• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

*CONSENSOS REDUX* - Parte 4: ANOS 60

Status
Fechado para novas mensagens.
Folco disse:
E aquele tal de Antonioni. Aquele cara sacava, hein. Pra que ele foi fazer poucos filmes. Devia ter feitos mais filmes. E aí meu chapa Antonioni. Você virou o que. Retardado. Etc.

Segundos as pessoas que viram EROS, ele virou um velho tarado e gagá.
 
Anyway, eu acho que os filmes são esses, só não estou tão certo quanto à ordem.

01- 2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO (Stanley Kubrick, Reino Unido/EUA, 68)
02- OS PÁSSAROS (Alfred Hitchcock, EUA, 63)
03- A MULHER DA AREIA (Hiroshi Teshigahara, Japão, 64)
04- ALPHAVILLE (Jean-Luc Godard, França/Itália, 65)
05- L’AVVENTURA (Michelangelo Antonioni, Itália/França, 60)
06- OS GUARDA-CHUVAS DO AMOR (Jacques Demy, França/Alemanha, 64)
07- PERSONA (Ingmar Bergman, Suécia, 66)
08- MEMÓRIAS DO SUBDESENVOLVIMENTO (Tomás Gutiérrez Alea, Cuba, 68)
09- O ANJO EXTERMINADOR (Luis Buñuel, México, 62)
10- KES (Ken Loach, Reino Unido, 69)
 
V disse:
Segundos as pessoas que viram EROS, ele virou um velho tarado e gagá.

até que não. Gostei do episódio do Antonioni em Eros, junto com o do Kar Wai são os melhores (mas nenhum tão bom assim). O Soderbergh destoa completamente o filme, consegue botar o ânimo lá pra baixo, apesar de tentar fazer o contrário com inserções humorísticas grotescas.
 
Barchilon disse:
até que não. Gostei do episódio do Antonioni em Eros, junto com o do Kar Wai são os melhores (mas nenhum tão bom assim). O Soderbergh destoa completamente o filme, consegue botar o ânimo lá pra baixo, apesar de tentar fazer o contrário com inserções humorísticas grotescas.

Essa opinião é exatamente o oposto de todo mundo que assitiu EROS. O curta do Soderbergh é geralmente considerado o melhor -- o que não me surpreende, visto que o Sodebergh = gênio, Robert Downey Jr. = gênio, Alan Arkin = gênio.
 
Bom, todos menos eu (e quem viu comigo), então. Pra rir das piadas que Soderbergh atira, só em três casos: fumou maconha antes, seu senso de humor é besta, ou você é dos que pensa: "ahhh, Soderbergh acha isso engraçado, eu acho isso engraçado". Não dá. Simplesmente não dá.
 
Barchilon disse:
Bom, todos menos eu (e quem viu comigo), então. Pra rir das piadas que Soderbergh atira, só em três casos: fumou maconha antes, seu senso de humor é besta, ou você é dos que pensa: "ahhh, Soderbergh acha isso engraçado, eu acho isso engraçado". Não dá. Simplesmente não dá.

Aqueles rapazes do tipo criticistas devem fumar o beck'n'decker então antes de terem visto THE EROS. É bom saber que os criticistas estão assistindo sobre a influência dos narcotrópicos.

Além disso, o Robert Downey Jr. e o Alan Arkin podem passar 8 horas lendo da lista telefônica -- cada um alternando a cada nome -- que ia ser mais engraçado do que 99,37% das coisas que existem nos cinemas de hoje em dia e etc. Não tem erro. Mas eu pretendo deixar THE EROTICAS passar no festival de SP, visto que devo ter mais o que fazer do que assistir o processo de decadência mental do Antonioni na tela (ele sofreu derrame).

Por exemplo: O CACHÊ DE MICHAEL HANEKE.
 
Semana que vêm? Pow, não ia ficar um dois meses?
Ainda tenho uma porrada de coisa pra assistir.
 
Mudei minha lista.

Entraram La Jetée (Marker, 1962), que é um curta francês sobre a fragmentação do tempo, a fixação de um cara por uma imagem do passado, a Terceira Guerra Mundial, viagens no tempo, busca por auto conhecimento, referências a Hitchcock, etc., e a narrativa é toda construída através de fotografias (!!!); Memórias Do Subdesenvolvimento (Alea, 1968), um longa cubano sobre um aspirante a escritor cujos amigos decidem abandonar Cuba por causa das turbulências políticas e do subdesenvolvimento do país, e aí ele tenta se integrar à sociedade tanto politicamente quanto emocionalmente, enquanto o diretor promove um background social do país; e Il Posto (Olmi, 1961), longa italiano que transita na mesma estética do tédio antonionesco e conta a história de um rapaz morador da Lombardia que vai à Milão procurar emprego e seu relacionamento com o emprego, a empresa e com uma outra candidata. O filme foi filmado no mesmo local onde o diretor trabalhava, antes de, obviamente, se tornar diretor.

E ainda não consegui ver nem rever vários filmes que possivelmente entrariam no top10, mas vou ter que encerrar a minha lista por aqui mesmo, porque não conseguirei assistir ao resto essa semana.

:cerva:
 
Quisito disse:
longa italiano que transita na mesma estética do tédio antonionesco

Eu não consigo pensar em nada de Antonioni sobre O POSTO. É uma história simples, engraçada, tocante, com uma mistura de neo-realismo e sátira Kafkaesca.
 
Folco disse:
Eu não consigo pensar em nada de Antonioni sobre O POSTO. É uma história simples, engraçada, tocante, com uma mistura de neo-realismo e sátira Kafkaesca.

Eu não posso falar muito sobre isso, mas a estética do filme me lembrou a dos Antonioni's do começo da década.
 
Acho que devia ter mais umas duas semanas pra encerrar o consenso. tem muita coisa pra ver ainda e não há tanta necessidade de fazer corrido.

vai ter da década de 50? por mim tem.
 
Por mim pode fechar o Consenso hoje se for o caso, mas eu reclamei do prazo no anterior, então vou ficar quieto.

E, sim, vai ter o dos anos 50. Certo, Tisf?
 
Orion disse:
Se ausente, ora.

Aí vai deixar ele mais inútil ainda, guerreiro. Parece que você não está compreendendo o porquê do Consenso dos Anos 50 ser inútil. Vai votar menos gente que esse. As pessoas que vão votar geralmente tem menos conhecimento dos anos 50 do que a das décadas posteriores. Isso vai deixar os resultados limitados, previsíveis, etc. Vai ser inútil. Fazer um consenso dos últimos 10 anos seria umas 40 mil vezes mais interessante, pela pura variedade.
 
Queriam fazer um consenso dos anos 60 junto com os outros anos pelas mesmas razões que você está dando para uma década de 50. Fez-se o dos anos 60 e o resultado em geral, pelo menos pra mim, foi positivo. Muita gente postando [dentro de uma esfera de quem realmente participa dessas coisas e viu filmes dos anos 60] e a partir do consenso, muita gente vendo os tais filmes da década, o que pra mim é um dos benefícios deles.

acho que 50 ou 60, os pesos são os mesmos, todo mundo que postou aqui postaria nos anos 50 e talvez até com mais algumas pessoas. muita gente viu mais filmes da década de 50 que de 60 ou 70, eu por exemplo, e provavelmente alguma outra pessoa por aí, então a generalização não é de todo válida. eu acharia ideal um dos anos 50 e depois um outro de 40 pra baixo.
 
Orion disse:
Queriam fazer um consenso dos anos 60 junto com os outros anos pelas mesmas razões que você está dando para uma década de 50. Fez-se o dos anos 60 e o resultado em geral, pelo menos pra mim, foi positivo. Muita gente postando [dentro de uma esfera de quem realmente participa dessas coisas e viu filmes dos anos 60] e a partir do consenso, muita gente vendo os tais filmes da década, o que pra mim é um dos benefícios deles.

acho que 50 ou 60, os pesos são os mesmos, todo mundo que postou aqui postaria nos anos 50 e talvez até com mais algumas pessoas. muita gente viu mais filmes da década de 50 que de 60 ou 70, eu por exemplo, e provavelmente alguma outra pessoa por aí, então a generalização não é de todo válida. eu acharia ideal um dos anos 50 e depois um outro de 40 pra baixo.

1 - Eu não vi nada necessariamente positivo nesse consenso dos anos 60. Vai dar um resultado semi-interessante, mas as listas individuais são bem "senso comum", sem falar que todo mundo aqui é meio limitado tanto por viver no Brasil (baixa disponibilidade), e por não ter meio que um guia decente de onde procurar filmes -- ou seguem do IMDB, ou seguem da lista de outros membros, que vai deixando tudo meio homogenizado (um viu BLÓ, contou pro outro, o outro viu BLÓ, etc etc etc, aí todo mundo coloca BLÓ na lista).

2 - Eu apostaria alto que a maioria aqui viu consideravelmente menos filmes dos anos 50 do que dos anos 60/70. Além do mais, disponibilidade dos anos 50 no Brasil ainda é fraca (eu aposto que a gente tem mais DVDs dos anos 40). Tanto as listas individuais quanto resultado vai ser bem padronizado.

3 - Um consenso dos últimos 10 anos seria realmente interessante porque todo mundo está extremamente bem situado (eu espero) nesses anos, a disponibilidade de filmes é muito maior, a variedade, menos padronização, menos "pantheon", mais diversidade, etc etc. Um resultado por qual você pode realmente esperar surpresas.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo