1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Conservação de HQs

Tópico em 'Quadrinhos' iniciado por .Penny Lane., 10 Ago 2009.

  1. .Penny Lane.

    .Penny Lane. Usuário

    Hoje chegou uma encomenda minha da Amazon - uma HQ, paperback. Só agora é que eu pensei no problema de onde guardá-la, e como. O material é frágil, tenho medo de não durar muito.
    Como vocês conservam suas revistas? Existe alguma "dica" pra que elas durem mais tempo ou algo assim?
     
  2. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Bom, existem dois processos simples ao meu ver.

    1º - Guardar em lugar com pouca umidade e sem contato com o sol, de preferencia entre dois suportes, sendo que sem ficar muito apertado e pode usar uma sacolinha plastica também;

    2º - Embalar a vácuo. Sendo que você tem que deixar uma sobra muito grande do saquinho que vai ser usado como embalagem para não "queimar" a HQ além de colocar um pedaço de outro papel mais duro, um papelão por exemplo, para servir de base, se não a embaladora vai deformar a HQ. Ter a certeza de que não vai querer ler de novo durante muito tempo, porque se não vai sair muito caro ficar embalando.
     
  3. Anica

    Anica Usuário

    Isso me fez pensar nos formatinhos que estão lá na casa da minha mãe. Já devem ter virado pó, que deus os tenha ;(
     
  4. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Se tem mais de cinco anos e guardado em caixas, então a coisa deve estar feia. Aquele formato de papel jornal era muito fraco.
     
  5. Palazo

    Palazo Mafioso Literário

    Uiaaa.......... tinha tantas HQs, que foram para o lixo há alguns anos... foi triste jogar no lixo...
     
  6. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Eu mando encadernar. Minhas revistas da turma da Mônica e da Disney foram lidas por meus irmãos (a mais nova, 16 anos mais nova que eu) e agora passaram pro meu sobrinho, e meus Sandman estão lindos com suas capas pretas na minha estante da sala...

    Único cuidado é pedir para não acertarem as bordas (para não perder os desenhos e arte das margens. Custa caro, mas vale a pena...
     
  7. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    Particularmente gosto de colocar em saquinhos plásticos individuais. Não garante tanto tempo assim, mas guardados em local livre de umidade dá pra conservar por um bom tempo. Lacradas elas ficam bem fáceis de manusear inclusive, se não for pra abrir, é claro, hehehehe. XD
     
  8. Zero_Parallax

    Zero_Parallax Usuário

    Algo que fiz com minha coleção a poucos dias atrás, foi embalar em plásticos de polipropileno. Não embalei cada edição individualmente, porque senão daria muito trabalho. Os formatinhos embalei em grupos de 10, em formato americano embalei a cada 4 ou 5 edições, menos se era uma mini-série ou algo do tipo.

    Depois acomodei os formatinhos em caixa-arquivo, porque o tamanho é perfeito, cabem aproximadamente 60 a 80 edições, dependendo da espessura. Para as edições em formato revista e americano, consegui duas caixas de papelão grosso, onde era possível colocar duas fileiras lado a lado, todas as edições em pé. E as caixa-arquivo acomodei em uma prateleira de ferro, dá pra modular a altura de cada divisória, e fica certo pro tamanho das caixas.

    Minha principal preocupação foi evitar traças e outros bichos, porque já tive um péssima experiência com algumas edições da antiga Heróis da TV de lombada quadrada, que as traças começaram a comer. Li em algum lugar que era por causa da cola que era utilizada, de base protéica. Não sei se confere essa informação, mas prefiro não arriscar.
     
  9. Reverendo

    Reverendo Usuário

    O papel de má qualidade, o mofo, as crianças... Um problema insolúvel.
     
  10. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    http://elisakerr.wordpress.com/a-arte-de-encadernar/conservar-hqs-e-revistas/
     
  11. Diego u_o

    Diego u_o Usuário

    Deixo meu mangás guardados em gavetas, sem nenhuma proteção a mais. Até hoje nenhum apresentou qualquer problema. Não acho que tenha muito segredo para isso.
     
  12. Até que gostei das dicas... mas eu sempre tô utilizando meus mangás. Acho que vou ter que continuar a guardá-los numa gaveta...
     
  13. raquel.

    raquel. Usuário

    Guardo os meus numa espécie de estante que tem no meu quarto. Alguns estão envoltos com plástico e outros eu coloquei junto com um prendedor pra ficarem mais firmes e não se amassarem. Tenho alguns antigos, mas como o lugar não pega sol e não é úmido, não tive problemas. Só tenho medo de cupins e traças que ainda não apareceram. Alguns amigos meus guardam em caixas de papelão, mas eu acho meio perigoso.
    =)
     
  14. erick_vinicius

    erick_vinicius Usuário

    Pessoal, eu organizo em caixas. Caso alguém tenha interesse, me envie um e-mail: [email protected]

    Deem uma olhada em alguns exemplos: http://migre.me/11SOU
     
  15. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    Caraca erick_vinicius , que legal essas caixas, hein? Deu inveja da tua coleção.
     
  16. Breno C.

    Breno C. Usuário

    O.O caramba! Muito legal mesmo.

    Eu nem posso fazer isso, geralmente compro Oneshots e elas são de tamanhos muitos diferentes =/
     

Compartilhar