• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

*CONSENSOS REDUX* - Parte 4: ANOS 60

Status
Fechado para novas mensagens.
Strider disse:
westerns... spaghetti, né
[/img]


Não necessariamente. Claro, teve a Trilogia dos Dólares, mas eu não considero "O Homem que Matou o Fascínora", "Era Uma Vez No Oeste" e "Meu Ódio Será Sua Herança" westerns spaghetti, e eles estão entre os melhores da década. Por sinal, lembrem-se de David Lean aí, acho que ele merece um lugarzinho...
 
Última edição:
1- O Processo (Orson Welles)
2- Acossado (Jean Luc Godard)
3- O Pagador de Promessas (Anselmo Duarte)
4- O Bandido da Luz Vermelha (Rogério Sganzerla)
5- Três Homens em Conflito (Sergio Leone)
6- O Homem que Matou o Fascínora (John Ford)
7- 8 1/2 (Federico Fellini)
8- Psicose (Alfred Hitchcock)
9- Se Meu Apartamento Falasse (Billy Wilder)
10-O Evangelho Segundo São Mateus (Pier Paolo Pasolini)
 
Vamos lá, sofri para fazer essa lista:

Los Años 60

1 - 2001 - Uma Odisséia no Espaço (Stanley Kubrick, 1968)
2 - Lawrence da Arábia (David Lean, 1962)
3 - Doutor Fantástico, Ou Como Eu Aprendi a Parar de Me Preocupar e Amar a Bomba (Stanley Kubrick, 1964)
4 - Três Homens em Conflito (Sergio Leone, 1966)
5 - Os Pássaros (Alfred Hitchcock, 1963)
6 - Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha, 1964)
7 - Era Uma Vez no Oeste (Sergio Leone, 1968)
8 - Doutor Jivago (David Lean, 1964)
9 - Meu Ódio Será Sua Herança (Sam Peckinpah, 1969)
10 - Perdidos na Noite (John Schlesinger, 1969)


Mas esses aqui também são (muito) bons:
- Amargo Pesadelo
- Se Meu Apartamento Falasse
- O Homem Que Matou o Fascínora (12° da lista)
- 8 1/2 (11° da lista)
- Z
- Yojimbo
- O Incrível Exército de Brancaleone
De novo, não vi nenhum do Antonioni. Bela locadora, não? Se o Dr. Fantástico entrar na lista, e provavelmente irá, ponham o subtítulo acima escrito, ele é fóds e tal.

Depois eu teço alguns comentários...
 
Última edição:
Fosco disse:
Não necessariamente. Claro, teve a Trilogia dos Dólares, mas eu não considero "O Homem que Matou o Fascínora", "Era Uma Vez No Oeste" e "Meu Ódio Será Sua Herança" westerns spaghetti, e eles estão entre os melhores da década. Por sinal, lembrem-se de David Lean aí, acho que ele merece um lugarzinho...

Claro que tiveram westerns, mas não foi a década deles. O John Ford fez o seu penúltimo western (que é obra-prima incontestável - "...Facínora") mas já tava no final da carreira. Ia fazer poucos mais, com destaque "Sete Mulheres" (não-western, etc). O Peckinpah fez seu primeiro filme, e já no último ano da década, indo fazer a maioria dos seus westerns nos anos 70. E "Era uma Vez no Oeste" não é spaghetti? uh.

Essa foi a década da Nouvelle Vague, ok, foi a década do Antonioni, ok, de outros fodões, ok, mas dos westerns? Nem.
 
Sei q só de colocar os filmes na lista já serve como recomendação, mas...

Procurem os filmes de Masaki Kobayashi.
Na minha opinião, o melhor que ele já produziu está nesta década (Harakiri e Kwaidan).
Embora eu ainda não tenha assistido Guerra e Humanidade, etc.

harakiri3pb.gif
 
Strider disse:
Claro que tiveram westerns, mas não foi a década deles. O John Ford fez o seu penúltimo western (que é obra-prima incontestável - "...Facínora") mas já tava no final da carreira. Ia fazer poucos mais, com destaque "Sete Mulheres" (não-western, etc). O Peckinpah fez seu primeiro filme, e já no último ano da década, indo fazer a maioria dos seus westerns nos anos 70. E "Era uma Vez no Oeste" não é spaghetti? uh.

Essa foi a década da Nouvelle Vague, ok, foi a década do Antonioni, ok, de outros fodões, ok, mas dos westerns? Nem.

Mas eu não falei que foram a década dos westerns, eu só disse que não predominavam spaghettis entre os melhores da década. E "Era Uma Vez no Oeste" é do Sergio Leone, tem a trilha sonora do Ennio Morricone, mas não é western spaghetti. Ele está muito mais para o tom sério e realista de "Os Imperdoáveis", "Meu Ódio Será Sua Herança" e até o próprio "...Fascínora", do que para o tom cômico-divertido da Trilogia dos Dólares e e dos outros spaghettis em geral (Corbucci, etc). Pelo menos é assim que eu vejo o filme.
 
Nossa, apesar de ser minha década preferida, e com certeza ser a década que mais filmes vi (excetuando talvez a década de 90 por motivos óbvios), ainda tem MUITOOOOOOOO filme pra mim ver.
Com certeza estará na lista 8 1/2, Era Uma vez no Oeste, Três Homens em Conflito, Lawrence da Arábia, 2001 e Deus e o Diabo na Terra do Sol. Aliás, eu concordo com o Folco, Terra em Transe é MUITOOOOOOOOO ruim. Mas em Deus e o Diabo, Glauber acertou em CHEIO!

Fosco, eu discordo de você. Era uma vez no Oeste é a consagração máxima do western-spaghetti. E o tom cômico-divertido ainda está presente, mesmo que de forma bem mais sutil. No entando, essa não é uma característica predominante do estilo.

Ah, do Antonioni só vi Blow Up e A Noite, mas nenhum entrará na minha lista (apesar de eu ter gostado bastante deste último). No entanto, pode ser que eu venha a gostar muito dos outros filmes citados do diretor, já que tenho uma queda enorme pelo cinema italiano (mesmo que boa parte de seus filmes não sejam italianos, ainda remetem ao estilo criado no país).
 
Última edição por um moderador:
Jedan disse:
Fosco, eu discordo de você. Era uma vez no Oeste é a consagração máxima do western-spaghetti. E o tom cômico-divertido ainda está presente, mesmo que de forma bem mais sutil. No entando, essa não é uma característica predominante do estilo.

Para mim, a consagração do gênero está em Três Homens em Conflito, e Era Uma Vez No Oeste teria toques, por ser dirigido pelo Leone, de spaghetti. Bom, eu posso estar enganado.
 
Morgoth disse:
Procurem os filmes de Masaki Kobayashi.

Tô com Harakiri (como se pronuncia isso? Rarakirí, Rarakíri, Arakirí, wtf?) gravado, devo ser essa semana.

Quero ver FACES do John Cassavetes, que se for melhor - como dizem - que A Woman Under the Influence, WOWZA, venha ser meu amigo na minha lista.
 
Hoje passa "O Eclipse" do Antonioni no Telecine Classic, às 21h ou 22h, não tenho certeza. Vou ver se dou uma olhada. :D
 
Jedan disse:
Ah, do Antonioni só vi Blow Up e A Noite, mas nenhum entrará na minha lista (apesar de eu ter gostado bastante deste último). No entanto, pode ser que eu venha a gostar muito dos outros filmes citados do diretor, já que tenho uma queda enorme pelo cinema italiano (mesmo que boa parte de seus filmes não sejam italianos, ainda remetem ao estilo criado no país).

Cuma?

O estilo "tradicional" (se isso faz algum sentido) da Itália não seria o neo-realismo que começou em 40 e poucos? O que diabos o modernismo abstrato do Antonioni tem a ver com neo-realismo? (dica: não muito). Aliás, o Antonioni ficou consagrado justamente por ter inventado um estilo novo, e ainda ganhou prêmio especial em Cannes por isso com L'Avventura. ("por uma nova linguagem e a beleza de suas imagens" dizia o título).
 
Pra mim Terra em Transe é muito bom sim. Ele tá garantido na minha lista. Poucos filmes me fizeram visualizar um exemplo tão intenso sobre a definição de subordinação de um povo e os equívocos a que isso pode levar como esse filme. :D
 
Folco, acho que me expressei mal. Eu não quis dizer que o cinema italiano é composto por um único estilo (mesmo porque ele é famoso por variados estilos, do neo-realismo dos anos 40/50, do western-spaghetti dos anos 60/70, fora os italian giallos e assim por diante).
Eu me referia ao comprometimento que os diretores desse país tem com a arte, e não necessariamente com o retorno financeiro que por ventura pode vir. Ou seja, eu quis me referia ao amor pelo cinema em si que os italianos tem, algo que fica bem evidenciado em seus filmes.
 
Tisf disse:
Pra mim Terra em Transe é muito bom sim. Ele tá garantido na minha lista. Poucos filmes me fizeram visualizar um exemplo tão intenso sobre a definição de subordinação de um povo e os equívocos a que isso pode levar como esse filme.

Tisf, há outros filmes que falam sobre isso, e a maioria desses tiveram a vantagem de terem sido dirigidos e escritos antes de serem filmados.
 
eu acabei tirando A Primeira Noite de um Homem e colocando Bonequinha de Luxo no lugar. é provável que noite dos mortos vivos rode em função de Uma Rajada de Balas (nossa, esse título em português é mó tosco). e tenho uns filmes para ver ainda, então espero que dessa vez o Tisf não esteja grávido de uma lula :lily:

21227_mar05.jpg
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo