• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

*CONSENSOS REDUX* - Parte 2: ANOS 80

Status
Fechado para novas mensagens.

V

Saloon Keeper
Como não é realmente necessário que eu explique as regras de novo, eu vou simplesmente repetir o mesmo texto que eu coloquei no Consenso dos Anos 90, com algumas alterações (a maioria dos "9" viraram "8", etc), só pro tópico ficar mais bonitinho.

Então, caso alguém tenha acabado de voltar de uma abdução ou algo assim, as regras estão aí, e a pessoa não vai precisar achar o outro tópico para lê-las (agora tem mais conselhos, btw - leiam, imho):

Vamos fazer uma votação para descobrir quais são, na opinião dos membros do Fórum Valinor, os 10 melhores filmes dos Anos 80. Para fins cinematográficos, vamos considerar que a década de 80 vai de 1980 até 1989. OK? OK.

O processo é fácil e indolor: vocês postam uma lista com os seus 10 (dez) filmes favoritos da década, em ordem de preferência.

É importante que seja em ordem de preferência, pois é isso que vai ser levado em conta na contagem dos votos. O primeiro filme vai ganhar 10 pontos, o segundo 9, o terceiro 8, e assim por diante. Mas não se preocupem com isso, apenas concentrem-se em fazer as suas listas.

Os filmes podem ser de 1980 a 1989, de acordo com a estréia oficial em seu país de origem. Caso tenham dúvidas sobre a data de estréia de algum filme, chequem o IMDB.

Sempre consultem o IMDB, mesmo que seja só pra ter certeza. Às vezes vocês podem achar que um filme é de 1989, quando na verdade ele é de 1990, ou vice-versa, etc.

Vale filme de qualquer país (pensem muito bem).

Conselhos:

- Não escolha os 10 primeiros filmes que vierem na sua cabeça. Tente pensar bastante no que você já viu da década.

- Complementando o conselho acima, uma dica: uma maneira prática de pesquisar os lançamentos de um ano qualquer é ir ao IMDB e seguir o seguinte caminho: Browse IMDB > Browse By Year > 1980 (exemplo) > By Total Votes (na coluna lateral). Assim vocês abrirão uma lista dos 100 filmes mais votados (e, teoricamente, mais vistos) daquele ano. É quase certo que todos os filmes que você viu naquele ano estarão lá.

- Reflita sobre os filmes escolhidos pra ter certeza de que são mesmo os seus favoritos. Tente não ser influenciado pelas listas alheias ou pelo que você acha que os outros gostam.

- Comentários sobre os filmes da lista, ou sobre a década em si, são muito bem-vindos. Afinal, o objetivo do tópico é, além da curiosidade sobre o gosto dos freqüentadores do Fórum, a troca de informações sobre filmes interessantes que alguns podem não conhecer.

- Sempre escovem os dentes após as refeições, comam seus vegetais e não falem com estranhos na rua.

A lista pode ser alterada depois de postada, mas atenção: não postem de novo, senão os votos da mesma pessoa podem acabar sendo contados duas vezes. Sempre alterem sua lista original, no mesmo post.

Em caso de dúvida, não se acanhem em perguntar.

Alia Jacta Est, IMO. :uhum:

videodrome.jpg
 
1002_Cinema_Paradiso.jpg

1 - Cinema Paradiso [Tornatore, ITA 1989]



FullMetalJacket_1.jpg

2 - Nascido Para Matar [Kubrick, EUA 1987]



shining.jpg

3 - O Iluminado [Kubrick, EUA 1980]


ran.jpg

4 - RAN [Kurosawa, JAN 1985]



IJ3_IA_35_R.jpg

5 - Indiana Jones - A Última Cruzada [Spielberg, EUA 1989]



Akira.jpg

6 - Akira [Ôtomo, JAP 1988]



amadeus.jpg

7 - Amadeus [Forman, EUA 1984]



C4689.jpg

8 - Blade Runner - O Caçador de Andróides [Scott, EUA 1982]



Once%20Upon%20a%20Time%20in%20America%20CD2.avi_001363822.jpg

9 - Era Uma Vez na América [Leone, EUA 1984]



dan_hedaya2.jpg

10 - Gosto de Sangue [Coen, EUA 1984]
 
Oba oba oba...
Minha lista de 80 é bem melhor do que 90.

Só que tem 15 filmes...
Vou pensar mais, amanha eu posto.

SW & Indiana & Blade Runner :grinlove: :mrpurple:
 
O primeiro consenso:
http://forum.valinor.com.br/viewtopic.php?t=22784&highlight=consenso


Aí pra alguém quiser conferir a lista anterior....


Credo.... e eu não fiz a minha lista naquela época.... Vejamos.... esbocei uma aqui agora....



1- Laços de Ternura
2- Os Goonies
3- ET - O Extraterreste
4- O Clube dos Cinco
5- Conta Comigo
6- Império do Sol
7- O Império Contra-Ataca
8- A Cor Púrpura
9- Nascido Para Matar
10- De Volta Para o Futuro


Laços de Ternura foi o primeiro drama que me fez chorar.... aliás... primeiro FILME que me fez chorar.... de uma maneira absurda. Além dele ser lindíssimo e tals.
Goonies é marco de infância. Impossível eu não colocar na minha lista. Quase coloquei no topo. ET, Clube dos Cinco, De Volta Para o Futuro e Conta Comigo são outros clássicos infantis para mim... e eu não consigo tirá-los do meu Top 10 da década.
Nascido Para Matar já é um filme mais sério... mais adulto... feito de uma maneira FODA.
Spielberg com 3 filmes na minha lista :think: .... Império do Sol é provavelmente a melhor realização dele.... portanto eu não tiro. Talvez A Cor Púrpura saia, mas é um filme FODA demais também... um dos finais mais lindos de todos os tempos.
E Império Contra Ataca..... blah.... SW chuta bundas :grinlove:


Ficou uma lista muito Sessão da Tarde :lol:
E isso que ficou Quero Ser Grande, A História de Fim e Curtindo a Vida Adoidada
de fora...


Outros que ficaram de fora:
- Aliens : O Resgate
- Amadeus (eu acho que preciso ver mais uma vez esse filme)
- Os Intocáveis
- Indiana Jones (hummm.... eu gosto... e muito)
- Koiaanisqatsi (eu vi tem mto anos, se eu conseguir ver de novo... talvez vá pra lista)
- Cinema Paradiso (idem acima)
 
Minha lista é bem pipoca.



01- NASCIDO PARA MATAR (FULL METAL JACKET; Stanley Kubrick, EUA, 87)

02- MOMENTO INESQUECÍVEL (LOCAL HERO; Bill Forsyth, Reino Unido, 83)

03- FITZCARRALDO (idem; Werner Herzog, Alemanha/ Peru, 82)

04- NÃO AMARÁS (KRÓTKI FILM O MILOSCI; Krzysztof Kieslowski, Polônia, 88)

05- O ILUMINADO (THE SHINING; Stanley Kubrick, Reino Unido, 80)

06- GOSTO DE SANGUE (BLOOD SIMPLE; Joel Coen, EUA, 84)

07- BLADE RUNNER – O CAÇADOR DE ANDRÓIDES (BLADE RUNNER; Ridley Scott, EUA, 82)

08- DEPOIS DE HORAS (AFTER HOURS; Martin Scorsese, EUA, 85)

09- AKIRA (idem; Katsuhiro Otomo, Japão, 88)

10- ROBOCOP (idem; Paul Verhoeven, EUA, 87)

...................

Obs.: É oficial: as distribuidoras brasileiras contratam doentes mentais pra criar títulos desde que o vídeo chegou ao país.
 
década de 80 = década que eu vi menos filmes

TOP 10


01. ERA UMA VEZ NA AMÉRICA [Once Upon a Time in Americam, de Sergio Leone. EUA 1984]

02. NASCIDO PARA MATAR [Full Metal Jacket, de Stanley Kubrick. EUA 1987]

03. ALIENS, O RESGATE [Aliens, de James Cameron. EUA 1986]

04. CINEMA PARADISO [Nuovo cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore. ITA 1989]

05. SCARFACE [idem, de Brian De Palma. EUA 1983]

06. A ULTIMA TENTAÇÃO DE CRISTO [The Last Temptation of Christ, de Martin Scorsese. EUA 1988]

07. OS ELEITOS [The Right Stuff, de Philip Kaufman. EUA 1983]

08. A ROSA PURPURA DO CAIRO [The Purple Rose of Cairo, de Woody Allen. EUA 1985]

09. GOSTO DE SANGUE [Blood Simple, de Joel e Ethan Coen. EUA 1984]

10. O HOMEM ELEFANTE [The Elephant Man, de David Lynch. EUA 1980]

podem entrar:

Amadeus; De volta Para o Futuro, Blade Runner; ET - O Extraterrestre; RAN; Platoon; O Império Do Sol; Os Intocáveis; O Iluminado; Videodrome; Robocop;
 
V disse:
NÃO AMARÁS
GOSTO DE SANGUE
Eu tenho estes dois filmes aqui na locadora e nunca lembro de assistir... ainda mais que são em vhs.... cópias super antigas ainda por cima.... =/

V disse:
O ILUMINADO
BLADE RUNNER
Taí dois filmes que preciso urgentemente ver de novo..... não lembro de quase nada, por isso nem os mencionei.



V disse:
Eu não gostava.... tem anos que vi, mas lembro que achei chato.... seria interessante rever :think:
 
Dirhil disse:
V disse:
NÃO AMARÁS
GOSTO DE SANGUE
Eu tenho estes dois filmes aqui na locadora e nunca lembro de assistir... ainda mais que são em vhs.... cópias super antigas ainda por cima.... =/

Como você consegue? Digo, ter os filmes e não assistir? Quer dizer, Coens, Kieslowski, wtf?

Assista ASAP, na minha opinião. São dois filmes interessantes, e totalmente antagônicos ao habitual frênesi de ação, reviravoltas e violência dos anos 80 - em ambos, pouca coisa acontece; os filmes são sobre como acontecem: em "Não Amarás" os protagonistas do romance interagem por pouquíssimo tempo, em "Gosto de Sangue" cada vez que alguém morre é um acontecimento, etc.

Resumindo: assista.

V disse:
O ILUMINADO
BLADE RUNNER
Taí dois filmes que preciso urgentemente ver de novo..... não lembro de quase nada, por isso nem os mencionei.

Eu aposto que você tem esses na locadora também... :uhum: *

*Terceira vez que eu uso esse smilie hoje, wtf.

V disse:
Eu não gostava.... tem anos que vi, mas lembro que achei chato.... seria interessante rever :think:

Guilty pleasure, embora nem tanto, já que no que se propõe (e a proposta me interessa) trata-se de um filme bem-sucedido em todos os aspectos. Dá uma nova chance, você pode se surpreender.
 
V disse:
Eu aposto que você tem esses na locadora também...
Eu tenho o Blade Runner :P

Apesar de que encomendei o DVD do Iluminado... e não mandaram :disgusti:
Vou ter que encomendar de novo, com a Warner =/


V disse:
Como você consegue? Digo, ter os filmes e não assistir? Quer dizer, Coens, Kieslowski, wtf?
Eu esqueço que os tenho.... e vejo coisas interessantes como "Mulheres Perfeitas" no lugar :disgusti:
Na verdade..... o Não Amarás eu não tenho certeza se AINDA tenho.... acho que a fita estragou, embolorou, essas coisas.... preciso conferir.


Orion disse:
06. A ULTIMA TENTAÇÃO DE CRISTO [The Last Temptation of Christ, de Martin Scorsese. EUA 1988]

07. OS ELEITOS [The Right Stuff, de Philip Kaufman. EUA 1983]

08. A ROSA PURPURA DO CAIRO [The Purple Rose of Cairo, de Woody Allen. EUA 1985]
´
Eu acho Os Eleitos tão monótono.... :tsc:
E eu não curto A Última Tentação também..... prefiro até mesmo A Paixão, do Mel Gibson.
E Rosa Púrpura ruleia :grinlove:
 
Dirhil disse:
Eu acho Os Eleitos tão monótono.... :tsc:

Eu achei bem divertido, apesar de meio longo.

Não se trata exatamente de coisa pra Top 10 de década (IMO), mas definitivamente é um dos melhores de 83.

Que é, por acaso, um ano foda:

1983

1- Momento Inesquecível (Bill Forsyth)
2- Zelig (Woody Allen)
3- Videodrome (David Cronenberg)
4- Os Eleitos (Philip Kaufman)
5- Monty Python e o Sentido da Vida (Terry Gilliam & Terry Jones)

Não vi muitos filmes dignos de lista (só consegui chegar na metade do Top 10), mas os que estão aí são foda.

Eu vi alguns que são bons mas não chegam a ser Top 10-material (aka O Retorno de Jedi), e tem muitos que eu ainda não vi (Scarface, Koyaanisqatsi, Pauline na Praia, Nostalgia, etc).

Preciso remediar isso ASAP, e não só sobre 83 - a maioria dos meus "Top 10" da década de 80 não passam de 7 filmes. :|
 
Dirhil disse:
V disse:
Dirhil disse:
Eu acho Os Eleitos tão monótono.... :tsc:

Eu achei bem divertido, apesar de meio longo.

Tava lembrando dele agora..... ele não é exatamente monótono

Mas excessivamente longo... ficando arrastando em certas partes.

É realmente bem longo, e eu acho que o que causou isso foi a necessidade de se manter fiel aos acontecimentos e enfiar praticamente tudo que era relevante sobre eles (afinal, o povo americano ainda estava com aquilo fresco na memória - é um filme sobre pessoas que tiveram vidas consideravelmente públicas), e ainda deixar um bom espaço pro entretenimento (caso contrário a coisa se tornaria uma aula de história maçante).
 
1 - Os Irmãos Cara-de-Pau (1980)

2 - O Iluminado (1980)

3 - Brazil (1985)

4 - Star Wars: Episodio V - O Imperio Contra-Ataca (1980)

5 - De Volta para o Futuro (1985)

6 - Indiana Jones e a Ultima Cruzada (1989)

7 - Evil Dead, The (1982)

8 - Ran (1985)

9 - Blade Runner (1982)

10 - Antes só que Mal Acompanhado(1987)

Minha lista no ultimo Consenso:

1 - Indiana Jones e a Ultima Cruzada
2 - De Volta para o Futuro
3 - SW O Retorno de Jedi
4 - Mad Max 2
5 - SW O Imperio contra-ataca
6 - De Volta para o Futuro 2
7 - Os Intocáveis
8 - Scarface
9 - Uma Cilada para Roger Rabbit
10 - Rain Man

MUITO OBRIGADO CINEFILOS ENTENDIDOS! MUITO OBRIGADO!
wwii.jpg
 
Vou postar a minha. Devo mudá-la depois! Ou não!

Pixote

Touro Indomável

Fitzcarraldo

O Sacrifício

Amadeus

Blade Runner

O Beijo da Mulher-Aranha

Ran

E.T.

Nascido para Matar


Deixei muita coisa de fora!
3 filmes mostram o Brasil. E no fim acabei não vendo Brazil ainda...
 
tipo, vou fazer também uma lista-esboço e depois ir editando ela, moldando, etc...

Ela ainda tá meio parecida com a minha lista do outro consenso (poucas mudanças e algumas trocas de posição e tal, mas nada demais)

1 - ET
2 - Amadeus
3 - Cinema Paradiso
4 - Os Intocáveis
5 - Star Wars - Episódio V - O Império Contra-Ataca
6 - O Iluminado
7 - Império do Sol
8 - Nascido Para Matar
9 - Clube dos Cinco
10 - De Volta Para o Futuro - Parte 2
 
Minha lista:

1- Aliens
2- O Segredo do Abismo
3- Exterminador do Futuro
4- De Volta para o Futuro
5- Rain Man
6- Sociedade dos Poetas Mortos
7- Superman II
8- Uma Cilada para Roger Rabbit
9- Indiana Jones e a Ultima Crusada
10- Curtindo a Vida Adoidado

-------------------------------------------------------------------------------------

Ficaram de Fora e São fodas:

Star Wars - Episódio V - O Império Contra-Ataca
Blade Runner
Tootsie
Poltergeist
Os Fantasmas Se Divertem

Sim, sim, é uma lista estranha de alguem que só gosta mas não entende de cinema. :)
 
dirhil disse:
Eu acho Os Eleitos tão monótono....
E eu não curto A Última Tentação também..... prefiro até mesmo A Paixão, do Mel Gibson.
E Rosa Púrpura ruleia

Os Eleitos não tem necessariamente um ritmo coeso em todas as partes do filme, basicamente porque ele varia ação/drama/humor ácido em pitadas variadas e bem colocadas ao longo de suas 3 horas de projeção. Nunca vi um filme mais crítico, e ao mesmo tempo que mostrasse o programa espacial norte-americano como este. Sem contar que a direção/atuações são excelentes.

A Ultima Tentação comanda, aconselho-o a rever. Só aquele ato final fez minha cabeça rodar 28 vezes antes de voltar para a posição original. Paixão?! argh.

A Rosa Purpura é fantástico mesmo. Delicioso seria a palavra para esse filme. Mia Farrow lindíssima num filme que tem um roteiro dos mais criativos, um trabalho quase auto-biográfico de Woody Allen, onde a paixão pelo cinema se confunde com a realidade. Eu ia colocar A Outra, também do Allen, mas prefiro Rosa Purpura. Setembro, que é dele também e da mesma década eu não vi. Isso se repete pros outros.

Não coloquei O Iluminado porque não queria diretor repetido, mas é o melhor filme de terror que eu já vi, etc.

Até o fim do consenso tudo pode mudar 15 vezes.

V disse:
1983

1- Momento Inesquecível (Bill Forsyth)
2- Zelig (Woody Allen)
3- Videodrome (David Cronenberg)
4- Os Eleitos (Philip Kaufman)
5- Monty Python e o Sentido da Vida (Terry Gilliam & Terry Jones)

1983

1. Scarface
2. Os Eleitos
3. Videodrome
4. Zelig [rever]
 
1. Os Intocáveis
2. Blade Runner
3. Amadeus
4. Ran
5. O Iluminado
6. Império do Sol
7. Coração Satânico
8. Veludo Azul
9. Henrique V
10. Dia dos Mortos

:lol:
 
detestei Coração Satanico. pra mim é o pior do Alan Parker que fez uma maravilha, Bem-Vindo Ao Paraíso. Wall não vi. Expresso da Meia Noite acho ok.

é verdade que parker conseguiu criar com brilhantismo um filme absolutamente sujo, assumidamente podre, que converge candomblé, alma humana, satanismo, perversão, etc. a direção dele é bem boa aí. mas eu não gostei do filme, achei o roteiro bem ruim, aquele spoiler final é completamente trash, foi parker jogando tomates em seu próprio filme, IMO.

Veludo Azul acho forçassão de barra total do Lynch. filme 100% pedante, pseudo intelectualóide, misturando aquele clima semi-noir com um roteiro louco/oh, coisas estranhas ocorrem em locais onde vc menos espera, etc. isabela rosellini masoquista, etc. eu não gosto muito do lynch. história real e veludo azul me faz ver seus filmes completamente armado. mas eu gosto de cidade dos sonhos, que preciso rever e o homem elefante.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo