• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Congresso é atacado pelo MLST: 400 foram presos

TT1

Dilbert
Em mais um ato de vandalismo, cerca de 700 vagabundos invadiram o congresso e começaram um quebra-quebra jamais visto na história do país. 23 pessoas ficaram feridas, inclusive vários funcionários públicos.

Em uma decisão absolutamente digna de palmas, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, determinou que a polícia legislativa identifique e prenda todos os envolvidos: cerca de 400 "pessoas" foram detidas.


O Globo Online disse:
A Câmara dos Deputados foi alvo de vandalismo por uma hora e vinte minutos na tarde desta terça-feira por manifestantes ligados ao Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), uma dissidência do MST. Para forçar a entrada no prédio, eles destruíram o que viam pela frente: quebraram vidros, jogaram paus, pedras e paralelepípedos e agrediram funcionários.

O grupo - estimado em até 700 manifestantes - queria a aprovação no Congresso de uma lei que permite a desapropriação de terras onde há trabalho escravo.



No início da noite, com a confusão controlada, ao menos 400 deles foram presos já fora do Congresso, segundo o o comandante geral do policiamento metropolitano do Distrito Federal, coronel Antonio Serra. A prisão foi determinada pelo presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB -SP). Foram levados de ônibus para o ginásio Nilson Nelson, onde serão autuados pela Polícia Legislativa da Câmara.

Os que forem indiciados em crimes de menor potencial ofensivo devem ser liberados em seguida, mas alguns deles, que devem ser autuados em crimes inafiançáveis, serão transferidos para o presídio da Papuda. Entre os crimes cometidos estão invasão de prédio público, dano ao patrimônio público, desacato e lesão corporal grave. O líder do movimento Bruno Maranhão, foi um dos primeiros a ser detidos.



Não me arrependo do que fiz porque não somos vândalos - disse Bruno, que também é um dos líderes nacionais do PT, pouco antes de ser preso.



O grupo é o mesmo que invadiu o prédio do Ministério da Fazenda em abril do ano passado.



Pelo menos 24 pessoas ficaram feridas: a maioria deles seguranças terceirizados e integrantes da polícia legislativa. Dois dos feridos seriam manifestantes. O caso mais grave é o do coordenador de Apoio Logístico do Departamento de Polícia Legislativa (Depol), Normando Fernandes, que está na UTI de um hospital de Brasília. Ele teve afundamento craniano frontal esquerdo e edema cerebral. O estado de saúde de Fernandes é considerado estável.



Segundo o irmão do servidor, Nilton Fernandes, major do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, ele está fora de perigo.



- Graças a Deus ele está bem! - disse Nilton.



No tumulto, o grupo chegou a virar um carro que seria sorteado num bingo com palavras de ordem como "O povo unido jamais será vencido". As cenas de vandalismo lembraram o quebra-quebra de três anos atrás, quando servidores protestaram contra a reforma da Previdência atacando o prédio da Câmara e quebrando vidraças.



Nas palavras do coordenador de policiamento da Câmara, Francisco José Dantas Pereira, "os sem terra foram passando por cima de todo mundo que encontravam pela frente". A segurança tentou impedir a entrada dos manifestantes por cerca de 12 minutos, até que foi vencida.



O primeiro-secretário da Câmara, Inocêncio Oliveira (PL-CE), chegou a cogitar pedir o reforço do Exército para controlar o quebra-quebra, mas voltou atrás, dizendo que, os seguranças da Casa conseguiriam conter os manifestantes, Apesar da confusão, a sessão não foi interrompida.



Os líderes do movimento acusam a segurança da Câmara pelo quebra-quebra. Segundo um deles, Joaquim Ribeiro, a segurança não queria permitir a entrada de militantes que estavam usando bermuda e camisetas além de exigir que se cadastrassem.



- Nós não quebramos nada, tentaram impedir os trabalhadores de entrarem em sua Casa para fazer uma ação de cidadania popular. Não queremos quebrar nada nem bater em ninguém. Infelizmente nós viemos fazer um protesto e entregar uma pauta e queríamos entrar, mas infelizmente fomos impedidos de entrar nessa Casa do Povo. Eu tive que usar um traje como este para entrar - disse o líder sem-terra, reclamando do terno.



A militante Rosi, de 53 anos, filha de agricultores da Bahia, disse que o grupo veio a Brasília reivindicar apoio do governo.



A gente não tem a terra. Quando consegue, não tem dinheiro, não tem nada - reclamou.



Ela disse que os sem-terra não pretendiam provocar quebra-quebra no Congresso nem ferir ninguém, mas que foram agredidos e começaram a revidar.

- Quando os companheiros vêem sangue de companheiro jorrando não tem como segurar,é a luta.



Em entrevista à noite, Aldo negou que tenha havido falha na ação da segurança da Casa. Segundo o deputado, a segurança é preventiva para pequenos tumultos, portanto não pode ser comparada a um batalhão da Polícia Militar. O presidente da Câmara também afirmou que os seguranças da Casa são orientados para agir primeiramente com o emprego do diálogo e da negociação. Para ele, isso faz com que, em determinadas circunstâncias, os problemas sejam resolvidos por meios civilizados.

Me pergunto quanto é que esse "movimento" vai ser oficialmente declarado como movimento terrorista... Já cansou, não? :think:
 
Re: Congresso é atacado pelo MST: 400 foram presos

Isso não seria a mesma coisa que dizer que todos os islâmicos são terroristas também?
 
Re: Congresso é atacado pelo MST: 400 foram presos

Hobbit Bonzinho disse:
Isso não seria a mesma coisa que dizer que todos os islâmicos são terroristas também?

Não. Só os que participam de movimentos destinados à bagunça, desordem e quebra-quebra.
 
Re: Congresso é atacado pelo MST: 400 foram presos

Gente, será que só eu adorei o quebra-quebra?
Fizeram pouco...
 
Re: Congresso é atacado pelo MST: 400 foram presos

Não é de hoje que intitulado "movimento" tem apelado para o vandalismo puro e destrutivo. Não entendo a conivência dos governantes que permitem que tais atos sejam praticados. Todo mundo já tá cansado de saber que a maioria que segue nestas caravanas de sem-terra só sobrou o nome. A organização para atacar determinadas fazendas mostram o grau de informações que seus membros possuem para executar tais atos.
 
Re: Congresso é atacado pelo MST: 400 foram presos

Não foi o MST e você sabe disso TT1...

E maior Quebra quebra jamais visto na historia do pais? Assim parece até o Lula falando "nunca anteffs na historia desse paiffs"...
 
Re: Congresso é atacado pelo MST: 400 foram presos

Fallen Peacecraft disse:

três.

e é engraçado ver que quando acontecem coisas assim a extrema direita se deleita como se tivesse ganho um prato de chocolate.
 
Re: Congresso é atacado pelo MST: 400 foram presos

bem creio q TT1 esta sendo muito radical no entanto o MST ja deu mostras q nao eh flor q se xeire, ele tem q tomar umas porradinhas para deixar de ser abusado, agredir funcionario publico (verbalmente ou fisicamente) a menos de 300 metros de sua repartiçao da cadeia, depredaçao de propriedade publica da cadeia. entao acho q se nego começar a mandar os baderneiros pra cadeia e acabar com isso o movimento vai voltar a ser menos ridiculo.

nao sou contra manifestaçao pacifica... mas a parte PACIFICA tem q ficar bem evidente.
 
Re: Congresso é atacado pelo MST: 400 foram presos

Eu fico muito indeciso na hora de opinar....

Por um lado eu recrimino toda essa violência das invasões e atos de vandalismo, fico realmente muito incomodado com esse tipo de atitude.
Mas por outro, eu sou obrigado a concordar (apesar de existirem inúmeros aproveitadores no meio de todos esses movimentos sociais) que algum tipo de pressão tem que ser feita sobre os órgãos competentes para que atitudes sejam tomadas para que a realidade social seja mudada, afinal é a vida de milhares de pessoas que está em jogo nisso. Milhares de brasileiros vivem com menos de 1 dóllar por dia, e a grande maioria dessa parcela melhoraria de vida com uma reforma agrária eficaz.

É realmente muito complicado culpar o MLST, MST, Vila Campesina e etc por invadirem, quebrarem, e etc. Eu não aprovo isso, não retiro a culpabilidade das ações deles. Mas também não tiro uma parte da razão, eles invadem, quebra e badernam por uma causa.

Não seria esse choque necessário para que a reforma agrária não seja esquecida nesse país ?
Eu mesmo me vejo em dúvida se apoio ou se ataco essas invasões.
 
Re: Congresso é atacado pelo MST: 400 foram presos

Elring disse:
Não é de hoje que intitulado "movimento" tem apelado para o vandalismo puro e destrutivo. Não entendo a conivência dos governantes que permitem que tais atos sejam praticados. Todo mundo já tá cansado de saber que a maioria que segue nestas caravanas de sem-terra só sobrou o nome. A organização para atacar determinadas fazendas mostram o grau de informações que seus membros possuem para executar tais atos.

já ouviu falar em curral eleitoral?


Achei uma palhaçada, ridícula, deplorável. Além de puro ato de vandalismo, ainda suja a imagem dos movimentos sociais do Brasil. Cadeia pra todo mundo.

Não querendo justificar, nem nada, mas a Heloísa Helena fez um discurso bastante coerente no Senado ao momento da invasão.

O mais hilário foi ficar observando a cobertura da imprensa sobre o fato, absurdamente política.

E, desculpem, mas criticar esse governo causador disso é não lembrar das coisas que aconteciam na era ffhc.
 
Re: Congresso é atacado pelo MST: 400 foram presos

Tonho Hammond disse:
E, desculpem, mas criticar esse governo causador disso é não lembrar das coisas que aconteciam na era ffhc.

Opa, calmaí! Nunca, em momento nenhum o governo da era FH foi conivente ou passou a mão na cabeça dos grupos radicais, como o MST ou o MLST. Voces tão querendo tampar o Sol com a peneira. Por mais que o Aldo tenha ficado puto com essa invasão, por mais que o Lula tenha dito que isso tudo é um absurdo... pelo amor de deus... durante 4 anos o Lula tem passado a mão na cabeça desses movimentos.

Esse líder do MLST frequentava ativamente o Planalto, isso é sabido. O cara fazia parte da executiva do PT, que é o partido em governo. Por mais que ele tenha pisado na bola com o partido e manchado sua relação com o Lula, isso jamais poderia ter acontecido e se aconteceu é porque o governo se tornou uma mãezona ao longo do tempo. O governo tem sim sua parcela de culpa nisso.
 
Última edição:
Re: Congresso é atacado pelo MST: 400 foram presos

TT1 disse:
Por mais que ele tenha pisado na bola com o partido e manchado sua relação com o Lula, isso jamais poderia ter acontecido e se aconteceu é porque o governo se tornou uma mãezona ao longo do tempo. O governo tem sim sua parcela de culpa nisso.

Concordo com o TT1, dá vergonha ter votado nesse partido e ver o que [não]fizeram pela reforma agrária, que era uma das promessas de campanha.

Foram dando abertura pra estes criminosos aí, que estão se achando os donos do planalto e deu nisso...

Se não fosse a prisão da galera eu ia dizer que isso tudo era uma grande jogada política pra desvincular a imagem do Lula desses movimentos...:disgusti:
 
Eu sou contra atos de brutalidade mas como o Fera disse, fico indeciso na hora de opinar, e acredito que pressões devam ser feitas. Duas coisas. Primeiro, eles queriam a aprovação no Congresso de uma lei que permitisse a desapropriação de terras onde há trabalho escravo. Alguém é contra isso? E quando se liga a TV e mostra o Congresso em pleno dia de semana vazio, sem ninguém para votar os projetos, como fica o sentimento de vocês? Eu me recordo que na época do Carnaval, haviam deixado para a semana seguinte as votações, já que iriam enforcar a semana anterior (que não há feriados). Essas coisas revoltam. Segunda coisa. Ano passado houve uma imensa marcha dos Sem Terras em direção à Brasília, pacífica, a fim de pedir por uma maior pressa nas desapropriações por parte dos congressistas. Alguém se lembra desse protesto pacífico? Teve alguma repercurssão? Os congressistas ficaram sensibilizados? Eu acho que não. Por isso eu condeno sim atos brutais mas fico mais perplexo ainda quando o outro lado fica posando de bonzinho como se tudo isso não fizesse parte de uma mesma cadeia de eventos.
 
Foi uma das coisas mais ridiculas que jah, so perde pra Igraja Evangelica aqui do lado afirmando que o dia 6/6/2006 era do Demonio e que quem nao ajudasse o exercito de Deus estaria condenado.

Pra mim teria que mandar todos pra prisão mesmo e dassem um sacode nos lideres. Trata-los como bandidos, por ter se comportado como uns.

Quer protestar, por mim tudo bem, entra em greve, faz paciatas, mas nao apela ao vandalismo. Pq depois disso não poderam dar razão as ações violentas tomadas pela Policia para segura-los (...)
 
Concordo com o TT1 quando ele falou que o governo tem a sua parcela de culpa. Discordo quando ele diz que o governo anterior não tem nenhuma influência.

Não sou pró-lula, mas aqueles que falam que o Lula prometeu realizar a reforma agrária completa esta enganado. Isso ele prometeu nos projetos de campanha de 89, 94 e 98, em 2002 o 'lulinha paz e amor' era muito mais 'light' que aquele das antigas.
O projeto de campanha dele em 2002 era praticamente igual ao do Serra.
Vc pode reclamar que ele é um traidor do 'movimento', mas não que ele não se orientou pelas propostas da campanha de 2002.

obs: óbvio que ele não fez tudo o que podia, óbvio.
 
Tisf disse:
Eu sou contra atos de brutalidade mas como o Fera disse, fico indeciso na hora de opinar, e acredito que pressões devam ser feitas. Duas coisas. Primeiro, eles queriam a aprovação no Congresso de uma lei que permitisse a desapropriação de terras onde há trabalho escravo. Alguém é contra isso? E quando se liga a TV e mostra o Congresso em pleno dia de semana vazio, sem ninguém para votar os projetos, como fica o sentimento de vocês? Eu me recordo que na época do Carnaval, haviam deixado para a semana seguinte as votações, já que iriam enforcar a semana anterior (que não há feriados). Essas coisas revoltam. Segunda coisa. Ano passado houve uma imensa marcha dos Sem Terras em direção à Brasília, pacífica, a fim de pedir por uma maior pressa nas desapropriações por parte dos congressistas. Alguém se lembra desse protesto pacífico? Teve alguma repercurssão? Os congressistas ficaram sensibilizados? Eu acho que não. Por isso eu condeno sim atos brutais mas fico mais perplexo ainda quando o outro lado fica posando de bonzinho como se tudo isso não fizesse parte de uma mesma cadeia de eventos.
:clap: :clap: :clap: :clap:

tisf, tem horas que voce assusta!
 
Temos um problema de reforma agrária.

Taxá-los como baderneiros ou vândalos, como a televisão anda fazendo, não irá resolver o problema.

O MST e também agora o MSLT estão fazendo revindicações há anos, há quem diga que alguma coisa se faz, há quem diga que nada se faz.

Mas temos um problema, que tem que ser resolvido. Se gritar não adiantou, o pensamento foi: "que se quebrem as coisas".

Eu não sou a favor de quebrar tudo e destruir aquilo que se criou, mas se gritar não foi o suficiente, quais seriam suas armas?

Errado, quebrar uma empresa transgênica? sim! Pode ser transgênica, mas é propriedade privada, não podemos rasgar a Constituição!

Deixar com traumatismo craniano um homem inocente é errado? Claro! Há muitas coisas erradas e houve excesso.

Excessos devem sempre ser punidos. Assim como o excesso de não ouvir, ou de brincar de três macaquinhos. Há um problema e não adianta apenas taxar de baderneiro... é pouco.

Por isso que fico no meio (em cima do muro??:blah: ) acho que não. Apenas penso que o excesso deve ser punido, e as prisões foram acertadas, afinal aqui não é terra de ninguém. De resto, ficou o aviso de que alguma coisa tem que ser feita quanto ao problema em si.
 
Mithrandir Istari disse:
O meu medo é que esse “movimento de libertação dos sem-terra” se descambe para um Hamas brasileiro.

jamais confunda, jamais, confunda movimentos que lutam por reformas sociais - mesmo que da maneira errada - por movimentos que lutam pelo que quer que sejam e tem como marca característica a diferença religiosa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo