Aí vai a minha:
1- Era Uma Vez Na América (Sergio Leone, 1984)
2- Amadeus (Milos Forman, 1984)
3- A Última Tentação de Cristo (Martin Scorsese, 1988)
4- Scarface (Brian De Palma, 1983)
5- Os Gritos do Silêncio (Roland Joffé, 1984)
6- Bird (Clint Eastwood, 1988)
7- Ran (Akira Kurosawa, 1985)
8- Cinema Paradiso (Giuseppe Tornatore, 1988)
9- Minha Vida de Cachorro (Lasse Hallström, 1985)
10- Blade Runner (Ridley Scott, 1982)
rápido comentário sobre os filmes:
Era Uma Vez na América - Onírico, monumental, provavelmente o filme com o maior número de cenas antológicas juntas (uma bailarina sendo observada através de uma parede, um estupro em um banco traseiro de um carro, um restaurante inteiro para dois, um menino que descobre que ainda prefere um doce do que sexo, um sorriso chapado de ópio etc. etc. etc.). Vi o filme três vezes e em cada vez eu gostei mais dele, e me surpreendi com o poder da direção de Leone. Uma obra que NÃO é sobre a máfia, mas sobre amizade e sonhos destruídos. E foi um dos pouquíssimos filmes que me fizeram chorar, já basta.
Amadeus - Não bastasse o impressionante refinamento visual, temos uma batalha de atuações sensacional, além de uma viagem curiosa nas imprevisíveis emoções humanas, misturando realidade e ficção. Este filme me fez começar a gostar de música clássica.
A Última Tentação de Cristo - Na minha opinião o melhor filme de Scorcese, também é o seu mais pessoal e refinado, uma impressionante e apaixonada homenagem ao homem mais lembrado da história humana; vai muito mais além do que a polêmica que o promoveu. Pena que muita gente não entendeu.
Scarface - Desmedido, violento, exagerado e por isso mesmo um filme sem medo nem remorso de ser o que é. Al Pacino em sua melhor e transbordante interpretação na minha opinião.
Os Gritos do Silêncio - A estrutura narrativa narrativa deste filme, paciente e cruel, nos engana por alguns momentos, mas pouco a pouco nos leva a uma situação histórica horrível e tristemente real. Inesquecível atuação do estreante ator cambojano Haing S. Ngor. Emocionante.
Bird - Obra-prima um tanto esquecida de Clint Eastwood, Forest Whitaker em uma atuação incrível, e hipnótica, estrutura narrativa perfeita. Sem dúvida um dos mais profundos filmes-biografia já feitos.
Ran - Kurosawa filma este épico como se estivesse em um palco de teatro, e esta foi a minha impressão quando assisti ele. As cenas, situações e atuações são ao mesmo tempo grandiosas e parecem que se desenvolvem em um tabuleiro, se encaixado perfeitamente a cada tempo. Sensacional.
Cinema Paradiso - Tornatore fez um filme em homenagem ao cinema e às lembranças da infância, brilhante trilha sonora de Ennio Morricone e ainda de quebra a melhor atuação mirim que eu já vi.
Minha vida de Cachorro - Outra homenagem às lembranças da infância. Um filme que casa magistralmente a vida com os acontecimentos externos que a rodeiam, grandes momentos são as homenagens ao futebol e a viagem espacial da cadelinha russa Laika.
Blade Runner - Talvez o melhor filme de Ridley Scott, que começou sua carreira de forma brilhante, para em seguida seguir ladeira abaixo. Neste filme ficção-noir Harrison ford está perfeito, provavelmente seu melhor papel, ambientação sensacional e uma trama que transpira reflexão.