1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Conjunção planetária: Mercúrio, Vênus e Júpiter

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Fúria da cidade, 27 Mai 2013.

  1. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Linda conjunção planetária! Clique na imagem acima para abrir versão maior (1600 pixels X 900 pixels) mostrando toda a paisagem de fim de tarde e os três planetas.

    Exatamente como dito nopost anterior os planetas Mercúrio, Vênus e Júpiter formaram hoje um triângulo praticamente equilátero no horizonte oeste, o que a NASA chamou de Sunset Triangle.

    Por mais alguns dias, até o começo do mês de junho, os planestas poderão ser observados ao cair da tarde, logo depois do Sol se esconder por trás do horizonte.

    Confira nopost anterior as minhas dicas de observação com simulações das posições dos três planetas que vão mudando gradativamente, dia após dia. Vale a pena tentar as observações. O fenômeno é relativamente raro e só vai se repetir em 2015! Nem precisa de instrumentos, dá para ver a olho nu, exatamente como registrado na minha foto (versão grande)! E seguindo as minhas dicas não tem erro.

    Fonte: texto do blog
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    -------------------------------------------

    Pra quem gosta de observações planetárias, tá com céu limpo em sua região aproveite!

    Se tiver telescópio melhor ainda. Eu aproveitei ontem e vi esse triângulo planetário sem problemas.
     
  2. Seiko-chan

    Seiko-chan Retardada

    Bora lá pegar nossos telescópios e ficar de olho no Stellarium, rapaziada!!!

    Grimnir, Fúria, Neoghoster... Topam fazer umas astrofotografias? :joy:
     
    Última edição: 31 Mai 2013
    • LOL LOL x 1
  3. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Semana passada eu rodei o programa pra dar uma olhada, mas infelizmente o céu estava muito sujo e cheio de nuvens. Para piorar as luzes da cidade deixavam ver, quando muito, Vênus. Cheguei a pensar em pegar meu noteblock (pesado como tijolo) e subir para o topo do prédio, mas toda vez que eu subia o céu estava ruim.
     
  4. Seiko-chan

    Seiko-chan Retardada

    Aqui o céu também tá muito ruim... A luminosidade do céu ainda é alta quando aparecem, e está difícil acertar um lugar - eles aparecem muito rentes ao horizonte e se põem logo... :disgusti:
     
  5. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Gostei da ideia, Iza, mas o tempo aqui no RJ tá uma porcaria. :obiggraz:
     
  6. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Onde eu moro peguei céu limpo só no dia que eu postei aqui. Depois veio o feriado e ora choveu, ora ficou nublado. Parece que essa semana finalmente vai melhorar.
    Ainda preciso comprar um adaptador específico pra fotografar e aí vai ficar do jeito que eu quero.

    E já que não vou viajar no meio do ano, só contando os dias pra chegada do dia do solstício de inverno, pois pra quem não sabe...

    Pra todos que moram acima da linha do trópico de capricórnio, nesse dia, ou melhor nessa noite é possível por volta da meia noite visualizar o céu na mesma condição de quem mora na linha do Equador em que é possível ter uma visão do chamado "céu visto no hemisfério norte".

    Quanto mais acima da linha desse trópico e mais perto da linha do Equador você morar, mais noites com essa visualização você terá como o caso de quem mora no Nordeste onde dependendo de onde você está dá pra curtir essa visualização de um até dois meses. Como moro em SP muito pouco acima, é só nessa noite mesmo.
     
  7. Seiko-chan

    Seiko-chan Retardada

    Com esse frio, fico só até meia noite no quintal, e olhe lá... XD Nesse ano, o pico do solstício será dia 21 de junho, precisamente às 5h04 da manhã.

    Ao que tudo indica, ganhamos alguns graus de céu boreal por causa do tsunami da Tailândia em 2004 (me lembro de não conseguir ver a Ursa Maior até esta data, e agora ela é facilmente vista), mas nem assim teremos esperança de ver a Ursa Menor ou a Estrela Polar, que é a que eu sempre quis ver.

    Grimnir e eu compramos, no mesmo dia, os
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , que estão se saindo muito bem para dois iniciantes. O
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    será a minha próxima aquisição, depois de uma ocular Wideangle de 6mm e uma barlow 2x, pra aproveitar tudo o que ele tem pra dar. Não me arrependi! :joinha:
     

Compartilhar