel"
 
hum... lendo os comentario me deu uma vontade de falar, bm:

- comentaram de novo no glorfindel e me veio uma coisa a cabeça, para q ele? naum faz sentido... tendo em vista q o filme NAUM foi feito para fans ou para qm tenha lido os livros... se vcs repararem, glorfindel soh aparece para salvar frodo e pronto... se acontecesse isso no filme? as pessoas iriam fikara meio confusas, depois pergntariam: "e akele elfo, o glorfindel, soh serviu para akilo??" .. a liv tyler estava otima no papel, mtos se surpreenderam...

- a trilha me arrepiou mtas vezes, principalmente em isengard, qndu parece um pedasso grandioso de mordor, qndo aparecem os nazgul e no prologo...

- a galadriel sempre me pareceu sinistra, naum axei nada de mais ela ficar meio malvada, alem do mais foi sensaçao soh momentanea, pq depois ela parece bem mais bondosa... me pareceu sabia todo o tempo... e a cate blanchet estava otima no papel, estava sim...

- lothlorien, escura, sinistra, cm galadriel, mas linda, uma "beleza sinistra", gostei tbm... claro, bem diferente da q imaginava... mas gostei...

- BALROG!!!!! AH!!!! E A POLEMICA CONTINUA!!! poize... eu digo q VI e NAUM VI ASAS!! poizeh... coisas q vi: uma fumaça q poderia ser uma asa... e ALGO ARQUEADO atras da fumaça... mto dificil de ver, mas vi... cm naum tenhu certeza... tbm axu q nau vi.. hehehe

- condado, valfenda, tudo mto bonito

- naum gostei dos efeitos na parte do troll

- Gandalf simplesmente eh Gandalf, Saruman simplesmente eh Saruman, Boromir eh Boromir... Viggo estva bem como Aragorn e Iam cm Bilbo tbm...

- ISENGARD, ORTHANC!!! coisa fabulosa... foram lah as cenas q mais gostei... um contraste mto bonito e obscuro ao mesmo tempo...

- Lurtz soh poder cm a cabeça cortada fora mesmo!! issu foi um maximo!!

- o tom comico de Pippin e Merry deu um ar mais leve ao filme, mto bom...

- NAUM gostei de gollum, ele tem o OLHAO!! seriu, naum sei pq... mas bem... sei lah...

- apesar de ter sido rapido o conselho, gostei, passou para qm naum leu os livros varias coisas: a inimizade entre elfos e anoes, a ganancia de boromir, entre outra coisas... naum faz mto sentido mesmo q os flashbacks fossem aki, sendo q as outra partes do filme poderiam fikar mais lentas...

dah para se notar q eu gostei mto do filme, naum??! por issu nota 10 x 1000!!!


"... I know what to do and I do it well...."
Fundamentally Loathsome M.M.
 
ah.. uma coisa me irritou, nada a ver cm a adaptçao, nem gosto de reparar nessas coisas, mas era mto notavel, o anel hora aparecia na corrente e de repende a corrente some, e aparece novamente... issu me deixou perturbado... mas nem gosto de pensar...


"... I know what to do and I do it well...."
Fundamentally Loathsome M.M.
 
quote:
ah.. uma coisa me irritou, nada a ver cm a adaptçao, nem gosto de reparar nessas coisas, mas era mto notavel, o anel hora aparecia na corrente e de repende a corrente some, e aparece novamente... issu me deixou perturbado... mas nem gosto de pensar...


Isso eh pq no meio tempo entre as cenas passa um puta tempo e a corrente deve ter sido tirada..... ou sera que dexei passar um puta erro de continuacao?? a corrente some e volta na mesma cena????

Agora, quanto ao CGI no troll.... juro que achei bom. Legolas em cima do troll??? Sei lah eu acreditei. Nao achei que ficou mal feito. Soh a galadriel que virou o mun ra que ficou meio podre eu acho huehueheuheuuhe

E o Gollum destroi!!!!!

putz ia falar mais alguma coisa mas esqueci...

§Ungoliant§
 
oi Ungoliant!

Lí a sua mensagem e fiquei pensando,será q vc não estava esperando ver o livro no filme e não sabe disso?
Quero dizer, o livro q está na sua mente.
Sabe, eu lembro até hoje da primeira vez q pesquisei na internet sobre OSdA e descobri q esse livro tinha um número imenso de fãs tão ou mais fissurados nessa história do que eu. Estranho, mas eu não fiquei contente ao descobrir isso porq eu nunca tinha falado com ninguém o quanto gostava de OSdA, fiquei com esse sentimento meio de perda, de ciúmes e frustração, por saber q aquilo não era só meu.
Será q não é mais ou menos isso q aconteceu com vc e com o filme? Quero dizer, todas aquelas pessoas vendo uma coisa q vc no fundo achava q era só sua? E pior, algumas cenas/passagens q vc achou super importantes e q te emocionaram no livro foram modificadas ou simplesmente ignoradas no filme (e vc com vontade de falar pro povo do cinema: "peraí! não foi assim não!", " essa parte não tem nada a ver, esse personagem nunca faria/falaria isso!"
Matrix (e outros)te pegaram naquele momento, vc não sabia nada sobre a história, a tua mente captou tudo ali, na sala do cinema, em primeira mão.
Acho q seria legal vc ir assistir ao filme de novo junto de alguém q não saiba NADA de Tolkien ou OSdA, (um virgem, como vc disse) pois aí a pessoa pode te falar do FILME e não do LIVRO-Q-VIROU-FILME (do livro q tá na sua cabeça)e dar uma opinião sincera sobre o filme.
Mas tem q ser alguém legal, não vá pegar um(a) frustrado(a) aí q acha q elfo é duende e q OSdA é uma versão hardcore de Harry Potter, pelamordedeus!
Um abraço!
Âmbar

quote:
Ae galera, eu acho que vcs nao pegaram a coisa...

O filme nao segue o livro palavra por palavra. Isso nao eh novidade. Mas vcs nao podem negar que o filme captou perfeitamente o espirito do livro. cara, eu nao me importo se foi Saruman ou nao que fez a tempestade em caradhras. O que me importa eh que esse filme foi MUITO corajoso. O filme eh opressivo e termina em um puta ainti-climax. Voce sai do cinema deprimido, sem vontade de falar. A transicao da alegria dos hobbits para o fardo da jornada eh perfeita. Depois do conselho, tudo se torna pesado. Pelo menos foi assim para mim. E o final eh aberto... claro que a gente sabe o que acontece mas e o resto do mundo que nao leu o SdA??? O filme conseguiu transmititr a ideia que realmente ter o destino do mundo nas suas maos nao algo facil com desenvoltura. Diria ateh que melhor que o livro, apesar de saber que isso se deve ao visual.

Tendo dito isto, algumas consideracoes sobre o impacto do filme nos virgens ....

Pelos comentarios que ouvi, alguns se acabaram de chorar. Outros ficaram putos com o final. E ainda escutei gente reclamando que o filme era comprido demais. Nao faltaram elogios ao filme tb.

Pessoalmente, acho que o filme nao eh perfeito. O problema eh que nao tem como ser ultra-critico quando se esta esperando um filme tanto assim. O que torna ele nao perfeito no entanto nao eh a cor do cabelo do Legolas ou a presenca da Lobelia, pq isso nao muda nada e nao deve ser levado em conta. Algumas falhas do filme sao que, por vezes as emocoes parecem que sao "vendidas" a vc. O filme nao me arrancou uma lagrima sequer mesmo com alguem chorando na tela a cada meia hora e com a perda de dois personagens principais....

nao... espera... esquece eu nao consigo fazer isso. Eu quero amar o filme, mas a verdade eh que eu nao amei, pelo menos nao do jeito que eu costumo amar filmes (sair empolgadao do filme, discutindo tudo como aconteceu com Matrix, por exemplo). Eu sai do cinema passado, nao sei se pq o filme eh uma merda ou pq o PJ queria que eu saisse assim! Puta isso eh mto angustiante cara. Alguem mais sabe do que eu estou falando????

§Ungoliant§




quote:
Ae galera, eu acho que vcs nao pegaram a coisa...

O filme nao segue o livro palavra por palavra. Isso nao eh novidade. Mas vcs nao podem negar que o filme captou perfeitamente o espirito do livro. cara, eu nao me importo se foi Saruman ou nao que fez a tempestade em caradhras. O que me importa eh que esse filme foi MUITO corajoso. O filme eh opressivo e termina em um puta ainti-climax. Voce sai do cinema deprimido, sem vontade de falar. A transicao da alegria dos hobbits para o fardo da jornada eh perfeita. Depois do conselho, tudo se torna pesado. Pelo menos foi assim para mim. E o final eh aberto... claro que a gente sabe o que acontece mas e o resto do mundo que nao leu o SdA??? O filme conseguiu transmititr a ideia que realmente ter o destino do mundo nas suas maos nao algo facil com desenvoltura. Diria ateh que melhor que o livro, apesar de saber que isso se deve ao visual.

Tendo dito isto, algumas consideracoes sobre o impacto do filme nos virgens ....

Pelos comentarios que ouvi, alguns se acabaram de chorar. Outros ficaram putos com o final. E ainda escutei gente reclamando que o filme era comprido demais. Nao faltaram elogios ao filme tb.

Pessoalmente, acho que o filme nao eh perfeito. O problema eh que nao tem como ser ultra-critico quando se esta esperando um filme tanto assim. O que torna ele nao perfeito no entanto nao eh a cor do cabelo do Legolas ou a presenca da Lobelia, pq isso nao muda nada e nao deve ser levado em conta. Algumas falhas do filme sao que, por vezes as emocoes parecem que sao "vendidas" a vc. O filme nao me arrancou uma lagrima sequer mesmo com alguem chorando na tela a cada meia hora e com a perda de dois personagens principais....

nao... espera... esquece eu nao consigo fazer isso. Eu quero amar o filme, mas a verdade eh que eu nao amei, pelo menos nao do jeito que eu costumo amar filmes (sair empolgadao do filme, discutindo tudo como aconteceu com Matrix, por exemplo). Eu sai do cinema passado, nao sei se pq o filme eh uma merda ou pq o PJ queria que eu saisse assim! Puta isso eh mto angustiante cara. Alguem mais sabe do que eu estou falando????

§Ungoliant§
 
quote:
oi Ungoliant!

Lí a sua mensagem e fiquei pensando,será q vc não estava esperando ver o livro no filme e não sabe disso?
Quero dizer, o livro q está na sua mente.
Sabe, eu lembro até hoje da primeira vez q pesquisei na internet sobre OSdA e descobri q esse livro tinha um número imenso de fãs tão ou mais fissurados nessa história do que eu. Estranho, mas eu não fiquei contente ao descobrir isso porq eu nunca tinha falado com ninguém o quanto gostava de OSdA, fiquei com esse sentimento meio de perda, de ciúmes e frustração, por saber q aquilo não era só meu.
Será q não é mais ou menos isso q aconteceu com vc e com o filme? Quero dizer, todas aquelas pessoas vendo uma coisa q vc no fundo achava q era só sua? E pior, algumas cenas/passagens q vc achou super importantes e q te emocionaram no livro foram modificadas ou simplesmente ignoradas no filme (e vc com vontade de falar pro povo do cinema: "peraí! não foi assim não!", " essa parte não tem nada a ver, esse personagem nunca faria/falaria isso!"
Matrix (e outros)te pegaram naquele momento, vc não sabia nada sobre a história, a tua mente captou tudo ali, na sala do cinema, em primeira mão.
Acho q seria legal vc ir assistir ao filme de novo junto de alguém q não saiba NADA de Tolkien ou OSdA, (um virgem, como vc disse) pois aí a pessoa pode te falar do FILME e não do LIVRO-Q-VIROU-FILME (do livro q tá na sua cabeça)e dar uma opinião sincera sobre o filme.
Mas tem q ser alguém legal, não vá pegar um(a) frustrado(a) aí q acha q elfo é duende e q OSdA é uma versão hardcore de Harry Potter, pelamordedeus!
Um abraço!
Âmbar


Bem vinda Ambar!!!

Nao, nao foi esse o caso. Alias, eu sou exatamente o oposto do que vc descreve (o que nos chamamos de puristas). Nao tive nenhum problema com as adaptacoes feitas. Alias, acabei adorando a Arwen! Quem diria...!!!! Em todo caso, preciso ver mais vezes o filme para formar uma opniao. Agora, quem vai ver um filme de 3 horas pela terceira vez no minimo achou decente neh??? hehehehe Por isso que eu acho que mesmo tendo saido do filme tao down eu ainda acho que eu gostei. Nao consigo apontar uma falha gritante do filme (apesar de achar algumas partes meio sentimentais demais na segunda vez). E isso jah diz algo, nao?

§Ungoliant§
 
eu num gosto mto de escrever textos gigantes, entaum vou dizer rapidamente o q achei do filme:::

THE BEST MOVIE OF MY LIFE
 
Er, posso falar uma coisa pra vcs?

Parem de falar do filme, seus, seus... insensíveis! Eu não vi ainda, tô louca pra ver e poder ficar comentando com vcs. Mas eu ainda não vi! Então, vamos combinar uma coisinha? Vcs param de falar do filme, e voltam a comentar só DEPOIS q eu assistir, tá bom?

Falando sério agora: minha irmã e minha mãe foram ver o filme hj, e eu fiquei em casa, me remoendo, louca pra saber o q elas acharam. As duas voltaram empolgadíssimas, falando ao mesmo tempo, parecia criança em loja de brinquedo, sabe? Elas adoraram o filme, mas disseram q uma galera lá no cinema reclamou pq o filme "não tinha fim"... Sem comentários...

Minha mãe, q nunca leu Tolkien na vida, e chama o livro de "aquela Bíblia lá" veio comentar comigo: "Nossa, mas q idéia desse escritor, hein, inventar tudo aquilo lá!".
Até ofereci o livro pra ela ler, vai q surge uma nova "tolkien-maníaca"...

Sábado, vou levar meu namorado pra ver o filme, e essa vai ser a prova de fogo pro PJ (e pro Tolkien tb!)... Ele detesta filme fantasioso, tipo Harry Potter e Star Wars... Será q ele vai resistir aos encantos do Anel????
 
Já postei essa mensagem em outro tópico, com algumas alterações...expressa bastante a minha opinião quanto ao filme e quanto ao nosso comportamento em relação à ele!
"Bom...Nós fãs nunca ficaremos satisfeitos com o resultado, sempre faltará alguma coisa, algum detalhe que não foi passado para as telas!
Mas gente, filmes são filmes, livros são livros...Nos filmes, eles nos passam uma imagem. Nos livros nos podemos criar essa imagem. Então continuem imaginando as personagens, os lugares e todo o resto do jeito que vocês imaginavam e deixem o filme de lado! Parem de reclamar!"Ah faltou isso, que faltou aquilo, ah mas eu não vi o fulano no filme...".Também achei Lothlorien muito escura, diria até um pouco sombria, também achei que a Galadriel de fato estava um pouco estranha sim e para os que desconhecem a obra de Tolkien ela fica com a imagem de "feiticeira perigosa", como disse Gimli,(que no final das contas nem demostra sua admiração por ela)mas também demonstra que é sábia, e ainda bastante misteriosa e imprevisível. Também senti falta do Sam olhando no espelho! E de muitas outras coisas...
Enfim, isso é uma adaptação para a telonas, não só para atrair os fãs de Tolkien e sim para atrair a atenção de todos, feita pelo PJ e pelos roteiristas...é a fantasia de Tolkien vista pelos olhos deles, somente deles. E não pelos nossos...seria impossível saciar a nossa vontade com um filme de 3 horas!
O filme tem os elementos necessários para fazer um tremendo sucesso com o público, em geral. Tem um pouco de romance, mistério, aventura, drama... tudo misturado e nada em exagero! Isso é o que o povo gosta de ver! Ficou um filme meio recortado ninguém pode negar, porém você entende a essência da história. Era essa a intenção." Quem quiser saber mais, por favor, procure os livros."
Quanto ao filme, perfeito ao meu gosto, quanto a adaptação, faltaram muitas coisas mas não deixa de mostrar o mais importante... a magia do mundo de Tolkien! O bastante para os que nunca leram e gostam de fantasia se interesarem."

Acho que é só isso...



"Aqueles que possuem posição de mando não devem abusar. Antes, devem aumentar a própria luz a fim de melhor ajudar aqueles que se encontram nas sombras. " (provérbio chinês)
 
Eu gostei pacas do filme e pra mim as alteracoes nao foram tao graves. Uma adaptacao bem feita eu diria. Eles conseguiram contar a estoria de um jeito que fosse viável para o tempo de exibicao (3:00 hs). Para ser completo o filme teria q ter muito mais tempo...e isso é dinheiro.
Qt tempo vc levaria para contar A sociedade do Anel para alguem q nunca leu o livro? Com certeza nao seria linha por linha, com certeza tiraria alguem da sua narrativa de modo a preservar a estoria principal. Glorfindel e Tom tem uma participacao pequena. O tempo que gastariam para explicar o por que da presença deles foi bem usado, por ex, em Moria :)
Nao sejamos tao radicais. Trata-se de uma adaptacao muito bem feita,um filme fantastico. Mas essa tb é só a minha opiniao certo?

----------------------------------------------------------------------------------------------------
"Bards you are, Bards you will be and Bards you have always been..."
Blind Guardian
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo