• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

*CONSENSOS REDUX* - Parte 3: ANOS 70

Status
Fechado para novas mensagens.

Tisf

Delivery Boy
Vamos continuar com os Consensos!! :pula:

Eu tava pensando em criar um tópico de arquivo para registrar os 10 que foram ganhando nos passados e nesse também, mas isso é apenas uma idéia sem muito incentivo dentro de mim mesmo, então por enquanto vamos nos dedicar às listas! Vocês postam uma lista com os seus 10 (dez) filmes favoritos da década, em ordem de preferência. Se quiserem dar uma olhada no tópico anterior dos 70, podem usar o pesquisar, seus folgados. Ok, eu procurei pra vocês :grinlove: --> clique aqui.

Pois então, copiei algumas dicas que o V havia colocado no Consenso Redux anterior dos anos 80:

-É importante que seja em ordem de preferência, pois é isso que vai ser levado em conta na contagem dos votos. O primeiro filme vai ganhar 10 pontos, o segundo 9, o terceiro 8, e assim por diante. Mas não se preocupem com isso, apenas concentrem-se em fazer as suas listas, IMO.

-Os filmes podem ser de 1970 a 1979, de acordo com a estréia oficial em seu país de origem. Caso tenham dúvidas sobre a data de estréia de algum filme, chequem o IMDB.

-Sempre consultem o IMDB, mesmo que seja só pra ter certeza. Às vezes vocês podem achar que um filme é de 1989, quando na verdade ele é de 1990, ou vice-versa, etc, IMO, ASAP.

-Vale filme de qualquer país (pensem muito bem), IMHO.

Conselhos:

- Não escolham os 10 primeiros filmes que vierem na sua cabeça. Tentem pensar bastante no que você já viu da década.

- Complementando o conselho acima, uma dica: uma maneira prática de pesquisar os lançamentos de um ano qualquer é ir ao IMDB e seguir o seguinte caminho: Browse IMDB > Browse By Year > 1980 (exemplo) > By Total Votes (na coluna lateral). Assim vocês abrirão uma lista dos 100 filmes mais votados (e, teoricamente, mais vistos) daquele ano. É quase certo que todos os filmes que você viu naquele ano estarão lá.

- Reflita sobre os filmes escolhidos pra ter certeza de que são mesmo os seus favoritos. Tente não ser influenciado pelas listas alheias ou pelo que você acha que os outros gostam.

- Comentários sobre os filmes da lista, ou sobre a década em si, são muito bem-vindos. Afinal, o objetivo do tópico é, além da curiosidade sobre o gosto dos freqüentadores do Fórum, a troca de informações sobre filmes interessantes que alguns podem não conhecer.

- Sempre escovem os dentes após as refeições, comam seus vegetais e não falem com estranhos na rua (nota do moderador: V sob o efeito de alguma pós-comemoração, etc.).

Bom, as listas podem sofrer alterações depois de postada, mas atenção: não postem de novo, senão os votos da mesma pessoa podem acabar sendo contados duas vezes. Sempre alterem sua lista original, no mesmo post.

Em caso de dúvida, não se acanhem em perguntar aqui no tópico!

É isso :cerva:
 
Última edição:
nha, que coisa mais feliz, a volta dos consensos :uhu:

A minha por enquanto está assim:

1 O Poderoso Chefão I
2 Stalker
3 Laranja Mecânica
4 Suspiria
5 Monty Python em Busca do Cálice Sagrado
6 O Poderoso Chefão II
7 Jovem Frankenstein
8 The Rocky Horror Picture Show
9 O Exorcista
10 Tudo O Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo Mas Tinha Medo de Perguntar

Por enquanto é isso, mas de repente boto o Vida de Brian no lugar do Tudo O Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo Mas Tinha Medo de Perguntar :eh:
 
1 - Amarcord (Fellini - 1973)
2 - O Poderoso Chefão (Copolla - 1972)
3 -
Laranja Mecânica (Kubrick - 1971)
4 -
O Poderoso Chefão II (Copolla - 1974)
5 - Suspiria (Dario Argento - 1977)
6 -
Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (Terry Gilliam/Terry Jones - 1975)
7 - Alien, o 8º Passageiro (Ridley Scott - 1979)
8 -
O Franco Atirador (Michael Cimino, 1978)
9 -
Barry Lyndon (Kubrick - 1975)
10 - Dersu Uzala (Akira Kurosawa - 1975)


O primeiro lugar ficaria entre o Poderoso Chefão e Laranja Mecânica, mas acabei dando para Amarcord para que ele tenha mais chances de aparecer na lista final e tal.
 
Última edição por um moderador:
-É importante que seja em ordem de preferência, pois é isso que vai ser levado em conta na contagem dos votos. O primeiro filme vai ganhar 10 pontos, o segundo 9, o terceiro 8, e assim por diante. Mas não se preocupem com isso, apenas concentrem-se em fazer as suas listas, IMO.

Não sei se você já faz isso meu chapa mas tem que dar 5 pontos pra todos os filmes abaixo da quinta posição, senão o filme que vc coloca em décimo lugar não faz muita diferença (valendo 1 ponto). Sacou.
 
Minha lista é de gosto, então nem foi difícil fazê-la rapidinho. Duvido que eu faça muitas mudanças nela até o fim:

1 - O Poderoso Chefão
godfather.jpg


2 - O Poderoso Chefão - Parte 2
godfather2.jpg


3 - Laranja Mecânica
ClockworkOrangeF(BRT).jpg


4 - Um Estranho no Ninho
oneflewo.jpg


5 - Monty Python em Busca do Cálice Sagrado
robin3he.jpg


6 - Taxi Driver
mt0019.jpg


7 - Annie Hall
annie-balcony.jpg


8 - Star Wars - Episódio IV - Uma Nova Esperança
hopecut4.jpg


9 - Rocky Horror Picture Show
pix10.jpg


10 - Contatos Imediatos de Terceiro Grau
Close%20Encounters%2001.gif
 
Colocar fotos nas listas de indicações é meio anti-climático porque tira a graça de quando coloca as fotos no resultado. É tipo comprar um Porsche enquanto você junta dinheiro pra comprar uma Ferrari.
 
Olha Folco, na hora da contagem. Se esse filme recebeu muitos votos nas entre as primeiras posições e poder estar brigando por alguma colocação entre os 10 mais, faz uma certa diferente sim. Pelo menos eu já contei muita banda no consenso que ganhou por 1/2 pontos por isso.
 
01. Dersu Uzala [Kurosawa, JAN 1975]
02. O Poderoso Chefão: Parte I [Coppola, EUA 1972]
03. Laranja Mecânica [Kubrick, EUA 1971]
04. Taxi Driver [Scorsese, EUA 1976]
05. O Poderoso Chefão: Parte II [Coppola, EUA 1974]
06. O Franco Atirador [Cimino, EUA 1978]
07. Barry Lyndon [Kubrick, EUA 1975]
08. Tubarão [Spielberg, EUA 1975]
09. Contatos Imediatos de Terceiro Grau [Spielberg, EUA 1977]
09. Um Estranho no Ninho [Forman, EUA 1975]
 
Última edição:
Folco disse:
Colocar fotos nas listas de indicações é meio anti-climático porque tira a graça de quando coloca as fotos no resultado.

nhá, discordo. mas entendo sua opinião... só que:

É tipo comprar um Porsche enquanto você junta dinheiro pra comprar uma Ferrari.

Essa analogia simplesmente não faz o menor sentido.
 
Eu acho que o único problema é a não praticidade na hora de ler o tópico, lerdeza pra quem tem dial up etc etc
 
Gandalf disse:
Olha Folco, na hora da contagem. Se esse filme recebeu muitos votos nas entre as primeiras posições e poder estar brigando por alguma colocação entre os 10 mais, faz uma certa diferente sim. Pelo menos eu já contei muita banda no consenso que ganhou por 1/2 pontos por isso.

Mas ainda é muito excluidor. Se for um filme que todo mundo coloca entre os 3 ou 4 últimos, ele não vai ter muita chance de conseguir posições altas, pq enquanto os outros tão ganhando 7 ou 8 pontos, os últimos tão ganhando 2 ou 3 e etc. Se for indo progressivamente menor assim, o que o Consenso vai fazer é dar vantagem aos mais populares, que costumam a ficar em primeiro (Laranja Mecanica, Poderoso Chefão, whatever) e meio que ignorar os que costumam a ficar nas últimas posições (escolhas mais variadas, "arriscadas"). É bastante prejudicial. O resultado tem tendência a ser um Consenso mais óbvio. Quando eu contava pontos com o V, a gente fazia dando 5 pontos (ou 4, nao lembro) para os 5 filmes finais da lista.
 
Knolex disse:
Essa analogia simplesmente não faz o menor sentido.

Eu fiz ela meio corrida e tava esperando que ela não fizesse sentido (pq é mais engraçado quando elas não fazem sentido), mas pensando bem até que ela funciona sim:

Postar fotos nas indicações = comprar um Porsche = ter um "enfeite"/"veículo foda".

Postar fotos no resultado = comprar uma Ferrari = ter um "enfeite mais significativo"/"veiculos mais foda ainda"

Agora, se você tivesse um Calhambeque (bip bip!) e comprasse de uma vez uma Ferrari (sem passar pela "fase Porsche"), a sensação de ter uma Ferrari seria mais gratificante. Quando você compra um Porsche, a gratificação (ou seja, o senso de surpresa/inovação/impacto) de ter um veículo foda vai ser "gastada" e quando você comprar uma Ferrari, não vai ser tão surpreendente/inovador/impactante pra você.

É isso aí pessoal. Eu acabei de dissecar uma analogia. É isso que nós fazemos aqui em Goiânia. Dissecamos analogias. Estarei disponível a semana toda, tel de contato: 3456-ANAL.
 
Folco disse:
Mas ainda é muito excluidor. Se for um filme que todo mundo coloca entre os 3 ou 4 últimos, ele não vai ter muita chance de conseguir posições altas, pq enquanto os outros tão ganhando 7 ou 8 pontos, os últimos tão ganhando 2 ou 3 e etc. Se for indo progressivamente menor assim, o que o Consenso vai fazer é dar vantagem aos mais populares, que costumam a ficar em primeiro (Laranja Mecanica, Poderoso Chefão, whatever) e meio que ignorar os que costumam a ficar nas últimas posições (escolhas mais variadas, "arriscadas"). É bastante prejudicial. O resultado tem tendência a ser um Consenso mais óbvio. Quando eu contava pontos com o V, a gente fazia dando 5 pontos (ou 4, nao lembro) para os 5 filmes finais da lista.

Entendo o seu ponto de vista, não sei como foram as contagens do Redux para os anos 90 e 80, mas no primeiro parece que a lista saiu a mais clichê possível. Já no segundo teve algumas surpresas como o Fitzcarraldo que acho que entrou bem na lista.

Mas é uma idéia interessante mesmo, deveria implementa-la no consenso do música até porque eu fiquei chateado por ter dado só metal numa década que tem muita coisa além disso boa. Mas acredito que como estamos nos anos 70 lá também, acho difícil haver essa supremacia de algum estilo e pelo que eu olhei dos tops lá andam bem variados mesmo.
 
Vamos nos ater a fazer a lista na ordem que preferimos. Senão um filme pode ser colocado em primeiro só pelo fato de ter mais chances. Por isso esqueçam por enquanto o lance de pontos. Ouçam o coraçãozinho de vocês e saibam quais os melhores e tals.

Folco disse:
Agora, se você tivesse um Calhambeque (bip bip!) e comprasse de uma vez uma Ferrari (sem passar pela "fase Porsche"), a sensação de ter uma Ferrari seria mais gratificante. Quando você compra um Porsche, a gratificação (ou seja, o senso de surpresa/inovação/impacto) de ter um veículo foda vai ser "gastada" e quando você comprar uma Ferrari, não vai ser tão surpreendente/inovador/impactante pra você.
Eu tenho pra mim que as férias não estão te fazendo muito bem e tals.
 
Tisf disse:
Por isso esqueçam por enquanto o lance de pontos. Ouçam o coraçãozinho de vocês e saibam quais os melhores e tals.

Então, você vai colocar os 5 pontos abaixo do quinto lugar (como se fazia na primeira rodada) ou vai continuar do jeito elitista?
 
Hummmm eu pretendo continuar como sempre foi. Se era desse jeito, de contar 5 pontos do sexto pra baixo, então fica assim mesmo. Só sei que os últimos consensos eu contei normalmente pois não sabia desse método distributivo :lol: É quase como um índice de Gini aplicado aos filmes.
 
01. Stalker (Andrei Tarkovsky, 1979)
02. Aguirre, A Cólera dos Deuses (Werner Herzog, 1972)
03. Apocalypse Now (Francis Ford Coppola, 1979)
04. Laranja Mecânica (Stanley Kubrick, 1971)
05. Contatos Imediatos do Terceiro Grau (Steven Spielberg, 1977)
06. Ceia Fria (Bertrand Blier, 1979)
07. O Poderoso Chefão (Francis Ford Coppola, 1972)
08. O Homem Que Queria Ser Rei (John Huston, 1975)
09. Nashville (Robert Altman, 1975)
10. A Última Noite de Boris Grushenko (Woody Allen, 1975)
 
Última edição:
01. Amarcord (Federico Fellini)
02. Contatos Imediatos de Terceiro Grau (Steven Spielberg)
03. Laranja Mecânica (Stanley Kubrick)
04. O Poderoso Chefão (Francis Ford Coppola)
05. Apocalypse Now (Francis Ford Coppola)
06. Interiores (Woody Allen)
07. A Noite Americana (François Truffaut)
08. Aguirre, a Cólera dos Deuses (Werner Herzog)
09. Profissão: Repórter (Michelangelo Antonioni)
10. Um Estranho no Ninho (Milos Forman)
 
Será que Amarcord desbancará Godfather e Clockwork Orange?:joy:
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo