• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Conheça o Lo-fi, gênero musical que ajuda a ter foco para estudos e trabalho

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Lo-Fi Girl Santo Puppy

Imagem: Santo Puppy


Lo-fi é um gênero musical que estourou durante a pandemia e, enquanto você lê este texto, está no ouvido de milhares de pessoas ao redor do mundo — literalmente. Mas, afinal, o que é esse estilo, e como ele se tornou a trilha sonora perfeita para estudar, relaxar, trabalhar e outras tantas atividades?

Recomendamos que você ouça isto aqui enquanto lê o artigo. Só pra melhorar a imersão.

O que é Lo-fi?​


A palavra é uma abreviação de low-fidelity (baixa fidelidade), com músicas feitas de forma despretensiosa, que mesclam ruídos de videocassetes, som ambiente ambiente, chuva, etc. O lo-fi apresenta traços mais caseiros, amadores ou, se preferir DIY (faça você mesmo).

É difícil definir qual foi sua origem. Possivelmente, o gênero bebeu de diversos estilos — como o rock, new wave, psicodélico, indie e, claro, das batidas do rap/hip-hop.

O lo-fi estourou na internet pra valer em 2013, com a criação do Chillhop Music, canal no YouTube dedicado à essa temática. Por se tratar de um conteúdo autoral, que não tem grandes gravadoras por trás, a plataforma de vídeo se tornou o maior nicho para ouvintes desse estilo — mas aparece também em outros serviços de streaming como o Spotify.

O lo-fi tem beats mais lentos, presença de instrumentos como baixo, piano, violão e até guitarra. Segundo o artigo “Fluxos sonoros-sensoriais no lo-fi hip hop“, do doutorando Sidarta Landarini da UFRJ, o ritmo tem as seguintes características.
  1. Ruído de “baixa qualidade”, de vinil, chuva, mar, papel amassando, vento, rádio sintonizando
  2. Espírito DIY.
  3. Grande inspiração no hip-hop
    a) A construção dos Beats (desacelerados)
    b) Presença dos samples, podendo ser de Jazz, Bossa Nova e música instrumental
    c) Técnicas de produção, como Scratching (a técnica de arranhar o vinil), Punch (quando abaixam o volume de um instrumento e volta para causar um “impacto”) e Looping (repetição).

Por que as pessoas escutam?​


A audiência é atraída pela mistura de som ambiente com batidas marcantes e, geralmente, ausência de vocal. Tudo isso é perfeito para aquelas atividades que casam bem com um som de fundo, mas que exigem sua concentração a ponto de te impedir de prestar atenção em uma letra. Assim, o som se tornou a pedida para quem precisa se concentrar no trabalho, estudo — e até na transa, por que não.

A pandemia e as atividades remotas impulsionaram a busca por esse tipo de música. Com o isolamento e as pessoas passando mais horas trancadas em casa, surgiram a perda de foco, desânimo, ansiedade e outros sintomas. É aí que o lo-fi entra.

As músicas carregam um ar bucólico, melancólico, relaxante e até nostálgico para os ouvintes, mas sem fazer com que a pessoa durma durante a tarefa. Outro fator é que, pelo fato de as playlists terem diversas horas (há muitas rádios ao vivo) e soarem como música de fundo, o usuário não precisa ficar usando o tempo para criar a lista e selecionar quais músicas escutar. É só clicar e focar nos afazeres.

Outra ferramenta importante é a interação com outras pessoas. Canais de lo-fi no YouTube costumam oferecer chat durante as lives, onde os usuários, além de apreciar o som ,interagem entre si e criam uma comunidade, tentando de alguma forma lidar com o isolamento.

É possível achar lo-fi para programar, dormir, relaxar, ler e até fazer sexo.

Lofigirl_sussurros.png


“Pode copiar, mas não faz igual”. Imagem: Studio Ghibli / Santo Puppy


Além do som, o gênero ficou reconhecido pela imagem de uma garota que está estudando no conforto do quarto — desenho que estampa uma série de playlists de lo-fi por aí. A inspiração surgiu no filme Sussurros do Coração, em que a protagonista trabalha para escrever seu primeiro livro. Sua rotina de dedicação acabou se tornando inspiração para milhares de pessoas que precisam se concentrar para entregar seus estudos e trabalhos.

Quais canais seguir?​


Para os que querem entrar de cabeça (ou de ouvido) no lo-fi, separamos abaixo alguns canais. As dicas vão desde opções de batidinhas mais relaxantes, até as agitadas e com toque brasileiro.

Lofi Girl


Antes chamado de ChilledCow, o canal foi fundado em 2015 e é um dos maiores do gênero (com 9 milhões de inscritos). Foi quem primeiro trouxe essa imagem da garota estudando ao conhecimento do grande público. O canal chegou a usar imagem da personagem do filme, mas, por questões de direitos autorais, acabou precisando trocar.

A live com músicas para estudar e relaxar é uma das mais longas da plataforma: são nada menos que 13 mil horas de conteúdo, e mais de 218 milhões de views (e contando).

Chillhop Music


Se você cansou de ver a menina estudando, você pode acompanhar a rotina tranquila do guaxinim do Chillhop Music, outro canal que está entre os pioneiros na criação desse tipo de conteúdo no YouTube.
A preferência, aqui, é por canções que misturam elementos de jazz, hip-hop. Há diversas playlists temáticas — como caminhada e leitura, e até sazonais, como as tématicas de outono e primavera.

College Music


Com mais de 1 milhão de seguidores no YouTube, o nome surgiu com um pequeno grupo de amigos na faculdade que estava em busca de uma música que tivesse originalidade e não se adequasse ao “pop” genérico.

O canal faz uma curadoria e apresenta artistas poucos conhecidos e independentes para os que procuram algo a mais no lo-fi.

Tangerina Music


O canal é brasileiro e lançou o primeiro álbum de lo-fi 100% brazuca. A coletânea “Chill Brazilian Storm” reuniu 18 produtores de sete estados (segundo o jornal O Globo).

Para quem ficou interessado, o canal criou, inclusive, um documentário sobre o cenário brasileiro do estilo é só clicar aqui para assistir de graça.

Existe também uma versão que mixa o lo-fi com clássicos da MPB, bossa nova e samba. Você pode conferir aqui. O destaque fica para versão brasileira da garota do lo-fi — com um cão caramelo, bichinho da Parmalat e um calendário de Nossa Senhora na cena. Nada mais Brasil.

 
Confesso que sou meio chato quanto a uso de certos termos relacionados a coisas que eu gosto. Lo-fi é um deles.

Antes de lo-fi ser considerado esse "gênero" urbano descoladinho com batidinhas relaxantes, influenciado pela música eletrônica e pelo hip hop, lo-fi era um termo utilizado no universo da música alternativa como sinônimo de música de baixa qualidade, crua, sem qualquer tipo de efeito eletrônico ou sintético.

Beat Happening, Daniel Johnston, Neutral Milk Hotel, até mesmo Sebadoh ou Pavement... bem diferentes desse lo-fi de hoje em dia.

Enfim, os termos e gêneros mudam né, mas lo-fi pra mim vai ser sempre isso que conheci há anos. Adoro, inclusive.
 
Eu bati o olho na imagem do cabeçalho e já pensei: "Olha, aquele desenho da Lofi Girl".... E era mesmo, inclusive linkaram pra lá. :rofl:
 
Última edição:
Eu também acho questionável essa classificação de gênero que deram pra esse tipo som, mas enfim...

Deixando isso lado, pra fazer som ambiente de fundo cai legal. Só não ficaria por muito tempo, pois gosto de variar de vez em quando.
 
Esse tipo de som não me ajuda, na verdade me desconcentra, olha que eu passei a faculdade inteira lendo os texto no ônibus lotado, com vendedor de bala a cada ponto, dançarino e repentista a cada viagem, mas isso não ajuda, eu me concentro mais com os sons de chuva ou ondas binaural que um pessoa faz caminhando na chuva, até os sons de estação de trem lotada eu escuto sem problema.
como esses:
 
Quando busco foco e concentração em estudos ou trabalho, não seria esse tipo de som que buscaria pra compor meu fundo e sim sons da natureza (chuva, mar, cachoeira, pássaros, etc), mas como recentemente voltei a morar na Natureza, eu não preciso mais procurar canais pra reproduzir esses sons, pois ouço eles todo dia :obiggraz:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo