• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Conhece o Mario? Saiba a história do homem que inspirou o personagem

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
mario-segale-1491317581834_v2_450x450.jpg

Mario Segale em sua juventude: empresário foi a inspiração para o nome do mascote da Nintendo Imagem: Reprodução

Ele não era encanador e não gosta da referência. Apesar de a Nintendo dizer que Mario "não envelhece", essa imagem que você vê aqui ao lado é um dos primeiros retratos do personagem em sua juventude a se tornar público. Quer dizer: a foto mostra o homem - na ocasião, durante a década de 1950, em um anuário estudantil que fez com que a Nintendo chamasse seu maior personagem de Mario.

De coadjuvante em "Donkey Kong" - afinal, sabemos bem que a estrela do game é o gorila, certo? - até astro principal da Nintendo, Mario traçou aquilo que podemos chamar de trajetória de sucesso. A história do encanador bigodudo, provavelmente, seria diferente se um empresário descendente de italianos que atuava no mercado de imóveis dos Estados Unidos não tivesse cruzado o caminho da Nintendo. Seu nome? Mario Segale.

A história foi relatada no site Technologizer e conta que no início dos anos 1980, o braço norte-americano da Nintendo alugou um galpão que serviria como centro de atividades da empresa. Era um momento de dificuldades financeiras e a Nintendo dos EUA dependia muito do sucesso da versão para arcades de "Donkey Kong".

mario-segale---atual-v2-1491318921582_v2_450x450.jpg

Essa é uma imagem atual de Mario Segale; empresário tem mais de 70 anos e, sim, ele usa suspensórios Imagem: Reprodução

Um belo dia, o tal Mario Segale bate na porta do seu armazém, disposto a cobrar Minoru Arakawa, presidente da Nintendo of America, pelo aluguel atrasado. Segale foi ríspido com Arakawa na frente de todos os funcionários, mas aceitou esperar o pagamento.

E é neste momento que a história começa a ganhar mais de uma versão. Mas, basicamente, elas apontam que os funcionários da Nintendo of America se basearam no proprietário do armazém para nomear o então Jumpman. Saía de cena o nome estranho e entrava o "Mario" que todos conhecemos. Mais do que isso: o personagem também ganhou uma ascendência italiana, que foi ficando cada vez mais proeminente conforme a tecnologia dos games evoluiu - o que possibilitou o personagem a ter falas caricatas, com sotaque exageradamente carregado.


História nebulosa


De qualquer maneira, a versão de que o nome do personagem partiu da Nintendo of America é endossada por Shigeru Miyamoto, criador do personagem, em um vídeo oficial da Nintendo. O que levanta a questão: por que a empresa não explora essa história com mais ênfase?

Há diversas razões para tal. Uma delas diz respeito ao fato de que Segale - que, com mais de 70 anos de idade, não é exatamente uma pessoa que gosta de atenção pública - se sentir incomodado com o uso de seu nome no personagem. Possivelmente, diante das cobranças de aluguel e da postura severa do empresário, a sugestão de nomear o personagem como Mario tenha sido uma forma dos funcionários da Nintendo of America satirizarem o empresário.

Outra teoria da conspiração aponta que a Nintendo teria um certo receio de expor essa conexão e ter que pagar alguma espécie de indenização ou ainda royalties por usar o nome e características de Mario Segale em seu jogo de videogame.

Mesmo que ambas as partes envolvidas no tema não explorem o assunto e revelem detalhes, essa é uma daquelas histórias que ficam bem sem serem totalmente esclarecidas. E, nesse ponto, é divertido olhar para a imagem que ilustra o início deste texto e saber que esse homem é a inspiração para aquele que provavelmente é o personagem mais famoso da história dos games.

Fonte

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo