Soh voltando a questão anterior e chegando um pouco atrasado para discuti-la mas os comentarios do Arcáno Elessar estaum todos certos...
Assim como Elwe, os elfos Ingwe e Finwe também naum foram os primeiros de suas raças... Alem de vocês encontrarem a lenda do despertar dos elfos aki no site, numa das muitas colunas de artigos existe um em particular que é um comentário e uma explicação para essa confusão toda... eu tentei acha-lo pra posta-lo aki mas naum encontrei...
Mas em resumo, os reis das 3 casas dos Eldar naum nasceraum por primeiro, mas eram dentro os povos de sua raça o que possuíam maior liderança e coragem, por isso foram escolhidos para viajar pra Valinor em primeiro lugar, junto com Orome...
Tolkien explica que os primerios elfos provavelmente foram capturados por Melkor ou se perderam nas florestas de seu nascimento...
Outro indício de que Elwe naum foi um dos primeiros a dispertar, e na verdade o único fato explícito que nos conduz por esse raciocinio é o fato de ele possuir um irmaum... Para isso é necessário que houvesse um pai e uma mãe em comum o que discarta a possibilidade de ele ter sido um dos primeiros... É por isso também que ele naum possuia uma esposa pré-escolhida para ele, jah que ele naum é da primeira geração...
Agora sobre a questaum do maior patriarca elfo é uma ótima questaum....
Eu fico com Ingwe... se bem que o Olwe deve ter vivido tanto quanto ele... Sem esquecer de Cirdan que também nasceu em Cuiniven ..
Se for somente na terra média sem dúvida eu fiko com Cirdan ( o cara viveu as 3 eras lah ...)
Bom, eh isso ai