A precedência deve ser dada à interpretação. Se em algum momento regras forem necessárias, talvez em algum desses livros você as encontre, e se você achar justo, pode aplicá-las, quer sejam parta combate, quer sejam para qualquer outra coisa.
Concordo totalmente Faenor.
Fazendo tal critica, você coloca o sistema como um problema sim.
O problema é que, como havia dito num post anterior _nenhum jogo de RPG unicamente é capaz de representar as possibilidades do hobbie, seja ele qual for, por isso quanto mais eclético e partilhada a cena de RPG, melhor para todos_, inclusive eu dei o exemplo de certos adultos e, principalmente, mulheres, que vêm a ter contato com RPG através de D&D e torcem o nariz, por achar a coisa toda muito "vídeo-game". São jogadores potenciais que são perdidos.
Não há mal nenhum em se jogar D&D, ou Vampire, ou GURPS. Há mal em SÓ se jogar D&D, ou SÓ Vampire, ou SÓ GURPS. D&D sozinho teve mais de 50% das vendas no ano passado nos States, e olha que lá o mercado é beeeem maior que aqui. Então podemos ver que os States e suas colônias (NÓS brasileiros) SÓ estão jogando D&D (a Europa não adota essa onda).
você me diz que o sistema atual é muito mais voltado para o hack and slash do que antigamente, e eu concordo com isso. Mas isso realmente não coloca a culpa no sistema. A cada um cabe a interpretação e as considerações acerca do material que está lendo
E o que você interpreta de um material que é 99% combate?
Se você possui problemas em explicar conceitos para iniciantes no RPG, você não pode colocar a culpa no sistema
Se você afirma que precisa de instrutor para mostrar que, o que deve ser valorizado no RPG é a interpretação, então você acaba de concordar comigo que os livros de D&D por si só não o fazem! Ao contrário, eles sugestionam/estimulam/influenciam claramente na direção do Hack-Slash ( O que não é novidade nenhuma ). Inclusive as especulações acerca da 4º Edição consideram a adoção mandatória de
miniaturas, preciso dizer mais alguma coisa?
Numa boa, acho que os fãs têm que ter mais franquesa (alguns tem: Azure, MBF, Sarevok por ex. ) e reconhecerem que, apesar de jogarem da maneira que quiserem (e focar em outros aspectos além do combate ), o sistema D&D 3.x / D20 é mais uma jogada de mestre da WotC, pois catalisou essa geração de hoje em dia fissurada em vídeo-games e MMORPGs. O sistema D&D está voltando às origens - Wargame. Isso por quê está mais do que provado que o que essa geração "vídeo-game" quer é.... vídeo-game. E a WotC vai vender o que dá lucro, vai seguir o fluxo do mercado, e moldar o sistema cada vez mais em um "Vídeo-game no papel". Por isso ao invés de ficar dizendo como o Lula "O País está uma maravilha", mentindo para si mesmo, vamos encarar a realidade?
Percebem que esse papo de "cada um joga o sistema da maneira que quiser", não deixa de ser na verdade uma forma de pôr a culpa do Hack-Slash
unicamente nos jogadores, quando na verdade é
também do próprio sistema? Vou repostar a minha listinha, pra vocês refletirem:
a) TODOS os tipos de personagens são COMBATENTES - cada uma das classes nada mais é do que uma especialização diferente para o combate;
b) as características dos personas mais enfatizadas, são as de combate (por isso até Charisma é geralmente seu dumpstat. );
c) a principal forma de evolução desses personagens é através do COMBATE, derrotando oponentes;
d) 1 livro básico inteiro é sobre oponentes potenciais / MONSTROS;
e) As regras do jogo são nitidamente preocupadas mais com o Combate do que qualquer outro aspecto, desde os equipamentos ilustrados (espada +2, adaga +3, etc. ), ao uso de miniaturas;
f) O nome do jogo é Calabouços e Dragões! Você quer mais o quê?