1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

confusão no apêndice A-III

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Imrahil de Dol Amroth, 5 Ago 2004.

  1. Imrahil de Dol Amroth

    Imrahil de Dol Amroth Encantador de Vagalumes

    Aiya!

    Eu mandei uma mp para a Claurelin sobre uma passagem meio confusa dos Apêndices e ficamos na mesma. Então eu vou colocar aqui no fórum pra com a ajuda de todos tentar entender...

    achei uma coisa no Apêndice A, III - O povo de Durin. Não sei se foi um erro de impressão ou sei lá o quê. Minha edição é Martins Fontes 2002- 4a tiragem.

    É mais ou menos o seguinte. Na página 361, No 2 parágrafo, há a passagem falando sobre quando Thrór entrega o anel a Thráin, antes de enlouquecer e partir om Nár para Moria. Nas páginas 364-365, a partir do último parágrafo, fala-se sobre o Anel, eu vou transcrever o pedaço que interessa.

    (...)Mas como Thrór dissera, o Anel precisava de ouro para gerar ouro, e eles tinham pouco ou quase nada daquele metal e de outros metais preciosos.
    Sobre esse anel pode-se dizer algo aqui. Os anões do Povo de Durin acreditavam que ele era o primeiro dos Sete que foram forjados (...) Mas os possuidores do Anel não o exibiam nem comentavam sobre ele, e raramente o entregavam antes de estarem às portas da morte, de modo que os outros não sabiam ao certo onde estava guardado. Algums pensavam que tinham ficado em Khazad-dûm, nas tumbas secretas dos reis, se é que estas não tivessem sido descobertas e saqueadas; mas entre o Povo de Durin acreditava-se (erroneamente) que Thrór o estava usando quando retornou temerariamente para lá. O que então teria acontecido a ele não sabiam. O anel não foi descoberto junto ao corpo de Azog."

    (junto ao nome de Azog tem um número - 48 - com referência a uma passagem, Vol 1, pp. 283-4)

    Conlusão: minha pergunta é, se esse parágrafo se refere extritamente ao conhecimento vago dos Anões sobre o que acontecera ao anel (que fora dado a Thráin e ninguém sabia, dado o caráter "secreto" do Anel) ou se é uma confusão mesmo.
     
  2. Imrahil de Dol Amroth

    Imrahil de Dol Amroth Encantador de Vagalumes

    To transcrevendo agora resposta da Claurelin.

    só uma coisa que eu lembrei, talvez ajude... "dizem" que quem escreveu o "Povo de Durin" nos apêndices foi o Gimli.
     
  3. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Imrahil, não entendi o que você achou de confuso nesta passagem. Pra mim está tudo normal, e ela fala do anel de Thrór.
     
  4. Imrahil de Dol Amroth

    Imrahil de Dol Amroth Encantador de Vagalumes

    Algums pensavam que tinham ficado em Khazad-dûm, nas tumbas secretas dos reis, se é que estas não tivessem sido descobertas e saqueadas; mas entre o Povo de Durin acreditava-se (erroneamente) que Thrór o estava usando quando retornou temerariamente para lá. O que então teria acontecido a ele não sabiam. O anel não foi descoberto junto ao corpo de Azog.


    este pedaço está confuso; como assim o anel junto ao corpo de Azog? o paradeiro dele já é citado lá em cima.
     
  5. Goba

    Goba luszt

    O paradeiro deste anel, um dos sete dos Anões, é incerto e o parágrafo afirma pura e somente isso. Ele traz crenças, esperanças dos anões, fantasias, mas não verdades absolutas. Dizer que ele não estava junto do corpo de Azóg traz afirmações de que anão algum que morreu próximo a ele deixou o anel ali, ou em batalha alguma Azog teve o anel, nada mais. Não enxerguei a confusão.

    Aliás, vou dar uma olhada no que tenho aqui sobre o dito cujo pra ver o que posso adicionar para talvez trazer alguma elucidação. :think:
     
  6. =Bregalad=

    =Bregalad= Usuário

    Esse trecho realmente foi creditado ao Gmili, e mostra a confusão dos Anões sobre o paradeiro do primeiro dos Sete, antes dele ser revelado pelo Gandalf no Conselho de Elrond.
    Como o trecho narra, os anões das outras casas acreditavam que ele ainda estaria em Moria enquanto que os anôes da casa de Durin acreditavam que Thrór estava com ele quando foi morto por Azog e seus orcs. Por isso que existe esta citação de que o anel não foi encontrado junto ao corpo de Azog, já que os Anões da casa de Dúrin (e Gimli é um deles) acreditavam que o anel teria sido roubado por Azog.
    E não creio que Thrain tenha revelado a verdade (de que Thrór havia dado o anel à ele antes de ir para Moria) à mais alguem, até mesmo a seu filho Thorin, antes de ser encontrado por Gandalf nos calabouços de Dol Guldur.
     
  7. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Não tem nada de confuso: diz-se que não foi descoberto o Anel junto ao corpo de Azog porque achavam que Thrór tinha ido para lá e morrido lá, em Mória, e se o anel fosse para alguém lá seria para Azog (os anões não sabiam do Balrog) que ele iria parar. Claro que isto para nós tem muitas contradições, mas para os anões fazia sentido - ou parecia fazer - que se Thrór tinha morrido em Mória, Azog teria o Anel.
     

Compartilhar